BONFIM: SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA BOLETIM INFORMATIVO SOBRE TRÍPLICE EPIDEMIA DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS


O Estado da Bahia está enfrentando o que a Secretaria Estadual de Saúde chama de tríplice epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Diante desde cenário a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, serve-se por meio deste para alertar a comunidade do Surto de Doença Exantemática no município de Senhor do Bonfim.

Um número significativo de relatos de Doença Exantemática – ZIKA Vírus, somados as informações e notificações produzidas para casos de DENGUE Clássico, e CHIKUNGUNYA nos permitem dizer que município de Senhor do Bonfim, bem como os demais do Estado da Bahia, está enfrentando um período de forte infestação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor das doenças supracitadas.
Um plano de ação está em andamento para o controle do vetor. O município já contactou com técnicos do Estado da Bahia para tratar da situação e solicitou a liberação de carro fumacê para o efetivo bloqueio nas localidades mais atingidas e a entrega dos resultados retidos no LACEN de Salvador para a efetiva confirmação laboratorial das coletas já encaminhadas para análise. Como existem indícios que o Zika Vírus pode estar relacionado com o aumento de casos da rara síndrome de Guillain Barré na Bahia, os profissionais de saúde também estão recebendo cartilhas que orientam a identificação dos sintomas e o manejo clínico da doença.

Preocupado com a saúde do cidadão o município já intensificou a limpeza pública nos bairros mais atingidos e em tempo solicita que os munícipes observem os horários da coleta de lixo e evitem desprezar resíduos nas vias públicas. Conclamamos que a população observe a necessidade de fechar seus reservatórios de água; o maior foco do mosquito permanece sendo as residências e por essa razão a participação da comunidade para o controle da situação é indispensável.

Aos proprietários de terrenos particulares e imóveis fechados – que favorecem o acumulo de lixo, entulhos, objetos, água parada e crescimento de mato que são pontos de risco sanitário concreto para proliferação do mosquito, solicitamos que procedam a limpeza dos bens em favor da coletividade, com a finalidade de evitar as notificações sanitárias que passarão a ser emitidas pelo município.
Cumprindo as orientações técnicas da Secretaria Estadual de Saúde o município de Senhor do Bonfim passará a emitir, enquanto durar o surto, nota quinzenal sobre os dados epidemiológicos das doenças transmitidas pelo mosquito.

Abaixo, informamos de maneira detalhada os dados epidemiológicos atuais e a relação de casos inseridos nos sistemas de informação do município por localidade.

CHIKUNGUNYA:

CASOS NOTIFICADOS - CONFIRMADOS - DESCARTADOS
03                                              01                         02
Fonte: SINAN
OBS: Já foi realizado o bloqueio no caso confirmado.

CHIKUNGUNYA POR LOCALIDADE:

Localidade
Rua Fernandes da Cunha – Centro (caso confirmado e realizado o bloqueio na localidade)

DENGUE:

CASOS NOTIFICADOS - CONFIRMADOS - DESCARTADOS -  AGUARDANDO RESULTADO
79                                               30                                  34                                     15

Fonte: DENGUE WEB – Dados de Janeiro a Maio de 2015.

DENGUE POR LOCALIDADE:

Quantitativo/ Localidade
03 Alto da Maravilha
02 Alto da Rainha
01 Alto do Cemitério
02 Alto do Cigano
09 Bairro São Jorge
01 Barbosa Santos
04 Novo Horizonte
01 Bonfim III
02 Brisas do Monte
14 Centro
04 Gamboa
08 Igara
01 Marista
01 Missão do Sahy
01 Monte Alegre
01 Olaria
03 Pêra
02 Quicé
07 Santos Dumont
03 Tijuaçu
09 Zona Rural
79 Total
Fonte: FormSUS

ZIKA:

CASOS NOTIFICADOS - CONFIRMADOS - DESCARTADOS - AGUARDANDO RESULTADO
424                                               0                                 0                                         424

Fonte: FormSUS – Dados de Abril a 28 de Junho de 2015.

OBS: As amostras foram colhidas no LACEN de Senhor do Bonfim e enviadas ao LACEN de Salvador que até a presente data ainda não liberou nenhum resultado.


ZIKA POR LOCALIDADE:

Quantitativo Localidade
52 Alto da Maravilha
07 Alto da Rainha
05 Alto do Cemitério
08 Loteamento Luis Eduardo Magalhães
05 Loteamento José Franciso
16
H. Dr José Gonçalves
05 Bonfim III
16 Brisas do Monte
04 Buriá de Baixo
45 Centro
87 Gamboa
05 Lagoa Salgada
02 Marista
07 Novo Horizonte
30 Pêra
17 Santos Dumont
47 Bairro São Jorge
ZONA RURAL – POVADOS
01 Estiva
06 Cariacá
03 Carrapichel – Distrito
01 Fazenda Capote
05 Fazenda Cazumba
01 Fazenda Lages
04 Fazenda Pebas
01 Lagoa da Pedra
04 Missão do Sahy – Distrito
01 Garrota
02 Ítapicuru
07 Igara
01 Canavieira
01 Cachoeirinha
02 Terreirinho
05 Umburanas
13 Quicé
02 Tanquinho
06 Tijuaçu
424 Total

O combate ao mosquito e o controle da doença é compromisso da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim. Em caso de dúvidas procure a unidade de saúde de referência, nossos técnicos estão preparados para fornecer todas as orientações necessárias e prestar o atendimento adequado.
Camila Coelho Martins

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
Ana Laura Curci Félix Martins
Secretária de Saúde
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE