quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ESPORTE: CATUENSE GOLEIA O FEIRENSE E DISPARA NA LIDERANÇA DO BAIANÃO

A Catuense segue líder isolada do Baianão 2014. Nesta quarta-feira (15), a Catuca goleou o Feirense por 4 a 0, em casa, pela 3ª rodada da Competição.

O time de Catu foi aos nove pontos ganhos em três jogos e manteve os 100% de aproveitamento no seu retorno à elite do Estadual. Já a vice-liderança ficou com a Juazeirense, que venceu o Bahia de Feira, no Joia da Princesa, por 2 a 1, e foi aos sete pontos ganhos. O Cancão de Fogo ultrapassou a Jacuipense, que caiu para 3º, com seis, mas folgou na rodada e tem um jogo a menos.

Quem também venceu nesta quarta foi o Serrano, em Pituaçu, o Galícia por 2 a 1. Já Juazeiro e Botafogo ficaram no empate por 1 a 1, no Adauto Moraes.

O Granadeiro é o vice-lanterna do Baianão, com um ponto ganho, e apenas à frente do Feirense, lanterna sem ainda ter marcado pontos.


Fonte: FBF

EDUCAÇÃO: UNIVASF DIVULGA LISTA DE APROVADOS NA 1ª CHAMADA DO SISU


A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou, na manhã de hoje (15), a lista dos candidatos aprovados na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG 2014). A seleção, destinada ao preenchimento de 1.330 vagas em 23 cursos presenciais de graduação, nos dois semestres letivos de 2014, utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013).

Os candidatos devem realizar a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A matrícula dos convocados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina (PE) – Campus Petrolina Sede e Campus Ciências Agrárias – e no Campus Juazeiro (BA) será realizada em três locais no campus Petrolina Sede, situado na Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, distribuídos por curso, como segue abaixo.

Os aprovados para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física - Bacharelado e Licenciatura, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia deverão comparecer ao auditório da Biblioteca do Campus Petrolina Sede. Na sala 9 do andar térreo do Bloco de Salas de Aula, serão feitas as matrículas dos classificados para os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura, e Enfermagem. Serão efetuadas na sala do Núcleo Temático 3, também no andar térreo do Bloco de Salas de Aula, as matrículas dos aprovados aos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Os optantes pelo curso de Ciências da Natureza, ofertado em Senhor do Bonfim (BA), devem se dirigir ao Campus Senhor do Bonfim, situado na R. Tomaz Guimarães, S/N, bairro Santos Dumont. Já os candidatos aos cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza, ofertados em São Raimundo Nonato (PI), devem comparecer ao Campus Serra da Capivara, localizado na R. João Ferreira dos Santos, S/N, bairro Campestre.

POLICIAL: INSANO AGREDIU POLICIAL COM FAÇÃO E FOI ALVEJADO COM DOIS TIROS E MORREU NO INTERIOR DE ITIÚBA


Depois de muito perturbar a paz na localidade de Piaus, zona rural de Itiúba, a população não aguentava mais ser perseguida e ameaçada por um homem de prenome FELIPE, que é tido como deficiente mental, porém muito violento.

Na tarde dessa quarta-feira (15), ele ainda teria ameaçado a vida de duas familiares, uma irmã e uma sobrinha, quando foram perseguidas por FELIPE que de posse de um facão correu atrás das mesmas, ao presenciarem mais uma artimanha de Felipe, populares ligaram para a PM que foi em apoio com objetivo de desarmar e apaziguar a situação, mas ao perceber a aproximação da viatura, Felipe correu e adentrou em um quarto na sua residência se trancando em um quarto. Um soldado da guarnição ao adentrar o interior da casa e se dirigindo ao quarto onde Felipe se homiziava, foi atacado pelo insano violento que de posse do mesmo facão atingiu o soldado que foi ferido no rosto, na ação de legítima defesa o policial efetuou dois disparos contra o Deficiente mental que não resistiu e faleceu, tendo o corpo transladado para o IML de Juazeiro.

Com ferimento no rosto o soldado da PM, que não teve o nome revelado foi medicado e liberado no Hospital de Itiúba.


Maravilha Notícias

ECONOMIA: FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL SEGUEM SENDO DESRESPEITADOS E COM SALÁRIOS ATRASADOS DIZ SINDICATO


Nota de esclarecimento

O Sindi+Saúde no uso de suas atribuições vem esclarecer aos trabalhadores do Hospital Dom Antonio Monteiro, que em conversa com o Setor Jurídico do Sindi+Saúde, esclarece já que existe um ACORDO ASSINADO, NA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO DE JUAZEIRO, e na sua totalidade não vem sendo cumprido o que foi assinado pelo SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SENHOR DO BONFIM E A DIREÇÃO DO HOSPITAL, resta-nos duas alternativas. Parar as atividades ou colocar para executar o Acordo na JUSTIÇA. Pois ficou acordado que seria colocado o aviso justificando o atraso do pagamento, não está sendo respeitado, como à falta de respeito é geral para com os trabalhadores, naquela casa de saúde. Depois ainda querem ter razão, ameaçando os trabalhadores de demissão e de cortar o dia de paralisação como fizeram com os trabalhadores do município.
Quando estamos certos não precisamos ter receio de ameaças! Afinal quem está errado?! Quem não gosta de pagar ou quem trabalha com dignidade e chega o dia de receber e não recebe??! Afinal o dinheiro apareceu no Portal da Saúde desde o dia 10/01/2014, sexta-feira, e até hoje dia 15/01/2014, nada de pagamento o pior que não se consegue falar com ninguém, o celular dos Secretários não atendem a direção do Hospital, ficou de dá um retorno desde ás 9h30min de hoje até agora às 17h30min não deu satisfação!

É uma vergonha, todo mês para realizar o pagamento mensal o SINDICATO tem que ficar cobrando de um e de outro, como se eles não soubessem de suas obrigações, é o cúmulo do ridículo!!


À DIREÇÃO SINDI+SAÚDE
Senhor do Bonfim, 15 de janeiro de 2014

POLICIAL: PRF PRENDE DROGA E CASAL DE TRAFICANTES TRAPALHÕES


Em mais uma operação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal, Delegacia 10/04 - Senhor do Bonfim, apreendeu por volta de 1h50min da madrugada de hoje (16/01/2014), no KM 117 da BR 407, 10Kg de maconha prensada, pronta para consumo. A droga estava dentro de uma mala preta no interior do bagageiro do ônibus da empresa de Transportes Falcão Real, que faz linha de Juazeiro a Salvador.
O casal de traficante, ao perceber a fiscalização minuciosa da PRF, para tentar burlar a fiscalização e enganar os policiais, mastigou ainda no interior do ônibus, o ticket de bagagem, sendo que, não se deram conta, de que teriam se atrapalhado e mastigado o ticket errado.


Depois que a “casa caiu”, informaram que estavam levando a erva de Juazeiro para a cidade de Cachoeira de São Félix. Outro fato curioso, é que o traficante trapalhão tinha dentro de sua mochila um jornal, onde na capa, estava sua foto, quando foi preso com 42 quilos de maconha na cidade de Petrolina - PE, de onde é fugitivo do presídio.
Após a identificação dos traficantes trapalhões, os PRF's deram voz de prisão e os conduziram em flagrante à Delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foram enquadrados por tráfico de drogas.


PRF – 10/04

ARTIGO: “FAÇA O MESMO MAIS ADIANTE”, OU UMA INESPERADA AULA EM MONTREAL


Mais uma manhã de rigoroso inverno, dirigi-me ao Setor do Governo do Quebéc, em Montreal, que encaminha o processo de Carteira de Seguro de Saúde, indispensável para que se consiga atendimento médico na Província. Lá estivera ao lado de migrantes de todos os continentes, a procura do indispensável documento, mas não imaginava que ao sair dali receberia uma aula de generosidade e de solidariedade de um jovem negro, em uma chocolateria.

Atraído pelo reclame, afixado ao vidro, de que ali se servia um “savoureux chocolat chaud belge”, ou, traduzindo, “um saboroso chocolate quente belga”, cedi a tentação. Uma jovem negra no pequeno balcão, ao lado um alto jovem negro que, pelo sotaque em seu francês, denunciava a sua origem Haitiana. Ao saber o preço de um pequeno copo do ambicionado chocolate quente, recuei. Julgava caro demais pagar por um pequeno copo três dolares e setenta e cinco centavos, pedi desculpas e me retirava, quando fui surpreendido pelo jovem negro. Este se dirigiu a mim, dizendo:

- “Senhor, tome o chocolate. Quanto o senhor tem? Eu irei lhe ajudar...” e colocou sobre o balcão dois dólares e cinquenta centavos.

Meio sem jeito, e evitando dizer-lhe que havia uns dólares também em moeda no bolso do grosso casaco de frio, e ao mesmo tempo sem querer decepcioná-lo em sua demonstração de solidariedade, tão rara por essas bandas, completei o valor da agora obrigatória bebida. A atendente, talvez tocada pela ação magnânima do amigo, encheu um copo grande e me entregou sorrindo. Mas o mais importante ainda estava por vir. O mesmo jovem me disse, em um francês de fácil compreensão: “Faça o mesmo mais adiante”.

Após agradecer-lhe, mais pelo gesto de solidariedade e pela emocionante lição, que pelo líquido a aquecer-me as mãos, andei algumas quadras sorvendo lentamente o, na verdade, “saboroso chocolate quente belga”. Mais saboroso do que o imaginara, já que trazia em cada gota o soberano e nobre gesto de um desconhecido irmão.


Paulo Machado

POLÍTICA: CARLOS BRASILEIRO ACREDITA QUE TSE GARANTIRÁ VAGA DA SUA COLIGAÇÃO

Eleito em 2010 pela coligação PT, PDT, PP e PRB e diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-Ba) no mesmo ano, o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) acredita que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantirá o resultado do pleito e devolverá a vaga da coligação, retirada em função de uma liminar de uma ação movida pela coligação formada pelo PSB e PSL.

Na eleição de 2010, o então candidato a deputado estadual da coligação PSB/PSL, Wank Medrado (PSL), recebeu 12 mil votos, mas estava inelegível, e os seus votos não foram computados pela Justiça Eleitoral. A coligação, no entanto, questionou junto ao TSE e entrou com mandado de segurança para que os votos de Wank fossem contabilizados, o que beneficiou diretamente o candidato Capitão Tadeu (PSB), que obteve somente 28.935 votos na eleição. Assim, este assumiu o posto de deputado até o julgamento final da ação, o que ainda não aconteceu.

Brasileiro, que obteve 38.825 votos, foi diplomado como deputado e não como suplente. A vaga, no entanto, não foi ocupada por ele em função do mandado de segurança. Ele assumiu na Assembleia no lugar de Paulo Câmera (PDT), da mesma coligação, e que foi nomeado e é hoje secretário estadual. “Passados três anos da concessão da liminar que retirou nossa vaga, espero que haja logo uma decisão final pelo TSE, já que o processo que buscava contabilizar os votos de Wank foi julgado improcedente, e resta apenas a confirmação pelo Tribunal e a derrubada do mandado de segurança. Temos a tranquilidade que isso acontecerá e a justiça será realmente feita”, afirmou.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

MATÉRIA RELACIONADA


AL-BA: Base pede para Wagner manter secretário; Com tempo, petista pode ficar com vaga de Tadeu

Chamado de “braço direito” pelo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) ganhou uma série de aliados na tentativa de continuar como parlamentar em 2014. Suplente da chapa governista de 2010, o petista pode perder o cargo já na quinta-feira (16), pois o titular da cadeira na Casa é Paulo Câmera (PDT), atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), que para tentar a reeleição voltará a AL-BA e dará o posto no Executivo para a ex-vereadora e colega de partido, Andréa Mendonça. No entanto, a base aliada do governador Jaques Wagner (PT) prepara um apelo para manter Brasileiro como deputado. Quase todos os integrantes do grupo já assinaram uma carta, que será entregue ao governador, com o pedido para manter Câmera como secretário, o que manteria Brasileiro, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, na AL-BA. Com a garantia de que não se trata de uma desavença ou discordância com a volta do pedetista à Casa, o documento leva a rubrica de Zé Neto, o que garante força no apelo a Wagner. Mas a ideia é ganhar tempo até uma solução definitiva, que pode sair até fevereiro, conforme apurou o Bahia Notícias. A manobra serviria para Brasileiro ficar no lugar de outra pessoa, no caso, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que virou persona non grata entre alguns colegas, após denunciar o suposto uso de policiais militares em desvio de função na AL-BA (veraqui, aqui e aqui).

Fonte: Bahia Noticias

EDUCAÇÃO: CURSO DE PSICOLOGIA DO AUTOCONHECIMENTO

Com tema inicial: a nova inteligência do século XXI, terá início neste sábado, dia 18 de janeiro, às 14 horas na escola de enfermagem Cetesb, na Rua Mariano Ventura.
Sem fins lucrativos, portanto sem custos para os participantes, também não é necessária inscrição previa.

Mais informações: 74 8802 4871


Katia Amorim