terça-feira, 14 de abril de 2015

FILADÉLFIA: NOVO ABATEDOURO VOLTA A MOVIMENTAR EXPECTATIVAS EM FILADÉLFIA


Na manha dessa segunda-feira, 13 de abril, o Prefeito Barbosa Júnior esteve na Câmara Municipal de Vereadores de Filadélfia, protocolando projeto para implantação de abatedouro de gado bovino, caprino, ovino e suíno.

Na oportunidade o prefeito esteve com o presidente da Câmara, Vereador Lúcio Batista, dialogando sobre o assunto e o mesmo que já declarou ser Projeto, tendo em vista o bem que esse empreendimento trará a toda a população e por não gerar nenhuma despesa para o município e ainda se comprometeu a convocar uma Sessão Extraordinária para a próxima sexta-feira para apreciar e votar a matéria.

O Prefeito Barbosa Júnior, lembrou ao Presidente que: “a Câmara aprovando esse projeto, todo mundo ganha e mais, não temos nada a perder. Se o empresário não fizer o abatedouro, o terreno voltará para o município”, e acrescentou: “eu acredito que vai dá certo e quem vai ganhar com isso é o povo de Filadélfia, tanto quem cria gado, como os que comercializam como os consumidores, alem dos empregos que serão gerados desde a construção como durante o funcionamento da empresa”.
Segundo o Sr. Neudenir que esteve participando de Audiência Pública e apresentando o projeto na Câmara de Vereadores, o empreendimento além de atender cerca de 15 municípios da macrorregião, irá gerar mais de 70 empregos diretos e 400 indiretos, o que contribuirá significativamente com a economia do município de Filadélfia. O mesmo juntamente com o empresário, afirmaram que caso a Câmara não aprove até a próxima sexta-feira, o empreendimento será construído no município de Senhor do Bonfim, por conta do prazo para instalação do abatedouro.

O vereador Januário, que é um dos vereadores que vem articulando juntamente com o prefeito para que esse empreendimento seja aprovado, diz: “com esse empreendimento todo mundo ganha; o cidadão que será contratado, o pequeno, médio e grande criador de gado, o comerciante e a população em geral... Só com a circulação do Bolsa Família, de emprego de prefeitura ou de aposentadoria não dá para um município se desenvolver".

A Expectativa da população agora está voltada para a próxima sexta-feira, 17 de abril, para saber se os vereadores vão aprovar ou rejeitar o Projeto.

Geração de emprego e renda, esse é o caminho certo para a cidadania, dignidade e desenvolvimento.

ASCOM PMF

EDUCAÇÃO: IF BAIANO / CAMPUS SENHOR DO BONFIM SELECIONA TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS


Inscrições nos dias 23 e 24 de abril

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, seleciona tradutor/intérprete de Libras para permitir o acesso ao currículo aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva. Os candidatos podem se inscrever nos dias 23 e 24 de abril.

A contratação é por tempo determinado, de um ano. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 3.700,00.

A seleção será através de análise documental e entrevista, no dia 28 de abril. Como critérios, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e comprovar experiência de um ano.

Para se inscrever, os candidatos deverão apresentar os documentos exigidos no edital no Núcleo de Apoio a Gestão de Pessoas do Campus Senhor do Bonfim.


Edital: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2015/04/Edital_7_2015_Chamada_Publica_Tradutor_Interprete.pdf


Endereço:

Campus Senhor do Bonfim
Estrada da Igara, s/n - Zona Rural, Senhor do Bonfim - Bahia, CEP: 48970-000

ASCOM

FILADÉLFIA: MUTIRÃO PARA PACIENTES COM DEFICT AUDITIVO


A Prefeitura de Filadélfia através da Secretaria de Saúde traz mais uma conquista para nossos munícipes, realizando a busca de todos os filadelfenses que tenham dificuldades em ouvir. Estes pacientes serão encaminhados para Irecê onde de inicio passarão por consultas com especialistas e aos que necessitarem receberão o aparelho auditivo.

Este projeto ocorre em parceria com o Governo Federal. Nossa meta é alcançar 100% da população, possibilitando assim que todos possam ter uma adequada audição.

Pessoas com diminuição auditiva deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para fazer seu cadastro e obter maiores informações.

ASCOM PMF

POLICIAL: POLÍCIA 24 HORAS EM AÇÃO EM BONFIM E REGIÃO

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES


Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam dois adolescentes e realizaram prisões por tráfico de entorpecentes, no Bairro Mutirão, em Senhor do Bonfim, nesta segunda feira (13), às 20h15.

Com a informação da localização de um ponto de venda de drogas, os policiais apreenderam 25 pedras de crack, 10 petecas de cocaína, 48 trouxas de maconha, uma sacola com aproximadamente 350g e um cigarro da mesma droga, a quantia de R$ 41,00 e duas armas brancas tipo facão, em poder de Andreia da Silva Lima, 26 anos, Alison Lima de Almeida, 19 anos, Jacinto da Silva Costa, 18 anos, além de um rapaz e uma moça de 17 anos.

Os envolvidos e o material encontrado foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM APREENDE ADOLESCENTES POR USO DE DROGA EM ESCOLA

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam dois adolescentes que faziam uso de droga em uma escola estadual, na Praça Nova do Congresso, centro de Senhor do Bonfim, nesta segunda feira (13), às 15 horas.

Os policiais foram solicitados pela diretora, em razão de dois rapazes, de 15 e 16 anos, utilizarem maconha no banheiro do estabelecimento de ensino.

Os dois adolescentes foram apresentados, na presença da diretora, na delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

AGRESSORES DOS PRÓPRIOS PAIS SÃO CONDUZIDOS À DELEGACIA PELO 6º BPM

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil os irmãos Marcos de Oliveira e Cosme de Jesus Oliveira por agredirem os próprios pais, um senhor de 66 anos e uma senhora de 69 anos, na Travessa Laranjeira, Bairro Mercado, em Senhor do Bonfim nesta segunda feira (13), às 23h20.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

POLICIAL: 6º BPM INICIA OPERAÇÃO CINQUENTINHA


O 6º Batalhão de Polícia Militar iniciou nesta segunda feira (13), uma intensificação da fiscalização do uso das motocicletas de 50 cilindradas, conhecidas por cinquentinhas.
O objetivo da operação é o efetivo cumprimento das regras, por parte dos condutores, para a melhoria da segurança e diminuição de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.
No primeiro dia da operação, foram apreendidas 39 motocicletas, sendo que 22 foram liberadas, após notificação e apresentação da documentação necessária e 17, conduzidas por menores de idade ou por não habilitados, foram encaminhadas ao Departamento Municipal de Trânsito.

São considerados itens obrigatórios para o trânsito de motocicletas, motonetas (cinquentinha) e ciclomotores, conforme a Resolução 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito:

· Capacete para condutor e passageiro;
· espelhos retrovisores de ambos os lados;
· farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
· lanterna de cor vermelha na parte traseira;
· lanterna de freio de cor vermelha;
· iluminação da placa traseira (caso haja emplacamento);
· indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
· velocímetro;
· buzina;
· pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
· calçado que se firme aos pés;
· dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Segundo Resolução do Conselho Nacional de Trânsito n° 168, para conduzir motocicleta de até 50 cilindradas, classificada como motoneta, é necessário:

· Ser imputável;
· ser maior de idade;
· ser habilitado (categorias ACC ou A);
· estar com EPI (Equipamento de Proteção Individual - capacete);
· estar de posse da Nota Fiscal.

O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, disponibiliza uma cartilha para condutores de motocicletas, contendo todas as informações do Código de Trânsito Brasileiro e legislação complementar.

Clique aqui e confira a Cartilha.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: UNIDADE DE SAÚDE DO ALTO DA MARAVILHA É INAUGURADA APÓS REFORMA


Garantir conforto e bem-estar à população: Esse é o compromisso da Secretaria de saúde, que nesta terça-feira (14) entregou a Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima à comunidade do Alto da Maravilha após reforma, em parceria com o Programa Requalifica UBS do Governo Federal.
A obra beneficiará mais de 7.000 pessoas e a UBS contará com atendimento dos clínicos-gerais Dr.Rafael Leite e a Dra. Marieta Couto e da ginecologista Dra. Vera Lúcia, além de atendimento odontológico, Farmácia com Medicamentos do Hiperdia e Planejamento Familiar, Sala de Imunização e acompanhamento de enfermeiros. São 18 agentes comunitários, seis técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano ficou responsável pela manutenção do jardim central da Unidade de Saúde.

“Inaugurar a reforma de um posto nos dá uma grande alegria, porque temos passado por dificuldades, mas através de um trabalho árduo nós conseguimos superá-las e oferecer mais conforto a quem precisa utilizar esta Unidade de Saúde”, comemora o prefeito Correia.


A faixa simbólica foi desamarrada pelo prefeito Correia e pela Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, que depois visitaram as novas instalações acompanhados por secretários, equipe técnica e representantes do bairro.

Nesta quarta-feira (15), a Unidade Básica de Saúde de Umburana será entregue após reforma, às 09 da manhã.E a UBS do Tijuaçu, que seria inaugurada na quinta-feira (16) será inaugurada na próxima quarta-feira (21), ás 16:30.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

CULTURA: IGREJA BATISTA BETÂNIA PROMOVE AULA DE CLOWN PARA GRUPO DE TEATRO

A Igreja Batista Betânia, através do Ministério de Teatro ASOS - Adoração, Santidade, Obediência e Serviço, promoveu nesta segunda-feira (13/04/2015), a primeira aula de clown para seus integrantes, que foi ministrada por nosso querido irmão Jadilson Carlos de Santana.

Graças ao nosso bom Deus, temos visto um crescente desempenho dos nossos jovens e adolescentes, por meio das tarefas e eventos organizados por nossos líderes.
Clown é considerado por muitos uma técnica circense/teatral, porém para outros na verdade se trata de um talento/dom nato da pessoa.

A palavra clown vem de clod, que se liga ao inglês "camponês" e ao seu meio rústico, à terra. A tradução de clown para o português é palhaço. Por outro lado, palhaço vem do italiano paglia (palha), material usado no revestimento de colchões, porque a primitiva roupa deste cômico era feita desse material. Palhaço e clown são termos distintos para se mencionar a mesma coisa. Porém existem diferenças quanto às linhas de trabalho.

O clown é a exposição do ridículo e das fraquezas de cada um. Logo, ele é um tipo pessoal e único. O clown não representa, ele é - o que faz lembrar os bobos e os bufões da Idade Média. Não se trata de um personagem, ou seja, uma entidade externa a nós, mas da ampliação e dilatação dos aspectos ingênuos, puros e humanos (como nos clods), portanto "estúpidos", de nosso próprio ser. François Fratellini, membro de tradicional família de clowns europeus, dizia: "No teatro os comediantes fazem de conta. Nós, os clowns fazemos as coisas de verdade."
Se você tem interesse em conhecer este e outros ministérios de nossa igreja, faça-nos uma visita.
Às terças - Culto de Oração, às 20hs.
Às quintas - Culto de Doutrina, às 20hs.
Aos sábados - Culto da Juventude, às 19:30hs.
Aos Domingos - Escola Bíblica Dominical, às 9hs.
Culto Evangelístico, às 19hs.
Que Deus abençoe!

EMPREGO: CLÍNICA CLIGE ESTÁ CONTRATANDO RECEPCIONISTA


CONTRATA- SE RECEPCIONISTA COM EXPERIÊNCIA.
Favor enviar curriculum para o email clinicaclige@hotmail.com

ANDORINHA: PREFEITURA DE ANDORINHA ESTÁ COLOCANDO À DISPOSIÇÃO DOS CRIADORES DO MUNICÍPIO, MÉDICO VETERINÁRIO PARA VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE


A prefeitura de Andorinha, através da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está disponibilizando sem nenhum custo para os criadores, os serviços de um médico veterinário para vacinação contra brucelose em todo município. Segundo informações da secretaria, até o momento já foram vacinados 500 bezerros e a previsão é atingir 95% do rebanho. Atualmente o município de Andorinha tem aproximadamente 17 mil bovinos.

“A Brucelose é uma doença grave e transmissível que causa pela bactéria Brucella sp que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem”. Alertou o médico veterinário contratado pela prefeitura para atender os criadores de Andorinha, Jorge Manoel Oliveira Prisco,

A doença

Os sintomas da Brucelose bovina causada pela Brucela abortus são:
Retenção de placenta (após dar cria, o animal continua com a placenta colocada, provocando infecção). ,
Aborto geralmente entre o 7º e 9º mês de gestação,
Artrite (juntas inchadas). )
Arquite (bolsa escrotal inchada). ).

No homem, os sintomas mais frequentes são: febre, dor muscular, artrite.

ASCOM

ESCLARECIMENTO SOBRE AS BLITZ DE VEÍCULOS CICLOMOTORES


A Prefeitura municipal de Senhor do Bonfim, através do DMTrans (Departamento Municipal de Trânsito) informa que o município só tem participação sobre a circulação dos veículos de 50cc, no que diz respeito a regulamentação de Lei Municipal, que dispõe sobre o emplacamento e informa que já está em desenvolvimento um estudo para essa regulamentação.

Segundo a Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro, o Artigo 129, define que as autorizações a cargo dos municípios são aquelas para veículos à propulsão humana e de tração animal.

O Art. 141. da mesma Lei, define que o processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e elétricos e à autorização para conduzir ciclomotores serão regulamentados pelo CONTRAN.

Em contato com o Capitão Mascarenhas, do 6º BPM, fomos informados que as regras para conduzir ciclomotores determinam que o condutor deve ser habilitado, ser maior de 18 anos e utilizar capacete.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

JAGUARARI: PRIMEIRA RODADA DA COPA FEMININA DE FUTEBOL FOI CHEIA DE EMOÇÃO


Na manhã do último domingo (12/04), foi realizada a abertura da Copa Feminina de Futebol, no Campo do Poeirão. Um grande público esteve presente torcendo e participando deste evento esportivo, onde houve socialização e entretenimento.

De acordo com o diretor do Departamento de Esporte, Jailton Ferreira, “o objetivo de eventos como este é incentivar a prática da atividade física e promover a integração das comunidades através do lazer saudável”.

A grande vitoriosa dessa rodada da Copa Feminina de Futebol foi a equipe do Distrito Pilar, vencendo a equipe de Macambira por 11x0. A equipe do Distrito de Juacema não entrou em campo e o time de Gameleira se classificou por W.O.

Os próximos jogos serão entre SEDE x JACUNÃ e SANTA ROSA x PONTA DA SERRA, dia 19 de abril, a partir das 9h. Leve sua família e participe deste grande evento esportivo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

AÇÃO SOCIAL: AVISO SOBRE LEITE FOME ZERO

A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social informa aos beneficiários do Leite Fome Zero que durante a semana entre 13 e 17 de Abril não haverá entrega do leite, devido à troca de equipamento de pasteurização do laticínio. Agradecemos a compreensão de todos.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim