sexta-feira, 20 de junho de 2014

ÁLCOOL E DIREÇÃO: A MISTURA QUE NÃO DÁ CERTO


Copa do mundo no Brasil, festejos juninos e muita alegria. E em meio a tantas comemorações, o álcool é uma substância psicoativa bastante consumida, sendo ainda apontada como a mais ligada aos acidentes de trânsito. Considerado um dos principais problemas de saúde pública no Brasil pode-se afirmar que, quanto mais grave o acidente automobilístico, maior é o envolvimento com o consumo de bebidas alcoólicas, pois aproximadamente 70% desses acidentes com vítimas fatais têm o álcool como principal responsável. Anualmente, ocorrem mais de 350 mil acidentes nas ruas e estradas brasileiras com um saldo de 33 mil mortos e mais de 400 mil feridos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (2009).

O advento da lei 11.705/2008, a chamada “lei seca” teve como finalidade impor penalidades mais severas para condutores de veículos que dirigem sob a influência do álcool, esperando conter o vertente crescimento do número de acidentes e mortos no trânsito brasileiro. Ainda que as regras e normas de conduta sejam conhecidas pelos motoristas, a ingestão de bebida alcoólica associada a posterior condução de veículos é uma triste realidade em nosso país. O trânsito exige rápidas tomadas de decisão e a mistura entre álcool e direção coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas, pois a ingestão de bebida alcoólica altera o estado de consciência do indivíduo, afetando processos motores e cognitivos (tornando mais lento o raciocínio, por exemplo) e tais fatores impedem que o condutor execute algumas funções de forma satisfatória. E o que a Psicologia tem a ver com tudo isso? Muita coisa. Profissionais que estudam/atuam na área de Psicologia do Trânsito também estão comprometidos com a educação para o trânsito, através de ações preventivas visando à mudança de comportamento dos condutores e consequente redução dos acidentes de trânsito.

Portanto, vamos festejar São João e Copa do Mundo, mas se for beber, não dirija. A opção de ir para casa em táxi ou ônibus, fazer rodízios em grupos de amigos em que um deles não ingeriu bebida alcoólica para dar carona aos demais são escolhas que podem poupar a sua vida e a de outras pessoas. É possível reduzir o índice de acidentes de trânsito, e um dos principais meios é através da conscientização e mudança de comportamento dos condutores que têm por costume dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. Não somente neste mês de junho, mas sempre. Todos somos responsáveis pela segurança no trânsito.

(Com informações extraídas de www.denatran.gov.br/publicacoes/show_public.asp?cod=20)
Quer sugerir algum tema? Envie um e-mail para: paulanbs@outlook.com

Paula Bezerra
Psicóloga CRP-03/9980

POLÍTICA: APROVADO ADICIONAL DE 30% SOBRE PERICULOSIDADE PARA MOTOBOYS


A atividade de quem trabalha com motocicletas, como motoboys, mototaxistas e serviço comunitário de rua, passou a ser considerada perigosa. A proposta (PL 2865/11, do Senado) que obriga o pagamento de adicional de periculosidade para a categoria, aprovada em 2013 pela Câmara dos Deputados, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18).

O benefício, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), é de 30% sobre o salário, descontados os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Atualmente, apenas trabalhos que impliquem contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado recebem essa classificação na legislação.

O deputado Márcio Marinho (PRB-BA), relator do projeto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, comemorou a sanção. "Os motoboys estão felizes da vida pelo reconhecimento da profissão, por essa vitória de ter um acréscimo de 30% no salário relativo à periculosidade”, reforçou.

Segundo o Mapa da Violência divulgado pela instituição (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos) no ano passado, o número de mortes de motociclistas passou de 1.421 em 1996 para 14.666 em 2011 – um crescimento de 932,1%.

O estudo aponta que as motocicletas transformaram-se na causa principal do aumento da mortalidade nas vias públicas nacionais. Em 2011, as mortes de motociclistas representaram 1/3 dos óbitos no trânsito.


Câmara
Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Marcelo Oliveira

POLICIAL: AÇÕES DA PM EM BONFIM E REGIÃO

Foto: Noticias de Santaluz

6º BPM realiza prisão por tentativa de homicídio

Policiais da 4a Companhia do 6o Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tentativa de homicídio, praticada nesta quarta feira (18), às 22h30, no Bairro Ponte Nova, na Cidade de Queimadas.
Três homens armados invadiram uma residência realizando disparos de arma de fogo, sem que conseguissem atingir dois moradores que estavam da casa. Em diligência, os policiais conseguiram interceptar o veículo Siena, de cor preta, placa JSE 6868, licença de Brasília, cujos ocupantes atiraram contra a guarnição, que revidou e conseguiu prender Thiê Barbosa dos Santos, portando um revólver, assim como apreender o veículo.
Já às 7h30 de quinta feira (19), na Cidade de Santa Luz, os policiais conseguiram prender outro acusado, Ulisses Ferreira da Silva.

Foto: Noticias de Santaluz

Os envolvidos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, juntamente com o revólver (calibre 32, com quatro munições deflagradas) e o veículo, onde havia três brucutus, onze munições de revolver calibre 32, quatro de calibre 38, dois cartuchos de calibre 556 e a quantia de R$ 254,00. Os dois acusados foram autuados em flagrante.
6º BPM apreende adolescente praticando direção perigosa

Policiais da ROCAM do 6o Batalhão de Polícia Militar apreenderam um adolescente de 17 anos que pilotava uma motocicleta Yamaha XTZ 125, cor preta, sem placa, na Rua da Umburana, em Senhor do Bonfim, às 16 horas de quinta feira (19).
O adolescente desobedeceu a ordem dos policiais para parar o veículo, caiu durante a fuga, quando feriu-se levemente.
Os policiais acionaram o SAMU que socorreu o rapaz para o hospital e, após ser medicado, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM realiza condução à delegacia por estelionato

Policiais da 1a Companhia do 6o Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Murilo de Brito Fagundes, 26 anos, por estelionato, nesta quinta feira (19), às 17 horas, no Centro de Senhor do Bonfim.
O suspeito trocava boletos do Forró do Sfrega por ingressos e camisas, que, segundo funcionário do evento, eram falsos.


EDUCAÇÃO: NOVOS DOCENTES TOMAM POSSE NA UNIVASF


Seis novos docentes tomaram posse na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), quinta-feira (18). A solenidade de posse foi realizada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, no Gabinete da Reitoria, e contou com a participação da secretária de Gestão de Pessoas em Exercício, Patrícia Carvalho. Os novos professores ficarão lotados em colegiados acadêmicos dos campi Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia, e São Raimundo Nonato, no Piauí.

Foram empossados os docentes: Lucas dos Santos Fernandes, professor da área de Química, no Colegiado de Ciências da Natureza, Campus São Raimundo Nonato; Isaac Figueredo de Freitas, professor de Libras, no Colegiado de Ciências da Natureza, Campus Senhor do Bonfim; David Soares Simões, professor da área de Teoria Sociológica, no Colegiado de Ciências Sociais; Edson Tetsuo Kogachi, professor da área de Simulação e Logística, no Colegiado de Engenharia de Produção; Raquel Aline Pessoa Oliveira, professora da área de Física de Materiais (Experimental), no Colegiado de Engenharia Elétrica; e Nailde de Amorim Coelho, professora da área de Estradas e Transportes, no Colegiado de Engenharia Civil, todos no Campus Juazeiro.

O reitor Julianeli Tolentino deu as boas-vindas aos docentes e fez um breve relato sobre a história da universidade, ressaltando que a Univasf completa 10 anos em outubro próximo. Ele enfatizou a importância da instituição para o desenvolvimento regional e falou sobre os desafios da universidade, que possui seis campi em três Estados diferentes. Os novos professores se apresentaram e afirmaram estar motivados para integrar o quadro docente da Univasf e contribuir com a instituição e a formação dos estudantes.

Gazzeta

POLICIAL: ESTELIONATÁRIO TENTOU APLICAR GOLPE DE MAIS DE CINCO MIL REAIS EM TROCA DE CAMISAS DO SFREGA EM BONFIM


Por volta das 18h00min dessa quinta-feira (19), foi conduzido à DT/Bonfim, o estelionatário GENILDO DA SILVA ROSA, que no momento da abordagem estava portando duas Carteiras de habilitação falsas com os nomes de MURILO DE BRITO FAGUNDES, e GABRIEL DA SILVA ROSA, além de estar com documento de um carro Honda Civic, placa OPD 5732, licença de Belo Horizonte – MG.


De acordo com a polícia, Genildo, já tem passagens pela policia em outras cidades, e informou que havia comprado pela metade do preço os cupons que seriam trocados por camisas do Forró do Sfrega, esses cupons dariam um prejuízo de mais de R$ 5.000,00, aos produtores do Forró, pois ainda de acordo com a policia são falsos os cupons.

Ainda em contato com o produtor do evento Sr. Paulo, o mesmo pede aos “Sfregueiros” que tenham o máximo de cuidado para não comprarem camisas falsas, e nem bilhetes que venham acarretar transtornos no dia do evento.


Maravilha Notícias

SÃO JOÃO: FESTA JUNINA, TRADIÇÃO DE BONFIM

Foto – Profissionais da Academia Impacto

Aconteceu nesta quarta feira, com brilhantismo o arraiá da Academia Impacto animando aos clientes, convidados e a todos que vivenciaram a festa que teve como objetivo principal realçar nossas raízes e nossos costumes através de quadrilha, forró, trajes típicos, licor, amendoim, canjica, pipoca, pamonha e charanga pelas ruas da cidade com muita animação aos gritos de “São João chegou”. Viva!

POLICIAL: POLICIA CIVIL DE CAMPO FORMOSO PRENDE LADRÕES DE VEÍCULO


Foram presos e se encontram recolhidos na enxovia da DP de Campo Formoso, FÁBIO PASSOS DE FIGUEIREDO AMARAL o "Galeguinho" e EDISSANDRO DOS SANTOS, os quais na madrugada do dia (18/06) furtaram um veículo GM Corsa cor prata, placa NZB-8679 licença de C. Formoso-BA, que se encontrava no interior de uma oficina nesta cidade, onde estava sendo concertado.

De posse do veículo os meliantes fugiram para a cidade de Capim Grosso, onde foram presos pela polícia e autuados em flagrante.

Dr. Edilzo Santana juntamente com o IPC Ângelo Júnior, após diligências recambiaram os elementos a esta cidade, onde permaneceram a disposição da justiça.

Informações preliminares indicam que o flagranteados já teriam passagens na policia por práticas de outros crimes.


DT/Campoformoso

POLICIAL: LADRÃO ARROMBA CASA EM CALDEIRÃO GRANDE E DEIXA RECADO NA PAREDE 'NOIS VAI VOLTAR VERME'


Nesta terça-feira (17), durante o jogo de Brasil x México, uma residência foi invadida em Caldeirão Grande. O proprietário da casa, que é pai de um ex-vereador da cidade, não estava presente no local, o que facilitou a prática do furto.


Além de furtar uma boa quantia em dinheiro, vários pertences da família, e revirar toda a casa, o ladrão ainda deixou um recado escrito na parede de um dos cômodos da casa: “Nois vai voltar verme”. A polícia suspeita que ação tenha sido pratica por menores.

NoticiaLivre