quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PARTICIPE DA ENQUETE SOBRE CURSOS PARA A FACULDADE ANHANGUERA POLO SENHOR DO BONFIM

ATENÇÃO: A Faculdade Anhanguera UNIDERP quer ouvir você. Qual dos cursos abaixo você gostaria de cursar em Bonfim?



Engenharia de Produção (02 vezes por Semana)

Engenharia da Computação (02 vezes por Semana)

Enfermagem (03 vezes por Semana)

Licenciatura em Educação Física (01 vez por Semana)

Tecnólogo em Gestão Ambiental (01 vez por Semana)

Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal (01 vez por Semana)

A Faculdade Anhanguera UNIDERP, agradece a sua participação.

Visite nossas instalações:
Rua Visconde do Rio Branco, 42, Centro - Senhor do Bonfim-BA
Telefone: (74)3541-5865

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL: POR UMA DISPUTA JUSTA


No próximo dia 05 de outubro de 2014, a sociedade brasileira irá às urnas para eleger os seus próximos representantes nas esferas federal e estadual, decidindo os rumos do país. Trata-se do momento de maior efervescência da democracia, que expressará os desígnios da população depois de meses de efetiva campanha e debate de ideais. Entretanto, para garantir que o resultado da disputa traduza a legítima vontade da maioria em prol de um futuro melhor, bem como para preservar o direito de escolha de cada um dos eleitores, libertando-os de interferências escusas, é indispensável o respeito às leis e às demais normas reguladoras de todo o processo. Cada um de nós exerce papel singular na fiscalização dos atos capazes de comprometer a igualdade e o equilíbrio do embate eleitoral, impedindo que a manifestação das urnas seja fruto de abuso de poder econômico ou político. Entre na luta por uma eleição limpa e justa, vigiando a atuação dos candidatos e de seus partidários. Assim, caso chegue ao seu conhecimento notícia de qualquer ilícito eleitoral, a exemplo de compra de voto, “boca de urna” e distribuição de “santinhos” no dia das eleições, propaganda eleitoral irregular, transporte ilegal de eleitores, utilização de bens ou serviços públicos em campanha, dentre outros, procure o Ministério Público de Senhor do Bonfim e faça a denúncia.

Estaremos de plantão durante toda a semana e no dia das eleições através do número de telefone (74) 3541-0300. As notícias de irregularidade também poderão ser comunicadas por meio do endereço eletrônico senhordobonfim@mpba.mp.br ou, presencialmente, na sede da instituição, localizada na Praça Djalma Dutra, s/n°, Comercial José Marcelino de Souza, Centro, município de Senhor do Bonfim. Não fique calado. Ajude o Ministério Público a lutar pela nossa democracia!


RUI GOMES SANCHEZ JÚNIOR
Promotor Eleitoral - 45ªZE
Ministério Público Eleitoral

ELEIÇÕES: JUIZ ELEITORAL BAIXA PORTARIA SOBRE "LEI SECA” PARA ELEIÇÕES DE DOMINGO


PORTARIA N.º 01.09/2014

O Excelentíssimo Senhor Dr. TARDELLI CERQUEIRA BOAVENTURA, Juiz Eleitoral da 45ª Zona, no uso de suas atribuições legais e o que mais lhe faculta o Código Eleitoral, Lei n.º 4.737 de 15 de julho de 1965, especialmente o art. 35, IV e XVII.

CONSIDERANDO que é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, a preservação de ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio;

CONSIDERANDO que o exercício do direito ao voto, pelo seu elevado sentido cívico, deve transcorrer sem prejuízo à manifestação de vontade livre e consciente do eleitor;

CONSIDERANDO que a legislação eleitoral impõe ao Juiz o dever de adotar todas as providências necessárias para assegurar a garantia da ordem pública e da tranquilidade no dia das eleições;

R E S O L V E:

Art. 1º Fica proibida a comercialização de bebida alcoólica, por toda e qualquer pessoa ou estabelecimento, incluindo vendedores ambulantes, bares, restaurantes, lanchonetes, clubes, supermercados, distribuidores de bebidas, etc., situados nos municípios de Senhor do Bonfim e Andorinha, das 06:00h às 17:00h do dia 05.10.2014 (domingo), e durante o mesmo período do dia 26.10.2014 (domingo), caso haja segundo turno.

Art. 2º Determinar aos senhores proprietários de bares, barracas ou qualquer estabelecimento que vendem predominantemente bebidas alcoólicas, que fechem seus estabelecimentos, no período estabelecido no artigo anterior.

Parágrafo único. Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e lanchonetes, desde que não sirvam, sob hipótese alguma, bebidas alcoólicas, sob pena de fechamento do local e detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano, e pagamento de 10 a 20 dias-multa (art. 347, do Código Eleitoral).

Art. 3º. Cópia desta Portaria, que serve como OFÍCIO, deve ser encaminhada, para conhecimento e providências, aos Prefeitos dos Municípios que integram esta Zona, ao Ministério Público, às Policias Civil e Militar, à Câmara dos Dirigentes Lojistas, à Associação Comercial e aos órgãos da imprensa local. Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.

Senhor do Bonfim, 30 de setembro de 2014

TARDELLI CERQUEIRA BOAVENTURA

Juiz Eleitoral da 45ª Zona"

POLICIAL: POLÍCIA INCINERA DROGAS EM BONFIM



Na manhã desta quarta-feira (01/10) foram incinerados quase 20kg de drogas entre, cocaína, crack e maconha, todas oriundas de apreensões realizadas pela polícia de Bonfim.

Estiveram presentes conforme determina a Justiça, a Delegada Titular de Bonfim, Drª. Antônia Jane, o Coordenador do DPT, Dr. Caetano, Técnicos da Vigilância Sanitária, além de investigadores e escrivãs da Polícia de Bonfim.

A droga foi incinerada na Fábrica de aproveitamento de ossos, localizada às margens da BR 407, altura do Km 126, em Bonfim.

De acordo com a Delegada Drª. Antônia Jane havia drogas aprendidas desde 2009, que se encontravam no cartório da delegacia, e a prática serve para desonerar o ambiente, e evitar insalubridade e possíveis extravio, ou furtos.


Maravilha Notícias

ANDORINHA: CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SUPERA META EM ANDORINHA


Campanha de vacinação antirrábica canina realizada no município de Andorinha, conseguiu atingir 96,7% de animais vacinados e superou a meta que era de 80%.

Segundo o coordenador da vigilância sanitária de Andorinha, José Rodrigues, a campanha antirrábica deste ano superou todas expectativas do município, Pois antes mesmo do término da vacinação estabelecido pela SESAB, o Município já estava com mais de 90% de cobertura vacinal.

O mesmo salientou que o apoio logístico que a Prefeitura proporcionou, através da secretaria Municipal de Saúde, aliado a um grande desempenho dos vacinadores foi o ponto importante para alcançar esses números tão expressivos.


ASCOM

POLICIAL: AJUDANTE DE PEDREIRO SEDUZIU ESTUDANTE DE 13 ANOS DURANTE REFORMA DE COLÉGIO EM BONFIM


Encontra se recolhido a disposição da Justiça e Bonfim, o nacional SILVANEI JESUS DOS SANTOS, 19 anos, ajudante de pedreiro, residente na Rua D. Pedro II, Bairro Itamaraty, réu confesso de estupro de vulnerável, pois o mesmo havia mantido relações sexuais com uma menina de 13 anos em Senhor do Bonfim.

Tudo começou com uma paquera, quando Silvanei prestava serviços de ajudante de pedreiro na reforma de um colégio localizado na Praça Simões Filho, centro de Bonfim. O acusado alega que conheceu a menina e começou a paquerá-la, e vinha mantendo um namoro consensual, da parte da adolescente, e o fato foi descoberto quando populares avistaram a menina adentrando a casa do acusado, na tarde dessa terça-feira (30), vestida com a blusa do colégio, e acionaram a direção da instituição, que de prontidão manteve contato com a família. A garota é familiar de um policial, que logo realizou buscar sobre a identidade do ajudante de pedreiro, e não demorou a chegar até o mesmo, que foi interceptado por volta das 23h30min, no interior de um ônibus da Empresa Falcão Real, destino a Salvador, que foi abordado defronte a Delegacia de Policia, quando ele pretendia fugir.

Na Delegacia Silvonei confessou ao Delgado Edilzo Santana, que manteve conjunção carnal com a menor, disse ainda que teria sido a primeira vez que ele havia feito sexo com a menina.

Diante da confissão o autor foi autuado no Art. 217-A. que rege que, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: (Incluído pela Lei nº 12.015, de 2009), pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

Silvonei segue custodiado na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.


Maravilha Notícias

MAIS UMA NOVIDADE NA FACULDADE ANHANGUERA!!

Um curso com aulas 100% presenciais e vagas limitadas, Matricule-se já.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717


ARTIGO: DIREITOS QUE O CONSUMIDOR PRECISA SABER TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE

Josemar Santana
Nos dias 04 e 11 de setembro que se finda hoje (30), foram publicadas a PRIMEIRA e a SEGUNDA partes, abordando, respectivamente, 06(seis) e 07(sete) DIREITOS que estão garantidos ao consumidor na Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, popularmente conhecida por CDC (Código de Defesa do Consumidor) e que, apesar de serem importantes ferramentas na defesa dos direitos dos consumidores, são desconhecidos para muitos, o que nos leva a abordagem de direitos básicos que estão garantidos no CDC e que os consumidores precisam saber. Vamos pois, à TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE, abordando mais (07) sete direitos, completando-se a abordagem de 20 (vinte) DIREITOS QUE O CONSUMIDOR PRECISA SABER:

14 – DIFERENÇA ENTRE PROPAGANDA ABUSIVA E PROPAGANDA ENGANOSA – Na Propaganda ENGANOSA o objetivo é induzir o consumidor a acreditar em alguma coisa que não corresponda à realidade do produto ou serviço em si, ou relativamente a seu preço e forma de pagamento, ou, ainda, a sua garantia etc., o que significa, na linguagem popular, “levar gato por lebre”, ou seja, o consumidor é enganado. Por sua vez, a Propaganda ABUSIVA se mostra em toda e qualquer publicidade que discrimine de qualquer natureza (sexo, cor, raça, religião etc.), incite à violência, explore o medo ou a superstição, aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeite valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. Nesse caso, não tem relação direta com o produto, mas sim aos efeitos que possam produzir da propaganda, causando algum mal ou constrangimento ao consumidor.

15 – DEVOLUÇÃO EM DOBRO – Quando o consumidor é cobrado em quantia indevida tem direito a pedir a devolução do que pagou em dobro. É a chamada REPETIÇÃO DO INDÉBITO, que consiste no valor igual ou dobrado do que pagou em excesso, devendo esse valor ser acrescido de correção monetária, juros legais, mas não pode ser aplicável em caso justificável, como impõe o art. 42 do CDC.

16 – VENDA CASADA – O fornecedor do produto ou serviço se aproveita do interesse do consumidor em adquirir certo produto e serviço e lhe convence a adquirir outro produto ou serviço, acompanhando o do interesse do consumidor. Exemplo muito comum é usado pelos Bancos, que aproveita o interesse do consumidor em abrir uma conta e lhe convence a contratar um seguro. Aí está caracterizada a VENDA CASADA.

17 – DIREITO À QUITAÇÃO – É assegurado ao consumidor que liquida antecipadamente o débito contratado para determinado prazo, total ou parcial, mediante redução proporcional de juros e demais acréscimos, conforme prevê o art. 52, §2º, do CDC.

18 – “RECALL” – Expressão inglesa que significa o dever do fornecedor de trocar o produto ou serviço que tenha defeito, por meio de chamadas publicitárias, anunciando o defeito e evitando prejuízos maiores, conforme estabelece o art. 10, §1º, do CDC. As montadoras de automóveis utilizam esse meio, sempre que alguma peça de veículos apresente defeito. São chamados de volta às concessionárias todos os veículos que foram montados com a peça que apresenta defeito para a troca.

19 – DEVER DE DESTAQUE – É uma imposição contida no art. 54, §4º, do CDC, obrigando que qualquer cláusula que implique LIMITAÇÃO DE DIREITOS DO CONSUMIDOR deve ser redigida com destaque, para facilitar sua imediata e fácil compreensão. O destaque deves ser feito em negrito ou sublinhado e/ou com tipo de letras em tamanho maior do que o utilizado no texto.

20 – RESPONSABILIDADE OBJETIVA – É a responsabilidade atribuída ao fornecedor de produtos ou prestador de serviços, independentemente de ter ou não culpa, conforme estabelecem conjuntamente os arts. 12 e 14 do CDC, devendo reparar o consumidor pelos danos causados, a não ser que o Código, expressamente, disponha o contrário.


*Josemar Santana é jornalista e advogado, especializado em Direito do Consumidor, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba).

SERVIÇO: CAATINGUINHA RECEBERÁ 2ª AÇÃO CIDADANIA NESTA QUARTA


2ª Ação Cidadania que acontece na Caatinguinha, com direito a vacinação, aferir pressão, aplicação de flúor, salão do Miguel, brinquedos e sorteios de vários brindes, onde na oportunidades estaremos reunindo as Escolas de Lagoa do Peixe, Itapicuru, Caco de Telha, Barroca e Mulungu.

Equipe de diretores, coordenadora e professoras das Escolas da Região de Carrapichel.

POLICIAL: JOVEM E MORTO COM TIROS E FACADAS NO PARAÍSO DE JACOBINA


Nesta terça-feira, 30, por volta das 12:40h um homicídio foi registrado nas proximidades do Clube CESP no distrito de Paraíso, o jovem Jonatas dos Santos Alves , de 20 anos, conhecido como “Mô”, foi assassinado com dois tiros de espingarda e facadas na região do Tórax no Bar de Nelson, próximo a Rua dos Pilões, foi desferido por dois elementos que estavam em uma moto que após o efetuar cometer o crime fugiram tomando rumo ignorado. A vítima foi encaminhada até o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho onde não resistiu e veio a óbito. O corpo foi encaminhado até o IML de Jacobina para necropsia.


Diáriodachapada

ESPORTE: CREF REALIZOU PALESTRA COM EDUCADORES FÍSICOS E TERAPEUTAS


CREF13-BA/SE - Conselho Regional de Educação Física

Objetivando ampliar o conhecimento dos Profissionais de Educação Física, foi ministrado, neste último final de semana (27 e 28 de setembro), pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) o curso de Fisiologia do Exercício.

Dezenas de Profissionais de Educação Física da região, visando à contemplação das exigências do mercado de trabalho através de curso ministrado por Alexandre Dortas, onde o mesmo abordou, através de aulas teórica e prática diversos assuntos dentro da Fisiologia. Estiveram em pauta: Rotas Metabólicas de Fornecimento de Energia, Sistema Glicolítico, Glicolítico Aeróbico, entre outros.

Em foco
☻ Alexandre Dortas CREF 004550-G/Ba ▬ Docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Foi o Fisiologista do Esporte Clube Vitória por dez anos, do Esporte Clube Bahia por quatro anos. Atual Fisiologista do lutador do UFC, Júnior Cigano dos Santos e do controle de prevenção de Rabdomiólise no curso do COE da Polícia Militar da Bahia.
☻ Elaine Araújo (Ninha) CREF 007.156 G/Ba ▬ Graduada em Educação Física, Pós Graduando em Arte e Lazer e proprietária da Academia Impacto