quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

POLICIAL: 54ª CIPM RECUPERA MOTOCICLETA ROUBADA NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO


Por volta das 19h30min., do dia 18Fev14, uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional – PETO, deslocou-se ao povoado de Água dos Pássaros para atender a uma solicitação de arrombamento à residência do Sr. Jailson Felix. Segundo o solicitante eram dois indivíduos, sendo que apenas um foi identificado como sendo “Gerrinha de Belas”, cujo nome consta nos autos da Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso como ALEX DA SILVA BARBOSA, 20 anos, autor de vários crimes de roubo e furto, na região de Belas, Lajedo Raso, Catuaba, Água dos Pássaros, Lagoa Rasa e adjacências.

Chegando ao local informado pelo solicitante, os criminosos perceberam a presença da viatura e abandonaram no local uma moto Honda CG Fan/150 ESI, cor vermelha, ano 2013, placa OUM-6390, licença da cidade de Senhor do Bonfim-BA, a qual estava com o guidão travado e sem a chave de ignição, bem como um capacete Taurus San Marino, cor preta. A referida moto é de propriedade do Sr. Valdelito dos Santos, 42 anos, residente na cidade de Senhor do Bonfim, e teria sido tomada de assalto próximo ao povoado de Poços, neste município, por volta das 18 horas. Segundo informações da vítima, ele conduzia a moto com o acusado quando ao chegar próximo ao Distrito de Poços, neste município, outro elemento saiu de um matagal tomando a referida moto de assalto e seguindo destino ignorado. A moto e o capacete foram apresentados no Complexo Policial de Campo Formoso, para as devidas providências.



ASCOM – 54ª CIA CAMPO FORMOSO

POLÍTICA: PREFEITURA DE JAGUARARI ENTREGA EQUIPAMENTOS DO PROJETO “POVO FORTE, CORAÇÃO FORTE”


Na última terça-feira (18/02), a Prefeitura de Jaguarari fez a entrega de kits para as pessoas cadastradas no projeto “Povo Forte, Coração Forte” no Distrito Pilar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Esse projeto visa estimular, principalmente, pessoas da terceira idade a praticar atividades físicas como uma das formas de combate a doenças, a exemplo do diabetes, da hipertensão e do colesterol. Os participantes tem o acompanhamento de profissionais da saúde (médico, enfermeiro e educador físico), que acompanham as atividades realizadas.

A solenidade de entrega do material (camisas, colchonetes, cones e bambolês) contou com a participação do Secretário Distrital, Juciê, e do idealizador e organizador do projeto, João Paulo Soares, que cumprimentou os participantes e os tomou como exemplo de perseverança. – “Nosso principal objetivo é promover a prática de atividade física orientada a pessoas da terceira idade, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo, sobrepeso e, assim, evitando a incidência de doenças”, concluiu.

O projeto “Povo Forte, Coração Forte” em Pilar já conta com, aproximadamente, 75 participantes. Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

POLÍTICA: COMUNIDADES CAMPONESAS DE SENHOR DO BONFIM, SÃO BENEFICIADAS COM ESTRUTURA PARA IMPLANTAÇÃO DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS


Em articulação com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Vereador Rê do Sindicato, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e a Central das Associações da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, entregaram neste sábado, dia 15 de fevereiro de 2014, a quantidade de 20 Quintais Agroflorestais do PROJETO QUINTAIS AGROFLORESTAIS - PROGRAMA PARA CONVIVÊNCIA TRANSFORMADORA NO SEMIÁRIDO BAIANO. Sendo que cada quintal é composto de um kit: Estacas, mourões, bombonas, carro de mão, grampos e arames farpados, onde foram entregues as comunidades camponesas do Município de Senhor do Bonfim-Bahia, somando um valor aproximadamente de R$ 70.000,00.


Para o Vereador Rê, estes quintais Agroflorestais são grandes conquistas para a agricultura familiar do município, onde irá contribuir com uma agricultura sustentável de forma diversificada, com a produção de hortaliças, frutíferas, ervas medicinais e plantas nativas, objetivando a produção de alimentos saudáveis para o auto consumo e o excedente, comercializar de forma organizada e fornecer para os programas já existentes como o PAA, PAA Alimentos e PNAE e além do mais, livres dos agrotóxicos. Porém, não podemos esquecer que este projeto estará contribuindo com a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas diretas e indiretamente e, além disso, aprendendo e convivendo com o semiárido e gerando renda de forma solidária.

Continuaremos “trabalhando.” “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Vereador Rê do Sindicato.

BONFIM: SENHOR DO BONFIM SEDIA I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL


A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil dos Territórios Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e da Diamantina teve início na manhã desta terça-feira (18) no Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Senhor do Bonfim.

O evento, promovido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil-Cordec, com o apoio dos três territórios, da Coordenação de Defesa Civil de Senhor do Bonfim e da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, visa incentivar, promover e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, além de propor diretrizes através da discussão de 4 eixos temáticos: “Gestão integrada de risco e respostas a desastres”; "Integração de Políticas Públicas relacionadas à proteção e a defesa civil"; “Gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil” e “ Mobilização e Promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca das cidades resilientes.”

A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril de 2014,em Salvador, onde elegerá 100 delegados para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorrerá em Brasília, entre 27 e 30 de maio.
O Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito, destacou a importância do evento: “Estamos aqui com três territórios de regiões que possuem condições climáticas similares, portanto, riscos similares. Deliberar de forma articulada facilita as discussões, e sobretudo, a busca por medidas eficazes de cuidados e prevenção na área.”


O prefeito Edivaldo Martins Correia, presidente da Conferência, saudou os presentes e ressaltou a honra em sediar um evento deste porte: “É com elevada satisfação que dou as boas vindas aos que dedicam seus esforços na função de proteção da vida e da sociedade. A partir desta conferência, vamos encontrar novas maneiras de trabalhar e com nossos esforços voltados à prevenção de riscos e preparação para desastres, construir uma política de Defesa Civil articulada entre os três territórios aqui presentes”, afirma.


Estiveram presentes à mesa de abertura do evento: O prefeito Edivaldo Martins Correia; o prefeito de Pindobaçu, Marlos André, presidente do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru; Salvador Brito, Superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado; Tenente Vagner Queiroz, representando a Segurança Pública do Estado; Richard Silva, representante do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina; Balduíno Dias, Coordenador do INEMA em Senhor do Bonfim e o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Antônio Augusto Santana, Coordenador da Conferência.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Sociedade Civil, bem como com representantes de diversas instituições que direta ou indiretamente atuam junto à Coordenação de Defesa Civil: Embasa,Inema, Cordec- Senhor do Bonfim. O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valberto Silva, e o Coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal, Custódio Barbosa Neto, também compareceram à Conferência.



ASCOM

RESULTADOS DA 3ª RODADA DO X CAMPEONATO BONFINENSE DE FUTSAL

3ª RODADA 18/02/14 TERÇA-FEIRA

17:30: Mirin; Gamboa Bonfinense 07 X 05 São Paulinho
18:10: Infantil: Grêmio de Igara 02 X 02 Grêmio da Lagoa
19:00: Juvenil: Grêmio de Igara 02 X 04 Boca Juniors
19:40: 2ª Divisão: Metalúrgica Charles Jr. 02 X 04 Alto da Rainha
20:40: 1ª Divisão: Antº Gonçalves 02 X 05 São José

4ª RODADA 20/02/14 QUINTA-FEIRA

17:30; Mirin: Estrelinha Bonfinense B X Igarense
18:10: Infantil:Gamboa Bonfinense X Pingo de Gente
19:00: Juvenil: Passagem Velha X Bonfinense
19:40: 2ª Divisão: Gamboa Bonfinense X Tabajara
20:40: 1ª Divisão: Boca Juniors X União Jovem (P. Novo)


Vandeilson Silva

PÓS PRESENCIAL EM BONFIM, INSCRIÇÕES ABERTAS


Faça sua inscrição para confirmar sua vaga.
Pós em Gestão de Pessoas; Psicopedagogia: Institucional,Clínica e Hospitalar; Serviço Social com ênfase em Saúde Coletiva.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717

Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro. No Prédio da faculdade Anhanguera, próximo a rádio Caraíba.

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES INTERDITAM RUA EM PROTESTO A POSTE QUE ESTÁ PRESTES A CAIR


Cansados de esperar que a Coelba substitua um poste antigo de madeira que encontra-se prestes a cair em via pública, moradores da Rua Voluntários da Pátria cavaram um buraco na rua e amarraram o poste com correntes e arames para que o mesmo não venha a cair repentinamente.


Como se pode ver os fios da rede elétrica estão caindo sobre o estabelecimento comercial do senhor Antonio, que afirmou que somente essa semana houve duas quedas de energia que quase queimou seu freezer. Outros moradores já tiveram problemas em televisores e estão sem saber a quem recorrer.


Além da substituição do poste podre, os moradores pedem a construção de um redutor de velocidade no mesmo local onde foi cavado o buraco.


Maravilha Notícias

POLÍTICA: NA PRIMEIRA SESSÃO DO ANO VEREADOR JORGINHO REPUDIOU AUSÊNCIA DO PREFEITO CORREIA


Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 18, o inicio das atividades do ano de 2014 da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, que contou com a presença dos 13 edis.





O advogado Custodio Barbosa Neto, representou o prefeito do Município Dr.Edvaldo Martins Correia e na oportunidade levou aquela casa legislativa a mensagem do Executivo.


O Vereador Dr.Jorginho do PSD pediu para constar em Ata o seu repúdio pelo não comparecimento do prefeito Correia naquela Sessão de abertura considerando que não era a primeira vez que o mesmo assim agia,com um total desrespeito ao poder Legislativo.


ASCOM

DOE SANGUE: HEMOBA NO CARNAVAL


A HEMOBA acaba de lançar a sua campanha de carnaval, com o tema “Precisamos de todos vocês”. A ideia em 2014 é convidar os foliões e não-foliões a doar sangue antes da festa, para garantir a alegria de todo mundo durante a folia.

O Período de festas na Bahia é marcado por um aumento substancial do número de visitantes em todo o Estado. Isso significa que a HEMOBA precisa se preparar para garantir os estoques de sangue nas unidades de Saúde Pública da Capital e do Interior. Sabemos que a questão da doação de sangue é, sobretudo, uma questão de ação conjunta do governo do estado juntamente com a mobilização da sociedade civil nos seus mais variados segmentos. É uma questão de disseminar a cultura da doação de sangue na população, desmistificando e tornando o ato da doação uma atividade corriqueira e simples. É isso que a Hemoba tenta fazer com suas campanhas ao longo dos anos e conta sempre com a parceria de toda a imprensa, em um esforço de equipe, para atingir o maior número possível de pessoas com a nossa mensagem.

A Hemoba tem operado com uma média de 150 candidatos ao dia no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama, em Salvador). Ainda existe um déficit de cerca de 30% em relação à quantidade ideal de candidatos, mas estamos trabalhando para que esse número cresça até o fim do ano, contando sempre com a mobilização da população baiana. O ideal é estimular a doação voluntária de sangue, que é aquela doação espontânea. É uma experiência gratificante para quem doa e, geralmente, quem passa por essa experiência, torna-se um doador fidelizado, fazendo da doação de sangue uma rotina prazerosa e benéfica a milhares de pessoas.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE.

1- Sentir-se saudável.
2- Ter entre *16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito dos pais ou representante legal)
3- Pesar acima de 50 kg.
4- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO:

1- Nunca vá doar sangue em jejum (sem se alimentar).
2- Durma no mínimo 6 horas.
3- Não ingira bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
4- Não fume por pelo menos 2 horas.
5- Evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

QUANTO AO NÚMERO DE DOAÇÕES:

Homens: podem doar até 4 vezes ao ano, observando um repouso de 60 dias.
Mulheres: podem doar até 3 vezes ao ano, observando um repouso de 90 dias.

E APÓS A DOAÇÃO, O QUE FAZER?

Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
Não fumar nas primeiras 4 horas.
Não praticar esportes radicais ou atividade de risco.
Manter o curativo no local da punção por 4 horas.

O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Na Hemoba/UCT Bonfim a doação de sangue ocorre no horário de 7 às 13 horas de segunda a sexta. Estamos localizados na Praça Duque de Caxias, 172, vizinho ao hospital Regional.

Contato 74 3541 3256


Equipe Hemoba

MARMITEX RAMOS


CARDÁPIO DA SEMANA

DIA 19/02(QUARTA-FEIRA)

ARROZ
MACARRÃO
FEIJÃO TROPEIRO OU FEIJÃO DE CALDO
PURÊ DE BATATA

FRANGO ASSADO
PANQUECA DE CARNE
PANQUECA DE FRANGO

DIA 20/02(QUINTA-FEIRA)

ARROZ
MACARRÃO
FEIJÃO DE CALDOU OU FEIJÃO TROPEIRO
SALADA VERDE

GALINHA COZIDA
FRANGO ASSADO
FIGADO

DIA 21/02 (SEXTA-FEIRA)

ARROZ
MACARRÃO
FEIJÃO DE CALDO OU FEIJÃO TROPEIRO
SALADA DE LEGUMES

PEIXE A MILANESA
FILE DE PEIXE COZIDO
ETROGONOFF


OBS: O MARMITEX RAMOS AGORA E 2 EM 1, UNINDO O ÚTIL COM AGRADÁVEL OFERECE AO SEUS CLIENTES O MAIS NOVO SERVIÇO DE LANCHONETE SERVIMOS UMA VARIEDADES DE SANDUÍCHES,SUCOS,PANQUECAS E LASANHAS!
VISITE NOSSO ESPAÇO NO ENDEREÇO SITADO A CIMA.
FICA LOCALIZADO PROXIMO AO POSTO POLICIAL DO BAIRRO DA PERA!
FUNCIONAMOS DE SEGUNDA A SEGUNDA.
LIGUE E CONSULTE O NOSSO CARDÁPIO SEMANAL!

CULTURA: FEIJOADA EM PROL DA VIAGEM DE VUGNER SILVA RUMO AO PAN NOS ESTADOS UNIDOS


Será realizada no próximo domingo dia 23/02, as 9hs da manhã a GRANDE FEIJOADA EM PROL DA VIAGEM DO ATLETA VUGNER SILVA, PARA LUTAR O PAN AMERICANO DE JIU-JITSU,NA CALIFÓRNIA EUA, com o apoio de seus alunos e amigos, o atleta convida a todos os amantes do esporte e admiradores de seu trabalho, para saborear uma deliciosa feijoada, que custa apenas R$ 10,00, e será realizada no quiosque do Campo Clube Senhor do Bonfim, acompanhado de um grande show com o Grupo PALPITE a sensação do pagode bonfinense.