terça-feira, 18 de março de 2014

EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADE DE AVEIRO EM PORTUGAL RECEBEU O GRUPO DE DOCENTES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS PARA FORMAÇÃO INTENSIVA DE TRÊS SEMANAS


A Universidade de Aveiro (UA) recebeu a partir do dia 29 de janeiro ogrupo de docentes de Matemática brasileiros que aqui se deslocam para uma formação intensiva. Foram 25 professores de Matemática, fazendo parte deste grupo a Professora Everalda Gomes Araujo Supervisora bolsista do PIBID de Ciências da Computação IF Baiano Senhor do Bonfim BA./CAPES que frequentaram o “Curso de Aperfeiçoamento e Atualização para Professores na área da Matemática”, até ao dia 21 de fevereiro. Este grupo insere-se no "Programa de Formação de Professores de Nível Avançado" da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Para a UA estas formações tiveram como objetivo contribuir para o fortalecimento das relações bilaterais de cooperação com a CAPES e criar redes de professores nos dois países que possam resultar, mais tarde, no desenvolvimento de projetos educativos internacionais.

Relativamente aos docentes brasileiros, pretende-se valorizar a sua formação em termos científicos e pedagógicos; proporcionar uma experiência profissional noutro país; estimular o uso de tecnologias educativas na construção de estratégias didático-pedagógicas inovadoras; promover a troca de experiências entre professores brasileiros e portugueses e possibilitar a elaboração de projetos educacionais a serem desenvolvidos entre os participantes dos programas fomentados pela Capes.
O projeto é totalmente financiado pela agência CAPES que assumiu os custos com viagem e hospedagem.

A formação em matemática, organizada pelo Departamento de Matemática,teve uma duração total de 80 horas distribuídas por sete módulos: Geometria; Probabilidades e Estatística; Teoria de Números e Criptografia; Matemática Discreta; Circo Matemático (Magia Matemática); Resolução de Problemas e História da Matemática.


POLICIAL: 6º BPM APREENDE MENOR E REALIZA PRISÃO APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um adolescente e realizaram uma prisão por tentativa de homicídio, no Bairro Bonfim III, em Senhor do Bonfim, nesta segunda-feira (17).

Uma guarnição da CETO, às 9h50, foi acionada após um homem de 43 anos ter sido perseguido por duas pessoas que realizaram disparos de arma de fogo contra ele.

Os policiais conseguiram prender Jeferson Andrade dos Santos, 18 anos, o qual afirmou que a arma utilizada estaria com o comparsa.

Às 15 horas, dando continuidade à diligência, policiais motociclistas da ROCAM conseguiram apreender um adolescente de 16 anos, o segundo envolvido.

Nos dois momentos, Jeferson Andrade e o adolescente foram apresentados na delegacia de Polícia Civil. A arma utilizada não foi localizada.


POLÍTICA: FILADÉLFIA SEDIA CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


Na manhã desta Terça-feira (18 de Março), ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Filadélfia, uma capacitação para os funcionários da Assistência Social, contando também com a presença de Conselheiros Municipais e representantes do Município de Ponto Novo.

A capacitação foi ministrada por Técnicos do Seguro Social da Previdência Social de Senhor do Bonfim - Jamerson Luis e Patricia Carvalho, tratando temas como "Benefício de Prestação Continuada" e "Segurado facultativo de baixa renda".


ASCOM PMF

POLICIAL: 6º BPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS


Policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisões por tráfico de drogas, nesta terça-feira (18), às 10h30min, no Bairro da Pêra, em Senhor do Bonfim.

Em ronda na localidade, moradores apontaram uma casa abandonada que estaria sendo utilizada como ponto de venda de drogas. Na revista, os policiais encontraram com Charles Antenor da Silva, 31 anos e Misael Santana de Oliveira, 21, cinco trouxas de cocaína, a quantia de R$ 35,40, um celular, uma caderneta contendo anotações e uma revista de tatuagem.

Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante.


POLÍTICA: PREFEITURA DE ITIÚBA VAI PROMOVER AÇÕES DE CIDADANIA


Depois de uma serie de mudanças internas do governo BANGA agora é a hora de bota o bloco na rua, foi o que anunciou o gestor logo após uma reunião de com secretários e assessores no final da semana que passou.

O Prefeito pediu aos seus secretários e assessores que façam levantamentos das áreas, mas criticas de seu governo e tome providencias imediatamente. Também ficou marcada uma ampla agenda de ações de CIDADANIA, que consistir em um deslocamento estratégico do Gabinete e todo seu aparato de secretárias e demais setores da ADMINISTRAÇÃO, para uma determinada localidade do interior do município.

MAIS CIDADANIA é o tema desta campanha que Banga começa a desenvolver a partir de agora e tem como objetivo atender diretamente o cidadão em sua localidade, bem como levar os serviços de; Saúde, iluminação, limpeza, calçamento, etc.

A primeira MAIS CIDADANIA vai a conter no próximo dia 31 e a comunidade escolhida foi Piaus, que já começa a receber visitas de secretários e demais setores da administração, que buscam fazer um levantamento das necedades e planejar a ação junto com a comunidade.

O Prefeito também prometeu fazer entrega de vários veículos e maquinas adquiridos para servir a população. Este pacote conta com; quatro Unos que, foram comparados com recursos próprios, além de ônibus, caminhão, caçamba e maquinas pesada, fruto de uma interface entre os Governos Federal e Estadual.

ASCOM - ITIÚBA

POLICIAL: AÇÕES DA PM EM CAMPO FORMOSO

“Porte de Arma Branca e Ameaça”

Por volta das 11h40min, do dia 17Mar14, a Policia Militar foi solicitada através de populares, onde informavam que na Rua Bela Vista, bairro São Francisco, local conhecido como “Beco da Mazé”, um homem estava armado com uma arma branca (tipo peixeira) ameaçando um outro senhor. Incontinenti uma viatura foi enviada ao local, onde constatou a veracidade do fato. ADEMAR RIBEIRO TELES, 52 anos, residente na Rua Castelo Branco, Centro, nesta cidade, foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso por porte de arma branca e ameaça, tendo como vítima o Sr. Daniel Evangelista, residente no Bairro São Francisco, Campo Formoso. Os envolvidos juntamente com a arma do crime foram apresentados a autoridade competente para as medidas que o caso requer.

“Posse de entorpecente”

Por volta das 11h45min, do dia 17Mar14, ao realizar abordagens de rotina no bar do Zinho, localizado na Rua Bela Vista, s/n, bairro São Francisco, local conhecido como “Beco da Mazé”, foi encontrado com CLEITON FERNANDES PASSOS, 19 anos, residente na Rua Topázio, Bairro Santa Luzia, Campo Formoso, cerca de 5g de Cannabis Sativa (maconha). O acusado foi conduzido a Delegacia de Policia Civil, nesta cidade, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

“Maria da Penha”

Informo que às 16 horas do dia 17Mar14, a Polícia Militar foi solicitada pela Sra. Júlia Maria Guimarães, 64 anos, residente no povoado de Zé Roxinho, Campo Formoso, onde informava que seu filho VASCONCELOS GUIMARÃES MOREIRA, vulgo “Tôcha”, 35 anos, residente no povoado supracitado, motivado pelo uso excessivo de álcool, estava ameaçando-a. Foi constatada a veracidade do fato, onde policiais desta Companhia de Policia prenderam o acusado e o conduziram a Delegacia de Policia Civil de Campo Formoso. A vítima informou ainda que é prática costumeira do acusado ameaçá-la e agredi-la. O acusado ainda roubou da residência da genitora algumas aves que no ato da prisão foram encontradas com o mesmo. Vasconcelos foi apresentado a autoridade competente que lavrou o flagrante.


CULTURA: PREFEITURA DE JAGUARARI REALIZARÁ FESTEJOS DE CATUNI DA ESTRADA


Nos próximos dias 22 e 23 de março, a Prefeitura Municipal de Jaguarari promove a comemoração dos festejos de Catuni da Estrada, com a seguinte programação:

22/03 - SÁBADO
21:00 – Pegada do Malandro
00:00 – Nino Coutinho
02:00 – Carlos Oliveira

23/03 - DOMINGO

20:00 – Mega Show
23:00 – Show Mania
01:00 – Paixão de Vaqueiro


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

CULTURA: GRUPO Q-BAMBA REALIZA BATIZADOS DE CAPOEIRA NESTE DOMINGO


CAPIM GROSSO: HOMEM SUSPEITO DE SER O TARADO DO BOLO É DETIDO PELA POLÍCIA


A Polícia prendeu na noite desta segunda-feira (17), um homem identificado como Cássio Vinícius S. Santos, 44 anos, suspeito de ter molestado uma menor de 11 anos de idade, fato este acontecido no Bairro Planaltino em Capim Grosso.

Segundo informações colhidas do pai da vítima, a menor andava na Rua Massaranduba, por volta das 12 horas, em companhia de outra menor, quando o suspeito parou uma motocicleta modelo Bros, de cor azul, chamou a menor pelo nome e pediu para que ela o ajudasse a pegar um bolo que iria levar para faculdade, inocentemente ela aceitou o pedido e subiu no veículo, sendo que o suspeito partiu em direção ao cemitério do Bairro, onde entrou em um matagal e começou a molestar a vítima, posteriormente exibiu seu órgão sexual e esfregou nas partes íntimas da mesma, a criança assustada pediu para ir embora, sendo que ele falou que era para ela esperar que iria procurar uma casa vazia para ambos ficarem, aproveitando da ocasião surgida ela fugiu em direção da casa da tia, onde ao chegar contou o que tinha acontecido.

A Polícia Militar foi acionada e ao tomar conhecimento do que acontecia, saiu em diligências para identificar e deter o suspeito, o que foi feito encontrando por volta das 23h00min, sendo conduzido até a DEPOL local, onde está detido a disposição do delegado Bel. Humberto.

Fomos informados pela Polícia Civil que o acusado é suspeito de minutos antes ter realizado o mesmo convite à outra menor, como também é suspeito de ter praticado outras ocorrências.

O Conselho Tutelar tomou conhecimento do caso e tomou todas as medidas cabíveis a ocorrência, encaminhando relatório para a autoridade policial.


Jorgequixabeira

CULTURA: VEM AÍ BONFIM FEST 2014


ÚLTIMA CHAMADA E AULA MAGNA PÓS PRESENCIAL NA LFG

Grupo Camargo, Convida os alunos inscritos na Pós Presencial para sua 1ª AULA MAGNA dia 29/03/2014, AS 8 h.



ÚLTIMA CHAMADA : Pós Presencial em Bonfim.

Faça sua inscrição para confirmar sua vaga. Pós GraduaçãoImagem inline 1
em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia: Institucional, Clínica , Hospitalar e com ênfase em Saúde Coletiva.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717
Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro. No Prédio da faculdade Anhanguera, próximo a rádio Caraíba.

DR JORGINHO PRESTIGIA FINAL DE CAMPEONATO NO POVOADO DE CRUZEIRO


O Final do campeonato do Povoado de Cruzeiro contou, no último domingo (16), com a presença do vereador Dr. Jorginho, que apoiou o evento e entregou o troféu ao campeão Caldeirão do Mulato.


“Estamos sempre presentes prestigiando e apoiando as comunidades, no esporte, pois acreditamos que através dele também conseguiremos uma melhor qualidade de vida”, disse o vereador.


ASCOM - DR. JORGINHO

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO: BAHIA JÁ ATENDEU A 67% DOS ELEITORES CONVOCADOS


Dos 474.903 eleitores convocados para a coleta das digitais, 318.491 já fizeram o procedimento

O recadastramento biométrico de eleitores na Bahia está chegando à sua reta final. Entre julho de 2013 e fevereiro de 2014, 14 cidades do interior do estado finalizaram o procedimento e 14 municípios continuam com atendimento previsto até o final deste mês de março. Do total de 474.903 eleitores convocados na Bahia, 318.491, aproximadamente 67%, já foram atendidos em cartórios eleitorais no interior do estado, isto é, já estão aptos a identificar-se no ato do voto com as impressões digitais.

O processo é obrigatório a todos os eleitores convocados, que só poderão exercer a sua cidadania em outubro caso estejam quites com a Justiça Eleitoral. O recadastramento biométrico consiste na coleta de impressão digital, fotografia da face do eleitor e também da assinatura digital, o que faz com que a votação se torne ainda mais segura para o eleitor e para a Justiça Eleitoral.

Últimos dias

O município de Senhor do Bonfim, que atende também os eleitores de Andorinha, irá encerrar o atendimento na próxima sexta-feira (21/3). As cidades de Ipiaú, Ibirataia e Barra do Rocha (24ª Zona Eleitoral), Arataca e São José da Vitória (166ª Zona Eleitoral), Canavieiras e Una (116ª Zona Eleitoral) e Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Varzedo (56ª Zona Eleitoral) encerram em 28 de março.

Recadastramento Biométrico até às 11h23min de hoje (18/03/14)
Andorinha - 9.138 eleitores recadastrados (74,75%)
Senhor do Bonfim - 35.336 eleitores recadastrados (74,73%)


Matéria: Maria Clara Ferreira - TRE-BA

ESPORTE: O KARATÊ NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DA CRIANÇA


“A melhor maneira de proteger quem você ama é prepará-lo para a vida”

No mundo atual, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado ou trocados pelo mundo virtual. Os pais que freqüentemente trabalham intensamente sentem-se sem condições de ajudar a construir estes valores na criança por não estarem sempre em contato com os mesmos, que normalmente passam seus dias em frente de uma televisão, computadores, ou pior, em contato com companhias inadequadas.

Aliado a isso surge o medo da violência nas ruas, fazendo com que os seus pais achem que em casa as crianças não terão situações de perigo e as confinam-nas, atrofiando gradativamente o desenvolvimento físico e psicomotor, pois as mesmas, não praticam as tradicionais recreações de pega-pega, esconde-esconde, meu mestre mandou, pipa, peão e tantas outras.

Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.


(Uilson Miranda) Academia Impacto - CREF 007.156 G/Ba

POLÍTICA: PREFEITO EURICO SOARES APRESENTA NOVO SECRETARIADO MUNICIPAL DE CAMPO FORMOSO


O prefeito de Campo Formoso, Eurico Soares, apresentou o novo secretariado municipal na manhã desta segunda-feira (17), no gabinete da prefeitura. De acordo com o chefe do Executivo, a equipe está preparada e em sintonia com o projeto de governo. “É uma equipe muito boa e muito competente, eu estou confiante que vamos colocar o plano de governo em ação e surpreender de forma positiva a população de Campo Formoso”, comentou Eurico Soares.

Os nomes que integram a nova composição do primeiro escalão municipal são:

Maria Elizabeth Souza Gonçalves (Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte);
Carlos Maranhão (Secretaria de Agricultura);
Vicente Gominho Antunes Correia (Secretaria de Obras);
Jarbas Carneiro (Secretaria da Fazenda);
Aleksandro Medeiros Soares (Secretaria de Saúde);
Josefa Borges (Secretaria de Ação Social);
Bruno Medeiros Soares (Interinamente na Secretaria de Administração);
Anizete Laborda (Chefe de Gabinete);
Láuriston Ribeiro Pinto da Silva (Procurador Jurídico);
Madson Willamys Gama de Souza (Chefe de Controle Interno).


ASCOM - Campo Formoso

POLICIAL: AGRICULTOR MORRE EM MAIS UM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA RURAL DE FILADÉLFIA


Por volta das 13h30min de segunda-feira, 17, um trágico acidente de moto, ceifou a vida de um agricultor da cidade de Filadélfia. Francisco Serafim da Silva, conhecido como Chico, 43 anos de idade, residente na Fazenda Várzea da Pindoba, zona rural deste município.

De acordo com informações, Chico saiu da casa de seu sogro, na localidade da Fazenda Cachimbo com destino a sede do município, aproximadamente, há 300m de onde tinha saído, próximo a Associação, o mesmo perdeu o controle de sua moto uma Honda Titan, Es CG 150, placa policial JMZ 9469, licença de Salvador-BA, chocando-se de frente com um poste de energia elétrica. Com o forte impacto os moradores ouviram o barulho e ao chegarem no local viram que se tratava do acidente envolvendo seu familiar.

A ambulância foi acionada, mas ao chegar no local perceberam que a vítima já estava sem os sinais vitais, acionando de imediato a Polícia Militar, e DPT para tomarem as medidas cabíveis.
Chico deixou esposa e três filhos menores de idade.


Filadélfia em Noticias