JAGUARARI: PREFEITURA DE JAGUARARI REALIZA MUTIRÃO DE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS


A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar mais um mutirão de catarata do programa Saúde em Movimento, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Essa edição será realizada na cidade de Senhor do Bonfim, entre os dias 22 e 28 de agosto, e os moradores de Jaguarari terão a oportunidade de realizar consultas oftalmológicas gratuitas.

O mutirão é direcionado para idosos, a partir de 60 anos, e alunos do Todos Pela Educação (TOPA). A população de Jaguarari será beneficiada com 70 consultas por dia. Os pacientes vão passar por exames e, se for diagnosticada a catarata, serão encaminhados para a cirurgia imediatamente. Para se inscrever, basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde e levar documento de identidade, comprovante de residência e Cartão do SUS. A prefeitura vai disponibilizar, gratuitamente, transporte e alimentação.

A catarata é considerada a maior causa de cegueira evitável. A doença consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.

Segundo a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade. “A catarata é uma doença bastante comum entre os idosos e o resultado após a cirurgia é muito satisfatório. O objetivo do mutirão é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico, que se encaixa na proposta de gestão do prefeito Antônio Nascimento: fortalecer a saúde como estratégia para melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu a secretária.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, meu Futuro”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE