BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

Estrutura de Mutirão de Consultas Oftalmológicas começa a ser montada


A estrutura para o Mutirão de Consultas Oftalmológicas e Cirurgias de Catarata, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Saúde em Movimento já começou a ser montada no Parque da Cidade.

De 20 a 26 de Agosto serão feitas 1.000 consultas e 250 cirurgias de catarata por dia para idosos de 60 anos ou mais e alunos do Todos Pela Educação (TOPA) de Senhor do Bonfim e dos municípios da microrregião.

O Serviço Oftalmológico conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio.


II Fórum de Mobilização dos Direitos das Pessoas com Deficiência discute acessibilidade


O Grupo Jovem de Assistência Social (GASSB) realizou na manhã desta terça-feira (18) na Câmara de Vereadores o II Fórum de Mobilização dos Direitos das Pessoas com Deficiência – II Bonfim Acessível com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação.

O evento discutiu questões de acessibilidade e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo as que residem em nosso município.

O prefeito Edivaldo Martins Correia participou da abertura do evento e ressaltou que apesar da garantia dos direitos para todos ser expressa por lei, sabe das dificuldades enfrentadas para que a mesma saia do papel. “Devemos colocar em prática a efetivação dos direitos, sobretudo, àqueles que possuem limitação de acessibilidade, por isso, momentos de discussão como estes são ricos, pois podemos compartilhar das dificuldades enfrentadas”, frisa.

O II Fórum de Mobilização dos Direitos de Pessoas com Deficiência contou com três eixos de discussão principais: I- Questões de Acessibilidade, assistência social, educação e saúde do homem, mulher, criança, idoso e LGBT; II- Discussão da Lei Municipal nº 1197 de 2010 e órgãos gestores; III- Criação ou implementação de meios de articulação entre os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Sociedade Civil Organizada. Após os debates dos eixos, ao final do evento foram apresentadas propostas e construído um documento final.


Prefeito Correia se reúne com prefeitos da região e presidente da UPB em Salvador


Após reunião entre os prefeitos da região do Piemonte do Itapicuru na última sexta-feira (14) , em que os gestores partilharam suas preocupações devido a constante queda da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) único recurso que mantém cidades como Filadélfia, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Caldeirão Grande e Pindobaçu, mais uma ação foi tomada, desta vez em Salvador, num encontro com a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB),Maria Quitéria nesta segunda-feira (17).

O encontro teve o objetivo de apresentar as apreensões conjuntas e levar a público as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios do Piemonte Norte do Itapicuru. Estiveram presentes os prefeitos Edivaldo Martins Correia, de Senhor do Bonfim, Barbosa Júnior (Filadélfia), Adelson Maia (Ponto Novo), Netinho Gama (Caldeirão Grande) e Marlos André (Pindobaçu).

O prefeito Edivaldo Martins Correia afirmou que a ida a UPB é a primeira de uma série de ações que visam chamar a atenção para os problemas enfrentados por Senhor do Bonfim e os municípios vizinhos, e que irá convocar outras cidades para endossar as inquietações partilhadas pelos demais gestores.

Após dialogar com os gestores, a presidente da UPB ajustou um novo encontro para o próximo dia 31 de Agosto. Dessa vez, a UPB sediará uma Assembleia Geral com a presença de prefeitos, do Governador Rui Costa, deputados, vereadores, Ministério Público e Tribunal de Contas dos Municípios, para encontrar soluções emergenciais sobretudo a estes municípios que sobrevivem de FPM.

SEMEC convida para Semana da Pessoa com Deficiência- Superando Limites... Valorizando as Diferenças




ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE