SAÚDE: MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA RELAÇÃO ENTRE MICROCEFALIA E O ZIKA VÍRUS


O Ministério da Saúde realizou exames em um bebê nascido no Ceará e concluiu que há uma relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste. Por meio de nota, o ministério confirmou o resultado do Instituto Evandro Chagas, que anunciou ter identificado a presença do zika vírus em amostras de sangue e tecidos deste bebê. Segundo o instituto, o bebê apresentava microcefalia e outras malformações congênitas, e que acabou morrendo.

O ministério afirmou que o governo segue juntando esforços para buscar ampliar o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. "O êxito dessa medida exige uma ação nacional, que envolve a União, os estados, os municípios e a toda a sociedade brasileira. O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização", afirmou.

"Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial. As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez", anunciou Ministério da Saúde.

Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE