BONFIM: PREFEITO CORREIA E SECRETÁRIA DE SAÚDE ENVIAM DOCUMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA


O prefeito Edivaldo Martins Correia e a Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, de Senhor do Bonfim assinaram no último dia 23 de Abril, o termo de Adesão do Programa Mais Médicos, do Ministério da Educação, que visa o chamamento público para implantação de Curso de graduação de Medicina.
O segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina foi lançado no dia 02 de Abril, como parte do programa Mais Médicos: foram escolhidos 22 municípios dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação destes profissionais.

Segundo o governo, estudos apontam que ter cursos de medicina e residência médica são fatores que contribuem na fixação de médicos na região. Chioro ressalta que a lógica anterior de abertura de faculdades de medicina ocasionou uma concentração de profissionais em capitais e nas regiões Sul e Sudeste.

Entre os critérios adotados para a seleção dos 22 municípios estão: não ser capital, ter mais de 50 mil habitantes, não ter curso de medicina nem no município e nem na região de saúde e ter no mínimo 75 quilômetros de distância de uma cidade com curso de medicina.

Os municípios que poderão receber cursos de medicina são: São Miguel dos Campos – Alagoas, Parintins – Amazonas, Brumado, Irecê, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim – Bahia, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim, Russas – Ceará, Itumbiara – Goiás, Chapadinha, Codó, Santa Inês – Maranhão, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal – Pará, Araripina, Arcoverde e Salgueiro – Pernambuco.

O município de Senhor do Bonfim estabeleceu parcerias com os municípios da micrroregião (Pindobaçu, Ponto Novo, Jaguarari, Filadélfia, Antônio Gonçalves, Andorinha, Itiúba e Campo Formoso), onde colocarão à disposição da Instituição de Ensino vencedora do Chamamento Público os leitos hospitalares e as Unidades Básicas de Saúde para completar a quantidade exigidas no Edital nº 01 de 01/04/2015.

Todos esses termos foram anexados ao Sistema de informação (SIMEC) responsável pela adesão que teve prazo até 24/04/2015. Confira quais são as OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO:

a) número de leitos do SUS por aluno, maior ou igual a 5 (cinco);
b) existência de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar – EMAD;
c) número de alunos por Equipe de Atenção Básica (EAB) menor ou igual a 3 (três);
d) existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro;
e) grau de comprometimento dos leitos SUS para utilização acadêmica;
f) existência de, pelo menos, 03 (três) Programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias, conforme legislação de regência;
g) adesão pelo município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ;
h) existência de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; e
i) hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 (oitenta) leitos, com potencial para hospital de ensino, conforme legislação de regência.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE