terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ARTIGO: A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS CRIANÇAS


A violência contra crianças é uma realidade no Brasil, sendo reconhecida como problema de saúde pública. Ao estudar o contexto histórico da violência contra a infância é possível perceber que ela tem sido utilizada como forma de educar as crianças. No entanto, o art. 5 do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) preconiza que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Trago brevemente a violência psicológica contra crianças, com o objetivo de informar acerca de um assunto sério, complexo e que merece a atenção de pais e/ou responsáveis, profissionais da saúde e educação, e da sociedade em geral. Afinal, é de nossa responsabilidade a proteção contra qualquer tipo de violência contra as crianças e a garantia de um saudável desenvolvimento biopsicossocial aos pequenos.

A violência psicológica é caracterizada como uma atitude do adulto em depreciar e inferiorizar a criança, causando sofrimento psíquico e interferindo negativamente na construção da sua identidade (Malta, 2002). Ainda, a autora afirma que a violência psicológica pode se apresentar nas formas de humilhação, isolamento, superproteção, tortura psicológica, exigências extremadas e rejeição. Na maioria das vezes, este tipo de violência é praticado dentro de casa, por familiares ou responsáveis. Esse é o tipo de violência do qual menos se fala, embora seja uma das maneiras mais comuns que os pais encontram para “educar” os filhos (Bidarra & Gregório, 2008). Muitas vezes, a violência psicológica só se torna visível quando associada a outro tipo de violência como a física, por exemplo, uma vez que esta se torna mais evidente, por deixar marcas no corpo. Percebe-se assim o não reconhecimento desta violência que provoca sérios prejuízos, inclusive para a saúde mental.

Por fim, a violência psicológica não é compreendida pelos agressores e mesmo quando reconhecida permanece em silêncio dentro da família (Bidarra & Gregório (2008). É importante denunciar e desmistificar esta violência, conscientizando a todos para que ela não seja aceita como uma forma de educar.

Com informações extraídas de BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Curitiba: IASP, 2006.; MALTA, S. B. B. Violência na família: uma matriz da violência na sociedade. Estado de Alagoas: Prefeitura Municipal de Coruripe, 2002. ; Bidarra, Z.S. & Gregorio, F.J. Configurações da violência psicológica contra crianças e adolescentes no município de Toledo (PR). Informe Gepec. Vol. 12, nº01. Toledo-PR, 2008.

Paula Bezerra – Psicóloga CRP-03/9980

Paula é natural de Sr. do Bonfim. Bacharel em Psicologia pela UNIVASF. Pós-graduando em Psicologia do Trânsito. Atua como psicóloga no CRAS. Contato: paula.psique@hotmail.com

EMPREGO: 12 VAGAS DE EMPREGOS DISPONÍVEIS PARA COMERCIO DE BONFIM


O SINEBAHIA/ SAC – Sr. do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:

• Vendedor de consórcio: 02 vagas

 Sexo masculino;
 Ensino médio completo;
 Experiência com vendas externas.

• Instrutor de Academia: 01 vaga

 Sexo Feminino;
 Cursando Educação Física;
 Experiência de 06 meses.

• Farmacêutico: 01 vaga

 Ambos os Sexos;
 Experiência na área;

• Padeiro: 01 vaga

 Sexo masculino;
 Experiência na área de 06 meses em CTPS.

• Cozinheiro de forno e fogão: 01 vaga

 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses na área.

• Pizzaiolo: 01 vaga

 Sexo masculino;
 Experiência na área.

• Atendente Balconista: 01 vaga

 Sexo Feminino;
 Ensino médio completo;
 Experiência na área.
 Obs.: Vaga para Estágio

• Repositor de supermercado: 01 vaga

 Ambos os sexos;
 Ensino médio completo;
 Experiência comprovada de 06 meses.

• Eletromecânico/Eletromecânica

 Sexo masculino;
 Experiência na área.


• Saladeira: 01 vaga

 Sexo feminino;
 Experiência de 04 meses na área.

• Cozinheiro: 01 vaga

 Sexo Feminino;
 Experiência na área.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

EMPREGO: SENAI DISPONIBILIZA 120 VAGAS EM CURSOS EM BONFIM


Aproveite a oportunidade de fazer um curso gratuito no SENAI NORTE e aprenda com quem mais entende de indústria.

São 120 (cento e vinte) vagas abertas para a COMUNIDADE nos cursos de:

• Agente de Inspeção da Qualidade,
Turno – Matutino/ 40 vagas/ Ensino Fundamental II incompleto.
• Agente de Observação de Segurança,
Turno –Vespertino/ 40 vagas, Ensino Fundamental completo e ter idade igual ou superior a 18 anos.
• Auxiliar de Operações Logísticas,
Turno – Vespertino/ 40 vagas, Ensino Médio Completo.

As matrículas acontecerão nos dias 09, 10, 11 de Fevereiro/2015, das 8h às 11:30h e 13h às 16:30h, por ordem de chegada.
Início do Curso: 23/02/2015.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante Escolaridade, Menor vir acompanhado dos pais.
* (trazer cópia dos documentos supra citados)

Agência SENAI - Rua Tomaz Guimarães, nº 45 Senhor do Bonfim-Ba

POLICIAL: PRF PRENDE CARRETEIRO COM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO FALSA ‏EM CAPIM GROSSO


Dando continuidade a operação de combate a criminalidade que acontece em dias e horários alternados, agentes PRF's de Capim Grosso abordaram ontem (02/02/2015) às 20:30h na BR 324, KM 356, o veículo Volvo FH, de placa policial OIS - 3314 e que estava acoplado aos semi-reboques de placas AKZ - 1745 e 1746 (BI TREM). O veículo era conduzido por M. H, 34 anos, profissão motorista, natural de Chapada - RS; ao ser consultada pelo sistema Serpro a CNH apresentada pelo mesmo, constatou-se que o mesmo é habilitado apenas na categoria "B" e o prazo do exame de saúde está vencido desde 2004, sendo que na CNH apresentada por M.H apresenta categoria "AE" e com exame válido até 2019, caracterizando porte de documento falso.


De acordo com o condutor, ele comprou a CNH no Estado de Goiás pela quantia de R$ 1.800,00 para poder conduzir carretas (BI Trem), já que a categoria em que era habilitado ("B"), não permitia essa situação. Diante do fato, M.H. foi preso em flagrante por porte de documento falso e encaminhado para a DEPOL de Capim Grosso a fim de serem tomadas as providências cabíveis.

ATT:
Insp. Lopes Júnior - Ch. do Posto PRF 02 - Capim Grosso - BA

NEGÓCIOS: VENDE-SE UM CASA NA GAMBOA


A casa é bem localizada, na Rua Alberto Torres, 112, na Gamboa á 5 minutos do centro comercial de Senhor do Bonfim, perto de escolas e mercados. Com garagem coberta, sala ampla, 3 quartos, banheiro com excelente acabamento, cozinha grande e quintal.

Esta á venda pro 150,000,00. (cento e cinquenta mil reais)

Contato: (74) 9135-6479
(71) 9171-5061

POLICIAL: CIPE CAATINGA RECUPERA VEICULO ROUBADO EM JUAZEIRO


No dia 02/02/2015, por volta das 08h30min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, averiguando denuncia de roubo de veículo no município de Juazeiro-BA, nas proximidades da entrada do distrito de Rodeadouro, zona rural de Juazeiro-Ba, localizaram o caminhão VW 8-120, placa KHQ 2455, de propriedade da transportadora de alimentos ZAMBRI, que tinha sido tomado de assalto por volta das 05h00min desta manhã, fato registrado pelo motorista Reinaldo Romualdo Bonfim na Delegacia de Policia Civil de Juazeiro/BA. O veiculo foi apresentado à autoridade competente, ficando o mesmo custodiado na DEPOL de Juazeiro-Ba, onde foi lavrado o termo de apreensão pelo Bel. Fabio Avila e Silva.

JOSE CARLOS SOARES MARIANO – MAJ PM
Comandante

EDUCAÇÃO: SELECIONADOS NO SISU TÊM ATÉ HOJE PARA FAZER MATRÍCULA


Hoje (3) é o último dia para os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fazerem a matrícula nas instituições de ensino. A lista dos aprovados pode ser consultada na página do programa. O candidato deverá verificar, na instituição em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários.

Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão aderir à lista de espera. Para isso, deverão acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista. O prazo de adesão vai até 6 de fevereiro.

Os selecionados na segunda opção de curso poderão fazer a matrícula e ainda assim participar da lista de espera para a primeira opção.

Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 11.

O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos, em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos.

Agência Brasil

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM

Infraestrutura: Recuperação de estradas vicinais


Desde a última semana a Secretaria de Infraestrutura realiza a recuperação de estradas vicinais com o objetivo de melhorar o tráfego em locais de difícil acesso.

Os trabalhos estão sendo feitos nos trechos: Umburana /Baraúna, Umburana/ BR 407, Umburana/ Lagoa do Peixe, Lagoa do Boi/ Vargem Seca e Veados/Quicé. Cada trecho demora em média 3 dias para ser recuperado, com serviços de patrolamento, colocação de cascalho e nivelamento da estrada.

Decreto 021/2015: Funcionamento das repartições públicas no Carnaval


Inscrições abertas para curso de Capacitação à Distância do PROGESTÃO


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

EMBASA: SÉRIE DE QUEBRAMENTOS PREJUDICA FORNECIMENTO DE ÁGUA EM SAÚDE


Previsão é de retomar abastecimento nesta quarta-feira

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o abastecimento de água em Saúde está suspenso temporariamente, por causa de uma série de quebramentos na adutora que leva água da Barragem do Paiaiá até o município. De acordo com técnicos, os serviços de correção do problema já foram iniciados.
A previsão é de que a conclusão dos reparos aconteça amanhã, 04 de fevereiro, data também prevista para retomar o fornecimento de água, gradativamente. A Embasa agradece a compreensão da população local.

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim

POLICIAL: PRF SR. DO BONFIM PRENDE CONDUTOR DE VEÍCULO COM CNH FALSA NA BR 407‏


Em fiscalização de combate a criminalidade no dia de ontem ( 02/02/2105 ) às 18:20h, agentes PRF's da Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, abordaram na BR 407, KM 117, o veículo VW/GOL 1.0 , de placa policial HJE -3629, que estava sendo conduzido por A. F. C, 37 anos e natural de Campo Formoso - BA; ao ser apresentado pelo condutor a sua CNH, os agentes através de consultas aos sistemas de Segurança Pública, constataram que não há registro pra aquele documento e que o condutor não é habilitado. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao condutor por Falsificação de Documento Público e o mesmo foi encaminhado para a DEPOL de Sr. do Bonfim a fim de serem tomadas as providências cabíveis.

PRF

POLICIAL: ANCIÃO COMETEU SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO EM NORDESTINA


Às 17h30 desta segunda feira (2), na Cidade de Nordestina, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar foram informados de que havia ocorrido um suicídio, em uma fazenda da zona rural.
Familiares encontraram o corpo de Manoel Felix de Almeida, de 79 anos, enforcado em uma corda amarrada em uma árvore próxima à sua residência, os motivos não foram revelados.
Os policiais foram até o local e isolaram a área até a chegada da Polícia Técnica.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ITIÚBA: MORADORES DESBLOQUEIAM ESTRADA DEPOIS DE OUVIREM REPRESENTANTE DO DERBA


Depois de muitos dias de empasse entre moradores e o poder publico, finalmente uma decisão favorável por parte dos moradores das ruas no trecho da BA 381, que passa por dentro de Itiúba, no trecho conhecido como Desviou da Matança.

Em uma reunião que aconteceu no gabinete do prefeito BANGA, com a presença do Presidente da associação do bairro senhor Valmir, juntamente com o senhor Djalma da Silva Costa encarregado do campo da 13ª Residência do DERBA em Senhor do Bonfim, um acordo foi decidido entre as autoridades; O Representante do DERBA se encarregou de fazer imediatamente o serviço de recuperação asfáltica do trecho e a prefeitura na pessoa do prefeito BANGA, de retirar os entulhos do trecho juntamente com os moradores.

Agora à noite, um grupo de moradores em companhia do prefeito BANGA realizou o desbloqueio da via, com limpezas através de máquinas e água para amenizar o efeito da poeira. Porém os moradores são categóricos em afirmar que, se o DERBA não cumprir com o acordo os moradores voltam a fechar o trecho novamente.

BANGA agradeceu os moradores, pediu desculpas pelos transtornos e se colocou a disposição.

ASCOM PMI

FILADÉLFIA: PRESIDENTE DO SISEF DESABAFA CONTRA GESTÃO MUNICIPAL EM FILADÉLFIA


Nota de Repúdio

Diante do pior momento da história política filadelfense no que se refere à falta de ética com tantas barganhas, desrespeito às leis e, em suma, corrupção; nós, servidores públicos municipais, vimos a público para manifestar não apenas nossa indignação como também para indagarmos até quando viveremos esta política mesquinha do toma lá dá cá que cinicamente privilegia um pequeno grupo de aliados enquanto a cidade definha?

Até quando teremos parlamentares corporativistas que não falam pelo povo e que só atendem a interesses de determinados grupos e, portanto, deles nada podemos esperar.

Até quando esta quase certeza da impunidade que gera toda a corrupção e esse vale-tudo em que os fins justificam os meios?

Até quando, enfim, essa falta de integridade das lideranças políticas que costumeira e naturalmente permitem as mais diversas transgressões?

Algumas dessas transgressões foram observadas pelos membros da diretoria do SISEF, durante a última reunião na prefeitura no comportamento do atual gestor municipal Barbosa Júnior onde o mesmo além de manifestar pouquíssimo interesse nos assuntos discutidos referentes à data-base 2015, negando qualquer reajuste a todos servidores públicos municipais, ainda teve a indelicada atitude de utilizar aparelhos eletrônicos a maior parte do tempo, saindo constantemente da sala e fazendo pouco uso da palavra numa conduta não condizente ao papel de gestor municipal e representante do povo.

Diante deste dramático contexto político, nós servidores públicos municipais encaminhamos esta nota de repúdio propondo a todos os cidadãos e cidadãs filadelfenses uma reflexão que nos permita o entendimento de que se nossos líderes políticos não inspiram confiança não podemos esperar deles qualquer valor como respeito, solidariedade, justiça ou equidade e é esta a raiz de toda a crise moral e social que vivenciamos!

É preciso portanto, dar um basta ...é preciso rever a liderança nos mais diversos níveis.

Basta! Não podemos aceitar calados uma educação social que não transmite valores! Repudiamos veementemente uma postura política onde o ter leva ao poder! E o que é ainda pior: O poder leva ao ter em uma viciosa prática da qual o povo também compactua por “sobrevivência” ou por ganância, tornando-se, consequentemente, cúmplice dessa imoral crise que ora nos assola, lembrando-nos o ditado popular que diz: “Quando o povo cala, consente”!

Assim, temos a certeza de que NÓS, pessoas do povo, é que temos que fazer acontecer...Temos que nos mobilizar exercendo nosso direito de voz, através dos mais diversos meios de comunicação disponíveis, pois somente assim, teremos as mudanças de que nossa cidade tanto necessita!

Atentamente, Diretoria do Sisef-Ba.

POLÍTICA: ADOLFO MENEZES TOMA POSSE COMO DEPUTADO ESTADUAL E É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA AL-BA


Na manhã desta segunda-feira (2), Adolfo Menezes tomou posse como deputado estadual para o terceiro mandato seguido, na cidade de Salvador. O deputado de Campo Formoso também foi eleito para a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, que teve Marcelo Nilo eleito como presidente da casa pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez que Adolfo Menezes assume o cargo, que é o segundo maior da Assembleia.

Taza.com

ARTIGO: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O AVISO PRÉVIO TRABALHISTA

*Maiana Santana
1. Breve histórico e conceito

Segundo Orlando Gomes, o Aviso Prévio foi praticado, inicialmente, na Idade Média, por meio das relações corporativas, lembrando que o Aviso Prévio não foi estabelecido na Revolução Francesa porque, à época, prevalecia a garantia da rescisão das relações de trabalho de modo brusco, com sustentação nas idéias liberais e individualistas de então.

No Brasil, segundo Amauri Mascaro Nascimento, o Aviso Prévio aparece em manifestação legislativa na redação do art. 81 do Código Comercial de 1850 e, posteriormente, o Código Civil de 1916 estabeleceu que se não houvesse prazo estipulado para o contrato de trabalho, qualquer das partes poderia manifestar o desejo de rescindi-lo.

No Direito do Trabalho o Aviso Prévio surgiu com a Lei n. 62/1935, no seu art. 6º e atualmente a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) disciplina o assunto nos arts. 487 e seguintes.

A advogada Alessandra Matsumura, do Paraná, em artigo publicado no site Correspondente Jurídico, lembra que o Aviso Prévio pode ser conceituado como “notificação de uma das partes à outra, no contrato de prazo indeterminado, informando-a da cessação do mesmo contrato ao fim de determinado prazo”.

Para Sérgio Pinto Martins, expressivo doutrinador do Direito do Trabalho, o Aviso Prévio pode ser conceituado como “a comunicação que uma das partes do contrato de trabalho deve fazer à outra de que pretende rescindir o referido pacto sem justa causa de acordo com o prazo previsto sob pena de pagar indenização”.

Quanto ao prazo do Aviso Prévio, a CLT (art. 487), obedecendo a Constituição Federal (art. 7º), estabelece 30 (trinta) dias, podendo ser alterado até o máximo de 90 (noventa) dias, no caso de haver sido estipulado em convenção coletiva e de acordo com a Lei do Aviso Prévio, a recente Lei n. 12.506/2011.

2. Aviso Prévio às Grávidas

BONFIM: PREFEITO CORREIA AFASTA SECRETÁRIO HUMBERTO E ABRE SINDICÂNCIA

O Gabinete do Prefeito, após tomar conhecimento da denúncia sobre a utilização indevida de veículo pertencente a frota do município, no uso de suas atribuições legais, determinou a instauração de sindicância para apuração dos fatos e dos envolvidos.



Para garantir a lisura da instauração da mesma, foi determinado pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal EDIVALDO MARTINS CORREIA, o afastamento temporário do Secretário da pasta, conforme Decreto nº 011/2015, pelo período relativo a apuração da sindicância através da Portaria nº 012/2015.

ASCOM - PMSB

MATÉRIA RELACIONADA

VEÍCULO DO PAC SENDO USADO PARA BENEFICIAR "AMIGUINHOS" DO GOVERNO DA REALIDADE EM BONFIM


Na tarde da ultima sexta-feira (30) a redação do CARNIÇA BONFINENSE flagrou o caminhão pipa do PAC Programa de Aceleração do Crescimento cedido pelo governo federal ao municipio de Senhor do Bonfim servindo a irmã de um Ex Secretario do Governo municipal de Bonfim.
Enquanto a população da zona rual de Senhor do Bonfim padece com a falta de água e a atenção do Governo, pessoas autorizam o veiculo para abastecer a piscina da irmã do Ex. secretario.
imagens da Rua Campo Formoso as 17:00hrs de sexta-feira (30).