quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

POLICIAL: PM APREENDE MOTO ADULTERADA EN JAGUARARI

Nesta terça-feira (11), às 11h30, no Alto do São Vicente, em Jaguarari, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, após abordagem, apreenderam uma motocicleta com chassi adulterado.
Jamilsom de Souza, 28 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Jaguarari, juntamente com a motocicleta apreendida, CG 125 Honda, de cor preta, placa JPW3717.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: SR. DO BONFIM SEDIARÁ 1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL


Senhor do Bonfim sediará a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território Sertão do São Francisco, Território Piemonte Norte do Itapicuru e Território da Diamantina, que acontecerá no próximo dia 18 (terça-feira), a partir das 08h00min, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.
O evento é promovido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano, Indústria, Comércio e Turismo e Educação do município, além dos três territórios que participam da 1ª Conferência Intermunicipal, e da Coordenação de Defesa Civil de Senhor do Bonfim.

A 1ª Conferência intermunicipal de Proteção e Defesa Civil é uma etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2° CNPDC,e tem por objetivo geral promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionados à Proteção e Defesa Civil. O encontro contará com a participação de representantes do Poder Público, representantes dos três Territórios, além da sociedade civil e agentes de proteção e defesa civil.

Na manhã desta quarta-feira (12), a diretora de Educação Ambiental Geiza Luiza Macedo, representando a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, juntamente com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valberto Silva e com o Coordenador de Eventos da Secretaria de Educação, Kerllenson Alves, recebeu na Sala de Reuniões da Prefeitura o Sr. Paulo Sérgio Menezes Luz, Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado do Bahia, a Sra. Ana Cláudia, Secretária Executiva do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru, a Sra. Cássia Daiane Nascimento, Diretora de Meio Ambiente do município de Jaguarari e Pablo Vinícius, coordenador de Defesa Civil em Senhor do Bonfim para conversar sobre os últimos ajustes da Conferência.


Evento: 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil
Quando? 18 de fevereiro (terça-feira)
Onde? Centro Cultural Ceciliano de Carvalho
Horário? 08:00
Entrada? Gratuita.



ASCOM

CIPE – CAATINGA INICIA CICLO DE INSTRUÇÃO COM A TROPA EM JUAZEIRO


Dia 09 de fevereiro, em Juazeiro, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga, sob a coordenação do Major PM José Carlos Soares Mariano, comandante da Especializada, iniciou o ciclo de instrução anual, com a disciplina de tiro policial. De forma dinâmica e participativa objetivou-se oferecer ao efetivo orgânico da Unidade Operacional Especializada, a oportunidade de reciclar, relembrar e aprimorar os conceitos e os procedimentos utilizados pelos policiais durante o serviço operacional. Por fim, esta instrução irá auxiliar no exercício de manutenção da ordem pública no norte baiano. Deste modo, durante os próximos dias toda a tropa da Companhia irá participar da instrução.


Geraldojose

FILADÉLFIA: PREFEITO DE FILADÉLFIA TEM REUNIÃO COM CÍCERO MONTEIRO


Ontem o Prefeito de Filadélfia Barbosa Júnior, esteve em audiência com o Secretário de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, juntamente com o Deputado Roberto Carlos, fazendo reivindicações de melhorias para o município.

Solicitou o asfaltamento dos 4,5 quilômetros que ligam a Avenida Eudaldo Mota, Avenida ACM até o Bairro Jacaré, como também a grama oficial com sistema de drenagem e iluminação para o estádio.

O Secretário Cícero Monteiro garantiu que até final de abril liberará os recursos referentes ao nosso pedido.

ESPORTE: RESULTADOS DO X CAMPEONATO BONFINENSE 2014


DIA 11/02/14 TERÇA-FEIRA

17:30 - Mirim - Palmeirinhas 01 x 02 Grêmio da Lagoa
18:10 - Infantil - Gamboa Bonfinense 06 x 02 Boca Juniors
19:00 - Juvenil - Passagem Velha 04 x 01 Itiúba
19:50 - 2ª Divisão - Grêmio do Alto 05 x 02 Fut. Saite
20:50 - 1ª Divisão - Barça Bonfim 00 x 06 União Jovem ( P. Novo)

DIA 13/02/14 QUINTA -FEIRA

17:30 - Mirim - Estrela Bonfinense (a) X Pingo de Gente
18:10 - Infantil - Palmeirinhas x Pingo de Gente
19:00 - Juvenil - Gamboa Bonfinense x Pingo de Gente
19:50 - 2ª Divisão - Truck Center x Interbaixiense
20:50 - 1ª Divisão - Visual Camisetas x Moto Mania

Atenciosamente,

Jonâtas Alexandre
Presidente LBFS


Vandeilson Silva
Diretor LBFS

JAGUARARI: “BOBÔ” VISITA OBRAS DA SUDESB EM JAGUARARI


No ultimo sábado, 08/02, o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô) esteve junto com o Prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, visitando as obras de construção da piscina semiolímpica e da praça da convivência, localizados no Bairro Padre Eugênio. “Bobô” demonstrou satisfação com o andamento do projeto.

As obras são resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). A praça da convivência conta com diversos equipamentos, como pista de skate, pista para caminhada, anfiteatro, dentre outros. O valor orçado é de R$ 533.236,36. Já a piscina semiolímpica será a primeira pública de Jaguarari e terá 12,5x25 metros e vai absorver recursos da ordem de R$ 386.730,78.

“Bobô” destaca a importância do complexo esportivo para o fortalecimento do esporte na região. - “Trata-se de um equipamento dentro dos padrões mais modernos e vai atender atletas desde a iniciação esportiva até os de alto rendimento. Quando estiver pronta, Jaguarari vai estar preparada para receber os mais diversos tipos de esporte”.

O Prefeito, Antônio Nascimento, falou que a piscina será mais um equipamento esportivo importante em funcionamento em Jaguarari, somando-se a outros em fase de construção, com o objetivo de incentivar a prática de esportes, melhorando a qualidade de vida da população. -“É assim que age quem quer trabalhar e usa o dinheiro público para o beneficio coletivo. E, desta forma, continuaremos fazendo uma Jaguarari mais cidadã”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha terra, meu futuro”.

POLICIAL: ACUSADO DE LANÇAR ROJÃO QUE MATOU CINEGRAFISTA É PRESO EM FEIRA DE SANTANA


O suspeito de acender e soltar o rojão que matou um cinegrafista da TV Bandeirantes em um protesto no Rio de Janeiro na última quinta-feira (6) foi preso por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (12), em Feira de Santana. Caio Silva de Souza, de 23 anos, auxiliar de serviços, foi encontrado na Pousada Gonçalves, próximo a Estação Rodoviária. Ele foi preso pelo delegado que investiga o caso, Maurício Luciano de Almeida e Silva, da Polícia Civil do Rio de Janeiro O suspeito estava indo para a casa de parentes em Itu (CE) e durante o trajeto parou em Feira de Santana, de onde partiria hoje cedo.

A polícia conseguiu localizá-lo, segundo informações, através de monitoramento das ligações do acusado com a namorada e o advogado. O recepcionista da pousada, Hergleidson de Jesus Moreira, disse ao Acorda Cidade que Caio chegou ao local por volta das 16h de terça-feira (11) e pagou a diária usando o nome de Vinícius Marcos de Castro. Hergleidson disse ainda que ninguém o reconheceu na pousada e por isso não suspeitou de nada.


Acordacidade

IMPERDÍVEL, A LFG SEMPRE COM VOCÊ


Aproveite os últimos descontos da Caixa Econômica somente até hoje 40% DESCONTO.

Promoção de 40% de desconto, válido até 12/02. De 03 x 216,00 por 03 x 130,00 no cartão de crédito.

SIMULADOS E DIA D: APLICAÇÃO DE 02 SIMULADOS E O DIA D.
-DIA D online - Dicas mais importantes para realização da prova, 25/03 a 29/03.


NOVA PROMOÇÃO.


RETA FINAL ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO – ATA (NÍVEL MÉDIO)


Programação:

Turma ao vivo – Telepresencial:

INÍCIO: 22/02/2014 (recesso de carnaval de 01/03 a 07/03/14)
TÉRMINO: 19/04/2014

Aulas aos Sábados das 08h30 às 12h15 e das 14h às 17h45 e aos Domingos das 08h30 às 12h15.

Turma Streaming:

INÍCIO: 26/02/2014 (recesso de carnaval de 01/03 a 07/03/14)
TÉRMINO: 25/04/2014

PROMOÇÃO : 03 X 200,00 POR 03 X 140,00 DESCONTO DE 30%.

Rua Visconde do Rio branco, 42, Centro. Próximo a rádio Caraíba.

LOCAL: FORUN REGIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR DE SENHOR DO BONFIM


 CONVOCAÇÃO: 001/FORSST/2014


 O Coordenador Geral do FORSST no uso de suas atribuições, conforme o
 Regimento Interno deste fórum, convoca todos/as os/as *integrantes (titular
 e substitutos) da Coordenação Executiva, para a Primeira Reunião desta
 Coordenação, que ocorrerá no dia 25 de fevereiro de 2014, às 18:30h, na
 sede do Sindicato dos Comerciários de Senhor do Bonfim, situada na Praça
 Ruy Barbosa, ao lado da Prefeitura Municipal, com a seguinte pauta:

 1- Discussão e formação das Comissões Internas Temáticas-CIT;
 2- Discussão sobre criação da logomarca do Fórum;
 3- O que ocorrer.


 * Associação dos Policiais Militares da Bahia-ASPRA; Associação Comercial,
 Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim-ACIASB; Câmara de Diretores
 Logistas de Senhor do Bonfim-CDL; Sindicato dos Comerciários de Senhor do
 Bonfim; Sindicato dos Empregadores no Comércio de Senhor do Bonfim;
 Sindicato dos trabalhadores na Saúde-SindSaúde; Sindicato dos Servidores
 Públicos do município de Senhor do Bonfim-SISMUSB; Sindicato dos
 trabalhadores na construção civil-Sintracon; INSS; Prefeitura Municipal
 (Secretaria de Indústria e Comércio).




 Senhor do Bonfim-Ba, 12 de fevereiro de 2014.





 Jamerson Luis G. dos Santos
 Coordenador Geral/Representante do INSS

ARTIGO: DA REVISÃO DO FGTS

Ultimamente, o assunto que mais tem suscitado debates para os trabalhadores do Brasil refere-se a uma possível revisão do saldo de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo por Serviço). Isto porque, desde 1999, a Taxa Referencial (TR) tem sido utilizada como fator de correção do FGTS, entretanto, este cálculo apresentou variação inferior à inflação. Desta forma, os trabalhadores brasileiros que ingressarem com a ação pleiteando que seu saldo de FGTS seja corrigido por outros índices como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e tiverem êxito, poderão praticamente dobrar o saldo corrigido pelas atuais regras.

Até pouco tempo, praticamente todas as ações interpostas contra a Caixa Econômica Federal, gestora do FGTS, foram julgadas improcedentes, em primeira instância. Entretanto, a partir dos recentes julgamentos das ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) nº 4.425 e 4.357, a Taxa Referencial, a mesma utilizada para correção do FGTS(!), foi considerada inconstitucional como fator de correção dos precatórios, diante da pífia variação em relação aos índices inflacionários. Ora, se a TR é inconstitucional como fator de correção dos precatórios por que não seria para a correção do saldo de FGTS? Surgiu, então, um sólido argumento a ser utilizado pelos advogados e defendido por diversos juristas! Hoje, são quase 40 mil ações propostas em face da CAIXA.

Para ter-se uma ideia das diferenças entre o fator de correção da TR e o índice inflacionário, no ano de 2000, a inflação girou em 5,27%, enquanto a TR foi de 2,09%. Em 2005, a inflação foi de 5,05% e a TR 2,83%. Em uma simulação feita pelo Jornal da Força Sindical, quem tivesse depositado R$ 1.000,00 em janeiro de 1999 teria, hoje, pela correção das regras atuais, R$ 1.340,47. Já quem tivesse os mesmos R$ 1.000,00 de saldo de FGTS corrigidos pelo INPC, por exemplo, teria R$ 2.586,44, uma gritante diferença de R$ 1.245,97!

Podem ingressar com a ação todos os trabalhadores que tiveram FGTS recolhido entre 1999 até os dias atuais, inclusive os aposentados e os trabalhadores que já tiverem sacado seu saldo, pois poderão pleitear a diferença. Para intentar a ação é imprescindível a contratação de advogado ou apoio de defensor público. Por mais que os Juizados Especiais Federais aceitem petição inicial sem causídico, no caso de eventual recurso, o cidadão deverá estar representando por advogado ou defensor público.

Os documentos imprescindíveis para o ingresso com a ação são as cópias da Identidade, CPF, comprovante de residência, do PIS ou PASEP e extrato analítico do FGTS fornecido pela própria Caixa Econômica Federal de dezembro de 1998 até os dias atuais. No caso dos aposentados, a cópia da carta de concessão da aposentadoria.

Por fim, é válido ressaltar que esta é uma tese que, embora pareça indiscutível, dependerá do pronunciamento do Supremo Tribunal Federal, que, muitas vezes, toma decisões mais políticas que jurídicas, ainda mais sabendo que, acaso sejam procedentes as ações intentadas, a Caixa Econômica Federal terá de pagar cerca de 200 bilhões de reais.


Por Carlos Gabriel Lacerda

SANEAMENTO SUSTENTAVEL E DE BAIXO CUSTO PARA ZONA RURAL

Junto com a Lei 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e esta relacionada com quatro eixos básicos como: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, vêm a necessidade de adaptar técnicas que venham a minimizar os problemas na zona rural, relacionados aos quatro eixos citados acima, dentre inúmeras técnicas existente, existe uma de baixo custo que pode unir a reciclagem de pneus e entulhos de construção, associado ao tratamento do esgoto e ainda possibilita a produção de alimentos totalmente limpo e sem uso de adubo nem agrotóxico.

O projeto “Fossa Verde” - fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) - consiste na criação de fossas, que ao contrário das tradicionais, não contaminam o solo. Popularmente conhecida como “fossa de bananeira” trata-se de um sistema fechado de tratamento das aguas provenientes da descarga sanitária convencionais, essas aguas classificadas como “água negra”.

(Fossa Verde alternativa barata para tratamento de esgoto, por Luiz Eduardo –Engenheiro Agrônomo- AMBIAGRO)

Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa, além de promover um destino ambientalmente correto ao esgotamento sanitário poderá ser utilizado para plantio de alimentos.
Os alimentos plantados sobre a fossa verde foram analisados pela UFC e os dados comprovaram não haver contaminação.
Apenas a água negra, a que sai dos sanitários, deve ir para fossa verde. A água cinza, aquela que sai das pias e chuveiros, deve ir para outro sistema de tratamento.
Ate ser aproveitada pela planta, os dejetos provenientes das descargas, passarão por cinco fases distintas: Fermentação, Segurança, Percolação, Evapotranspiração e Manejo.

1. Dimensionamento


A forma de dimensionamento da bacia é: largura de 2m e profundidade de 1m. O comprimento é igual ao número de moradores usuais da casa. Para uma casa com cinco moradores, a dimensão fica assim: (L x P x C) 2x1x5 = 10 m3.
O custo é equivalente à construção de uma cisterna de alvenaria para captação da agua da chuva usadas na zona rural.
Maiores informações o projeto esta disponível no site do INCRA ou procure os Técnicos da AMBIAGRO.


Por: Luiz Eduardo Pereira de Carvalho – Eng.º Agrônomo da Empresa AMBIAGRO, Rua Rui Barbosa, 69, Centro.
E-mail: eduardo@ambiagro.net, luizeduardopereira27@gmail.com