BAIXA PROCESSUAL: TRABALHO EM EQUIPE ARQUIVA 904 FEITOS EM SENHOR DO BONFIM


Durante uma das frequentes reuniões com os servidores da Vara Crime, Júri e Infância, na Comarca de Senhor do Bonfim, o juiz Tardelli Cerqueira Boaventura falou da sua preocupação com o andamento dos processos físicos.

Ele lembrou que, após a implantação do sistema eletrônico, em dezembro de 2012, a unidade passou a dedicar maior atenção ao acervo digital, onde estão ações penais com réus presos e feitos prioritários da Infância e da Juventude.

Diante de um acervo de aproximadamente 3.500 feitos, o juiz propôs que todos os servidores se comprometessem a movimentar, pelo menos, dois processos físicos por dia, além dos trabalhos de rotina nos processos digitais. Independentemente do cargo ou formação, todos acataram a sugestão do magistrado.

“Estava ciente da sobrecarga de processos, mas, por outro lado, consciente da capacidade de minha equipe”, disse o magistrado, informando que nos últimos 12 meses foram baixados e arquivados 904 feitos.

Foi criada uma tabela semanal, para controle dos processos que cada um movimentaria e incluído o próprio nome entre aqueles que iriam dar cumprimento aos processos despachados, já que na Vara não havia acúmulo de processos conclusos no Gabinete.

O diretor de Secretaria, Lucas Ayres Silva Martins, lembra que “ações de busca e apreensões e processos acessórios que se encontravam na causa, e centenas de processos, dentre eles ações penais transitadas em julgado, em caixas dentro dos armários, foram movimentados e arquivados, com baixa definitiva no sistema”.

A meta agora, diz ele, “é zerar, em 2015, o acervo dos processos físicos, mediante andamento regular, sem precisar digitalizá-los no sistema”.

Texto: Ascom TJBA / Foto: Divulgação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE