terça-feira, 1 de abril de 2014

EDUCAÇÃO: PROFESSORES DA REDE PÚBLICA VOLTAM A PARAR AMANHÃ

Nesta quarta-feira (2) não haverá aula nas redes estadual e municipal de ensino. A paralisação de 24 horas afetará todas as instituições da capital e do interior do estado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB). Atualmente, são 45 mil docentes em toda a Bahia.

Segundo o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, a paralisação foi convocada por diversos sindicatos de trabalhadores do estado da Bahia e envolverá ainda trabalhadores das áreas de saúde e segurança. A ação é uma estratégia para pressionar o governo a conceder reajuste salarial e o pagamento da Unidade Real de Valor (URV), principais pontos das diversas pautas apresentadas por cada sindicato.

Esta não será a primeira paralisação na rede pública de ensino. Desde que o ano letivo começou na rede estadual, dia 10 de março, algumas escolas tiveram as aulas suspensas por conta de paralisações de professores, merendeiras e pessoal de limpeza.

Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Educação (SEC), os atrasos foram regularizados com as empresas Delta e Líder, e a negociação com a última empresa devedora, Assemp, está marcada para acontecer hoje à tarde, no Ministério Público do Trabalho (MPT).


Correio

FILADÉLFIA: PREFEITO RECEBE ASSISTENTE SOCIAL DA CAR


O prefeito Antonio Barbosa dos Santos Júnior, recebeu em seu gabinete a assistente social da CAR, que estará fazendo o cadastro das famílias que não tem água encanada e que não tem cisternas.

Todas as famílias que não possuem este benefício, a partir de agora receberão este benefício.

Uma parceria firmada entre o Governo da Bahia e CAR, garantida através da audiência realizada na Câmara de Vereadores de Filadélfia, em que o presidente de CAR, Vivaldo Mendonça, garantiu trazer benefícios para o município.

O que foi garantido esta sendo cumprindo.


ASCOM PMF

ITIÚBA: O POVO APROVOU A INICIATIVA DA PREFEITURA ITINERANTE DENOMINADA MAIS CIDADANIA


O Ato anunciado movimentou a comunidade de Piaus durante todo o dia dessa segunda (31/03), centenas de pessoas visitaram os estandes onde vários serviços foram oferecidos à população.

O Prefeito abriu o evento anunciando uma ampla agenda desse tipo de ação que percorrerá o município levando toda infraestrutura da Prefeitura para as comunidades.

Hoje o povo sentiu de perto o compromisso da administração do Prefeito BANGA, que leva MAIS CIDADANIA a toda população.

Quem visitar Piaus a partir de hoje sente o quanto foi importante este trabalho: Árvores podadas, iluminação corregida, Calçamento melhorado, encostas limpas, estradas e ruas corrigidas com Máquinas e caçambas etc.


Muitas atividades também foram levadas as pessoas; Corte de cabelos, distribuição de mudas, atendimentos médicos, jurídicos, Bolsa Família, entrega de cisternas, parquinhos de diversão infantil, apresentações Culturais, Torneios de Futebol e muitas outras ações. Tudo isto fazendo parte do programa MAIS CIDADANIA.

ASCOM - ITIÚBA

POLÍTICA: EX-PREFEITO AGILEU LIMA É INTIMADO PELA CÂMARA DE VEREADORES DE ANDORINHA



EDITAL PÚBLICO DE NOTIFICAÇÃO/INTIMAÇÃO

Cumprindo o disposto no inciso XVI, do art. 1º, da Resolução Administrativa nº 001/2012, de 11 de outubro de 2012, O Presidente da Câmara Municipal de Andorinha, NOTIFICA o ex-Prefeito AGILEU LIMA DA SILVA e os seus defensores, os Bacharéis HENRIQUE BONFIM CARVALHO e LEANDRO BONFIM CARVALHO, da redesignação da Sessão de Julgamento das Contas do Poder Executivo Municipal – Exercício Financeiro de 2010, de responsabilidade do ex-Prefeito AGILEU LIMA DA SILVA, do dia 27/03/2014, ÀS 18:00 horas, para o dia 03 de abril de 2014, às 18:00 horas, no Plenário desta Casa Legislativa, ficando, ainda, INTIMADOS para comparecer à referida SESSÃO DE JULGAMENTO, quando será oportunizado ao ex-Prefeito apresentar pessoalmente, querendo, no tempo de 90 (noventa) minutos a sua DEFESA EM PLENÁRIO, ou se fazer representar por um dos referidos defensores,, ficando ADVERTIDOS de que, na eventual recusa ou ausência do ex-Prefeito, ou dos seus defensores, mesmo em caso de força maior, a DEFESA EM PLENÁRIO poderá ocorrer por simples leitura de manifestação escrita, subscrita pelo ex-Prefeito, ou por um dos defensores, OPORTUNIDADE em que lhes dá ciência da nomeação de mais um DEFENSOR DATIVO, indicado pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Senhor do Bonfim, Bahia, para atuar na eventual ausência do ex-Prefeito e de seus defensores, bem como, na eventual ausência de apresentação de DEFESA ESCRITA para ser lida em PLENÁRIO, objetivando evitar a procrastinação do feito, que terá na redesignação para o dia 03 de abril de 2014, a sua quarta vez, INFORMANDO-LHES que foram expedidas NOTIFICAÇÕES/INTIMAÇÕES para o ex-Prefeito e para os seus defensores, sendo NOTIFICADO/INTIMADO, com cópia integral dos autos, o Bel. RICARDO VERAS, inscrito na OAB/BA, sob nº 20.024, indicado pela OAB/BA, Subseção de Senhor do Bonfim, nomeado DEFENSOR DATIVO para atuar na SESSÃO DE JULGAMENTO redesignada para o dia 03 de abril de 2014, na hipótese de ocorrer a ausência do ex-Prefeito, por qualquer que seja o motivo, bem como, a ausência dos referidos defensores, inclusive, na hipótese de não apresentação de DEFESA ESCRITA, disponibilizando os autos para vistas, na Secretaria desta Casa Legislativa, no horário de expediente, encaminhando ao ex-Prefeito e aos advogados referidos, cópia do DESPACHO que redesignou a SESSÃO DE JULGAMENTO para o dia 03 de abril de 2014, acompanhado de cópia do PARECER FINAL da Comissão de Finanças, Contas, Orçamento, Obras e Serviços, documento este, já remetido em anexo na NOTIFICAÇÃO/INTIMAÇÃO expedida anteriormente.

Andorinha, Bahia, 28 de março de 2014.


Vereador José Vitor Soares
Presidente da Câmara

SANTALUZ: HOMEM Á ASSASSINADO A GOLPES DE FOICE; SUSPEITOS SÃO PRESOS


José Belton Barreto, de aproximadamente 50 anos, conhecido como Belton, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (31), nos fundos da propriedade rural onde ele morava, no povoado de Alagoinhas, zona rural de Santaluz. A Polícia Civil foi acionada por volta das 7h por policiais militares que chegaram minutos antes ao local.

A vítima foi morta a golpes de foice, e teve o rosto “completamente desfigurado”. De acordo com informações da polícia, o homem foi morto por volta das 22h de domingo (30) e tinha diversas passagens pela polícia. No dia 19 de fevereiro deste ano, ele foi preso em flagrante ao tentar invadir uma residência, no bairro Mãe Rufina.


Três homens são apontados como autores do crime e foram presos por volta das 11h desta segunda, após informações de populares, e depois de perceber a atitude suspeita de um parente da vítima, que estava na cena do crime, uma ação conjunta realizada entre as polícias civil e militar prendeu Emílio de Souza, de 53 anos, conhecido como “Miro”, e dois filhos dele, identificados como Evonildo Santiago Jesus de Oliveira, de 23 anos, conhecido como “Von” e Celso Santiago de Jesus, de 32 anos.

O trio era parente da vítima. Celso foi preso no local do crime, ele estava entre aos familiares da vítima que assistiam ao levantamento cadavérico. A polícia também apreendeu um adolescente de 17 anos, acusado de participar do crime. Na casa dos suspeitos os policiais encontraram uma foice, com manchas de sangue.

Os acusados negam a autoria do crime. Os quatro foram levados para a Delegacia Territorial de Santaluz.O motivo do homicídio está sendo investigado pela Polícia Civil.

Esse é o segundo homicídio na cidade luzense em dois dias. Na manhã de sábado um homem foi morto na porta de casa.


Redação Calila Notícias * informações e fotos: Notícias de Santaluz/Ichu Notícias

ESPORTE: 6º BPM IMPLANTA O PROATIVO NO BAIRRO POPULARES


A pedido da população, o 6º Batalhão de Polícia Militar implantou o PROATIVO, programa comunitário de atividade física, no Bairro Populares, em Senhor do Bonfim, no dia 27 de março.
O lançamento aconteceu na Associação Comunitária local, com aproximadamente 150 pessoas. Estavam presentes o Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, o Capitão PM Rafael, o Capitão PM Gabriel, os componentes do PROATIVO, Tenente PM Cardeal, Soldado PM Moura, Soldado PM Oldair e Soldado PM Eny, além do Presidente da Associação dos Moradores das Populares, Sr. Esdras Nunes.
Nos discursos, foi frisada a importância do PROATIVO para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Ao final, foi realizada, a pedido dos presentes, apresentação de uma aula de atividade física.


ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES TEMEM MAIOR INFESTAÇÃO DE RATOS E OUTROS BICHOS PEÇONHENTOS EM CAMPO FORMOSO


Moradores da Rua Teixeira de Freitas e adjacências, em Campo Formoso, estão sofrendo com a infestação de ratos, mosquitos e sapos após a queda do muro do Escritório da Embasa há mais de 01 ano. Moradores próximos já pediram providências no Escritório, porém o gerente falou que estão sem verbas e depende da Gerência Regional de Senhor do Bonfim, enquanto isso o povo sofre com o descaso, mesmo sabendo que falta de verbas não é.


Até quando permanecerão assim ? Até as cobras invadirem as residências vizinhas?


Moradores pedem providências urgentes.

RELIGIÃO: PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM REALIZA FIM DE SEMANA DA EVANGELIZAÇÃO


• A Paróquia do Senhor do Bonfim, comunica que no próximo dia 5 (sábado), no Conjunto Habitacional Brisas do Monte e Cidade Nova, teremos o dia de evangelização que será realizada pela Equipe da Comunidade Católica Shalom e, no final do momento de evangelização teremos um grande momento de louvor.

• No dia 6 (domingo) acontecerá a Procissão Penitencial saindo de frente da Catedral Diocesana, às 5h30min, seguindo para o Conjunto Habitacional Jonas Costa onde acontecerá a Santa Missa, às 7h, celebrada por Dom Francisco Canindé Palhano. Portanto, no próximo domingo, às 7h, não teremos Missa no Colégio Sacramentinas e sim, no Conjunto Jonas Costa. A organização será da responsabilidade do Grupo Legião de Maria.

• Também, neste domingo, dia 6, teremos um grande momento de evangelização no Bairro Brisas do Monte e Cidade Nova organizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade. A evangelização terá como encerramento, a Santa Missa, às 17h, em frente à Associação de Moradores e teremos como celebrante o nosso Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano.

Nas Missas deste Domingo, dia 6, termos a Benção dos objetos. Você que acaba de adquirir a sua casa nova é o momento de agradecer a Deus e levar sua chave pra benzer. Leve também a chave de seu carro ou moto. Leve seu terço, água, dentre outros objetos. Vamos fazer um grande momento de oração. Leve ainda uma cruz pequena simbolizando o início da Semana Santa. Cristo conta com você.


PASCOM

POLÍTICA: NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DISCUTE PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO

Nesta terça (01), durante a Sessão da Câmara de Vereadores acontecerá a penúltima Audiência Pública relacionada ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) às 19:00.

O PDDU, que estava engavetado há 15 anos, é um importante instrumento de planejamento e ordenamento do município, e a participação da população junto ao Poder Público é essencial. Assim, o Plano poderá ser debatido, visando as melhorias e o crescimento ordenado do município.

O Governo Uma Nova Realidade convida toda a população a comparecer à Audiência Pública, para que juntos, possamos discutir esse importante instrumento de desenvolvimento da nossa cidade, de forma sustentável e organizada.

Na última quinta (27), aconteceu a apresentação da primeira parte do Plano Diretor e amanhã acontece a segunda. Na próxima quinta-feira haverá a audiência final.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim