segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ESPAÇO DO LEITOR: LEITOR COBRA APLICAÇÃO DA LEI DO SILÊNCIO EM SENHOR DO BONFIM

Poluição sonora em Senhor do Bonfim, BA


Primeiramente, efetuei uma pesquisa sobre a tal Lei do Silêncio que uma boa parcela da população Nacional prega como sendo verdadeira e absoluta. Para o Município de Senhor do Bonfim não encontrei qualquer referência da existência de tal Lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Então, Não existe a história de que neste município qualquer pessoa pode ouvir som na altura que desejarem ou produzirem qualquer som perturbador até às 22 h. É crime!

Inicialmente vamos definir o que é Poluição Sonora. De acordo com o Dicionário Aurélio o termo significa: “Sujar, corromper, tornando prejudicial à saúde... perverter-se”. Assim, podendo ser acrescentado, também, que se trata de uma tremenda falta de Educação.

A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu Art. 225 garante que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Uma observação rápida, Meio Ambiente não refere-se apenas aos espaços Naturais, mas, a todos os ambientes também ocupados pelo ser humano, seja ele Artificial, Cultural, Trabalho, dentre outros.

É importante observar que Som Alto/poluição sonora utilizado em carros é ilegal, ou seja, Crime, de acordo com o Código Brasileiro de Transito Lei Nº 9.503/97 em seu Art. 228, e também nas residências de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 em seu Art. 54 (ver abaixo). Ambos passíveis de multa de acordo com o Decreto Federal 6.514 de 22/7/2008 com multa de 5 mil a 50 milhões reais.

Só a título de conhecimento cito os dois artigos da Lei Nº 9.503/97:

Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
Art. 229. Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN:
Infração - média;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo.

Além da Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais:

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.


Sobre os veículos que usam equipamento de som com volume acima do autorizado, pode-se afirmar que de acordo com Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN é configurado infração grave, com aplicação de multa, e a retenção do veículo para regularização. Pergunto aos leitores, onde estão os órgãos responsáveis, eles existem no município de Senhor do Bonfim?

Alguém sabe informar se algum condutor de veículo já foi autuado de acordo com o que está disposto no CONTRAN pelo uso abusivo de som automotivo? Ou se algum dono (a) de residência, donos de bar, oficina e metalúrgica/serralheria já foram notificados pela Lei de Crimes Ambientais? Não sei responder a nenhum destes questionamentos.

Continuemos, para minimizar as situações perturbadoras de poluição sonora que ocorrem em nossa cidade temos o 190, um excelente serviço, no entanto, poluição sonora nas avenidas, ruas, travessas e vielas desta cidade, digo aparentemente, não é dada a devida importância. Fico sem entender o motivo, já que se trata de um crime ou crime nesta cidade é apenas roubar, furtar, traficar e outros...

Saliente e observo que todas as vezes que necessitei do serviço fui muito bem atendido pelos profissionais, e sempre recebendo orientações e informações que as viaturas estão em diligências...

Para finalizar, gostaria de um pronunciamento das Autoridades Municipais responsáveis e também do Ministério Público de Senhor do Bonfim referente ao tema.

Para complementar vou apenas citar o Decreto de Lei N.º 3.688/41 que aparentemente é deixado de lado neste município até onde sei, e se está sendo cumprido peço sinceras desculpas as autoridades, mas, a atuação dos mesmos ainda não chegou ao bairro tão pouco a rua em que resido.

Sobre o Decreto Lei N.º 3.688/41, cito o artigo abaixo:

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda.
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa...

Para o nosso Estimado Netto Maravilha, agradeço o espaço cedido, e peço que o mesmo se possível inicie um canal de comunicação entre os leitores e os órgãos competentes no blog Maravilha Notícias, ou algum órgão interessado crie uma plataforma de comunicação para informar situações de poluição sonora informando o bairro, rua em que ocorrem estes abusos para conhecimento das autoridades.

Estamos no Nordeste do Brasil, interior da Bahia, no Centro-Norte baiano e aqui como em qualquer outro lugar tem que se fazer uso das Leis vigentes no território Nacional.

Sei que este texto não irá repercutir tanto na população de Senhor do Bonfim, infelizmente, falo isso pelas diversas situações que ocorrem. Espero estar errado e que a população acorde.

Ass. Carlos Moreira

EDUCAÇÃO: IF BAIANO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO 2015


No período de 13 de outubro a 16 de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre inscrição para o Processo Seletivo para ingresso de novos estudantes em 2015. São 2.500 vagas ofertadas em 17 cursos técnicos distribuídos pelos 10campi localizados nas cidades de Catu, Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Governador Mangabeira, Bom Jesus da Lapa, Valença, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga. As inscrições serão feitas apenas pela internet, no site do Instituto, e terá taxa de R$ 10,00. Interessados em solicitar isenção têm até o dia 31 de outubro para enviar pedido.

Os cursos ofertados são para as modalidades integrada (para quem concluiu o ensino fundamental), subsequente (para quem concluiu o ensino médio) e PROEJA (para quem possui ensino fundamental completo e tem idade acima dos 18 anos). No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário online com seus dados pessoais, o curso escolhido e optar pela ampla concorrência, cotas para estudantes oriundos de escolas públicas ou cotas para candidatos com necessidades educacionais específicas.

Para ingressar em um dos cursos, os candidatos inscritos na modalidade integrada farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Naturais, Geografia, História e Matemática; já, na modalidade subsequente, Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática. Para ambas as modalidades, haverá prova de redação. As provas serão aplicadas no dia 14 de dezembro, domingo, às 9h na cidade do campus onde pretende estudar.

No caso da seleção para os candidatos inscritos na modalidade PROEJA, disponível apenas nos Campi Catu e Guanambi, será feita através de redação (no dia 14 de dezembro, às 9 horas) e entrevista. Resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 03 de fevereiro de 2015, no site do IF Baiano.


Edital:

http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2014/10/edital_prosel2015.pdf

Página do Processo Seletivo
http://concurso.ifbaiano.edu.br/aplicacoes/20151_discente/


ASCOM

GRANDE EVENTO REALIZADO PELA FACULDADE ANHANGUERA!


Feira das Profissões Anhanguera 2014 - Data: 16/10/2014 às 15:00 horas. Palestra com o Campeão Mundial do Vôlei: Giba.

Um evento destinado aos alunos do Ensino Médio, 100% gratuito!! Não percam esta oportunidade.
As inscrições podem ser feitas no polo da Faculdade Anhanguera na Rua Visconde do Rio Branco, n° 42 - Centro / Senhor do Bonfim ou pelo site: www.umpenofuturo.com.br

COTIDIANO: QUEBRAMENTO DE ADUTORA PREJUDICA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MISSÃO DO SAHY

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que um quebramento de adutora impediu o completo abastecimento de água neste final de semana na localidade de Missão do Sahy, em Senhor do Bonfim. Técnicos já estão solucionando o problema, considerado de grande complexidade. A previsão é de que ainda hoje, 13 de outubro, o fornecimento de água seja retomado de forma gradativa no local.

Att

Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

RETA FINAL PARA AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL

Matricule-se até 16/10 e aproveite o desconto de 30%, Venha para LFG!
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717


POLICIAL: AÇÕES DA PM EM BONFIM E REGIÃO

Policiais do 6º BPM realizam prisão por ameaça

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Rodrigo Bispo Nascimento, 22 anos, por ameaçar a própria avó de 64, na Rua Miguel Abrão, Bairro Bom Jardim, em Senhor do Bonfim, neste sábado (11), às 3h30.
O acusado estava também tentando levar um aparelho de TV da casa para vender.
Os policiais conduziram Rodrigo Nascimento à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Policiais do 6º BPM realizam prisão por furto

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Sara Lacerda de Lima, 18 anos, por furtar seis brinquedos de uma loja de produtos infantis, no centro de Senhor do Bonfim, neste sábado (11), às 13h10.
A acusada foi apresentada na delegacia de Polícia Civil, juntamente com os brinquedos, onde foi autuada em flagrante.

6º BPM prende homem após furto de celular

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por furto, neste sábado (11), às 19h30, no Bairro da Pêra, em Senhor do Bonfim.
Samuel Alexandre Lima Santos, 21 anos, furtou o celular de uma jovem de 19. Os policiais, em diligência, localizaram e apresentaram o acusado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

Policiais do 6º BPM apreendem arma

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apresentaram na delegacia de Polícia Civil Luiz José do Nascimento, 63 anos, por encontrar-se em um restaurante ameaçando um homem de 59 anos e portando um revólver calibre 28 com seis munições intactas, na Rua Dois de Julho, centro de Senhor do Bonfim, neste domingo (12), às 18h30.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ESPORTE: PROATIVO DO 6º BPM REALIZA CAMINHADA NO DIA DAS CRIANÇAS


O Dia das Crianças começou com uma atividade saudável, divertida e em contato com a natureza, quando os participantes do PROATIVO, com seus filhos e netos, curtiram uma caminhada ecológica, nas proximidades do Bairro Populares, em Senhor do Bonfim.
Foram utilizados carro de som e de apoio. O evento, que também comemorava o aniversário de 44 anos do Bairro Populares, foi proporcionado pelo PROATIVO, programa de atividade física do 6º BPM, em parceria com a Associação de Moradores.
Como todos os eventos do PROATIVO, foi finalizado com dança, pois a animação da turma não dá lugar para o cansaço.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ARTIGO: POLICIAL DO 6º BPM É MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SENHOR DO BONFIM


Em uma noite repleta de apresentações artísticas, o Sub Tenente PM Leonardo Mello Dantas, integrante do 6º Batalhão de Polícia Militar, estava entre os novos membros da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, para tomar posse de uma das cadeiras, tendo como patrono o poeta Antônio Martins de Souza, nesta sexta feira (10), na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
A solenidade foi dirigida pelo presidente da Academia Edvan Cajuhy, e entre as demais autoridades presentes, compôs a mesa o Tenente PM Jânio José Alves Pimentel, representando o Comando do 6º BPM.
O Sub Ten PM Mello Dantas, também bacharel em Direito, cantor e compositor, foi indicado pela Drª Eurídice de Carvalho Melo, sendo aceito, por unanimidade, pelos demais confrades, que conheceram seu lado artístico ao interpretar a letra de uma música em forma de poesia.
“Estou realizando um sonho, sou grande admirador de meu avô, o Tenente Coronel PM Antônio de Carvalho Mélo, que foi membro desta casa e agora trilho o mesmo caminho”, disse o Sub Ten PM Mello Dantas, que finalizou seu discurso declamando o trecho do livro de poesia Tragédias nas Secas, escrito pelo poeta A. de Carvalho Mélo, que narra a saga do povo nordestino.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: PESQUISA APONTA OS MELHORES DO ANO EM SENHOR DO BONFIM


A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Senhor do Bonfim, na pessoa do Presidente Valberto Pereira da Silva, tem a grande satisfação de publicar as 95 categorias contempladas no 9º Prêmio Mérito Lojista 2014. Empresas e Profissionais dos mais variados segmentos serão homenageados numa festa glamourosa, com buffet e banda. Evento este que será realizado no dia 08 de novembro, no salão nobre do Campo Clube de Senhor do Bonfim.


SEGUIMENTO VENCEDOR

01 Academia de Ginástica Impacto
02 Advogada Destaque Drª. Maraísa Santana
03 Advogado Destaque Dr. Josemar Santana
04 Aplicação de Insulfilm JR Insulfilm
05 Arquiteto Destaque André Gonçalves
06 Atacadista de Gêneros Alimentícios Comercial Genuíno
07 Auto Escola Auto Escola Bonfim
08 Banco de Empréstimo Banco do Nordeste
09 Blog Destaque Maravilha Notícias
10 Bomboniere Casa de Doces Maciel
11 Carro de Som Cléber Vieira
12 Centro de Estética Silfacing Dermo Estética
13 Clínica de Radiologia CDI – Radiologia Odontológica Digital
14 Clínica Destaque Hospital e Maternidade Dr. Paulo Hilarião
15 Clínica Odontológica Clige
16 Comércio de Madeiras Delma Madeireira
17 Decoração de Bolos de Festa Beto Jambeiro
18 Destaque em Atendimento do Comércio Ana Cosméticos
19 Distribuidora de Bebidas Distribuidora de Bebidas Jessica
20 Distribuidora de Gás Brasil Gás
21 Emissora de Rádio Rainha FM
22 Emissora de TV TV São Francisco
23 Empresa Promotora de Festas Cássia Eventos
24 Empresária do Ano Ana Cláudia Matos da Silva Rodrigues
25 Escola de Ensino Particular Ed Nossa Srª do SS Sacramento
26 Escola de Idiomas Estrangeiros Wise – Curso de Idiomas
27 Escritório de Contabilidade Contabilidade Aquino
28 Espaço de Festa Infantil Mundo Mágico
29 Fotógrafo Destaque Gilson Bezerra
30 Frigorífico Destaque Só Aves
31 Gráfico Destaque Decalck
32 Hotel Destaque Novo Leste Hotel
33 Indústria de Camisetas e Brindes Nampy
34 Indústria de Móveis Irmãos Tomé
35 Indústria de Pré-moldados Irmãos Pelegrine
36 Industrial Montagem Industrial Universo
37 Instituição Financeira Caixa Econômica Federal
38 Joalheria Destaque Ivan Joias
39 Jornal Escrito O Lampião
40 Jornalista Destaque Netto Maravilha
41 Jovem Empresário João Vitor Morato Mascena
42 Laboratório de Análises Clínicas Laboratório de Análises Maria das Graças
43 Lanchonete Uirapuru
44 Lava Jato Lava Jato do Amigo Idelson
45 Locadora de Veículos JR Locadora de Veículos e Guinchos LTDA.
46 Loja de Brinquedos BH Magazine
47 Loja de Cosméticos Ana Cosmeticos
48 Loja de Calçados Calcce
49 Loja de Celulares Hospital do Celular
50 Loja de Colchões Só Colchões
51 Loja de Equipamentos de Segurança Guardiões
52 Loja de Ferragens Metalbom
53 Loja de Instrumentos Musicais e Eletrônica Rios Eletrônicos Instrumentos Musicais
54 Loja de Produtos Ortopédicos A Paulistinha
55 Loja de Material Esportivo Calcce Sport
56 Loja de Material para Construção Casa Garrido
57 Loja de Moda Feminina & Masculina Cometa Modas
58 Loja de Moda Infantil Cheirinho de Bebê
59 Loja de Máquinas e Produtos Agrícolas A Fazendinha
60 Loja de Peças para Automóveis Lomanto Auto Peças
61 Loja de Peças para Bicicletas Casa das Bicicletas
62 Loja de Peças para Motocicletas Índio Motos
63 Loja de Pneus Bonfim Pneus
64 Loja de Presentes La Toalette Perfumes
65 Loja de Produtos para Informática Infoloja
66 Loja de Som e Acessórios Automotivos Berg Som
67 Loja de Tecidos Loja Matos
68 Loja de Tintas Verdes Mares
69 Loja de Variedades Varejão Paulista
70 Magazine Magazine Gabi
71 Marca de Café Torres
72 Marca de Cerveja Skol
73 Marmoraria Bahia Mármores
74 Médica Destaque Dr.ª Carla Aguiar Almeida
75 Médico Destaque Dr. Ernani Souza e Silva Júnior
76 Oficina Automotiva Oficina Edmont
77 Ótica Destaque Ótica Destak
78 Oficina de Bombas Injetoras Bonfim Eletro Diesel
79 Perfumaria O Boticário
80 Pizzaria Papa Pizza
81 Plano de Saúde Médico Unimed Vale do São Francisco
82 Político Destaque Carlos Alberto Lopes Brasileiro
83 Portal de Notícias e Eventos Só Agitos
84 Posto de Combustíveis Posto Cidade
85 Programa de Rádio Canal Aberto
86 Radialista do Ano Netto Maravilha
87 Reformadora de Pneus Renovadora de Pneus Itamaraty
88 Relojoaria Relojoaria Grão Duque
89 Restaurante Restaurante Macaxeira
90 Revenda de Automóveis Cavepe Veículos
91 Revenda de Motocicletas Tropical Motos
92 Supermercado Supermercado Rodrigues
93 Universidade Particular UNOPAR – Universidade Norte do Paraná
94 Vereador Destaque Jorge Souza e Silva Filho
95 Vidraçaria Vidraçaria Monique

ARTIGO: FELIZ DIA DAS CRIANÇAS


Aproveito o momento em que festejamos o dia das crianças na data de 12 de outubro, para desejar a todos os pequenos, um espetacular dia digno de todas as maravilhas que devem receber hoje. E lembrar que devemos amar as crianças todos os dias, em cada gesto, em cada sorriso, em cada momento em que pudermos ter o prazer de estarmos acompanhados de seres tão lindos, que carregam em seu olhar tamanha inocência e sabedoria, nos transmitindo paz e a esperança de que podemos ter um mundo melhor se soubermos educá-las, se soubermos dar atenção e amor. Lembrando também aos pais e educadores que o verdadeiro amor não está em dar de presente aquele brinquedo caro, as crianças precisam mesmo é da sua presença, do seu amor para que possam se desenvolver de forma sadia, em um ambiente em que se sintam compreendidas e respeitadas, devido a sua idade e fase de desenvolvimento. Penso nos milhares de pequenos que diariamente sofrem algum tipo de violência (física, psicológica, sexual, negligência etc) e não podem expressar o que estão vivendo e sentindo, comprometendo ainda mais o seu desenvolvimento biopsicossocial. Crianças precisam brincar, correr, estudar, sentirem-se felizes. E nós, adultos somos capazes de proporcioná-las a felicidade.

Façamos a nossa parte e um dia elas agradecerão!

Feliz dia das crianças para todas as crianças de Bonfim e região. Feliz dia das crianças a nós, adultos, que carregamos dentro de nós aquela criança que um dia fomos e que muitos dos momentos da infância ainda estão guardados em nossa memória e de lá jamais sairão. Termino com a sabedoria do grande escritor Johann Goethe,

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.”

Paula Bezerra
Psicóloga – CRP-03/9980

ESPORTE: 14ª CONVENÇÃO NORTE NORDESTE - FITNESS BRASIL


A cidade de Salvador-Bahia recebeu nos dias 10, 11 e 12 de outubro o maior encontro de profissionais e estudantes de Educação Física, Fisioterapia, Nutricão e áreas afins da região Norte/Nordeste do país para a 14ª Convenção Fitness Brasil. O encontro aconteceu no Centro de Convenções da Bahia reunindo dezenas de expositores de todo o país, recebendo também a visita de mais de 50 mil pessoas na feira e mais de três mil convencionais. Algumas das mais badaladas atrações do evento foram as aulas práticas para academias com profissionais de nível internacional nos campos de Fitness e bem-estar. Nossa cidade esteve representada por diversos profissionais da área.

Dentre estes, os professores da Academia Impacto e estudantes de Educação Física, conforme foto da esquerda para direita: Bruno, Marla, Thiago, Jérssica, Anderson e Cristiano ladeados pela Professora Ninha, Cref 007.156 proprietária da Academia Impacto.