sexta-feira, 14 de agosto de 2015

REGIONAL: PREFEITOS DA REGIÃO SE UNEM PARA DISCUTIR SITUAÇÃO FINANCEIRA CAÓTICA DOS MUNICÍPIOS


Para discutir o agravamento da queda de receita dos municípios do Piemonte Norte do Itapicuru, o prefeito Barbosa Júnior, de Filadélfia, convocou os demais prefeitos da região para uma reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.

A convocação foi feita para que os gestores decidam quais medidas irão tomar para reverter ou amenizar a situação financeira caótica dos municípios, que passam a cada dia por maiores dificuldades com a diminuição do Fundo Municipal dos Municípios (FPM)e conseqüentes sacrifícios administrativos.

O prefeito Edivaldo Martins Correia, de Senhor do Bonfim, destacou que todos os municípios da região devem criar uma pauta conjunta para pedir apoio à União dos Municípios (UPB), pois unidos, há mais força. “Devemos perceber que o quadro financeiro está caótico para todos nós, falta dinheiro para trabalhos essenciais. Vamos à UPB e se não tivermos resoluções rápidas e ágeis, temos que tomar atitudes mais drásticas para chamar a atenção da nossa situação”, diz.

Adelson Maia, prefeito de Ponto Novo, citou que em seu município a conta não fecha. “Mês a mês a gente tem que sacrificar cada vez mais setores, colocar o mínimo de pessoas trabalhando e fazer malabarismos para pagar pelo menos a folha de concursados. Temos que escolher o que pagar porque a receita diminuiu de 2014 pra cá 5 milhões”, ressaltou.

Barbosa Júnior, de Filadélfia e Marlos André, de Pindobaçu, que recebem o mesmo valor de FPM reiteraram as falas dos outros gestores. “Ou a gente se junta pra mostrar a toda a sociedade, à UPB, ao Estado e ao Governo federal que não temos condição de governar municípios onde a matemática, as contas não fecham, ou vamos ter problemas ainda maiores, que viram bola de neve, acrescentou Barbosa Júnior.

O prefeito de Caldeirão Grande, João Gama Neto afirmou que em sua cidade os problemas enfrentados são os mesmos e que estava unido à causa dos demais prefeitos.

Os cinco prefeitos presentes, acompanhados pelo Secretário de Administração de Jaguarari, José Roberto, criaram uma pauta conjunta que já vai ser levada à UPB na próxima segunda-feira (17) para ser entregue à prefeita Maria Quitéria a fim de que resoluções e saídas sejam apresentadas às prefeituras e populações de todos os municípios.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim