POLÍTICA: BONFIM CONQUISTA SEDE REGIONAL DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL


A Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) inaugurou em Bonfim o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). A sede regional vai atender mais de 13 mil famílias de agricultores de todo o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. O objetivo do governo estadual, com a unidade, é articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares. O SETAF, que funcionará na antiga sede do Derba, será composto por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; do ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro; do deputado estadual Bobô; de prefeitos do Território, vereadores e autoridades regionais, além de reunir representantes de movimentos sócias, cooperativas e associações comunitárias de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais.

Rodrigues afirmou que o SETAF é resultado de um compromisso do Governo do Estado de interiorizar as ações e políticas públicas, tornando-as mais próximas e acessíveis à população que vive no campo. Já o ex-deputado Carlos Brasileiro, que foi um dos interlocutores junto ao Governo para criação da nova Secretaria e lutou pela implantação do SETAF em Bonfim, destacou que a unidade proporcionará uma atenção mais próxima aos agricultores familiares de toda a região. “É uma grande conquista para nosso território. Isso mostra que nosso município está sendo olhado e consolida sua posição de liderança no Piemonte Norte de Itapicuru”, destacou.

Laticínio – O secretário e o diretor da CAR também visitaram, junto com Brasileiro e Bobô, as obras de implantação do Laticínio Regional, na BR-407, próximo da Rodoviária de Bonfim. Jerônimo Rodrigues conheceu as instalações e autorizou um aditivo para conclusão do empreendimento, cujo investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 1 milhão. A Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (Comasb) gerenciará a unidade industrial, que vai processar até 10 mil litros de leite por dia. O empreendimento vai beneficiar e movimentar todo o polo leiteiro da região, contemplando mais de 1,5 mil produtores. Segundo o presidente da Cooperativa, José Ranulfo, que esteve presente, além do leite embalado, a unidade poderá fabricar iogurtes, manteiga, queijos, entre outros produtos lácteos.

Feira – A comitiva também visitou a Feira de Produtos Orgânicos, na Praça Antônio Gonçalves. A mesma foi possível graças e um convênio entre a CAR e a Associação Barroca de Cima e Adjacências, que recebeu 20 barracas para a exposição de produtos orgânicos, dos 36 produtores locais certificados com o selo fornecido pelo Ministério da Agricultura. O ex-deputado Carlos Brasileiro destacou o trabalho realizado pelo agrônomo Jorge Antônio Bernardes, que contempla ainda as comunidades do Assentamento, Serra Verde, Varzinha, Barroca do Faleiro e Estiva

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE