quinta-feira, 16 de abril de 2015

BONFIM: POLÍCIA MILITAR E PREFEITURA FISCALIZARÃO ENSINO E PRÁTICA IRREGULAR DE CONDUTORES NO PARQUE DA CIDADE

O Juiz de direito da Comarca de Senhor do Bonfim, Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, pede providências à Prefeitura e a Polícia Militar para fiscalizar prática de ensino e direção irregular de condutores no Parque da cidade.

A Justiça de Senhor do Bonfim vem recebendo várias denuncias de pessoas ensinando sem autorização a outros conduzirem veículos automotores, de modo especial menores de idade, no perímetro do Parque da Cidade, local de grande fluxo de pessoas, principalmente no final da tarde, e fim de semana, o que coloca em risco a vida de outrem.

Visando evitar o que ocorreu no início do mês em Campo Formoso, quando uma pessoa aprendia a dirigir em um campo de futebol, atropelando uma criança, é que Excelentíssimo Juiz de Direito, Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, enviou ofício solicitando ao Secretário Municipal de Administração e ao Comandante da Polícia Militar de Senhor do Bonfim, medidas fiscalizadoras, para punir quem for flagrado praticando direção sem autorização e àqueles que cedam seus veículos para outros aprenderem a dirigir, pilotar etc.

Confira ofícios


Maravilha Notícias

RELIGIÃO: COMUNIDADE DE ITAPICURU CELEBRA TRÍDUO EM FESTA A SANTO EXPEDITO


FESTA DE SANTO EXPEDITO
Comunidade de Itapicuru
2015

Convite

A comunidade de Itapicuru temos A grata satisfação de convida-los a participarem do Tríduo em preparação a festa de nosso padroeiro Santo Expedito.

De 15 a 19 de Abril 2015

Tema: Santo Expedito Testemunho Fiel do Cristo Ressuscitado.

15/04- Quarta Feira

5h alvorada com repique do sino, fogos e Hino a Santo Expedito.
18 :h 30 min Carreata dos Motoqueiros e Motoristas com as Bandeiras e hino de Santo Expedito, saindo da Comunidade
Caatinguinha.
19:h hasteamento da Bandeira de Santo Expedito, Padroeiro da Festa.
Responsáveis pelo hasteamento da bandeira :Famílias:Mariano Freitas e Paulo Lisboa.

19:h30- Santa Missa de Abertura da Festa.

Responsáveis: pela Liturgia: Jovens da Paróquia, Pastoral do Dízimo, Terço de Maria com os homens das comunidades de: Itapicuru, Carrapichel
Cristo Rei, Senhor do Bonfim.
Comunidades Convidadas: Nossa Senhora de Fátima, Caatinguinha, Lagoa Grande, Socotó, Alto Cheiroso.
Rezamos:Pela Juventude e devotos de Santo Expedito.

16- Quinta Feira

19h 30 min Celebração da Palavra Evangelho: Jo.3,31-36
Subtema:Santo Expedito modelo de Fé Pregador: Diácono Cleiton
Responsáveis: Fraternidade Eucarística Pierre Vigne.
Convidados: Legião de Maria, Ministros extraordinário da Sagrada Comunhão.
Rezamos pelas Famílias,Crianças, Catequizandos


17/04-Sexta-Feira

19h 30min Celebração da Palavra Evangelho: Jo. 6, 1-15
Pregador:¬¬ Diácono Cleiton
Subtema:Santo Expedito modelo de Esperança
Responsáveis: Pastoral Familiar, Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paula)
Convidados: Irmandade Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, Pastoral do Batismo,Grupo Mãe Rainha de Senhor do
Bonfim.
Rezamos: Pelos lavradores, Criadores Invocando ao Senhor suas necessidades de chuva.

18/04- Sábado

19h 30min Celebração da Palavra Evangelho: Jo. 6,16-21
Pregador: Diácono Cleiton
Subtema: Santo Expedito modelo de caridade.
Responsáveis: Curcilista. (Movimento de Curcílios e Cristandade), MRL-Missionários Redentoristas Leigos.
Rezamos:Pelos Idosos,Doentes,Viúvos
Convidados: Comunidades ;de Carrapichel Estiva, Barroca do Faleiro,Passagem Velha

19/04-Domingo- Festa de Santo Expedito

9 horas Batizados
15 horas Adoração ao Santíssimo Sacramento
16:30 horas Santa Missa Festiva e Procissão.
Responsáveis pela Liturgia: Coral
Santo Expedito.
Após a Santa Missa Procissão

Agradecimentos:
A Pe. Darlan, Pe. Robson, Diácono Cleiton grupos, movimentos, Irmandades, Pastorais, comunidades convidadas, visitantes, devotos de Santo Expedito e todos que contribuíram para a realização da festa. Deus abençoe a todos.
Nosso muito obrigado.

6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR TEM NOVO SUBCOMANDANTE


Na manhã desta quarta feira (15), apresentou-se no 6º Batalhão de Polícia Militar seu novo Subcomandante, o Major PM Cláudio Luís Pitta Santos, que foi promovido recentemente, chegando do Comando de Policiamento Regional Norte, em Juazeiro.

Após convite do Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, Comandante do 6º BPM, o Oficial Superior recebeu a missão que lhe foi confiada pelo Comandante Geral da Polícia Militar, o Coronel PM Anselmo Brandão.

O Major Pitta é Aspirante da turma de 1993. Após sua formação, foi Tenente no 10º Batalhão/Barreiras. Ao longo de sua carreira, trabalhou em várias Unidades da PM, a exemplo do 18º Batalhão/Pelourinho, do 13º Batalhão/Teixeira de Freitas e do Comando de Policiamento Regional Metropolitano de Salvador. Em 2006, quando obteve a promoção ao Posto de Capitão, era lotado no Comando de Policiamento da Capital e já fez parte do Corpo de Bombeiros Militares, no 6º GBM/Porto Seguro.

Com vasta experiência, o Major Pitta exerceu funções operacionais e administrativas. Na administração, chefiou a seção de secretaria, de planejamento de operações policiais e setor financeiro.


O Major Pitta é natural de Salvador, casado, pai de dois meninos e duas meninas. Além de policial militar é bacharel em Direito e escritor de poesias e romances, com um romance publicado: “A Casa do Interior”.

O novo integrante do efetivo do Batalhão declarou aos oficiais chefes de seções e praças presentes na sua chegada: “Uma nova missão, um novo desafio. Espero desempenhar minhas atividades de maneira satisfatória, lastreado na experiência amealhada ao longo de minha carreira, e poder contribuir com a excelente prestação de serviço que o efetivo desta Unidade oferece à sociedade bonfinense e das demais cidades situadas em sua área de responsabilidade territorial. O 6° BPM é uma Unidade histórica, tradicional e extremamente importante dentro da estrutura organizacional da PMBA e é um privilégio poder servir aqui. Agradeço ao Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, nosso Comandante, pela oportunidade e pela honraria”.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BAHIA: EMISSÃO DE RG SERÁ SUSPENSA DESTA SEXTA ATÉ A PRÓXIMA TERÇA


O serviço para emissão da carteira de identidade (RG) nos postos SAC de Salvador e do interior do estado será parcialmente suspenso a partir das 18h desta quinta-feira (16). Até a próxima terça-feira (21), feriado de Tiradentes, o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), que é responsável pela emissão do documento, realizará ajustes nas instalações do prédio do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil. Com as mudanças, o órgão pretende aumentar a segurança no ambiente do Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (Siida). A entrega de documentos nesse período será mantida em todas as 50 unidades da rede, que funcionarão normalmente até a segunda-feira (20). Na terça, não haverá expediente por conta do feriado. O serviço de emissão retorna a normalidade na próxima quarta (22).

SECOM

ECONOMIA: GOVERNO PROPÕE AO CONGRESSO UM SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 854 PARA 2016


O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado pelo governo ao Congresso Nacional.

Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. Durante a entrevista, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explicou que o reajuste foi calculado com base na fórmula adotada nos últimos anos.

Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.

Em março, o governo editou uma medida provisória mantendo a fórmula para os reajustes do mínimo de 2016 a 2019, mas o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Sem uma nova lei sobre o tema, o salário mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.

No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a dizer que a política de reajustes para o salário mínimo precisava ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia. No dia seguinte, no entanto, o ministério emitiu nota oficial e negou que o governo pretendia mudar a regra.


Wellton Máximo - Agência Brasil

BONFIM: ALUNOS DA GUARDA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DOAM SANGUE


Nem só de treinamento vive a Guarda Municipal de Senhor do Bonfim, mas também de solidariedade. Na manhã de quarta-feira (16), os cursistas da primeira turma da GM compareceram ao HEMOBA de Senhor do Bonfim para doar sangue, que atualmente apresenta um nível crítico de estoque.


Faça como os futuros guardas municipais de Senhor do Bonfim e doe sangue também! É simples, rápido e não dói. A Hemoba está localizada à Praça Duque de Caxias, 172 – Centro, ao lado da Maternidade do Hospital Regional. Eles funcionam de Segunda a Sexta-feira, de 07h30min às 13h.

Confira os requisitos básicos de doação

• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Mais informações pelo telefone: (75) 3541-3256.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

POLICIAL: DELEGADA TITULAR DE BONFIM ATENDE COMUNIDADE EM IGARA NESTA QUINTA (16)


A Delegada Titular da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, Drª. Antônia Jane, está atendendo a comunidade de Igara, nesta quinta-feira (16).


Desde que atendia em Irecê a Delegada realizava atendimento as comunidades na zona rural, para aquelas pessoas que não disponham de tempo para ir a uma Delegacia, "desde que cheguei a Bonfim há três anos, tento realizar esse atendimento, mas nunca recebi apoio da população, em Andorinha já foi nos povoados maiores, pretendo realizar uma vez por mês, em cada um dos povoados maiores, e a depender da demanda também nos menores. Vamos começar pela Igara por ser o maior povoado e por conta do pessoal da comunidade ter solicitado primeiro". disse Drª. Jane.

Nesta quinta-feira (16), a Delegada está atendendo na Associação próximo a Igreja, das 09h00min até o meio dia com atendimento à população, recebendo registros de crimes, questões que precisam da polícia civil, e não tenham ido a delegacia, são convidados.

Na parte da tarde Drª. Jane reunirá comerciantes, donos de bares, que vendem bebidas alcoólicas, para esclarecimentos das alterações no Art. 243 do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que deixou de ser contravenção penal e passou a ser crime.

Com efeito, o novo artigo 243 do referido diploma legal passa a ter a seguinte redação:

Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica:

Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

De acordo com a Titular, o estabelecimento que for flagrado e a multa que varia de três a dez mil reais não for paga o local pode ser fechado.


Maravilha Notícias

POLÍTICA: AÇÕES DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO

AGUADAS DE SENHOR DO BONFIM SÃO POVOADAS COM 120 MIL ALEVINOS


Na tarde desta quarta feira ás 15h00 o Vereador Rê do Sindicato realizou a entrega de 120 mil Alevinos, sendo 70 da espécie de Tilápia e 50 de Tambaqui para o povoamento das aguadas do Município de Senhor do Bonfim, estes alevinos veio através da Bahia Pesca do Governo do Estado.
Além do Vereador Rê do Sindicato, estavam presentes: os representantes das famílias beneficiárias dos alevinos, CAAF, Sindicato e o Vereador Ivan Barbosa que acompanhou o processo das entregas.
Antes da entrega, foi realizada orientação técnica das fases para o bom desenvolvimento da criação os alevinos.
Segundo o parlamentar “estou muito feliz por mais uma conquista, está já é a segunda vez que articulo junto à Bahia Pesca a entrega de Alevinos para Bonfim e afirmo que o nosso Mandato estará sempre a serviço do povo na luta pela a qualidade de vida no campo e na cidade”.

AGRICULTORES (AS) FAMILIAR DE BONFIM RECEBEM SEMENTES DO GOVERNO DA BAHIA


Vereador Rê do Sindicato participou na manhã de hoje do dia 15 de abril de 2015 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, da formação para implantação de Bancos de Sementes nas comunidades do município e logo em seguida os representantes das associações receberam suas sementes para o plantio de inverno. Está Articulação das sementes é formada pela a Comissão Municipal, onde tem como membros: O Sindicato, CAAF, EBDA Regional de Senhor do Bonfim e a Secretaria de Agricultura.

Na oportunidade o Vereador “falou da importância das sementes para camponeses e camponesas na luta pela construção dos bancos de sementes ao mesmo tempo parabenizou ao Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/SUAF que pela a primeira vez chega ao território as sementes no período de plantio.”.

ASCOM DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO

IMAGEM DA SEMANA: ENTULHO NA PRAÇA NOVA


BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

Unidade de Saúde de Umburana é entregue à população após reforma




Esta quarta-feira-feira (15) foi dia de inauguração no Povoado de Umburana. A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o programa Requalifica UBS, entregou a Unidade Básica de Saúde à comunidade após reforma.
Contando com atendimento clínico, distribuição de remédios e enfermeiro, a UBS beneficiará cerca de 1.500 pessoas. Com a reforma, é possível ter mais conforto e dignidade no acolhimento aos pacientes.
O prefeito Edivaldo Martins Correia, que durante algum tempo foi o médico da Unidade de Umburana, cumprimentou os moradores do povoado e destacou as dificuldades para manter a saúde no município. “Cumprimento as pessoas de Umburana, esse local onde aprendi a gostar de todos quando aqui trabalhei. Eu peço desculpas por não poder fazer mais, pois as dificuldades são enormes e nós muitas vezes fazemos sacrifícios em nome da saúde, para atender o nosso Hospital Regional. Quero lhe dizer que a minha boa vontade e a minha boa intenção continuam”, salienta.
Após o discurso, o prefeito convidou moradores da comunidade para desamarrar a faixa simbólica da Unidade de Saúde, e acompanhado por secretários e equipe técnica visitou as novas instalações.

Inauguração da UBS de Tijuaçu é adiada para a próxima quarta-feira(22)


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Saúde informa a todos que a inauguração da Unidade Básica de Saúde de Tijuaçu, que seria nesta quinta-feira (16) foi adiada para a próxima quarta-feira (22), às 16:30. Contamos com a presença de todos!

Prefeitura informa que dia 20 terá expediente normal


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim informa a população que no próximo dia 20 de Abril (segunda-feira) o expediente será normal, das 08:00 às 14:00.

Infaestrutura: Colocação de cascalho e asfalto reciclado em ruas do Bairro São Jorge




Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria de Infraestrutura colocou cascalho e asfalto reciclado nas Ruas Eduardo Silva, Amazonas e Ramiro Miranda no bairro São Jorge, após solicitações de moradores que reclamavam da falta de mobilidade após as chuvas desta semana.
A Secretaria de Infraestrutura solicita à população que continue entrando em contato e informando os problemas existentes nas ruas da cidade, para que possamos resolver as demandas de forma ágil.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

POLICIAL: PM APREENDE ADOLESCENTE COM ARMA DE FOGO E DROGAS EM JACOBINA


Policiais militares da 24ª CIPM realizavam rondas preventivas no Bairro Jacobina IV quando viram um adolescente conversando com um mototaxista, o adolescente ao perceber a chegada dos policiais dispensou um revólver e drogas, contudo sua ação foi visualizada pela equipe policial que apreendeu 01 (um) revólver calibre 32, marca Taurus, 106 (cento e seis) pedras de crack e 06 (seis) trouxas de maconha. O adolescente infrator, de 17 anos, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil desta cidade juntamente com o material apreendido e o mototaxista. Fato ocorrido na manhã desta quarta-feira, 15.

PEDRO LUIZ BRANDÃO JÚNIOR – MAJ PM
COMANDANTE DA 24ª CIPM - JACOBINA

BONFIM: SENHOR DO BONFIM RECEBE ESCUTA SOCIAL DO PPA PARTICIPATIVO DIA 16.04


No dia 16.04 (quinta-feira) acontece, em Senhor do Bonfim, a escuta social do Plano Plurianual Participativo - PPA 2016-2019, que reunirá representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETER´s) dos municípios que integram o Território da Piemonte Norte do Itapicuru. O evento faz parte do ciclo de reuniões que a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) realiza entre os meses de março e abril nos 27 Territórios de Identidade do estado para discutir as propostas que estarão no plano do governo estadual para os próximos quatro anos.

O PPA é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos para elaboração do PPA Participativo 2016-2019 é o Programa de Governo Participativo (PGP). O documento é o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, durante os quais foram realizadas consultas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com a presença de aproximadamente 50 mil pessoas. As sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo.

As informações do PGP, bem como as coletadas nas duas versões anteriores do PPA-P, serão submetidas à validação dos CODETER´s dos Territórios de Identidade durante as escutas realizadas em março e abril. Os colegiados são instâncias paritárias com representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos estadual e municipais.

Objetivos – Alinhado com a perspectiva estabelecida nas diretrizes do PPA federal, o PPA Participativo 2016-2019 visa avançar em relação ao documento vigente (2012-2015). Nesse contexto, uma das metas é aproximar os órgãos executores da formulação das políticas, valorizando o reconhecimento destes e conjugando esforços para diretrizes gerais, visão de futuro e macrodesafios. A intenção é permitir que o plano tenha um caráter mais efetivo, permitindo que as suas metas e orientações tenham resultados práticos para a sociedade.

O novo documento visa ainda permitir o efetivo monitoramento dos objetivos e metas do governo e aprimorar o tratamento da territorialização das políticas em nível local. A meta é criar espaço próprio para o planejamento, no sentido de superar a linguagem excessivamente técnica, criando melhores condições para comunicar as políticas públicas com seus respectivos beneficiários. No documento final do PPA, deve ficar explícita a relação das metas com a escuta social, fortalecendo a participação social no processo.

SERVIÇO

Escuta PPA Participativo 2016-2019 – Senhor do Bonfim
Data: 16.04.2015
Local: Praça José Gonçalves, 44, Centro, Senhor do Bonfim.
Horário: 8h às 17h

ASCOM SEPLAN

JAGUARARI: MUNICÍPIO DE JAGUARARI RECEBERÁ PROGRAMA ESTADUAL DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA


Jaguarari receberá, entre os dias 10 e 18 de maio, o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. A iniciativa resulta é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Jaguarari junto ao projeto particular Instituto Sertão Saúde. O Programa consiste na realização de exames gratuitos de mamografia.

A estrutura para receber o Programa será montada na Praça do Forródromo. Os exames são realizados em uma unidade móvel que dispõe de três mamógrafos, stands e equipes das Unidades Básicas de Saúde. Após o exame, se houver qualquer suspeita, as mulheres são encaminhadas para exames complementares.

O atendimento será realizado em mulheres entre 35 e 69 anos e a marcação pode ser feita com o Agente de Saúde de seu bairro ou na Unidade de Saúde mais próxima.

A Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, destacou a importância do exame para a saúde da mulher. “O Câncer de Mama é uma doença que, muitas vezes, não apresenta sintoma no início. Mais tarde, quando se descobre, o tratamento torna-se complicado, mais doloroso e pode não dar certo. O diagnóstico precoce facilita e possibilita o tratamento e a cura da doença”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo: “Minha Terra, Meu Futuro”.