sexta-feira, 5 de junho de 2015

GRIPE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE É PRORROGADA ATÉ O DIA 12 NA BAHIA


Por conta da baixa procura pela vacina da Influenza (gripe), a Secretaria da Saúde do Estado prorrogou por mais uma vez a campanha de vacinação contra a doença. O novo prazo para a imunização é o dia 12 de junho. A cobertura vacinal na Bahia está em 61,15% e, até o momento, apenas 60 dos 417 municípios baianos atingiram a meta preconizada que é de vacinar 80% da população alvo, composta por 3,3 milhões de pessoas.

SESAB

AGENDA WAGNER ROSA


Olá pessoal, neste sábado dia 06/06/15 a partir das 20:30 WAGNER ROSA nosso versátil e talentoso artista, estará fazendo aquele forró já conhecido de todos no requintado restaurante CHINA REAL. e VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL.
Lhe esperamos lá!!!

CULTURA: HOJE TEM PRÉ-FORRÓ NA LAGOA COM JOTA CARLOS E LINY MARTHINS

O terceiro e último Pré-Forró acontecerá nesta sexta-feira (05 de Junho), na Praça da Lagoa, a partir das 19:00, com grande show de Line Martins. Não perca!



EDUCAÇÃO: CURSO DE ENFERMAGEM DO SENAC PETROLINA TEM INÍCIO NA PRÓXIMA TERÇA


Interessados devem ter idade mínima de 18 anos

As vagas ainda estão abertas para quem deseja se inscrever no curso de Enfermagem que tem início na próxima terça-feira (09), na sede de Petrolina. O curso possui carga horária de 1800 horas e as aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30. Como pré-requisitos básicos, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino médio.
O curso é dividido em cinco módulos. Na primeira etapa, os alunos vão aprender conceitos introdutórios da enfermagem, como noções de higiene, preservação do meio ambiente e trabalho em equipe. Em seguida, serão abordadas as técnicas dos procedimentos em clínica médica e cirúrgica e, para encerrar o curso, o aluno vivenciará técnicas de assistência em enfermagem a cliente/paciente em urgência, emergência e estado grave. O curso ainda oferece estágio curricular obrigatório e material didático incluso nas mensalidades.
A matrícula deve realizada presencialmente na sede do Senac no município, localizada na Rua Projetada, nº 650 e o investimento do curso pode ser dividido em 24 vezes através do boleto bancário ou cartões de crédito. Outras informações pelo telefone (87) 3862.2464 ou pelo site www.pe.senac.br 

Serviço: Curso Técnico em Enfermagem - PETROLINA
Previsão de Inicio: 09.06.2015
Inscrições: presenciais no Senac Petrolina - Rua Projetada, nº 650, bairro Maria Auxiliadora
Informações: (87) 3862.2464 ou site www.pe.senac.br.

GJ

BLOCO TÔ NA MÍDIA


No Melhor São João uma nova emoção BLOCO TÔ NA MÍDIA, venha você também curtir o mais novo Bloco de Senhor do Bonfim-BA, dia 22 de junho, concentração no Posto Itamaraty as 17 horas puxada com Mega Trio Bradok, pelas principais avenidas da cidade.

Atrações: Brankinho o Pancadão & Banda na Garagem Imperdível.

COMPRE JÁ SEU ABADÁ POR APENAS R$40,00 REAIS INDIVIDUAL, OU CASADINHA Por Apenas R$ 35,00 REAIS cada.
PONTOS DE VENDAS: SALÃO BABY , LOJA ARY SURF WEAR & LOJA UBER.
OU LIGUE PARA 74/ 9141-3266 Whats OU 74/ 8817-8379 E PEÇA JÁ O SEU ABADÁ.

UM OLHAR SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA


O modelo de segurança pública, em evidência a militarizada, já não engendra o efeito desejado a uma sociedade mutável, a qual muitas instituições não acompanharam e/ou se acompanharam o fizeram de modo lento o bastante para não ser percebido. Discorrer sobre segurança pública remete quase que exclusivamente a um olhar clínico sobre a polícia militar, não que seja essa a única, ou de maior importância, mas por ser aquela que diariamente se relaciona de maneira mais direta com a população, sendo ela a temática tratada aqui hoje.

Quando falamos de policia militar devemos nos desvestir de toda a vaidade politica que a envolve, sendo você militar ou pessoa civil, e ambos devem tentar pôr-se no lugar do outro, tratar-se com a empatia devida, tarefa nem um pouco fácil, pois o policial militar ainda hoje é treinado e formado para uma guerra, a tratar o diferente como inimigo, como narrou o professor de direito penal da Universidade Federal de Minas Gerais Dr. Tulio Viana em aula publica em São Paulo – “O problema do militarismo é que a sua lógica é de treinar soldados para a guerra. A lógica de um militar é ter um inimigo a ser combatido e para isso faz o que for necessário para aniquilar este inimigo”, por outro lado à sociedade vê no policial um ser truculento e violento, tende a temê-lo e temendo não auxilia na prevenção da violência que atinge a ambos.

O pensamento da desmilitarização, que divide opiniões, deve se focar em uma reestrutura das polícias que seguem regimes militares, para que de início prepare o agente de segurança pública para o enfrentamento da violência, porém dando o trato digno ao cidadão, como o próprio jurista comenta em como um cidadão que, retirado do seio da sociedade, é submetido a rituais próprios do militarismo afastando-o de sua individualidade, vezes utilizando-se de métodos humilhante, os levando a reproduzir tais métodos na rua, em seu ambiente de trabalho. Somados a isso temos todo desmerecimento sofrido institucionalmente pelo policial, onde lhe é retirado direitos constitucionais, “para ser uma polícia cidadã, temos que pensar, em primeiro lugar, em respeitar o direito de o policial ser cidadão”.

Hoje tramitam algumas PECs sobre o assunto, dentre elas a 51 e a 102 que em suma preveem uma reestruturação das polícias militares e civis brasileiras, quanto a sua divisão interna de funções, à formação e treinamento dos policiais e às normas que regem o trabalho. Quanto ao sistema hierárquico os autores afirmam que a excessiva rigidez deve ser substituída por maior autonomia para o policial, acompanhada de controle social e transparência.

Ainda que necessário, esse tema deve sim ser debatido com melhor ênfase e esse foi o escopo deste artigo, despertar o interesse e busca do conhecimento acerca do mesmo para que o discurso se dê de forma mais fulgente.

Para saber mais:
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=114516
http://apramrn.blogspot.com.br/2013/08/pec-102-desmilitarizacao-e-unificacao.html
https://www.youtube.com/watch?v=Rh48PjJnpZs

Edivaldo Figueiredo
Diretor ASPRA BAHIA - Regional Senhor do Bonfim

EDUCAÇÃO: PROERD DO 6º BPM MINISTRA AULA INAUGURAL PARA PAIS


O 6º Batalhão de Polícia Militar realizou solenidade da Aula Inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD para Pais, na Associação de Moradores do Bairro Brisas do Monte, em Senhor do Bonfim, na noite desta terça feira (2), ao som da Companhia Filarmônica do 6º BPM.
O evento contou com as presenças do Sr. Antônio Augusto Santana, Secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano, representando o prefeito e da Srª Eline Lúcia Sobreira, Secretária de Educação do Município.

Representaram comunidades de três bairros populosos de Senhor do Bonfim, contempladas pelo programa, o Sr. Roberto Santos, Brisas do Monte, Sr. Vagner Passos, Cidade Nova I e a Srª Irene Evangelista, Monte Alegre.

Iniciando a primeira aula, uma das instrutoras, a Sd PM Ana Cristina, explicou: “Nossas aulas serão, preferencialmente, assim como hoje, com as crianças acompanhando os pais, o que só favorece nosso trabalho. A droga é um assunto que deve ser abordado desde a infância, pois, frequentemente, é nessa fase da vida que ocorre o primeiro contato com esse mal.”

O comandante do batalhão, Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, falou da sua satisfação com os projetos sociais desenvolvidos pela Unidade, com o empenho e dedicação de todos os envolvidos, a exemplo do PROERD e da Companhia Filarmônica.

O PROERD prepara crianças para permanecerem longe das drogas, através de aulas ministradas em escolas, por policiais fardados, que apresentam os malefícios, consequências, esclarecendo todas as dúvidas dos alunos e ensinando a dizerem não, quando as drogas lhe são oferecidas.

Com o curso para pais, o 6º Batalhão de Polícia Militar põe em prática a trilogia proerdiana: Polícia, Família e Escola, unindo forças para a prevenção. É a PMBA e a Comunidade na Corrente do Bem!


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

EMPREGO: GOVERNO OFERECE 6.145 VAGAS PARA PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS


O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, publicou edital, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (04.06), com a oferta de 6.145 vagas para as funções de professor da Educação Básica, da Educação Profissional e de professor indígena nas unidades escolares da rede estadual.

O Processo Seletivo Simplificado, por tempo determinado de até 24 meses e possibilidade de renovação por igual período uma só vez, objetiva à contratação dos professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Conforme o edital, 4.616 vagas destinam-se a docentes do ensino básico, 1.282 (docentes da Educação Profissional) e 247 (professor indígena). Havendo necessidade e interesse da Administração e disponibilidade orçamentária, o número de vagas previsto no edital poderá ser ampliado.

Das vagas oferecidas no prazo de validade do processo seletivo, 30% são reservadas a candidatos negros, em cumprimento ao disposto no Artigo 49 da Lei estadual nº 13.182 de 06/06/2014, bem como às disposições do Decreto estadual nº 15.353 de 08/08/2014.

O processo seletivo será executado pela Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda. (Consultec), empresa contratada conforme o Processo Administrativo nº 0031857-6/2015, publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (3).

Inscrições e provas

As inscrições podem ser feitas das 8h do próximo dia 11 até a zero hora de 26 de junho no site www.consultec.com.br. Para se inscrever o candidato deve obrigatoriamente utilizar o número do CPF e o documento de identificação.

A aplicação das provas está prevista para 26 de julho de 2015, em horário, turno e locais informados no Cartão de Convocação disponibilizado no site www.consultec.com.br. A data pode ser alterada em decorrência da disponibilidade de local para realização das provas.

Como estabelece o edital, o prazo de validade da seleção é de um ano, contado da data da homologação, podendo antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração, por ato expresso do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

SECOM

POLICIAL: TRÁGICO ACIDENTE NA BR-116 MATA MÃE E FILHA, MORADORAS DE PONTO NOVO EM SALGUEIRO-PE


Por volta das 13h desta quarta-feira (03) um trágico acidente envolvendo uma carreta de placa AJS 0012 e um veículo Celta de cor branca e placa OKL 5776, foi registrado na BR 116, próximo à PE de acesso à cidade do Cedro-PE, deixando um saldo de dois mortos e dois feridos. De acordo com as primeiras informações, a motorista do Celta Evânia Camila da Silva, 41 anos (vítima fatal) viajava da cidade de Angicos-RN sentido à cidade de Saúde-BA, após participar do sepultamento de seu pai na cidade de Cerro Corá - RN.


No Celta também estavam sua mãe Josefa Júlio da Silva e dois filhos, Hylmara Camile Gomes da Silva, de 13 anos e um menino de 4 anos de idade. No percurso entre Pena Forte-CE e Salgueiro-PE, o Celta colidiu frontalmente com uma carreta conduzida por Emerson Betin dos Santos, 37 anos, que teve seu eixo dianteiro deslocado. No acidente Evânia e sua filha Hylmara ficaram presas às ferragens e não resistiram aos ferimentos. Sua mãe Josefa e a criança foram socorridas para Brejo Santo-CE.

Policiais da PRF e do 8ºBPM isolaram o local do sinistro, prestando toda a assistência necessária. Na ocorrência, também foi utilizada uma VTR do SAMU para remoção dos feridos. Em respeito à solicitação da família, as imagens foram restritas.

As informações são de que as vítimas são Cerrocoraenses e seriam da família Braz, mais residiam no estado da Bahia, e como diz a matéria acima os mesmos estiveram em Cerro Corá nessa terça (02) para um sepultamento de um familiar e no retorno ao estado Baiano aconteceu essa tragédia.


Giro Sertão Noticias

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE ANDORINHA

Secretária de Educação de Andorinha e pais de alunos se reúnem para dialogar sobre a paralisação dos professores



Fazendo parte do constante diálogo sobre a paralisação dos professores, a secretária Dourineide Conceição, vai se reunir com pais de alunos na escola São José, nesta sexta-feira (5), às 10 horas.
O encontro faz parte de uma série de diálogos que vão acontecer em todas as escolas municipais com representantes dos estudantes. O assunto em pauta é a preocupação por parte de pais, alunos e secretaria de educação com o movimento grevista na rede municipal de ensino.

Na reunião, serão compartilhadas todas as propostas feitas pela prefeitura à categoria e os esforços adotados durante esses dias de negociações com os professores.

“Será muito importante os pais de alunos conhecerem e participarem desse processo de negociação. Todos poderão acompanhar o empenho que a administração está fazendo para o retorno das aulas. Eles [pais de alunos] merecem uma satisfação”. Concluiu Dourineide.

Sobre a paralisação e os prejuízos para o ano letivo a secretária acrescentou. “Após negociações, medidas necessárias serão tomadas para que todas as aulas sejam repostas, e os alunos não tenham prejuízos em relação ao aprendizado e ao calendário letivo, conforme previsto em lei”.

O Ministério Público Estadual tem conduzido às ultimas reuniões entre a prefeitura e os representantes do Sindicato dos professores de Andorinha. Na próxima segunda–feira (8), está marcado uma reunião para assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre o sindicato da categoria e a administração municipal.

O objetivo é encerar, por decisão consensual e sobre orientação legal a paralisação dos educadores da rede publica municipal. Sobre tudo, respeitando e garantindo o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mutirão de combate ao Glaucoma atendeu aproximadamente 1.300 pessoas em Andorinha


O mutirão para atendimento gratuito de diagnóstico do glaucoma aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e atendeu aproximadamente 1300 pessoas da zona rural e sede do município de Andorinha.

No atendimento foi feito medição da pressão ocular. Logo em seguida, o médico checou se há alguma alteração no fundo do olho do paciente. As pessoas pré-diagnosticadas retornarão dia 18 de julho para serem reavaliadas, e constatando a doença, irão receber o tratamento clínico a base de colírio.

O secretário de Saúde, Pablo Campos, destacou que o Mutirão do Glaucoma demonstra a preocupação do governo municipal com os Andorinhenses que têm essa doença que pode levar à cegueira, mas, nem sabem do problema. “Sendo o Glaucoma uma doença que pode causar cegueira irreversível, realizar um projeto desse porte em Andorinha é proporcionar as pessoas propensas a ter glaucoma, o diagnostico e consequentemente o tratamento gratuito”, enfatizou.

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível. A doença não tem sintomas como dor ou qualquer outro incômodo e só se apresenta quando já existe a perda da visão. O glaucoma afeta o nervo óptico, que leva a informação visual do olho para o cérebro. Não existe cura, mas o tratamento impede o avanço da doença que pode levar à cegueira.

Beneficiários do Garantia-Safra em Andorinha começam a receber sementes para plantio


A prefeitura de Andorinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, já iniciou a distribuição das sementes de feijão e milho para o plantio 2015. As sementes estão disponíveis para serem retiradas na própria secretaria que fica localizada na Avenida José Gorgozinho Filho, s/nº.Telefone para maiores informações; 3529-1209.

O programa é uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal e beneficia os agricultores cadastrados no programa Garantia–Safra. “A gente espera que os beneficiados retirem o mais rápido possível às sementes. É bom frisar que o produto distribuído é exclusivamente para o plantio e não deve ser utilizado para o consumo humano”. Enfatizou o secretário Valtonio Guimarães.


Ascom Andorinha