quarta-feira, 8 de abril de 2015

POLICIAL: DEL. PRF 10/04 DIVULGA BALANÇO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015‏ SOBRE LEI SECA


A Delegacia PRF 10/04, com circunscrição na BR 407 (Juazeiro x Capim Grosso) e BR 324 ( Capim Grosso x Riachão do Jacuípe), abrangendo os Postos PRF 01 - Sr. do Bonfim e 02 - Capim Grosso, divulgou os números referentes aos meses de janeiro a março de 2015, com relação a Lei 11.705/08 (Lei Seca):

Testes com etilômetro (bafômetros) 3.693
Notificações de alcoolemia por constatação através do etilômetro 23
Notificações de alcoolemia por recusa ao teste do etilômetro 35
Total de notificações 58
Prisões de condutores dirigindo sob efeito de álcool 14

A intensificação da fiscalização da Lei Seca realizada pela Delegacia PRF 10/04, provocou uma diminuição considerável dos acidentes na região, envolvendo condutores dirigindo sob efeito de álcool. Existe uma meta diária estipulada, em torno de 50 testes com os etilômetro (bafômetros) dos Postos da PRF de Sr. do Bonfim e Capim Grosso, visando conscientizar os condutores que existe uma correlação entre álcool x direção x acidentes, e precisamos evitar o item álcool para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável nas rodovias que cortam a região. Lembrando que a notificação para quem está dirigindo sob efeito de álcool é de R$ 1.915,40 e aqueles que estiverem acima do limite que caracteriza crime de trânsito, além de ser multado é preso em flagrante delito.

Qualquer situação envolvendo condutores com sintomas de embriaguez ao volante, pode-se denunciar através dos números da PRF:

191
( 74 ) 3544 - 2079 - Posto PRF Sr. do Bonfim
( 74 ) 3651 - 1052 - Posto PRF Capim Grosso

ASCOM DEL PRF 10/04

CLÍNICA ODONTOLÓGICA CLIGE


A empresa mais moderna da região com seu equipamento de anestesia sem dor. Venha realizar uma avaliação sem compromisso. Pagamento diferenciado até 12x no carnê, cartão e cheque.

Nossa equipe de 13 profissionais preparados para melhor atende-los. O sorriso faz a diferença e venha se produzir para São João.

Clareamento
Implante especializado em 24x carne e cheque
Ortodontia especializada
Restaurações
Cirurgias
Próteses fixas e móveis
Canal sessão única
Laboratório próprio
Coroas de porcelanas
Facetas de porcelanas
Lente de contato

CROBA clinica: 1742
CROBA responsável técnico: 11.267

Praça Nova do Congresso, 488 - Centro
Tel: 74 35417088
Senhor do Bonfim

JUVENTUDE: PRIMEIRA FEIJOADA EM PROL DO XXIII MARIAMA JOVEM


Com a sua colaboração você nos ajuda a Evangelizar.

Adquira os ingressos antecipados, para que possamos dá continuidade a este evento.

Dia: 03 de Maio
Local: Diocesano

Venha participar!

Estamos no 23º Mariama Jovem, evento realizado por jovens e que pretende levar outros jovens a ter uma experiência com Deus, através da intercessão de Maria, no jeito jovem de ser.

Teremos música ao vivo, ótimo momento para estar em família e amigos

RECONHECIMENTO: 6º BPM RECEBE CARTA DE ELOGIO DE CIDADÃO


O 6º Batalhão de Polícia Militar, em Senhor do Bonfim, recebeu a visita de um cidadão que procurou a PM para entregar uma carta de agradecimento pelos serviços prestados, por ter sua motocicleta recuperada, quatro horas após o furto.

No dia 30 de março, por volta das 10 horas, a motocicleta Shineray, de 50 cilindradas, de propriedade do Sr. Givaldo dos Santos, de 37 anos, foi furtada, na Rua Umburana. Às 14h30, policiais motociclistas da ROCAM, em diligência, localizaram o veículo, na Rua Dom Pedro II, sendo que o acusado do furto ainda estava de posse de mais outra motocicleta furtada.

Feliz por ter de volta o bem, o Sr. Givaldo foi até o quartel sede do 6º BPM, nesta segunda feira (06), com a carta em mãos, solicitando à recepção que a mesma fosse entregue ao Comandante, para transmitir o agradecimento aos policiais que trabalharam na ocorrência.

O cidadão foi recebido pelo Tenente Coronel PM Anselmo Bispo e pelo Tenente PM Cordeiro, oficial que comandava o policiamento no dia do fato. O Capitão PM Mascarenhas, Coordenador de Operações da Unidade, comentou: “Em 21 anos de Polícia Militar, foi a primeira vez que vi tal reconhecimento, por isso fiz questão de registrar o momento com uma fotografia. O agradecimento foi extensivo a todos os policiais envolvidos direta ou indiretamente na ação.”

Em trecho de sua carta, o Sr. Givaldo diz: “Quero agradecer a todos os policiais de Senhor do Bonfim. Continuem assim. Que Deus abençoe e esteja sempre ao lado de cada um de vocês”.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

Decreto revoga suspensão do Secretário Humberto Martins Correia

O Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim, através do Decreto 26/2015, revogou o Decreto 11/2015 que dispunha sobre o afastamento temporário do Secretário de Infraestrutura Humberto Delfino Martins Correia.

Tendo em vista que não ficou provado na Sindicância que o Secretário Humberto Delfino Martins Correia tinha conhecimento da destinação da água disponibilizada à munícipe no dia 30/01/2015 através de denúncia, informamos que Humberto Martins Correia retorna às suas atividades na Secretaria de Infraestrutura, dando continuidade às ações da pasta.


Secretaria de Ação Social adquire quatro automóveis para o Programa Bolsa Família


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS) e com aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) adquiriu 04 automóveis (03 Pálios e 01 Fiat Strada WORKING).


Na manhã desta quarta-feira (08) aconteceu a entrega simbólica dos automóveis com a participação da Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia e de representantes dos órgãos da SADS.

Os carros foram adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), com a finalidade de atender as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família no acompanhamento das condicionalidades.

O PBF é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e as condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do programa nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, objetivando ampliar o acesso dessas famílias aos seus direitos sociais básicos.


Ação Social convida para Pré-Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social(SADS) convidam você a participar das PRÉ CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. As Pré - Conferências têm caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente na discussão das Políticas Públicas para a Construção do Plano Decenal. Sendo um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora.

CRONOGRAMA:

Dia: 08/04 - Colégio Estadual da Missão do Sahy às 14:00 h;

Dia: 09/04 - Associação dos Moradores do Alto da Maravilha às14:00 h;

Dia: 10/04 - Associação dos Moradores do Brisas do Monte às14:00 h;

Dia: 12/04 - Associação dos Moradores do Povoado de Umburanas às 09:00 h;

Dia: 13/04 - Escola Municipal Austricliano de Carvalho às 08:00h;

Dia: 14/04 -

Centro de Referência de Assistência Social do Distrito de Tijuaçu às14:00 h;
Associação APAG dos Moradores de Quicé às18:00h;
Dia: 15/04 - Associação das Mulheres de povoado Passagem Velha às 14:00 h;

Dia: 16/04 -

Associação dos Moradores do Distrito de Igara às14:00h;
Associação dos Moradores dos Pebinhasàs 14:00 h;
Dia: 17/04 – Associação dos Moradores do Distrito de Carrapichel às 14:00 h;


Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru realiza sua XXIII Plenária


No próximo dia 10 de Abril, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru realizará a sua XXIII Plenária, no auditório da UNEB – Campus VII, localizado as margens da BR 407, Rodovia Lomanto Junior em Senhor do Bonfim.
Na oportunidade estamos contando com a presença de autoridades, membros do comitê, sociedade civil e do Secretario de Meio Ambiente do Estado da Bahia o Sr. Eugenio Spengler.

PROGRAMAÇÂO

Dia 10/04/2015 (Sexta - Feira)
08: 00 h às 09:00 h – Credenciamento e Café Matinal
09:00 h às 10:00h – Plenária do CBHI
10:00 h às 11:00h – Palavras do Secretário
11:00 h às 12:00 h – Tribuna Livre


Prefeitura reúne-se com vendedores de carne de bode para discutir local de comercialização


Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Edivaldo Martins Correia reuniu os “bodeiros”, (vendedores de carne de bode) para discutir a recomendação do Ministério Público de que a carne não seja vendida exposta ao ar livre.
Acompanhado pelo diretor de Indústria, Comércio e Turismo, Leandro Lima e pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Marcelo Rodrigues, o prefeito salientou que entende as necessidades dos bodeiros, que precisam trabalhar, mas também destacou que a carne vendida ao ar livre gera riscos, sobretudo à saúde. “Como médico, sei que as condições em que a carne de bode é vendida hoje na cidade não são ideais, pois está exposta à poeira, mosquitos, e diversos fatores que conduzem à falta de higiene”, afirma.
O prefeito recomendou que todos os vendedores de carne de bode se organizem dentro do Mercado Municipal, que passará por limpeza e ajustes para receber a nova demanda. Até o próximo dia 01º de Maio todos estarão devidamente instalados e organizados no novo local de venda. As Secretarias de Administração e Indústria, Comércio e Turismo ficarão responsáveis por organizar e cadastrar os bodeiros.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


A 3NERY COMUNICAÇÃO esta precisando de uma pessoa para trabalhar de divulgador no comercio de senhor do Bonfim e região até o mês de junho.

A pessoa tem que ser:

• COMUNICATIVA (O)
• DINAMICA (O)
• PRÓ-ATIVO
• BOA APRESENTAÇÃO PESSOAL
• ENSINO MEDIO
• MAIOR DE 18 ANOS

OFERECEMOS:

Ajuda de custo
Comissão sobre produção
Bolsa para cursos preparatórios
E boa penetração no comercio local.

INTERESSADOS NESTA VAGA DE TRABALHO LIGAR PARA:

74 9120 5195 OU 74 8851 4581

ARTIGO: UM DOMINGO DIFERENTE


Custodiados do Complexo Policial de Senhor do Bonfim receberam no último domingo de Páscoa (05) a visita de religiosos, da Igreja Católica, na pessoa de Diácono Cleiton e da Igreja Adventista do 7º Dia, nas pessoas de Carlos Augusto e Bispo Sidnei Amado.



Os 88 custodiados receberam com alegria a Palavra de Deus, que durante 4 horas ouviram, celebraram e partilharam sobre Ressurreição de Cristo Jesus.


A visita especial foi organizada pelo Investigador Hilberto Lopes, apoiada pela Delegada Magda Roberta, Ipc: Ivanilson Cavalcanti, Epc's: Luciano Rodrigues e César Maciel.

Maravilha Notícias

BONFIM: COMUNIDADES DE FUNDOS E FECHOS DE PASTO SERÃO CERTIFICADAS NESTA QUINTA (9) EM BONFIM


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), entrega nesta quinta-feira (09), às 9h30, em Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, certidões de reconhecimento de 133 comunidades de fundos e fechos de pasto. A ação será realizada durante encontro do segmento no município, com a participação da titular da pasta, Vera Lúcia Barbosa.

Com a sanção da Lei 12.910, em 2013, a Sepromi recebeu a atribuição de promover a certificação das comunidades de fundos e fechos de pasto. Este passo é importante para celebração dos contratos de concessão de direito real de uso das terras públicas estaduais, rurais e devolutas ocupadas tradicionalmente por elas e garantia do acesso às políticas públicas nas diversas áreas.

Entre os municípios contemplados estão Andorinha, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Umburanas e Monte Santo. São características de fundos e fechos de pasto uso comunitário da terra, localização nos biomas caatinga e cerrado, cultura própria, parentesco e solidariedade comunitária associada à preservação de tradições.

Serviço:
O quê: Entrega simbólica de certidões de reconhecimento para 133 comunidades de fundos e fechos de pasto.
Quando: Quinta-feira (09), às 9h30.
Onde: Central de Fundo de Pasto, na Rua José Lourenço, nº 33, Centro – Senhor do Bonfim/BA.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

POLICIAL: CELULAR VIRA ALVO DE ATAQUES EM BONFIM


De acordo com dados de registros dos últimos dias, houve um aumento significativo no número de roubos de aparelhos celulares em Senhor do Bonfim.

Recentemente uma adolescente ao completar 15 anos, pediu aos pais um Iphone no lugar da festa de debutante, e ganhou de forma generosa o aparelho, o que ela não esperava era deparar-se com um atrasa lado, que do nada levou seu sonho de consumo, seu aparelho que havia custado R$ 2.300,00, serviu de isca para usuários de drogas que roubam celulares caros e trocam por pedras de crack nas boca de fumo da cidade.

No final de semana passado mais casos foram registrados, quando dois elementos armados com faca, fizeram a primeira vítima nas imediações da Empresa Novo Gás, por volta das 13h40min, quando uma adolescente teve seu celular roubado sob ameaça de uma arma branca, no mesmo dia por volta das 20h30min, na Avenida Antônio Laurindo, outras duas adolescentes foram abordadas por dois elementos que com os mesmo modus operandi, roubaram seus aparelhos.

Noite de terça-feira (07) mais duas vítimas de ladrões de celular foram abordadas quando se encontravam na pista de skate no Parque da Cidade, desta feita a dupla criminosa estava armada com revolver do tipo calibre 22, pratado, que com violência roubou mais dois aparelhos, um Iphone e um LG.


O QUE FAZER QUANDO ROUBAM SEU CELULAR?

IMEI e a solução

As facilidades do GSM e o número crescente de celulares nas ruas possibilitaram o avanço do roubo seguido de venda de telefones. No entanto, ao usar um celular GSM, o dono do número pode bloqueá-lo e evitar que seja usado em operações ilícitas. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip.

Para inibir o roubo de celulares a ANATEL, o Ministério da Justiça e operadoras do país pretendem assinar um acordo que permite o bloqueio total do celular pelo IMEI. Para quem não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série.


O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos).

Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar apenas como agenda ou despertador?

Como bloquear o IMEI

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° Faça um Boletim de Ocorrência


Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2° Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Fica a dica

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamadas não passa de mais um gadget inútil. (tecmundo)

Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA PARAM NESTA QUARTA-FEIRA (8)


As Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) fecham os portões nesta quarta-feira (08), e realizam um ato público, a partir das 9h, em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. A paralisação de um dia reforça a denúncia do déficit orçamentário imposto pelo governo do estado às universidades públicas. Após o ato, o grupo sairá em passeata até a Assembleia Legislativa da Bahia, onde acontecerá nova reivindicação. A expectativa dos organizadores é que a atividade tenha a presença de centenas de manifestantes. Ônibus fretados pelas associações docentes das quatro universidades Uneb, Uefs, Uesb e Uesc trarão a Salvador professores, estudantes e técnicos do interior do estado.
A paralisação das Ueba foi aprovada pelos professores das quatro universidades nas assembleias, no final de março, que deliberaram também pelo estado de greve da categoria. Com a pauta de reivindicações protocolada na SEC, desde 09 de dezembro, se o governador Rui Costa não abrir negociação, a greve por tempo indeterminado deverá ser aprovada já nas próximas semanas.

Crise orçamentária

Desde 2011, as Ueba reivindicam aumento do repasse orçamentário do estado para, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), que atualmente está em 5%. Para os professores, a defasagem de recursos compromete os setores de custeio e investimento, responsáveis pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa (Alba), no ano passado (09.12), o coordenador do Fórum dos Reitores, José Carlos Santana, afirmou que 78% do atual recurso recebido pelas Ueba é destinado à remuneração de professores e técnico-administrativos, sendo apenas 22% encaminhado para custeio e investimento.

Segundo os professores da ADUNEB, problemas existem em praticamente todos os 24 campi da Uneb. Faltam infraestrutura e materiais para aulas e laboratórios. No mês de março, o Depto de Ciências Exatas e da Terra (DCET II), do campus de Alagoinhas, requisitou cem litros de álcool para os trabalhos nos laboratórios e recebeu apenas 17 litros. Em Juazeiro, em 26.03, inconformados pelo corte de verbas, ausência de restaurante universitário e até papel para impressão, estudantes protestaram durante aula magna (leia aqui). Em Eunápolis ocorreu, nos últimos três anos, um aumento de dois cursos de graduação e um de especialização; sem verbas, os três cursos funcionam sem a contratação de nenhum novo professor concursado, sobrecarregando os já existentes na casa. Uma nota técnica fornecida pela própria SEC (leia aqui), em setembro de 2014, mostrava de as Ueba enfrentavam déficit no quadro de vagas de professores desde 2012. Para resolver o problema, seriam necessários, até 2016, 1644 novos professores, sendo 515, apenas na Uneb.

De maneira democrática os professores ainda tentam um diálogo com o governo. A paciência se esgota. A crise intensifica. Neste dia 8 de abril a comunidade acadêmica mostrará sua força, união e pressionará o governo à negociação. Participe! Venha defender as Ueba, patrimônio do povo da Bahia.

ADUNEB

VENDE-SE UMA CASA NO LOTEAMENTO MORADA DOS VENTOS



Vende-se uma casa no Loteamento Morada dos Ventos. Bairro planejado com ruas calçadas, rede de esgoto e iluminação.

Casa com 122m² de área construída, 03 quartos, sendo 01 suíte, sala ampla, cozinha americana, piso porcelanato, garagem para 02 carros, área gourmet.

Contato: Guthenberg Amaral - 74 9198-4271/8812-7733

LILIANE FANTASIA FEST


Venha conhecer a nova loja LILIANE FANTASIA FEST
Trabalhando com aluguel e venda de fantasias e acessórios
Avenida Antônio Laurindo nº 99 – Centro, telefone 74 – 91269770/88542127
Aceitamos todos os cartões de créditos

POLÍTICA: PLANEJAMENTO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PDDU


Realizou-se ás 17h00 na sala de reunião da Câmera de Vereadores de Senhor do Bonfim-Bahia, a reunião com os vereadores (a), onde fizeram se presentes: Vereador Reinaldo Ferreira Santana (Rê do Sindicato), Gerivaldo Ribeiro Sampaio, Lucia Cristina, Laércio Muniz de Azevedo, Ivan Barbosa, Adelson Bahia, Mário Jambeiro Alves de Souza e João Carlos Bernardes e representando o município, Custodio Barbosa Neto.

A reunião teve como objetivo tratar do planejamento da continuidade das Audiências Públicas do PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE SENHOR DO BONFIM.

As próximas reuniões acontecerão dia 16 e dia 24 de abril de 2015. Segundo o presidente da Câmara, Laércio Muniz é para ser colocado em votação o PDDU no meado de junho do decorrente ano.

Presidente da Comissão do PDDU, Vereador Reinaldo Ferreira, Relatora Vereadora Lucia Cristina e Membro Gerivaldo Ribeiro Sampaio.

ASCOM DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO

MODELO MOTOS


Peças e serviços, transforme sua cinquentinha em uma setentinha, venha e confira nossas promoções, pneus, baterias peças originais e mecânicos especializados em todos os tipos de motos.
Modelo Motos enfrente ao Colégio Modelo, telefone 9940 8964.
Rodrigo Turismo agradece pela preferência.

EDUCAÇÃO: IF BAIANO PROMOVE DIA DO CAMPO EM BONFIM


SAÚDE: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Retirada dos ovários ou dos hábitos ruins?
Dra Mariela Silveira - Kurotel

O câncer de ovário é um dos mais difíceis de serem diagnosticados e pelo fato de apresentar poucos sintomas. Por isto, a prevenção é de extrema importância. A atriz Angelina Jolie novamente se antecipou ao aparecimento de um possível câncer, por razões genéticas, e optou por fazer a retirada cirúrgica dos ovários. Esta é uma atitude, sem dúvida nenhuma, que deve ser respeitada e considerada para quem recebe uma informação de possuir um gene BRCA1 ou BRCA2 com mutação, que indica probabilidade elevada do desenvolvimento da doença. Contudo, vale lembrar que atualmente, alguns fatores relacionados ao estilo de vida já são conhecidos. Assim, não há pretensão em definir a conduta como correta ou errada, mas apenas de aproveitar a oportunidade para se alertar para a relação dos hábitos de vida com a saúde e prevenção de câncer.

Tão comentado quanto a amputação de um órgão, deveria ser falado em medidas impactantes para prevenção dos cânceres em geral, como é o caso do exercício físico, por exemplo, que tem papel muito importante na prevenção de cânceres; além de ser uma prática barata e populacional. Boa parte da população ainda desconhece que há mais a fazer para prevenir o câncer, do que se imagina. 30 a 40% dos cânceres podem ser prevenidos com estilo de vida saudável, sundo o World Cancer Foundation.

Ainda que por vezes conflitantes, as evidências científicas buscam correlacionar os fatores nutricionais também com a incidência de câncer de ovários. Muitos estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de gordura na alimentação e carnes podem aumentar o risco para câncer de ovário. Um trabalho intitulado Netherlands Cohort Study estudou 62573 mulheres na pós menopausa e verificou a associação desta doença com a ingestão de gordura total, os tipos de lipídios que estavam sendo ingeridos, carnes fresca e processada, e peixe. Depois de 16 anos de acompanhamento, não se identificou associações clara entre carnes e câncer de ovário, mas se achou associação positiva entre o consumo de ácidos graxos insaturados trans e o risco de câncer de ovário. A American Association for Cancer Research journal publicou um artigo em 2008 que mostrava que mulheres que tomavam uma chicara de chá verde por dia reduziam em 54% as chances de se desenvolver a doença.

Compostos fenólicos encontrados nas frutas, verduras e chás também se mostram protetores para alguns cânceres, como o de ovário. Esses trabalhos reforçam a importância da alimentação antioxidativa e antiinflamatoria para evitar a doença.

Um estudo sérvio mostra proteção aumentada para mulheres que usavam anticoncepcional e faziam exercício físico, novamente relacionados a fatores ambientais e, portanto, modificáveis.

De acordo com o National Cancer Institute, dos EUA, outros fatores risco para câncer de ovário, com níveis de evidência diferentes, incluem obesidade, nuliparidade (não ter filhos) e uso de terapia de reposição hormonal na pós-menopausa, drogas para fertilização e talco perineal. Por outro lado, entre os fatores associados com a redução de risco de câncer de ovário estão o uso de anticoncepcionais orais (embora estes estejam associados a outros riscos para a saúde), gestações múltiplas, amamentação e ligação tubária.

Com relação a genética, os exames estão cada vez mais acessíveis e o aconselhamento com geneticista passará ser uma prática mais frequente nos próximos anos. É válido mencionar, que todo o exame genético deve ter solicitação criteriosa, e seu resultado deve ter avaliação e acompanhamento transdisciplinar. Independentemente da polêmica conduta tomada a partir do conhecimento do gene, o caso de Angelina nos ajuda a entender que medidas saudáveis são sempre bem vindas, para pessoas que conhecem e que também não conhecem sua genética. O cumprimento desses hábitos não garante o não surgimento do câncer, mas aumenta a proteção e melhora a saúde como um todo.

Recomendações gerais para evitar aparecimento de câncer de ovário:

- Fazer exercício físico regular,
- Ingerir pelo menos 5 porções de frutas ou verduras por dia,
- Tomar chá verde (ou vermelho ou branco) regularmente,
- Não consumir gorduras trans e evitar excesso de carnes vermelhas,
- Manter IMC (índice de massa corporal normal),
- Evitar uso de talco,
- Evitar infecções genitais, mantendo boa higiene e uso de preservativo na atividade sexual,
- Não fumar,
- Consumir álcool em moderação (ou não consumi-lo absolutamente),
- Para mulheres pós- menopausa: evitar uso de terapia de reposição hormonal (quando possível),
- Para mulheres com filhos, procurar amamentar.
- Para mulheres em período fértil: conversar com o médico referente ao uso de anticoncepcional,
- Fazer exame ginecológico e check up de rotina.

CULTURA: ACLASB REALIZA LANÇAMENTO DE LIVROS EM SENHOR DO BONFIM NESSA SEXTA-FEIRA


Atividade faz parte da programação do II Colóquio Sobre a História da Artes Cênicas no Piemonte Norte do Itapicuru

A Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB) realiza nesta sexta-feira, 10 de abril, o lançamento dos livros "Amor Fraternal", de Edeltrudes Ferreira da Silva, e "Rede de Grupos de Teatro Amador na Bahia Contemporânea", de Cátia Garcez. Na ocasião será realizada também a cerimônia de posse do escritor e poeta Dorival Ferreira da Silva e da produtora cultural Adriana Santana como membros da ACLASB. O evento é gratuito e será realizado no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, às 19h30.

O poeta bonfinense Edeltrudes Ferreira da Silva nasceu em 1860 e ao longo da vida se mostrou um grande incentivador de grupos teatrais e realizador de inúmeras apresentações na cidade. Dentre as suas obras destaca-se Amor Fraternal, drama escrito em 1917 e considerada uma das mais antigas peças teatrais da Bahia. O livro terá lançamento nesta sexta-feira, com a presença do seu filho, o também escritor Dorival Ferreira da Silva, que na ocasião tomará posse na ACLASB.

Além da peça teatral, haverá também o lançamento do livro Rede de Grupos de Teatro Amador na Bahia Contemporânea, de Cátia Garcez. A obra é resultado de uma intensa pesquisa feita sobre a produção e circulação do teatro amador na periferia de Salvador e cidades do interior do estado. Natural de Feira de Santana, Cátia Garcez é escritora, professora de Artes Cênicas e produtora cultural. É também uma pesquisadora atuante nas áreas de Teatro e Cultura.

O evento faz parte da programação do II Colóquio Sobre a História das Artes Cênicas no Piemonte Norte do Itapicuru, evento de pesquisa realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril. O II Colóquio é produzido pela Mostra Bonfim em Cena, projeto de dinamização da programação artística do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, e co-realizado pela Universidade do Estado da Bahia – Campus VII. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser efetuadas em https://coloquiodeartescenicas.wordpress.com/.