quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

POLICIAL: 5 BANDIDOS EXPLODIRAM MAIS UM CARRO FORTE ENTRE JAGUARARI E JUAZEIRO


No final da tarde dessa quinta-feira, (15), 5 elementos utilizando uma Hilux, interceptaram um carro forte da Empresa Prosegur, nas imediações dos povoados de Massaroca-Juazeiro, e Barrinha-Jaguarari. Ao perceberem a ação dos bandidos que estouraram os pneus, os seguranças conseguiram adentrar no matagal, abandonando o veículo que foi explodido com dinamites pelo bando, que após o crime evadiram-se sentido Jaguarari.


Após tomar conhecimento a polícia iniciou buscas, mas ainda não há informações, do paradeiro do bando, nem a quantia levada na ação criminosa.

Esse é o segundo carro forte explodido por bandidos naquela região, a primeira ocorreu em julho de 2012.

Maravilha Notícias
Fotos: Whatsapp

FUTEBOL: FBF REALIZA LANÇAMENTO DO CAMPEONATO BAIANO 2015


Com a presença dos presidentes do Bahia, Marcelo Sant’Ana; do Vitória, Carlos Falcão; dos clubes do interior do estado, diretores e membros da imprensa, foi lançado no início da tarde desta quarta-feira (14) o Campeonato Baiano 2015, organizado pela Federação Baiana de Futebol e a Rede Bahia de Comunicação.

A competição traz novidades para o torcedor neste ano. Marcado para acontecer entre 1º de fevereiro e 3 de maio, o estadual terá os representantes da Copa do Nordeste (Bahia, Vitória e Serrano) desde o início, mas a competição agora conta com menos partidas. Serão 50 no total.

Em 2014, 76 jogos foram realizados. Doze clubes foram divididos em duas chaves: O Grupo 1 é formado por Bahia, Serrano, Galícia, Juazeirense, Bahia de Feira e Colo Colo. O Grupo 2, por sua vez, tem Vitória, Catuense, Vitória da Conquista, Feirense, Jacuipense e Jacobina. Os grupos se enfrentam em jogos de ida e o único Ba-Vi da primeira fase acontecerá no Barradão, mas ainda não há data.

As oito melhores equipes avançam para a segunda fase, sendo que isso independe da chave. O melhor time vai encarar o oitavo, o segundo mede forças com o sétimo, o terceiro joga contra o sexto e o quarto pega o quinto nas quartas. Depois teremos semis e final. Tudo isso com jogos de ida e volta.

A luta contra o rebaixamento terá um mata-mata final. As quatro piores equipes terão uma chance de escapar. O nono enfrenta o 12º e o 10º pega o 11º. Jogos de ida e volta acontecerão e os times derrotados caem.

Ibahia

MUNDO: BRASILEIRO SERÁ EXECUTADO NESTE SÁBADO NA INDONÉSIA


Preso desde 2003 e condenado no ano seguinte por porte de drogas, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, será executado na Indonésia no próximo sábado, segundo informou a Procuradoria-Geral do país ao jornal Folha de S. Paulo. Tanto o brasileiro quanto o Itamaraty já foram informados sobre a data de execução. Segundo a publicação, o brasileiro será morto por fuzilamento no sábado à noite, no horário de Brasília. O governo da Indonésia, liderado pelo presidente linha-dura, Joko Widodo, negou pedido de clemência feito pelas autoridades brasileiras. Segundo a agência Ansa, somente um pedido direto da presidente Dilma Rousseff a Widodo poderia contornar a situação. No entanto, a Indonésia não estaria respondendo as tentativas de contato feitas pelo Brasil. O brasileiro foi preso no país asiático com 13,4 kg de cocaína escondidos dentro de tubos de um asa-delta. Marco pediu por duas vezes para ser liberado, mas o governo indonésio não aceitou os pedidos. Caso seja realmente executado, Moreira será o primeiro brasileiro executado no exterior. Na Indonésia, há outro cidadão do país condenado a morte por tráfico de drogas, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte. (ANSA)

POLICIAL: BANDIDOS FIZERAM ARRASTÃO E ATERRORIZAM POPULAÇÃO RURAL DE ITIÚBA


Aconteceu na tarde desta quarta - feira (14), um mega arrastão em alguns povoados do município de Itiúba.

Segundo informações 4 elementos em motos teria aterrorizado os Povoados de Cacimbas onde assaltaram um Bar e uma Mercearia, além de alguns funcionários, no povoado de Espanta Gado os meliantes levaram uma moto Bros, e assaltaram 3 estabelecimentos comerciais, no Povoado de Alto do Riachão assaltaram o ônibus do Tino e alguns passageiros dos quais levaram dinheiro, cartões e documentos e outros pertences, já no Povoado de Alto do São Gonçalo tomaram de assalto uma moto pertencente a um lavrador local, no Povoado de Pedra Solta assaltaram 2 Bares e uma Mercearia.
A polícia local encontra-se em diligencia no município na tentativa de capturar os bandidos.

Cidadeemnotícia

BONFIM: 17 DE JANEIRO FERIADO MUNICIPAL EM HOMENAGEM AO PADROEIRO SENHOR DO BONFIM


Sancionada através de emenda de nº 01 de 08 de dezembro de 2011, pelo o então Prefeito Paulo Machado, o dia 17 de janeiro, como o dia do Padroeiro Senhor do Bonfim, sendo feriado municipal, projeto aprovado por unanimidade pelos vereadores daquela gestão.
“Glória a ti neste dia de glória, glória a ti redentor que há cem anos, nossos pais conduziste à vitória
pelos mares e campos baianos”...
Acompanhe a programação para o feriado municipal e Festa do Senhor do Bonfim em Bonfim.
DIA DA FESTA 17 DE JANEIRO (SÁBADO)

SOLENIDADE DO SENHOR DO BONFIM

6h: Alvorada festiva, com repique dos sinos, queima de fogos e hino ao Senhor do Bonfim
8h: Celebração do Batismo
9h: Recitação do Ofício Divino (Laudes)
10h: Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Exmo. E Revmo. Dom. Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos Sacerdotes da Diocese
12h: Repique festivo dos sinos
16h: Apresentação da Orquestra Filarmônica da Polícia
16h30min: Celebração Eucarística em frente à Catedral
procissão com a imagem do Senhor do Bonfim percorrendo o seguinte roteiro: Saída do espaço em frente à Catedral Diocesana dobrando em frente da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, seguindo pela Rua Ruy Barbosa, Barão do Cotegipe, Travessa Parque da Cidade (ao lado do LACEN), Rua José Felix Angelim (conhecida como Pe. Anchieta), Rua Plínio Gomes, Avenida Roberto Santos, Av. Antônio Laurindo, Rua Manoel Vitorino, Praça Lauro de Freitas, Rua João Rodrigues, Rua Visconde do Rio Branco e por fim retornando à Catedral Diocesana.
Benção do Santíssimo Sacramento
Madrinha do altar: Dilma Marques da Silva e Cíntia Reijane Marques Bartilotti
Madrinha do andor: Deodete Lopes Maia (Detinha)

Após encerramento haverá show com a Banda SARAF, no Espaço Cultural.


Maravilha Notícias

ECONOMIA: MOTOTAXISTAS DESCORDAM DE HAMILTON E PREÇO DA CORRIDA DE MOTO CONTINUA 3 REAIS EM BONFIM


Na última terça-feira, durante entrevista no Jornal Bonfinense, da Rádio Rainha FM 97,3, o Mototaxista Hamilton, esteve comentando que a corrida de mototáxi em Senhor do Bonfim  passaria a custar R$ 4,00,  alegando aumento de combustível, salário mínimo, e até força em pneu. O que não se esperava era que suas colocações gerasse discórdia entre a própria categoria, que se mostra contrária ao aumento do preço do serviço comum, ou seja de uma corrida simples.

Ainda durante a entrevista, algumas pessoas participaram através de mensagens no Facebook, Whatsapp, alegando que a cidade não tem preparo para pagar o valor sugerido por Hamilton, e até informando que Hamilton nem sequer trabalha agregado a uma empresa, e sim de modo avulso na feira livre, e que ele não tem respaldo para falar em nome da categoria.

Diante de tanta contradição, o bom é que o bonfinense continuará fazendo suas corrida de mototáxi, ao preço de 3 reais.

Brevemente representantes das empresas legalizadas no município estarão cedendo entrevista no Jornal Bonfinense, aguardem.


Maravilha Notícias

ITIÚBA: FEIRA LIVRE SERÁ ANTECIPADA


DECRETO N°006 /15 de 09 de JANEIRO de 2015.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ITIÚBA, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e constitucionais,

DECRETA:

Art. 1° - Fica antecipada a feira-livre da sede deste município do dia 17/01/2015 para o dia 16/01/2015 (sexta-feira), em razão do FERIADO MUNICIPAL 17 de janeiro 2015, considerando os Festejos Comemorativos de 80 anos de Emancipação Política e Administrativa do Município de Itiúba-Bahia.

Art. 2° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO, em 09 de janeiro de 2015.

SILVANO SANTOS CARVALHO
Prefeito Municipal

POLÍTICA: POR UMA UPB UNIDA PELO MUNICIPALISMO QUITÉRIA É REELEITA PRESIDENTE DA UPB


Já passava das 18h quando a presidente reeleita da UPB, Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva, aclamada pelo público presente, fez um breve e caloroso discurso no auditório da instituição: “Antes de tudo agradeço a Deus o quanto que ando com a verdade e fé. Vencemos pelo nosso trabalhos. Somos guerreiros. O nosso trabalho representa bem e, graças a esse trabalho temos esse resultado. Não tenho dúvida de nossa vitória. Os gestores que ligaram e diziam: Quitéria, estou com você. A emoção que estamos juntos com a causa dos prefeitos pois essa Casa tem que ter ética, moral e respeito. Dia 22 de janeiro vamos fazer o ato da posse com todos os presidentes de associações regionais e consórcios intermunicipais, ampliando para toda a Bahia. Quero agradecer ao governador Rui Costa que esteve isento, pois essa Casa tem autonomia, escolhe seu líder, sem interferência. O projeto de mudança e renovação continua”, disse.

CONSELHO CONSULTIVO – Prometendo lutar pela defesa dos municípios sem arrogância, porém, sem submeter-se a qualquer capricho ou interesse que não seja àquele do município, Quitéria foi reeleita com 257 votos contra 69 do adversário Ricardo Machado, prefeito de Santo Amaro, e três cédulas em branco. Representando a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, Quitéria defende a criação de um conselho consultivo formado por presidentes de consórcios e associações regionais, visando ampliar a representatividade na entidade. Pretende intensificar a luta do FPM para ampliar os repasses do fundo às prefeituras, além de buscar recursos para implantar política de saneamento básico nos municípios.

A eleição, além de acirrada, mostrou a força e a beleza da democracia, levando as urnas 348 votantes, tendo somente dois votos nulos. Além da presidente eleita, a chapa vitoriosa é composta ainda vice presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado; como vice presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha Dias; 1º secretário o prefeito de Mutuipe, Luis Carlos Cardoso; 2º secretário, prefeito de Coribe, Manoel Azevedo Rocha; 1º tesoureiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.

O Conselho Fiscal é formado pelos gestores Ademilton Barbosa dos Santos (São Desidério), Antônio Carvalho da Silva Neto (Araci), Josefina Maria Castro dos Santos (Coaraci), Luzinar Gomes Medeiros (Mundo Novo), Ricardo Maia Chaves (Ribeira do Pombal), José Eduardo Mendonça (Simões Filho), José João Pereira (Macaúbas), Adriano de Queiroz Alves (Palmeiras), José Sivaldo Rios de Carvalho (Capim Grosso) e Claudir Terence Lessa (Ibotirama).

UPB

POLÍTICA: PREFEITO NAGY MARTINS PARTICIPA DE EVENTO DA UPB EM SALVADOR


O prefeito de Campo Formoso, Nagy Martins, acompanhado do secretário de administração Ismael Pereira, participou da escolha da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), na capital baiana, nesta quarta-feira (14).

O evento reuniu vários prefeitos de todo o estado e políticos importantes da Bahia. Na ocasião, Nagy e Ismael encontraram Júnior Muniz, presidente estadual do PHS, mesmo partido do prefeito Nagy, o deputado federal Luiz Caetano do PT, além de uma das candidatas a presidência da instituição, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria.

Na foto (1) lado superior, da esquerda para a direita: Luiz Caetano, Dep. Federal; secretário Ismael Pereira, Prefeito Nagy Martins e o presidente estadual do PHS, Júnior Muniz.

Na foto (2) lado inferior, da esquerda para a direita: prefeito Nagy Martins, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, que concorreu a presidência da UPB, e o secretário Ismael.

ASCOM - PMCF

SEGURANÇA: CONJUNTOS HABITACIONAIS AGORA CONTAM COM POLICIAMENTO EXCLUSIVO


Os conjuntos Habitacionais Brisas do Monte, Monte Alegre II e Cidade Nova, localizados na Cidade de Senhor do Bonfim, contam com rondas constantes de novo policiamento para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores.

O Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, constatando a necessidade de maior presença, devido a extensão territorial, implantou um policiamento exclusivo, com uma viatura percorrendo os três loteamentos.

O serviço de 190 para emergências e o policiamento ordinário das guarnições especializadas CETO e ROCAM permanecem, como em toda a cidade e região, em apoio ao policiamento local.


O Sr. Igoberto Alves dos Santos, Primeiro Secretário da Associação de Moradores de Monte Alegre II, em entrevista, afirmou: “Esta aproximação com a PM era o que nós cidadãos estávamos precisando e pretendo colaborar com esta parceria. O atendimento tem sido imediato”.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SAÚDE: A BAHIA VAI CONTAR COM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ANEMIA FALCIFORME


A Bahia vai ganhar um centro de referência para tratamento de pessoas com anemia falciforme. O projeto, que foi um dos compromissos assumidos pelo secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas, durante sua posse, foi discutido nesta terça-feira (13), durante reunião na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com as associações das pessoas com anemia falciforme.

O Secretário solicitou que técnicos da Sesab apresentem um plano de ação completo para a implantação do centro, inclusive já com a indicação do espaço, considerando que a unidade contará com uma equipe multiprofissional. "O atendimento será feito desde o diagnóstico precoce e rastreamento da doença, até o tratamento completo, incluindo internação e intervenções cirúrgicas, quando necessárias", destacou Vilas-Boas.

Na ocasião, os representantes das associações federal, estadual e municipais (Itabuna, Ilhéus e Feira de Santana) apresentaram uma carta reivindicando a institucionalização das políticas de saúde para as pessoas com anemia falciforme, efetivar a inclusão nas redes de urgência, emergência, cegonha, doenças crônicas, indicação de hospital de referência, retomada de novas gestantes na maternidade de referência, regularização da entrega dos medicamentos, criação de uma coordenação exclusiva para os assuntos relacionados às questões da enfermidade na Diretoria de Gestão do Cuidado da Sesab, equipe especializada para tratar a doença, dentre outros.

O representante da Federação Nacional das Pessoas com Anemia Falciforme, Altair Lira, declarou que estas reivindicações têm como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas que têm que conviver com uma doença, "que só representa dor e sofrimento para o paciente", pontuou.

E o presidente a Associação Feirense das Pessoas com Anemia Falciforme (Afadfal), Sandoval da Cruz, que tem a enfermidade lamentou a dor da perda de pessoas jovens. "Sabemos que todos vão morrer, mas com tratamentos mais adequados essas pessoas poderiam viver mais um pouco entre a gente", argumentou Cruz.


Anemia Falciforme na Bahia

O estado possui o maior número de incidência da doença por se tratar de uma patologia que atinge principalmente a população negra. E, de acordo com dados do IBGE, cerca de 76,6% dos baianos se auto declaram pretos e pardos. Com isso, estima-se que, a cada 650 nascidos vivos, um possui a doença e o percentual do traço falciforme nos nascidos vivos está entre 7% e 10%. A anemia falciforme é uma doença hereditária, que provoca a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, o que dá origem ao nome.


Sintomas da doença

Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, dores articulares, fadiga intensa, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções, cálculos biliares, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

Acompanhamento da doença no Estado: a Hemoba, em Salvador, atende cerca de 4500 pacientes entre crianças e adultos, da capital e interior.

As crianças ainda contam com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende 3.500 crianças e realiza, também, o exame do "pezinho", um dos principais métodos para detectar a anemia falciforme.

Outros municípios que contam com o acompanhamento regular desses pacientes são: Camaçari (300); Itabuna (400); Ilhéus (100), Barreiras (306), Feira de Santana (400). Todos atendem crianças e adultos.


Ascom Sesab
Falsifor/encontro