quinta-feira, 27 de março de 2014

VIA SACRA 2014: COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO ALTO DA MARAVILHA


Como acontece todos os anos no período Quaresmal, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Alto da Maravilha realiza nas sextas-feiras a Via Sacra, recordando os últimos passos de Jesus durante seu caminho para o calvário.

As reflexões da Via Sacra são feitas encima do tema da Campanha da Fraternidade, que esse ano trás como tema principal: “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Participe você e sua família desse momento de reflexão vivenciado pelos cristãos católicos em Bonfim.

07/03 – 19h30min – Rua Voluntários da Pátria e Adjacências (Eliene)
14/03 – 19h30min – Rua Siqueira Campos e Adjacências (Edna)
21/03 – 19h30min – Loteamento Emanuela e Adjacências (Vaneide)
28/03 – 19h30min – Mutirão e Adjacências (Zizi)
04/04 – 19h30min – Rua Dom. Antônio Monteiro e Adjacências. (Luzia)


Encontros da Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”- COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - ALTO DA MARAVILHA

10/03 – 19h30min – Loteamento Santo Antônio e Adjacências. (Gil)
17/03 – 19h30min – Rua João Cândido e Adjacências (Ines)
24/03 – 19h30min – Rua Santa Terezinha e Adjacências. (Luzia)
31/03 – 19h30min – Rua Arlinda Vieira e adjacências (Eliene)
07/04 – 19h30min – Rua Carrapichel e Adjacências (Zizi)


Maravilha Notícias

SAÚDE: BONFINENSE ESTUDANTE DE DIREITO MORRE VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA EM SALVADOR


Uma estudante de direito de 24 anos morreu vítima de dengue hemorrágica em Salvador nesta quarta-feira (26). Segundo o coordenador da Vigilância de Emergência e Saúde Pública do Estado da Bahia, Juarez Dias, que confirmou o óbito nesta quinta-feira (27), a morte é a primeira decorrente de dengue hemorrágica na capital baiana neste ano. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a jovem morava do bairro da Pituba e deu entrada no Hospital do Subúrbio na segunda-feira (24). Depois, foi transferida para o Hospital Couto Maia onde veio a falecer. Nos dois primeiros meses de 2014, já foram confirmados 392 casos da doença em Salvador – aumento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado – três deles da forma grave. No estado, segundo a Secretaria de Saúde (Sesab), houve diminuição de 91,89% dos casos em relação aos dois primeiros meses de 2013. Ainda de acordo com a SMS, agentes de combates às endemias já realizaram ações preventivas e de bloqueio no perímetro da residência da vítima, com tratamento de depósitos preferenciais do Aedes Aegypti, bem como eliminação de focos encontrados. A atividade foi intensificada com a utilização do fumacê.


BN

EMPREGO: VAGAS DE EMPREGO PARA SENHOR DO BONFIM


O Sinebahia/SAC – Sr. do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:


VENDEDOR PRACISTA: 01 VAGA

 Ensino Médio completo;
 Sexo masculino;
 Experiência mínima de 06 meses;
 Possuir carro ou moto.


VENDEDOR EXTERNO: 05 VAGAS

 Ensino Médio completo;
 Ambos os sexos;
 Experiência mínima de 04 meses;
 Disponibilidade para viajar.


REPOSITOR EM SUPERMERCADO: 01 VAGA

 Ensino Médio;
 Sexo Masculino;
 Experiência mínima de 06 meses;
 Habilitação “ A”.


MONTADOR DE MÓVEIS: 01 VAGA

 Ensino Fundamental;
 Sexo Masculino;
 Experiência mínima de 06 meses;


MONTADOR DE MOTOCICLETAS – 1 VAGA

 Escolaridade não exigida
 6 meses de experiência em carteira
 Sexo masculino


MECÂNICO DE MOTOCICLETAS – 1 VAGA

 Escolaridade não exigida
 6 meses de experiência em carteira
 Sexo masculino


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

POLÍTICA: PREFEITO CORREIA PARTICIPA DE ASSINATURA DE CONVÊNIO DURANTE SEMINÁRIO EM SALVADOR


Durante a manhã desta quarta-feira (26), o prefeito Edivaldo Martins Correia participou da abertura do Seminário de Convivência com o Semiárido, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, que segue até a próxima sexta-feira.

Na oportunidade, o prefeito participou da assinatura de atos executivos juntamente com o Governo Estadual, representado pelo Governador Jacques Wagner, que visam beneficiar comunidades rurais de Senhor do Bonfim.

Um dos atos autoriza a EMBASA a licitar obras de extensão de Rede de Abastecimento de Água, beneficiando as comunidades de Rancharia, Pinicapau, Rapousa, Tapuia II, Gameleira, Lagoa do Boi, Queimado, Caldeirão de Dentro, Garrote e Limões.
O outro diz respeito à assinatura de Ordem de Serviço para as obras de implantação de Sistemas de Abastecimento de Água, por meio de Convênio com o Ministério da Integração (Governo Federal) beneficiando a comunidade da Fazenda Maravilha.

“Essas visitas que temos feito ao Governo Estadual, a exemplo da participação neste seminário de Convivência geram bons frutos para a nossa população sobretudo às comunidades rurais que sofrem com a estiagem”, afirmou o prefeito Correia.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

SANEAMENTO BÁSICO: FILADÉLFIA É UMA DAS 50 CIDADES SELECIONADAS PELA FUNASA, PARA ASSESSORAMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


O município de Filadélfia recebeu a confirmação da FUNASA, que o insere no projeto de elaboração de um plano municipal que visa estruturar a rede de saneamento básico da cidade, dando melhores condições de bem-estar à população e um aproveitamento de recursos naturais.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07 artigo 19, que estabelece as diretrizes a serem seguidas e obriga todas a prefeituras a formularem seus planos locais.

Com isso o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa, que elaborado pelos técnicos da Prefeitura, e tendo o apoio da sociedade, é sabatinado em audiência pública, onde são apresentadas sugestões ou reivindicações.

Após as discussões com a comunidade, o PMSB é apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal. Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento do município, estabelecendo as diretrizes para o saneamento básico e fixando as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

EMPREGO: SINEBAHIA INSCREVE TRABALHADORES PARA 3.360 VAGAS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES SENHOR DO BONFIM E JACOBINA SERÃO CONTEMPLADAS


Senhor do Bonfim disponibilizará de 20 vagas para a área de construção civil - pedreiro polivalente, e mais 20 vagas para tecnologia da informática - manutenção de microcomputadores, já para a cidade de Jacobina haverá 20 vagas para a área de construção civil - eletricista de instalação predial, e alimentos - culinária.

Para o curso de Pedreiro polivalente as inscrições acontecem na EBENEZER, e para o curso de Manutenção de microcomputadores estão sendo feitas no SAC/SINE.

Estão abertas, até esta sexta-feira (28), as inscrições para 3.360 vagas dos cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Bahia, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Serão oferecidos, em 56 municípios que possuem unidades do SineBahia, cursos nas cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, arte e cultura, agricultura familiar, metal mecânica, tecnologia da informação, entre outros. Os cursos terão turmas de 20 alunos e carga horária entre 80 e 240 horas. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no dia 7 de abril.

O público-alvo são pessoas com idade superior a 18 anos, de baixa-renda, desempregadas e com disponibilidade de horário. A escolaridade exigida varia em função de cada curso. Para se inscrever é preciso apresentar RG, CPF e PIS. O trabalhador terá direito a auxílio-transporte (quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático.

Relação dos 57 municípios: Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cachoeira, Caitité, Camacan, Camaçari, Caravelas, Catu, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Curaçá, Dias D'ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Irecê, Itabuna, Itagiba, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itororó, Jacobina, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Madre de Deus, Maracás, Maragogipe, Muritiba, Nazaré, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pindaí, Poções, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Santa Maria da Vitória, Santo Antonio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Vera Cruz, Vitória da Conquista.


Ascom Setre

POLÍTICA: GOVERNADOR AUTORIZA REDES DE ÁGUA PARA COMUNIDADES DE BONFIM DURANTE EVENTO


O governador Jaques Wagner autorizou a Embasa licitar extensões de rede em 133 comunidades de 43 municípios, durante cerimônia, nesta quarta-feira (26), de abertura do Seminário Interestadual de Convivência com o Semiárido, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador. O deputado Carlos Brasileiro (PT) participou do evento. Em Bonfim, serão contempladas as localidades de Rancharia, Sítio da Umburana, Pinicapau, Raposa, Várzea Cumprida, Gameleira, Garrote, Queimado, Caldeirão de Dentro e Tapuia II, num investimento de cerca de R$1 milhão.

Jaques Wagner afirmou que “essas ações vêm para somar às outras já realizadas pelo governo para combater os efeitos da seca e melhorar a qualidade de vida dos baianos que vivem no semiárido”. Segundo o secretário da Casa Civil e coordenador das ações estaduais para o desenvolvimento do semiárido, Rui Costa, a Bahia foi o estado que mais investiu em sistemas de abastecimento de água, com a destinação nos últimos sete anos de R$ 4 bilhões.

Brasileiro comemorou a chegada da água nas comunidades bonfinenses, cuja requisição foi feita por ele, através de indicação ao Governo. Ele destacou ainda o lançamento do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Enfrentamento aos Efeitos da Seca, pelo Governador. Como deputado, além de apresentar centenas de indicações para implantação de cisternas, barragens, adutoras e sistemas de água, Brasileiro tem lutado pela implementação de um Modelo de Política Pública Permanente de Convivência com o Semiárido. Inclusive, presidiu a subcomissão para estudos do Lençol Freático.

A implantação da rede até as localidades citadas será possível graças ao projeto da adutora de Ponto Novo, do eixo que segue de Senhor do Bonfim até Andorinha. “Estamos lutando para conseguir este pleito há quatro anos. Até então, não havia vazão suficiente. Com a implantação da adutora, isto será possível”, afirmou Brasileiro. A expectativa dele é que as obras sejam iniciadas em junho próximo. Brasileiro destacou o papel do vereador Ivan Barbosa, que elaborou o pré-projeto que foi apresentado pelo deputado e também vinha atuando para que a indicação fosse concretizada. Ele ainda citou o vereador Rê do Sindicato, que também tem buscado ações para algumas das comunidades contempladas.


ASCOM - DEP. BRASILEIRO