AGRICULTURA: MUNICÍPIOS SE REÚNEM EM SENHOR DO BONFIM PARA DISCUTIR SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


Representantes de municípios que compõem os territórios de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, participaram entre quinta (8) e sexta-feira (9), da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditórios do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), em Senhor do Bonfim.

O evento que reuniu delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, sendo coordenado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Durante os dois dias, entre a programação esteve, o balanço sobre as ações do Governo do Estado voltadas para a segurança alimentar e nutricional realizadas entre os anos de 2011 e 2015, a aprovação da Carta Política do evento, eleição dos delegados territoriais e discussão sobre a ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a secretária de Ação Social do município de Miguel Calmon, Leila Cristina Souza da Rocha, a construção de políticas se dá a partir da participação popular e a Conferência proporciona isto, através de discussões e proposições oriundas dos que convivem com determinadas situações. Leila Cristina chama a atenção para a existência da fome, muitas vezes causada pela má alimentação, nas famílias que produzem comida existe. “A fome ainda persiste nos lares das famílias que produzem alimentos. É preciso e urgente se buscar meios resolutivos para esta questão”, alerta.


A iniciativa, que conta com a parceria do Grupo Governamental de SAN (GGSAN), do Governo do Estado, tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

As conferências fazem parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), que acontecerá de 26 à 28 de agosto, em Salvador. Os encontros territoriais acontecem até o dia 14 de agosto, em 20 Territórios de Identidades da Bahia.

Por: Gervásio Lima
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE