POLÍTICA: DEPUTADO BOBÔ FELICITA 102 ANOS DA FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL

Foto: Google

O deputado estadual Bobô (PCdoB) encaminhou, à Assembleia Legislativa, Moção de Aplauso pela comemoração dos 102 anos de fundação da Federação Bahiana de Futebol, celebrados no dia de 14 de setembro. O documento tem a co-autoria do deputado Manassés e parabeniza o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, e toda a diretoria pelo esforço em desenvolver o futebol da Bahia e os seus clubes.

A Moção reafirma o compromisso dos parlamentares de contribuir para melhorar a qualidade do futebol profissional e amador no estado, assim como dos clubes baianos, “patrimônios relevantes da paixão nacional do nosso povo, e para que a FBF e os clubes possam fortalecer do futebol da Bahia, além de incentivar projetos sociais que beneficiem crianças, jovens e adultos do nosso estado.”

Para falar da data, os deputados resgatam ainda a história do futebol baiano, que começa em 28 de outubro de 1901, José Ferreira Júnior, o “Zuza” Ferreira, trouxe uma bola, da viagem que fez para a Inglaterra, e reuniu amigos no Campo da Pólvora, formando dois times e marcando o gol com duas pedras.

No documento é lembrado que, o sucesso do esporte gerou a necessidade de se criar uma entidade para organizar partidas e campeonatos. Assim, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST). Anos depois, dificuldades forçaram o seu fechamento. Mas, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol, que fortaleceu o Baianão e criou outras competições, como de categorias de base, futebol amador e futebol feminino.

Os deputados exaltaram a figura de vários dirigentes que foram ex-presidentes da entidade e se empenharam em aprimorar o trabalho e levar o nosso futebol a um patamar de prestigio no Brasil. “Nesse momento importante, reafirmamos nossa esperança e confiança de que a FBF trilhará no caminho de fazer o futebol da Bahia crescer cada vez mais, valorizando os clubes das 1ª e 2ª divisões, as ligas municipais, os árbitros e quem mais eleva o nome do nosso futebol: o torcedor”, declara a Moção.

Ao final, os parlamentares afirmam que “celebrar o aniversário da Federação é reafirmar o nosso empenho em contribuir para que o nosso futebol vença os desafios visando dar alegrias a nossa gente e colocar os clubes baianos bem postados no cenário futebolístico, nacional e também regional.”

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE