JAGUARARI: UNIDADE DE SAÚDE DE GAMELEIRA REALIZA EVENTO EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA


Esclarecer sobre a importância da prevenção do câncer, com realização de exames periódicos, como autoexame, mamografia e consulta ginecológica são os objetivos da Campanha Outubro Rosa em todo o mundo. Em Gameleira, distrito de Jaguarari, que fica a 12 km da sede, a Unidade de Saúde Josefa Maria de Jesus realizou um grande evento com a participação de mais de 100 mulheres.

Para esclarecer alguns pontos importantes quanto à prevenção do câncer de mama, foi oferecida uma palestra, ministrada pela médica cubana do Programa Mais Médicos, Yene Cristina, que também fez a distribuição dos resultados de exames realizados no ultimo mutirão de mamografia.

Logo em seguida, a dentista Indira Brasileiro e a enfermeira do PSF de Santa Rosa, Alba Azevedo, falaram sobre a prevenção e diagnóstico da Sífilis, através de manifestações bucais. “É importante conhecer como essa doença apresenta-se na boca, para que se possa prevenir e também buscar os profissionais capazes de diagnosticar e tratá-las de forma correta”, falou a dentista.

Além das palestras, os profissionais da Unidade de Saúde realizaram exames de preventivos, autoexame de mama e testes rápidos de Sífilis e HIV. Responsável pela organização do evento, a enfermeira Lorena Pititinga, que administra a unidade, explica que esse evento serve como atrativo para as mulheres se preocuparem cada vez mais com a saúde. “A gente quer conscientizar o público feminino sobre a importância de fazer exames preventivos, como o toque nos seios, que identifica nódulos na mama”, ressaltou a enfermeira.

Para a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a principal forma de combater esse mal ainda continua sendo o diagnóstico precoce, seguido de tratamento, assim como os exames de prevenção. Ela destacou que as mulheres devem procurar fazer o exame de mama regularmente e não esperar sentir algum sintoma para procurar fazer.

O Outubro Rosa é um movimento conhecido mundialmente pela realização de ações dirigidas às mulheres sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE