sexta-feira, 14 de março de 2014

OPINIÃO: JULGAMENTO DE CONTAS PELA CÂMARA DE VEREADORES INDO ALÉM DA MERA OPINIÃO

Quando as contas anuais de um prefeito se encontram prestes a entrar em pauta para julgamento de uma Câmara de Vereadores, ouvimos sempre afirmações que afrontam os princípios que devem nortear a tomada de decisão do legislativo: “vereador tal disse que vota contra;” “vereador fulano disse que vai estar a favor das contas”.

Ora, decisões antecipadas, contra ou a favor de determinadas contas ferem mortalmente o que prescreve a Constituição Federal, que atribui à Câmara o poder de “julgar” se o executivo municipal cumpriu de forma correta a aplicação orçamentária em determinado ano. Ora, o que isto significa? Aqui me ajudem os doutos juristas bonfinenses, entre eles Dr. Josemar Santana e Dr. Francisco Cardoso: trata-se de um ato de conotações jurídico-administrativas, que supõe amplo conhecimento por parte do edil de como se deu a aplicação de recursos em seu município. Cabe ao Executivo que é julgado expor detidamente o orçamento e sua aplicação, e cabe ao Legislativo se pronunciar favorável ou contrário a essa exposição ou relatório. Tudo, é claro, dentro do respeito à ampla defesa e ao contraditório ao qual o Executivo ou ente julgado tem direito.

Conclui-se então que, mesmo tendo à sua frente um parecer do Tribunal de Contas favorável ou contrário à aprovação ou rejeição, a Câmara de Vereadores não pode abrir mão do seu papel de análise e julgamento. Estudos devem ser precedidos do relatório levado a plenário, e sem dúvida alguma a câmara não deve temer em avaliar o parecer que vem do Tribunal de Contas dos Municípios, visto que cabe a ela efetivar, de verdade, o julgamento. Tudo, é claro, precedido da exposição e defesa do Prefeito que é julgado pela aplicação dos recursos. Logo, por questão de justiça e legalidade, o vereador só se sentiria pronto para decidir, em sã consciência e poder, após análise detalhada do relatório e da exposição do executivo.

O Vereador que julga as contas do Executivo Municipal tem, então, consciência de que está exercitando um poder constitucional, que pode ter desdobramentos jurídicos, e não deveria macular a sua tomada de posição nem a instituição legislativa com contaminações de interesses pessoais, político-partidários ou de grupo na hora de decidir. Esperam-se dele imparcialidade, embasamento técnico, assessoria compatível, respeito à Constituição que lhe outorga um poder que precisa ser exercido de forma lógica, justa e responsável.

Ainda não sei quando as contas de Senhor do Bonfim, exercício 2012 serão levadas a julgamento pela Câmara de Vereadores. Recorri do Parecer do TCM e este recurso ainda não foi avaliado por aquele Tribunal. Mas, qualquer seja este resultado, estarei na Câmara de Vereadores na hora designada, expondo, defendendo, justificando técnicamente a probidade na aplicação dos recursos públicos, com números, dados e comprovações, pois de uma coisa tenho certeza: se tive aprovadas as contas dos três primeiros anos de meu mandato, por que seria diferente em meu último ano de exercício de governo? Estarei pronto para demonstrar isto aos caros vereadores bonfinenses e à população de minha terra saudosa.


Paulo Machado, Prefeito 2009-2012
Montréal, 13 de março de 2014

EDUCAÇÃO: CONCURSO JOVENS PENSADORES PARTICIPE


LOCAL: APÓS ENCONTRO COM GOVERNO DE BONFIM SISMUSB REUNIRÁ NOVAMENTE COM GUARDA MUNICIPAL


Na próxima segunda-feira (17), o prefeito Edivaldo Martins Correia, acompanhado do procurador Antônio Filho e do Secretário de Administração, Hélio Gondim se reunirá com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Senhor do Bonfim (SISMUSB) para discutir assuntos pertinentes à Guarda Municipal que atuará na cidade. Os representantes do SISMUSB, Raimundo e Sônia, estiveram hoje (14) no Gabinete do Prefeito para agendar a referida reunião.

O SISMUSB – Sindicato dos Servidores Publico Municipal de Senhor do Bonfim, convoca todos os Guardas Municipais para uma reunião nesta Terça Feira dia 18 de marco de 2014 a partir das 09:00hs no auditório da Associação Comercial, para tratarmos de assuntos do interesse dos mesmos.
Compareça, sua presença é muito importante.

EDUCAÇÃO: SINDICATOS DA REGIÃO CONVOCAM SERVIDORES PARA PARALISAÇÃO NA PRÓXIMA SEMANA

SENHOR DO BONFIM



JAGUARARI


O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JAGUARARI, no uso de suas atribuições, convoca todas as categorias de servidores com matrícula na Prefeitura ou na Câmara deste município, a participar de uma Assembleia Geral Extraordinária, no dia 18/03/2014 (nesta terça), das 08:30 as 11:30hs, no Centro Pastoral Catequético, atrás da Igreja Matriz de nossa cidade.

Esta assembleia terá como pauta principal:

1) A resposta que foi dada pelo Governo às reivindicações do SINDSPUJ, e a postura deste sindicato a partir dessa resposta;

2) O descaso da Câmara para com o SINDSPUJ na defesa do reajuste salarial dos servidores daquela Casa de Leis;

3) A paralisação Nacional dos profissionais da Educação, adesão em massa neste município com apoio irrestrito deste sindicato;

4) Metas do SINDSPUJ para concretizar urgentemente suas reivindicações, frente a opressão massacrante dos Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Lembramos mais uma vez que quando nos referimos a reajuste salarial, que fique claro: estamos em defesa deste direito para todas as categorias de servidores, sem exceção!

Deste modo, contamos com a adesão e a presença dos servidores, em massa.

Portanto, se você é servidor público, acredite e faça valer o seu direito!

Atenciosamente!


DIRETORIA EXECUTIVA DO SINDSPUJ
Mandato: 18/07/2013 a 18/07/2016

FILADÉLFIA


O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE FILADÉLFIA/BA – SISEF-BA convoca todos os Profissionais da Educação para aderirem a Paralisação Nacional dia 17 de Março, onde na oportunidade estaremos reunidos em Assembleia e mobilização na sede do SISEF as 09hs e 30min; na referida assembleia estaremos discutindo e deliberando sobre a possível adesão nos dias 18 e 19 de Março.
PAUTA DO SISEF-BA:

• Regulamentação da diferença entre os Níveis de P1 para P2;
• Reformulação do Plano de Cargos e Salários do Magistério;
• Cumprimento do art. 99 da Lei 157/2009; (Progressão Horizontal)
• Negociação e regulamentação de Auxilio Alimentação para serv. que percebem salario mínimo;
• Transportes para funcionários que atuam em local de difícil acesso.


Valmir Dantas Gama
Diretor Administrativo


CULTURA: AGENDA WAGNER ROSA


Olá pessoal, Nosso talentoso artista Wagner Rosa, estará se apresentando neste sábado dia 15/03/14 a partir das 19:00 no NOSSO BOTECO (Casas Populares) com aquele FORRÓ e MPB já conhecido de todos, e é com enorme satisfação que convidamos todos para aproveitar essa oportunidade de assistir o show que vem cada vez mais conquistando admiradores.
Em tempo Agradecemos a Nossos Colaboradores e parceiros que estão sempre colaborando com os nossos trabalhos: Luciane Santos, Netto maravilha, Walterley Kuin, TV São Francisco, Silvanei, Kleber Vieira e ao público que acompanha o trabalho desse artista versátil e de qualidade ÍMPAR!


EU CURTO WAGNER ROSA!
EU VOU!

POLICIAL: TRAFICANTE ESCONDE DROGA EM BONECO SHREK E É PRESO EM EUCLIDES DA CUNHA


Um boneco Shrek foi usado por um homem em Euclides da Cunha, no nordeste baiano, para armazenar droga.

O brinquedo foi localizado na casa de Luciano Souza de Moraes, a partir de busca realizada pelo delegado Paulo Jason Falcão e policiais da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Euclides da Cunha), após uma investigação de tráfico de drogas na cidade.

O filho de Luciano, de três anos, informou à polícia que o boneco pertencia ao pai, enquanto o delegado analisava o objeto. Na cabeça do Shrek, foram encontrados 13 saquinhos de uma substância prensada, supostamente cocaína, além de R$ 200. Luciano, que tem outros sete filhos, dos quais seis são menores, está preso na delegacia da cidade por tráfico de drogas.

Ele já foi preso pelo mesmo crime e trabalhava como mototaxista.


(Com informações e foto do euclidesdacunha.com)

POLICIAL: AÇÕES DA PM 54ª CIA EM CAMPO FORMOSO

“54ª CIPM prende individuo por tentativa de homicídio”

Por volta das 12h40min, do dia 13/04, a Policia Militar prendeu e conduziu a Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso, por tentativa de homicídio ANTONIO TOMAZ DE AGUIAR, vulgo “Turi”, 37 anos, residente na Rua Santa Luzia, s/n, bairro Maria Joana, nesta. O acusado desferiu um golpe de arma branca, tipo faca no tórax no Sr. João Batista da Silva, 40 anos. A vitima foi encaminhada ao Hospital São Francisco, nesta cidade, onde permanece internada e não corre risco de morte. O acusado foi apresentado à autoridade competente para que fosse lavrado o flagrante.

“54ª CIPM prende individuo por posse ilegal de arma de fogo”

Por volta das 16 horas, do dia 13/04 a Policia Militar prendeu e conduziu a Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso, JADSON DE OLIVEIRA SOUZA, 21 anos, residente na Rua Raimundo Silva, n°88, Centro, nesta cidade. O acusado guardava em sua mochila uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 22, de marca Amadeo Rossi, com 05 (cinco) cartuchos intactos e 01 (um) deflagrado. Jadson foi apresentado à autoridade competente para que fosse lavrado o flagrante.


6º BPM PARTICIPA DA CAMPANHA DA CLINEFRO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO RIM


O 6º Batalhão de Polícia Militar prestará apoio à Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim – Clinefro em sua campanha comemorativa pelo 13 de Março, Dia Mundial do Rim.

Nesta sexta-feira (14), no Colégio Modelo, profissionais de saúde realizarão palestras sobre o tema “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”.

Devido à grande importância da atividade física nesta campanha preventiva, haverá uma demonstração dessa prática com participação de instrutores e alunos do PROATIVO do 6º BPM, durante evento em que a Clinefro estará oferecendo serviços gratuitos à população, no domingo (16), das 8 às 12 h, no Núcleo de Esportes e Lazer (ao lado do Estádio Pedro Amorim).


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM


Ação cidadania e palestra no creas seguem na comemoração de semana da mulher

Continuando as comemorações em homenagem à Semana da Mulher, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social realizou nesta quinta-feira (13) dois eventos: pela manhã, no Centro Social Urbano, aconteceu a Ação Cidadania “Cuidar da Mulher é Cuidar da Vida”, promovido em parceria com o CRAS do Alto da Maravilha. Serviços de beleza, como maquiagem e cabeleireiro e de saúde, como aferição de pressão e distribuição de preservativos foram oferecidos de forma gratuita.

Durante a tarde, na sede do Centro de Referência Especializada em Assistência Social aconteceu a palestra “Respeito e Valorização do Papel da Mulher na Sociedade”, ministrada pela Psicóloga do CREAS, Andréia Magalhães. O evento contou com a presença da secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia, acompanhada de representantes da Secretaria, assistentes sociais e mulheres da comunidade.

No próximo domingo (16) acontece a Caminhada da Mulher, a partir das 7 da manhã, saindo da Associação do Bairro Monte Alegre II, encerrando as comemorações da Semana da Mulher.


Indústria e Comércio: Armazém do Artesanato é aprovado pelo SEBRAE

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo informa à sociedade bonfinense e microrregião, que o pleito já do Projeto Armazém do Artesanato 2014 foi aprovado pelo SEBRAE. O projeto garantirá mais uma vez a participação dos artesãos comercializando seus produtos durante o São João. A Localização dos stands do SEBRAE será na Praça Nova do Congresso, bem próximo ao palco de atrações que animam o grande público no período da tarde. Os artesãos terão maior visibilidade para seus produtos, e nossa rica manufatura artística gozará do reconhecimento que lhe é devido. Interessados em expor seus trabalhos deverão aguardar publicação das datas pela Prefeitura Municipal para o Cadastramento 2014.


Agricultura: Prefeitura assina termo de Cooperação Técnico Agrícola com Cooperativa de Quicé


Com o objetivo de viabilizar instrumentos técnicos e tecnologias para a convivência com o semiárido, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Agricultura, assina Contrato de Cooperação Técnica Agrícola com a Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Quicé- APLEQ. Já foram disponibilizados recursos técnicos e mecanização agrícola para a construção de um projeto de irrigação com piquete rotacional para recomposição de pasto, além de unidades de palmas plantadas de forma adensada na propriedade de um dos associados. Em visita técnica, o Secretário da Agricultura, Dâmaso Rocha afirmou que “a construção desse sistema viabilizará a captação de tecnologia e implantação em propriedades de pecuaristas de menor escala.”

Senhor do Bonfim recebe caminhão-pipa através do PAC 2


Na manhã desta sexta-feira (14), o município de Senhor do Bonfim foi contemplado com um caminhão-pipa pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário e compreende a segunda fase do Programa, que através do Garantia Safra Semiárido visa colaborar com as regiões que sofrem com a estiagem.

No ano passado, Senhor do Bonfim foi contemplado com um caminhão-caçamba e uma patrol. Agora, com o caminhão-pipa, a distribuição de água para comunidades onde ela é escassa será facilitada. Está prevista a entrega de uma pá-carregadeira ainda para os próximos meses.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

ÚLTIMA CHAMADA E AULA MAGNA PÓS PRESENCIAL NA LFG

Grupo Camargo, Convida os alunos inscritos na Pós Presencial para sua 1ª AULA MAGNA dia 29/03/2014, AS 8 h.


ÚLTIMA CHAMADA : Pós Presencial em Bonfim.

Faça sua inscrição para confirmar sua vaga. Pós GraduaçãoImagem inline 1
em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia: Institucional, Clínica , Hospitalar e com ênfase em Saúde Coletiva.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717
Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro. No Prédio da faculdade Anhanguera, próximo a rádio Caraíba.

POLICIAL: POLICIAIS DO 6º BPM REALIZAM PRISÃO APÓS FURTO

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam uma mulher de programa por furto, no Bairro Bom Jardim, em Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (13), às 15h20.
Um homem de 86 anos informou que estava em companhia de três mulheres de programa, quando subtraíram de sua bolsa a quantia de R$ 700,00.
Só uma das suspeitas foi localizada. Ana Maria dos Santos Pereira, 45 anos, foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, juntamente com a vítima.


SAÚDE: SINDISAÚDE CONVOCA SERVIDORES DO HOSPITAL REGIONAL PARA NOVA PARALISAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA 17


CONVOCAÇÃO GERAL

O SINDISAÚDE CONVOCA TODOS OS FUNCIONÁRIOS DESTA INSTITUIÇÃO, (HOSPITAL DOM ANTONIO MONTEIRO),
1. PARA A PARALISAÇÃO NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO DE 2014. HOUVE UM ACORDO ASSINADO NA DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO, JÁ QUE NÃO FOI CUMPRIDO.
2. ATRASOS DE PAGAMENTO DE SALÁRIO QUE JÁ VIROU ROTINA SÓ RECEBEM QUANDO ESTÁ PERTO DO OUTRO PAGAMENTO.
3. OS RETROATIVOS QUE SERIAM PAGOS A PARTIR DE JANEIRO, NÃO ACONTECEU,
4. REAJUSTE SALARIAL, QUE NÃO HOUVE!
5. JÁ VAI COMPLETAR UM MÊS DA NOSSA ÚLTIMA PARALISAÇÃO, E TUDO CONTINUA DO MESMO JEITO, FOI ENTREGUE A CÓPIA DO ACORDO, AS REINVINDICAÇÕES. MESMO ASSIM NÃO ACONTECEU NADA!
6. NESTA SEXTA-FEIRA JÁ COMPLETA O 8º DIA ÚTIL E NADA DE PAGAMENTO.
7. NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO ESTAMOS FAZENDO UMA PARALISAÇÃO POR SEIS HORAS, POIS NÃO CUMPREM NADA, NÃO RESPEITAM OS TRABALHADORES, NEM O SINDICATO DA CATEGORIA, ENTÃO VAMOS PARAR!

SENHOR DO BONFIM, 14 DE MARÇO DE 2014

À DIREÇÃO

POLÍTICA: PREFEITO BANGA VISITA INICIO DE OBRAS EM PRAÇA DE RÔMULO CAMPOS


Caçambas, pá carregadeira, homens trabalhando e muita areia. Este foi o cenário visto na manhã de hoje na praça da feira no povoado de Rômulo Campos em Itiúba.

As maquinas fazem o trabalho de escavação enquanto as caçambas transportam o material de refugo que dará lugar a areia e posteriormente a um piso industrial.

O prefeito Banga visitou o local da obra acompanhado do vereador Daniel e do senhor Hélio Lima morador do lugar.

Banga disse; “Esta ação vai trazer, mas cidadania para o nosso povo” Concluiu o prefeito municipal.

ASCOM - ITIÚBA

FILADÉLFIA: 13º SALÁRIO É PAGO NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DO SERVIDOR MUNICIPAL


Desde o mês de janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Filadélfia está pagando o 13º salário no mês de aniversário do servidor municipal.

Para o prefeito Barbosa Júnior, esse tipo de ação é uma forma de valorizar o servidor municipal além de movimentar a economia do município todo mês.


ASCOM - FILADÉLFIA

ARTIGO: CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM HOMENAGEIA DIA DA MULHER EM SESSÃO SOLENE


Na noite desta quinta-feira, dia 13, foi realizado uma sessão especial na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O trabalho que foi conduzido pela vereadora Lúcia Cerqueira, teve a composição da mesa formada pelo presidente da casa, o vereador Laércio Muniz de Azevedo; Sra. Agda Pelegrine; Dr. Custódio Barbosa Neto, representando o Poder Executivo; Sra. Caroline Pereira e Sra. Rosa Maria Gonçalves Leal, representando a secretaria municipal de Ação Social; e a atriz Conceição Lins.


A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro de forma brilhante pela Filarmônica União dos Ferroviários; pelo depoimento da psicóloga Viviane Carvalho, que trouxe uma mensagem para todas as mulheres presente; mensagem especial dos vereadores Rê do Sindicato, Helson de Carvalho, Adelson Bahia e Gerivaldo Sampaio; e apresentação musical com a cantora Regina Salgado e o músico Theo Canarana.

Representando o Prefeito Municipal, o Dr. Custódio Barbosa Neto, apresentou a mensagem a todas as mulheres bonfinenses.

Logo após o Grupo Aroeira de Artes realizou uma apresentação também em homenagem às mulheres pelo seu dia que foi comemorado internacionalmente no dia 08 de março. Apresentação que foi parabenizado e aplaudido por todos os presentes.

A Filarmônica União dos Ferroviários cantou os parabéns ao Dia Internacional das Mulheres de forma brilhante e emocionante. Além de muitas outras composições instrumentais conhecidas nacionalmente e internacionalmente.

A cantora gospel Tatiane Simões também fez parte dessa festa cantando nessa sessão solene com belíssimas canções e homenageou a todos os presentes no salão nobre da Câmara.

A vereadora Lúcia Cristina, que nesta solene preside a casa, leu sua homenagem às mulheres e agradeceu a todos os presentes.

A empresária Ana Claudia Matos foi a primeira homenageada da noite, pelo seu empenho da mesma no ramo empresário que também já foi destaque bonfinense como melhor empresária, melhor loja de cosméticos e também melhor atendimento.


Também foi homenageada da noite, a Sra. Maria Gomes Ferreira, mais conhecida como Dulce da merenda, que em sua tradicional bicicleta vende seus deliciosos quitutes em todo o comércio de Senhor do Bonfim.
A terceira homenageada da noite foi a Sra. Bárbara Lidiane Caetano dos Santos, assessora parlamentar desta casa, que foi a escolhida por todos os servidores da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, por ser um exemplo de companheirismo, coleguismo e simplicidade.

A última homenageada da noite foi a professora e vereadora Lúcia Cristina Cerqueira, pelos seus serviços prestados em Senhor do Bonfim, representando assim, a sociedade feminina e provando ainda mais a capacidade de liderança que a mulher pode exercer.

A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim também sorteio alguns brindes entre as mulheres presentes em homenagem ao seu dia que foi comemorado no dia 08 de março.

A Filarmônica União dos Ferroviários encerrou esta sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher tocando o instrumental do Hino do Senhor do Bonfim.


Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

FILADÉLFIA: BARBOSA JÚNIOR E ROBERTO CARLOS CONSEGUEM 4,5 KM DE ASFALTAMENTO


Em audiência no Derba em Salvador, acompanhado do deputado Roberto Carlos, o prefeito Barbosa Júnior conseguiu mais uma vitória para a população Filadelfense.

Próxima semana, Barbosa Júnior estará Senhor do Bonfim, em reunião no DERBA Regional com Drº Jorge Souza, para fazer a relação de equipamentos que o município irá disponibilizar como também saber quais serão disponibilizados pelo Governo para o asfaltamento dos 4,5 km que ligam a entrada da cidade até o bairro do Jacaré.

Barbosa Júnior acredita que o serviço comece no final de março, início do mês de abril.


ASCOM - FILADÉLFIA