terça-feira, 16 de junho de 2015

POLICIAL: 6º BPM E 19ª COORPIN REÚNEM-SE PARA ÚLTIMOS AJUSTES DO PLANEJAMENTO DA SEGURANÇA NO SÃO JOÃO


Na tarde desta segunda feira (15), o Tenente Coronel Anselmo Bispo, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com os capitães Lizandro do Rosário e Edson Cardeal, ambos da Coordenadoria de Planejamento Operacional e Instrução, reuniram-se com o Delegado Felipe Nery, na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, para os últimos ajustes para a execução da segurança no São João, planejamento de ações preventivas e repressivas conjuntas, bem como para o planejamento de ações conjuntas no decorrer do ano, em Senhor do Bonfim e nos demais municípios que compõem a área de responsabilidade do 6º BPM.

Segundo o Tenente Coronel Anselmo Bispo a Área Integrada de Segurança Pública de Senhor do Bonfim foi a única em que houve diminuição e, especial a área de responsabilidade do 6º Batalhão, com redução de quase 40%, numa população de 280 mil habitantes.

O encontro para o planejamento e execução de ações integradas visa dar continuidade à busca por números cada vez menores, nos índices de criminalidade.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

A LUTA PELO DIREITO - ARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL MILITAR (IPM) DA GREVE DE 2012 - RECONHECIMENTO JUDICIAL DA ANISTIA


Graças a Deus!!!!

Quase uma centena de Policiais Militares do Estado da Bahia receberam nesta semana a feliz notícia de que não responderão a processo criminal pela greve de 2012.

A Auditoria Militar reconheceu a prevalência da lei federal de anistia, após muita provocação, atos públicos, movimentação política nacional e estadual, bem como, questionamento judicial.

Eu seria injusto se não dissesse que esta conquista envolve uma pluralidade de atuações. Mas também seria injusto se não mencionasse o protagonismo da Aspra nessa peleja (conforme prints e notícias). A mobilização da ASPRA envolveu a via política e administrativa, com mobilização na Bahia e em Brasília.

Na via judicial seria injusto também se não reconhecesse aqui, publicamente, o empenho de um dos indiciados desse inquerito: SGT Fábio Brito, grande administrativista do Estado da Bahia. Um dos escritórios que cuida de Direito Administrativo da ASPRA BAHIA, escritório Maron & Brito, provocou o judiciário com AÇÕES COLETIVAS, HABEAS CORPUS PARA TRANCAMENTO DE AÇÃO, AÇÃO ANULATÓRIA E DEFESA E MANIFESTAÇÃO DENTRO DO INQUÉRITO POLICIAL MILITAR. É posível citar como exemplo: MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO MS 0005488-96.2015.8.05.0000. Tudo isso contribuiu com esse desaguar histórico.

E os PADs, e a via ADMINISTRATIIVA? Esta ainda não adveio, mas a lei federal de anistia é clara ao incluir no perdão "transgressões disciplinares conexas".

Continuaremos lutando e orando, e com Fé em Deus mais uma vitória virá.

Lutamos também para arquivar um novo IPM relacionado ao movimento reivindicatório de 2014.
ASPRA BAHIA

Justiça e Liberdade SEMPRE!

“Todas as grandes conquistas registradas pela história do direito - a abolição da escravatura, da servidão pessoal, liberdade da propriedade predial, das crenças, etc, - foram alcançadas à custa de lutas ardentes, de combates continuados[...]”. (Rudolf von Ihering - A LUTA PELO DIREITO)

ESPAÇO DO LEITOR: EM CALDEIRÃO DO MULATO MORADORES PEDEM PROVIDÊNCIAS PARA RUAS ESBURACADAS


Os moradores de Caldeirão do Mulato da Rua Nova cobram da Prefeitura de Antônio Gonçalves o calçamento, com uma praça para a rua, pois a situação da rua é precária só pra se ter ideia já caíram mais de 8 motoqueiros nos buracos.


Colocando em ricos todas as pessoas que transitam na rua principalmente crianças e idosos.

Maravilha Notícias

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE BONFIM

Saúde: Secretaria divulga carta redigida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia

Carta aos Municípios
Valorizar a saúde dos municípios é fortalecer o Sistema Único de Saúde

Recentemente, a equipe econômica do governo federal adotou uma série de medidas para tentar restabelecer o equilíbrio fiscal das contas públicas. Uma das ações anunciadas determinou um corte de cerca de R$ 12 bilhões na saúde. Longe da oposição às medidas adotadas pelo governo e de maneira pioneira questionamos a supressão destes valores. É senso comum que a saúde pública precisa de dinheiro para manter as conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) e para financiar a sua expansão, algo imprescindível para melhor atender a população.

O ajuste fiscal na saúde trará sérios problemas aos municípios, pois é concreta a possibilidade de prejuízos na assistência prestada em todos os níveis de atenção. Este fato também coloca em risco o SUS, patrimônio e conquista do povo brasileiro, garantido na Constituição de 1988, uma das políticas de maior alcance social do Brasil.

A lógica matemática e financeira, aplicada na saúde pública pelo governo, precisa ser capaz de financiar e operacionalizar os serviços ofertados, garantindo a sua efetiva execução. Somos contra que essa lógica seja apenas utilizada na hora dos cortes orçamentários, não raro determinado unilateralmente pela equipe econômica, sem qualquer negociação, inclusive, extrapolando toda e qualquer pactuação federativa. Além disso, é preciso citar as muitas portarias ministeriais, que estabelecem metas e indicadores, que somente serão alcançados se houver substancial aporte de novos recursos municipais, que, caso não aconteça, sobrecarregará ainda mais todos os municípios brasileiros.

Como se não bastasse todas as dificuldades acima relacionadas, os gestores municipais ainda precisam conviver com serviços em funcionamento, que aguardam por longos períodos até obter habilitação e/ou qualificação do Ministério da Saúde (MS). No entanto, enquanto os recursos federais não chegam, a operação dos serviços é totalmente custeada pelo erário municipal, dure o tempo que durar a sinalização positiva do Ministério da Saúde. As medidas econômicas irão afetar diretamente tais serviços que aguardam os fluxos estabelecidos em portarias para liberação de recursos de custeio. Se os cortes ocorrerem, milhares de municípios terão que promover a desassistência e demitir trabalhadores.

A situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também é dramática, pois possuem importância significativa na consolidação das redes de assistência regionais. Estas unidades estão localizados predominantemente nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste e agonizam financeiramente à espera dos recursos das salas de estabilização, algo prometido através de portarias, amplamente publicizadas pelo MS, mas que ainda não saiu do papel. Também temos que mencionar a falta de uma política de financiamento adequada para os hospitais públicos, com a garanta de investimentos e efetivo custeio.

As previsões da equipe econômica do Governo Federal sinalizam estagnação ou recessão em 2015 e um discreto crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016. Neste contexto haverá uma diminuição de renda e consequentemente queda de arrecadação. A mesma situação deve ocorrer com as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Portanto, será impossível para os municípios manter o mesmo nível de assistência, tendo os impactos da redução orçamentária imposta pelo ajuste fiscal de R$ 12 bilhões e pela queda dos repasses de impostos.

Este é um especial momento de união! Secretários Municipais de Saúde, prefeitos, sociedade civil, CONASS, CONASEMS, Congresso Nacional e Ministério da Saúde precisam caminhar juntos e tentar evitar que as sombrias previsões para a saúde pública brasileira se confirmem. Precisamos caminhar unidos e lutar para que os recursos da Saúde sejam, no mínimo, mantidos sem os cortes propostos pela equipe econômica.

Somos coerentes com os compromissos da Reforma Sanitária, defendendo uma Saúde Pública de qualidade, com garantia de acesso para nossa população e valorização dos municípios.

VALORIZAR A SAÚDE DOS MUNICÍPIOS É FORTALECER O SUS!

Raul Molina
Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia


CTA realiza ação durante comemoração do Dia dos Namorados

A noite do dia dos Namorados teve uma celebração especial. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Unidade de Saúde Especializada da Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim, aproveitou a data simbólica e realizou ação educativa nos bares e restaurantes da cidade, orientando e distribuindo preservativos, além de presentear os casais com um brinde confeccionado especialmente para a data.

A ação teve como objetivo conscientizar os casais sobre os riscos de uma relação sexual sem proteção. “Hoje nosso foco é o Dia dos Namorados, e o objetivo é o incentivo à prevenção, orientando aos casais, fixos ou não, sobre as doenças sexuais. E nosso alerta também é em relação principalmente à AIDS, que é uma doença incurável e o único método de prevenção é o preservativo”, ressalta a coordenadora do CTA, a enfermeira Viviane Olímpio.

A preocupação do município com a prevenção de DST/Aids é uma constante da administração municipal, que está sempre realizando ações educativas e atividades de prevenção através do CTA ITINERANTE, principalmente em datas comemorativas.


A UNIDADE

O Centro de Referência em Saúde Sexual e Hepatites Virais proporciona à população um atendimento de média complexidade, a nível ambulatorial, conforme diretrizes do Programa Nacional e Estadual de DST / HIV / AIDS e Hepatites Virais. Dois serviços são oferecidos neste Centro de Referência: o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e o Serviço Ambulatorial Especializado – SAE.

O CTA tem como missão oferecer aconselhamento e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais, promovendo reflexão para mudança de postura no cotidiano, respeitando as escolhas e garantindo o sigilo. O SAE disponibiliza um atendimento especializado para o tratamento para HIV/Aids e Hepatites Virais.

A unidade fica localizada à Rua Antonio Vicente n° 165, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h. Ressaltando que os dias para cadastramento são: segunda, terça e quarta-feira, das 07:00h às 08:00h, bastando qualquer interessado comparecer à unidade munido da Xerox da Identidade, comprovante de residência e cartão do SUS.

Os serviços oferecidos são:

Ações educativas em comunidade, escolas e empresas;
Distribuição de preservativos e gel lubrificante;
Assistência médica, enfermagem, nutricional, farmacêutica, psicológica e social;
Dispensa de medicamentos (pós-consultas);
Laboratório;
Sorologia para HIV , VDRL (Sífilis) e hepatites virais (Hepatites B e C).


Resultado de mamografias realizadas em mutirão serão entregues a partir desta terça-feira (16)

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Saúde comunica a população que os laudos das mamografias realizadas no mutirão já se encontram na sede da Secretaria (Avenida ACM, S/N – em frente à Câmara de Vereadores). Os resultados dos exames serão entregues de 8 às 16h de 2ª a 6ª feira, mediante a apresentação do documento de identidade (RG) da paciente.

Ressaltamos que não haverá entrega nos dias 23 e 24 de Junho de 2015.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

POLICIAL: DIVULGADAS FOTOS DE FUGITIVOS DA DELEGACIA DE CAMAÇARI


A delegada Thais Siqueira do Rosário, titular da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), divulgou, nesta segunda-feira (15), os nomes e as fotografias de 15 dos 22 presos que fugiram da carceragem da unidade, na noite de domingo (14). Qualquer informação sobre os fugivos pode ser fornecida à 18ªDT/Camaçari pelo telefone: 3622-7875 e ao Disque Denúncia: 3235-0000.

Os foragidos são: Adenilson Santos Boa Morte, Adriel Nunes Santos, Antonio Dogimário Lídio da Silva, Deivid Cardoso Pinto, Fabricio Araújo Costa, Gladistone Estrela Azevedo, Jackson Dias Duplat, João Paulo da Silva, o ”Pé de Pano”, Jonatas de Almeida Andrade, José Emanoel Benn Junior, Juraci do Nascimento Santos, Marcos dos Santos Teles, Robson José Artur Freitas de Oliveira, Rogério Fernandes dos Santos e Thiago dos Santos Coelho. O foragido Adelson Merival Lídio da Silva, irmão de Antonio Dogimário, não teve a foto divulgada.

Foram divulgados também os nomes de Antônio Guedes Filho, Cleiton Santos Prazeres, Ivan Luiz Nazaré, Jucicleison de Jesus Santos, Mateus Nazaré, Robson Cerqueira dos Santos, e João Paulo da Silva. Estes últimos sem as fotografias.

Três fugitivos já foram recapturados, na manhã desta segunda-feira (15), por equipes daquela unidade, da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil (COE), da PETO/PM e do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM). Eric dos Santos Cavalcante, preso por homicídio e porte de arma, e Gilmário de Jesus Silva, preso por violência doméstica, foram encontrados ainda nas proximidades da delegacia. O terceiro recapturado não teve o nome divulgado.

Depois de serrarem as grades e abrirem buracos nas paredes das celas, os presos saíram da carceragem em direção a área do banho de sol, onde serraram as grades da cobertura e fugiram. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) já realizou perícia na carceragem, que abrigava 54 presos, mas tinha capacidade apenas para 10. Segundo a delegada Thaís Siqueira, os laudos ficarão prontos em até 30 dias.

PC

FILADÉLFIA: SECRETARIA DE SAÚDE CUMPRE META EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015


Diferente de muitos municípios brasileiros que não conseguiram atingir a meta de imunização durante as campanhas contra Influenza 2015, Filadélfia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde cumpriu todas as metas impostas pelo Ministério da Saúde.

De acordo o Painel Nacional de Imunização (PNI), durante a Campanha Nacional Contra Influenza, que tinha gestantes, crianças de seis meses a menores de 2 anos, Puérperas, idosos e profissionais da saúde como público alvo,os filadelfenses se imunizaram, de forma que ficaram acima das metas pretendidas pelo Ministério da Saúde o município ficou com 92,99% de cobertura vacinal onde a meta pretendida pelo ministério da Saúde era de 80%.

A Secretaria de Saúde do estado orienta os Municípios mesmo estando acima da meta pretendida que era de 80% que continuem disponibilizando a vacina, o município continua disponibilizando as doses nas salas de vacinas das Unidades de Saúde.

Para o Prefeito Barbosa Júnior, este resultado positivo é devido ao trabalho em conjunto entre as equipes de saúde do município, que mobilizou toda população para imunizar o público alvo no nosso município. “É de grande importância a prevenção de nossa população e assim, evitar a contaminação por doenças”, explicou o prefeito.

Abraão Gama
Ascom da Secretaria de Saúde

SEGURANÇA: COELBA PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS EM SENHOR DO BONFIM PARA ALERTAR SOBRE OS CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA NO SÃO JOÃO


Mês de junho é sinônimo de festa no Nordeste, e nos municípios do interior da Bahia, não é diferente. Os preparativos para as festas juninas envolvem comidas típicas, música, quadrilha. Mas toda festa também envolve cuidados e dicas de segurança. Para contribuir com um São João seguro e com mais energia, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta baianos e turistas que participarão dos festejos em Senhor do Bonfim para os cuidados com a rede elétrica durante as comemorações.

No dia 16 de Junho (terça-feira), um palco itinerante estará em Senhor do Bonfim com um grupo de teatro, levando através de um espetáculo diferente e musicado dicas de segurança com a rede elétrica à população de forma lúdica e criativa. Serão quatro apresentações, entre às 19h30 e 22h na Praça Nova do Congresso.

Haverá ainda distribuição de folhetos educativos com dicas de segurança. Também na terça-feira, a Agência Móvel da concessionária ficará instalada para prestar orientações relacionadas ao tema e ao fornecimento de energia. A unidade móvel facilitará também as solicitações de ligações provisórias de energia para barracas e pedidos de aumento de carga. Para estimular que as ligações das barracas sejam feitas de maneira adequada, técnicos da Coelba farão uma inspeção das barracas da festa e aquelas que estiverem com as ligações de acordo com os critérios de segurança receberão, de brinde, bandeirolas para enfeitá-las.


Entre as orientações da concessionária estão os cuidados na utilização de fogueiras, balões, fogos de artifício e bandeirolas. As fogueiras, por exemplo, não devem ser montadas embaixo da rede elétrica, pois as chamas e o excesso de calor podem danificar a fiação e causar acidentes. A população também não deve fixar bandeirolas e demais enfeites na rede elétrica e, em caso de fios caídos, não se aproximar e avisar imediatamente à Coelba. Outra preocupação é com a montagem e ligações provisórias de palcos e barracas, que devem estar de acordo com as normas técnicas e de segurança da concessionária.


No dia 20/06, durante a festa em Senhor do Bonfim, haverá uma dupla de repentistas para criar repentes divertidos e criativos com alertas sobre os riscos com a rede elétrica durante o São João. O objetivo é que as dicas cheguem a um maior número de pessoas. Estas ações fazem parte da Campanha “São João com Segurança é Sempre uma Festança”, que incluem ainda outdoor e spots de rádios no interior do estado.


Confira as principais dicas de segurança com relação à rede elétrica durante o São João:

- Não solte balões. Eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas;

- Não solte fogos perto da rede elétrica. Eles podem causar rompimento de cabos e acidentes;

- Não monte a fogueira embaixo da rede elétrica. O fogo ou excesso de calor pode danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia;

- Na hora de fazer a instalação elétrica de seu arraial, palco ou barraca, procure um profissional capacitado para fazer o serviço. Fique atento às recomendações da Coelba disponíveis, gratuitamente, nas agências de atendimento ou no site www.coelba.com.br;

- Não faça ligação clandestina de energia. As pessoas que fazem ligações clandestinas correm riscos de sofrer choque e ainda prejudicam a qualidade da energia de seus vizinhos por causa da interferência na rede;

- Em caso de necessidade de aumento da carga - a exemplo de realização de festas e aquisição de novos eletrodomésticos – providenciar a readequação das instalações elétricas internas e informar previamente à Coelba;

- Não solte “serpentinas” metalizadas perto da rede elétrica;

- Não coloque enfeites perto da rede elétrica;

- Não utilize materiais condutores de eletricidade, como fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado e arames para prender bandeirolas e enfeites. Utilize sempre barbante comum ou fitilho plástico;

- Não instale antena de TV perto da rede elétrica;

- Não ligue aparelhos elétricos próximos à água;

- Não se aproxime ou toque na rede elétrica;

- Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, informe à Coelba imediatamente;

- Em caso de fio caído, fique longe e ligue 0800 071 0800.



Informações para a imprensa:

Maria Luiza Silva Matos

BONFIM: PREFEITO CORREIA ACOMPANHA MONTAGEM DE ESTRUTURA DO SÃO JOÃO NO PARQUE DA CIDADE


Faltando apenas cinco dias para o início do “Forró, Xaxado e Baião: a sanfona é tradição”, o Parque da Cidade começa a receber toda a estrutura da festa.

O prefeito Edivaldo Martins Correia, acompanhado pelos Secretários de Administração, Hélio Gondim e Meio Ambiente e Controle Urbano, Antônio Augusto Santana foi ao local na manhã desta segunda-feira (15)para acompanhar os preparativos e conferir detalhes do planejamento da festa.

No sábado (20), abertura do São João da Capital Baiana do Forró, bonfinenses e turistas poderão conferir o trabalho pronto e se encantar com a comemoração que irá durar 5 dias, até 24 de Junho.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

            

SAÚDE: SIND SAÚDE CONVOCA SERVIDORES DO HDAM PARA ASSEMBLEIA PRÓXIMO SÁBADO


COMUNICADO

O SINDI+SAÚDE NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES VEM CONVIDAR OS TRABALHADORES DO HOSPITAL DOM ANTONIO MONTEIRO, PARA UMA ASSEMBLÉIA GERAL. NESTE SÁBADO DIA 20 DE JUNHO DE 2015, ONDE ESTARÁ ESCLARECENDO PARA TODOS Os OCORRIDO APÓS REUNIÃO EM SALVADOR COM DR. RODRIGUES O DIRETOR DA REGULAÇÃO! E COMO ESTÃO OS ANDAMENTOS DA NOVA EMPRESA QUE VIRÁ ADMINISTRAR O HOSPITAL A FABAMED.


LOCAL: RUA DA AERONÁUTICA Nº 42 CENTRO PRÓXIMO AO COLÉGIO MODELO
HORÁRIO: 10 HORAS DA MANHÃ
DATA: 20 DE JUNHO DE 2015

À DIREÇÃO