POLÍTICA: EMOÇÃO MARCA ENTREGA DE COMENDA A ALLAN DO CARMO E LUIZ DÓREA


“Quando um atleta de esporte individual conquista um título ou uma medalha, engana-se quem pensa que só ele foi o vencedor. Um País inteiro se sente vitorioso”, assim o deputado Bobô (PCdoB) começou a justificar a concessão da Comenda 2 de Julho ao nadador de maratonas aquáticas Allan do Carmo e ao treinador de boxe Luiz Carlos Dórea.

Familiares, amigos e desportistas compareceram, na manhã da última sexta (22), ao plenário da Assembleia Legislativa para prestigiar os dois ilustres baianos. Na mesa, a presença do presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, que abriu a sessão e passou a condução para Bobô; o vereador de Salvador, Everaldo Augusto (PCdoB); o presidente da Federação Baiana de Boxe, Joilson Santana, e Jorge Wilton, representando o governador Rui Costa.

O deputado destacou que a Assembleia concedeu a maior honraria do estado a dois desportistas que elevam o nome da Bahia e dos baianos pelo trabalho que realizam. “Allan se tornou o primeiro nadador brasileiro a conquistar o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, no ano de 2014, em Hong Kong. Também foi eleito o melhor nadador do mundo na modalidade, junto a sua conterrânea Ana Marcela”, disse, lembrando várias passagens da vida do nadador, desde sua infância.

Ressaltou ainda o trabalho do seu treinador Carlos Arapiraca e a dedicação dos pais Walmir do Carmo e Maria Augusta para dar toda tranquilidade ao filho. “Assim, tem uma rotina cada vez mais profissional, lhe garantindo pódios e títulos, além de nos dar muitas alegrias e elevar a autoestima do nosso povo. Assim, conquistou em 2007 o primeiro grande feito: medalhista no Pan Americano do Rio de Janeiro. Em 2014, chegou ao topo do mundo”, citou o deputado, listando várias outras conquistas do baiano.



Bobô afirmou que Allan é um espelho positivo para jovens e atletas que iniciam suas carreiras, dando exemplo de como evoluir tecnicamente e usar a experiência adquirida em cada competição para se manter entre os melhores no que faz. Formador de campeões e cidadãos

Para resgatar a história de Luiz Carlos Dórea, o parlamentar destacou uma frase do grande Muhammad Ali: "Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si: um desejo, um sonho, uma visão".

- Dórea foi boxeador, sendo campeão do mundo na categoria meio-médio-ligeiro, em 1988, em pleno Balbininho. Tornou-se treinador de boxe e, hoje, atua também nas Artes Marciais Mistas (MMA) – disse Bobô, que também lembrou várias histórias da vida do homenageado e a importância da família no sucesso do baiano: seus pais Ezequiel Barreto e dona Maria da Natividade, além dos irmãos Ezimária (Zizi) e Rubens.

“Quem vê o nome reconhecido e respeitado internacionalmente, não sabe as dificuldades que Dórea passou e venceu, como cuidar da família e, ao mesmo tempo, correr atrás de patrocinadores”, afirmou. O deputado lembrou do primeiro fato importante da vida vitoriosa de Dórea, em 1986, ao lutar nos Estados Unidos: ganhou a luta e soube do nascimento de Luiz Dórea Júnior. E destacou nomes importantes do pugilismo brasileiro que passaram por suas mãos, como Acelino "Popó" Freitas, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe, além de Éverton Lopes e Adriana Araújo.

“Além de vencedor, é descobridor de talentos e formador de campeões, sendo convocado para treinar o boxe do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, onde Adriana Araújo ganhou a medalha de bronze. Passou a treinar também campeões de MMA, como Anderson Silva e Junior ‘Cigano’, Rodrigo "Minotauro", Antônio Rodrigo Nogueira e Rogério Minotouro”, pontuou.

Bobô ressaltou o papel social do treinador. “Dórea também é formador de cidadãos, com a sua Academia Champion, no bairro da Cidade Nova, em Salvador. Cuida de 200 crianças e adolescentes que ficam na academia dos 10 até os 18 anos, sempre alertando que todos têm que continuar estudando e não podem brigar na rua”, frisou.

“Em nome da Bahia e do nosso povo, a Assembleia Legislativa faz esse reconhecimento justo e merecedor a dois dos melhores filhos da nossa terra, orgulhos e exemplos vitoriosos para nossas crianças e nossos jovens”, declarou o deputado.

EMOÇÃO NA TRIBUNA

Após receberem a medalha, os homenageados subiram à tribuna para agradecer, muito emocionados. “Parabéns Bobô pela defesa do esporte na Assembleia. Quero agradecer a minha mãe Maria, esse anjo da minha vida, e meu pai Walmir, esse guerreiro e batalhador. Minha família sempre esteve ao meu lado, assim como meu treinador Arapiraca e a equipe de profissionais que me acompanham dia a dia. É uma honra representar o nome da Bahia pelo mundo”, declarou Allan.

Também muito emocionado, Dórea destacou a importância da família em sua trajetória profissional. “Somos unidos em todos os momentos. Tem a minha família do boxe, que sabe o que a gente passa para fazer o trabalho. Ficou orgulho de ver que a Champion é a academia que mais tem atletas olímpicos. Sou uma pessoa iluminada e realizada. O que me motiva é poder conquistar mais vitórias para a Bahia. Vamos continuar fazendo esse trabalho para tirar nossos jovens da criminalidade. Obrigado, Bobô e a todos aqui”, disse.

Agradecendo a presença de todos, o deputado Bobô encerrou a sessão afirmando que mais investimentos no esporte e na educação podem ajudar a transformar a Bahia e o Brasil.


Cláudio Mota - REG. 4811/SRTE-BA
Ascom do deputado Bobô
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE