quarta-feira, 5 de março de 2014

POLICIAL: INÍCIO DE MARÇO MARCADO POR TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS EM BONFIM


Nos primeiros dias deste mês duas tentativas de homicídios aconteceram em Senhor do Bonfim, uma no Alto da Maravilha com uma vitima e outra com duas vitimas na localidade de Tanquinho – zona rural.
Em tanquinho os jovens Ricardo Brito da Silva, 22 anos, e Jefferson Elias Dias, 26 anos, (Hominho) foram baleados por um homem de pré nome Carlos, que reside em Quicé.

De acordo com informações Carlos tinha a intenção de se vingar em uma rixa antiga, contra Hominho e quando chegou no quiosque do Geno em Tanquinho, houve uma discussão, as vitimas perceberam que a situação iria esquentar resolveram sair do local. Ricardo ligou a moto e quando Hominho subiu na garupa foi atingido por um tiro nas costas que atravessou seu corpo atingindo também a Ricardo, ambos foram socorridos até o HDAM.

Outra tentativa aconteceu na Travessa Maravilha, no bairro Alto da Maravilha, quando Álison Lima de Almeida, 18 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo, sendo socorrido ao HDAM, onde foi medicado e liberado.

Informações que a vítima estaria provocando a transeuntes na rua onde aconteceu o fato, até que um homem que havia sido agredido pelo mesmo, resolveu se vingar e efetuou alguns tiros atingindo Álison de raspão.


Maravilha Notícias

POLICIAL: MOTO FOI ROUBADA NO MERCADO DE BONFIM

Na manhã do último sábado (01) uma moto Honda Fan 125, de cor preta, placa JQJ 6425 foi furtada nas imediações do mercado municipal de Senhor do Bonfim, quando o proprietário havia estacionado e momento após ao retornar para busca-la, não mais a encontrou.

A queixa só foi registrada na segunda-feira 03, na Delegacia Territorial, pelo próprio dono (vitima).


Maravilha Notícias

POLICIAL: PM APRESENTA MOTO ABANDONADA NA ZONA RURAL DE BONFIM

Por volta das 21h50min da noite de terça-feira (04), após denúncias para o 190, a PM apresentou na Delegacia Territorial de Bonfim uma moto Honda CG Titan, de cor preta, placa JMW 8553, em nome de Leôncio José da Silva, a mesma havia sido abandonada próximo ao Restaurante 2 Irmãos no povoado de Baraúna, zona rural de Bonfim, com a chave quebrada na ignição.

Na manhã dessa quarta-feira (05), o proprietário esteve na Delegacia a fim de retirar o veículo na companhia de outro homem, que alegou ter deixado a moto próximo ao restaurante após a chave ter quebrado, eles apresentaram documentos comprobatórios do veículo, mesmo assim a moto somente será entregue no próximo plantão, mediante ao delegado que recebeu o veículo da PM.


Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: JORNADA PEDAGÓGICA DA REDE ESTADUAL 2014

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Diretoria Regional de Educação – DIREC 28 realiza a Jornada Pedagógica 2014 em todas as unidades escolares da rede, nos turnos diurno e noturno, sob o tema O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens, nos dias 06, 07 e 08 de março de 2014.

A Jornada reúne educadores, na sua respectiva unidade, constituindo um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico. O objetivo é consolidar o planejamento para o ano letivo de 2014, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes. Neste ano, em especial, a Jornada Pedagógica pauta o planejamento coletivo da escola em vistas à construção de um currículo articulado que potencialize as aprendizagens, de modo a impactar nos resultados das avaliações educacionais internas e externas.

Para tanto, ressaltamos a importância de cada unidade escolar conhecer, discutir e apropriar-se dos dados da sua realidade, como ponto de partida para o planejamento, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB. Esse olhar coletivo subsidiará um trabalho pedagógico consistente, para o enfrentamento dos indicadores críticos, o aperfeiçoamento das ações exitosas e melhoria do processo formativo dos nossos estudantes.

A novidade deste ano é que as Unidades Escolares estarão reunidas por polos para que o processo de acompanhamento da DIREC 28 seja mais eficiente. “O objetivo é estar ao lado da escola, descortinando a realidade apresentada em 2013, e podendo construir um plano de intervenção para que em 2014 possamos melhorar a qualidade da educação ofertada aos nossos alunos” ressalta o diretor regional Prof. Helder Amorim. O turno noturno também terá uma atenção especial no planejamento escolar neste ano. Em Senhor do Bonfim os educadores serão recebidos no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim.

As aulas da rede estadual iniciarão no dia 10 de março em todas as escolas, inclusive no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (que funcionará nas antigas instalações do Colégio Cazuza Torres) e no CEMIT – Centro Territorial de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (que funcionará nas instalações da antiga Escola Estadual do DERBA).


Fonte: ASCOM / DIREC 28.

ÚLTIMA CHAMADA: LFG COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS


Pós Presencial em Bonfim.
Inscrições abertas.
Faça sua inscrição para confirmar sua vaga. Pós em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia: Institucional, Clínica , Hospitalar e com ênfase em Saúde Coletiva.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717
Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro. No Prédio da faculdade Anhanguera, próximo a rádio Caraíba.


QUARESMA: PAPA DESTACA QUARESMA COMO TEMPO FORTE PARA CONVERSÃO


Santo Padre enfatizou que a Quaresma deve ser vivida como renovação pessoal e comunitária, mediante adesão confiante ao Evangelho

Na catequese desta quarta-feira, 5, Papa Francisco falou sobre o Tempo da Quaresma que a Igreja inicia hoje, com a Quarta-Feira de Cinzas. Trata-se de um período de preparação para a Páscoa, um tempo forte, segundo o Pontífice, para a conversão.

Francisco explicou que, neste tempo quaresmal, a Igreja convida a duas ações em especial: ter uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo e viver com mais empenho o próprio Batismo.

Segundo ele, a consciência acerca das maravilhas que Deus fez para a salvação do homem dispõe a mente e o coração humano para uma atitude de gratidão a Deus por tudo o que Ele fez. “Quando nós vemos este amor que Deus tem por nós, sentimos a vontade de nos aproximarmos Dele e esta é a conversão”.

Sobre o maior empenho em relação ao próprio Batismo, Francisco destacou que isso leva também a não se habituar às situações de miséria que se encontra nas cidades e nos países. Ele questionou também sobre a situação das crianças, se já sabem fazer o sinal da cruz, rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. “Pensem e respondam vocês. Esse costume a comportamentos não cristãos e de comodismo narcotiza o nosso coração!”.

O Pontífice destacou ainda que a Quaresma é um tempo propício para mudar a rota, recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que sempre desafia. É um tempo para ser vivido como renovação pessoal e comunitária mediante a aproximação a Deus e a adesão confiante ao Evangelho.

“Deste modo, permite-nos também olhar com olhos novos para os irmãos e as suas necessidades. Por isto a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor para com o próximo; um amor que saiba fazer propriamente a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor”.

Por fim, o Papa elencou os elementos essenciais para viver a Quaresma: dar graças a Deus pelo mistério do seu amor crucificado, fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos. Ele encerrou pedindo a intercessão da Virgem Maria para que acompanhe os fiéis nesses dias de intensa oração e penitência.

Jéssica Marçal, com Rádio Vaticano
Da Redação

CARNAVAL: ESCOLA THOMAZ GUIMARÃES PROMOVEU BAILE DE CARNAVAL PARA ALUNOS


No ultimo dia 27 de fevereiro ( Quinta-feira) a Direção, Professores e Monitores do Programa Mais Educação da Escola Municipal Thomaz Guimarães, localizada na Rua Thomaz Guimarães s/nº -Bairro Santos Dumont, realizaram um grande Baile de Carnaval para seus alunos. Este baile constituiu em músicas carnavalescas dentre elas diversas marchinhas e até frevo. Os alunos que ali estavam presentes se divertiram bastante.

A Escola Municipal Thomaz Guimarães funciona com turmas do Maternal (3 anos) até o 8º ano e ainda possui a EJA( Educação de Jovens e Adultos) que funciona durante o turno Noturno.

Localizada no Bairro Stos Dumont, A Escola Municipal Thomaz Guimarães conta com Laboratório de informática, Mais Educação, 2º tempo, Pibid-IFBAHIANO, e salas apropriadas para Educação Infantil.

POLICIAL: CARNAVAL DE SALVADOR REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DAS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS

O Carnaval de Salvador segue em ritmo de tranquilidade, com o número de ocorrências graves menor do que no ano passado. No acumulado de quinta-feira (27 de fevereiro) até domingo (2), foram registradas pela polícia 110 lesões corporais contra 161, no mesmo período do ano passado, uma redução de 31,7%. Os números foram apresentados na manhã desta segunda-feira (3), durante a reunião de avaliação das ações, realizada diariamente no Quartel dos Aflitos, em Salvador.

Houve redução também no número de furtos, que caíram 36%, sendo 357 em 2014, contra 558 no mesmo período de 2013. Os roubos diminuíram 9%, com 59 em 2014 e 65 no ano passado. Foi registrado ainda um homicídio, mesmo número de 2013, e nenhuma tentativa de homicídio, contra dois no ano passado.

Aliado à queda de ocorrências, foi registrado o aumento da produtividade policial, que este ano já conduziu 887 pessoas para averiguação, das quais 52 foram presas em flagrante. Também foram apreendidas 20 armas, entre brancas e de fogo. Em 2013 foram feitas 577 conduções e apreendidas 18 armas, aumento de 54% e 11%, respectivamente.

O domingo (2) foi tranquilo, sem homicídios ou tentativa de homicídio. Foram registradas sete lesões corporais, 72 furtos, onze roubos, 302 pessoas conduzidas, 13 presas em flagrante e duas armas brancas apreendidas.

Região metropolitana e interior

O domingo também foi de poucas ocorrências no interior, com sete lesões corporais, 46 furtos, apenas um roubo, nenhum homicídio e uma tentativa de homicídio em Barreiras, na região oeste do estado.

Na madrugada desta segunda-feira, por volta da 0:30h, após o fim do carnaval da cidade na Praça Martiniano Maia, oito pessoas foram baleadas por um homem não identificado que atirou aleatoriamente. Sete pessoas ficaram feridas e uma morreu.

Breno Sampaio Sena, de 22 anos, foi socorrido para o Hospital Geral do Estado, onde passou por cirurgia, mas não resistiu. As outras vitimas foram Regiane de Jesus Oliveira, Edna de Jesus Oliveira, Carlos André Carvalho, Givaldo Santana Marcelino, Lara Freitas de Oliveira, Maria Zenilda da Silva Pereira e José Gomes Leocaldio de Lima. A polícia está investigando o caso à procura do autor dos disparos.


Secom

ESPORTE: BAHIA RECEBE O GALÍCIA HOJE E VITÓRIA ENFRENTA O SERRANO AMANHÃ NO RETORNO DO BAIANÃO

Depois da folga do carnaval os clubes baianos voltam a focar suas metas no Campeonato Baiano de Futebol, e dois jogos dão continuidade na 14ª rodada, quando nos confrontos iniciais que aconteceram no dia 26 de fevereiro, Vitória da Conquista empatou com a Catuense em 1 a 1, e o mesmo placar foi repetido no confronto entre Jacuipense e Juazeirense, que não saíram do 1 a 1.

Na noite de hoje (05) o clima promete esquentar quando os líderes dos grupos 2 e 3, Vitória e Bahia enfrentam Serrano e Galícia respectivamente nesta quarta e quinta no Estádio Roberto Santos.

Galícia x Bahia Quarta - 05/03 - 21h50min - Roberto Santos
Vitória-BA x Serrano Quinta - 06/03 - 19h30min - Roberto Santos



Maravilha Notícias – com informações da FBF.