quarta-feira, 24 de junho de 2015

SÃO JOÃO: GUERRA DE ESPADAS LEVA QUASE 40 PESSOAS AO HOSPITAL DE BONFIM


Como já diz o velho ditado: “quem brinca com fogo, pode se queimar”. E assim acontece sempre a cada ano com a realização da Guerra de Espadas, onde pessoas mesmo sabendo do perigo que é soltar, estar próximo desse artefato que se não bem manuseado pode causar sérios ferimentos, mesmo assim milhares de pessoas preferem deixar aflorar a adrenalina e se envolvem no evento que se mantem forte na cidade de Senhor do Bonfim.

Nossa reportagem obteve a informação de que este ano, pelo menos no Hospital Regional, 34 pessoas foram atendidas vítimas de queimaduras e outras cinco vítimas de ferimentos ocasionados pela taboca, (corpo do artefato).

O evento aconteceu em circuito previamente definido pelos organizadores, e contou com total segurança da Brigada de Incêndio, Corpo de Bombeiros e PM.

Maravilha Notícias

POLICIAL: AÇÕES DA PM EM BONFIM

6º BPM REALIZA PRISÃO POR PORTE DE ARMA DE FOGO​


Em Cansanção, na rodovia BA 381, altura do Povoado Brito, nesta segunda feira (22), às 17 horas, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Em ronda, a guarnição abordou Pedro Luis Costa Teixeira, 19 anos e Marcos Antonio de Jesus, 22 anos, com quem foi encontrado um revólver calibre 22 com numeração raspada e 3 munições intactas.
Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim.


6º BPM APREENDE ADOLESCENTE COM DROGA

Em ronda, policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar abordaram um adolescente de 15 anos, com quem encontraram uma porção de maconha embrulhada em papel e uma tesoura, na Praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim, nesta segunda feira (22), às 20h40.
O adolescente e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.


AÇÕES DA PM NO ESPAÇO GONZAGÃO DO SÃO JOÃO DE SENHOR DO BONFIM

No Espaço Gonzagão do São João de Senhor do Bonfim, na madrugada do dia 23, policiais empregados em patrulha realizaram conduções ao posto de Polícia Civil instalado no circuito.
Alan Gonçalves Araújo de Santana foi autuado em flagrante por furtar um celular.
Foram apreendidos dois adolescentes ao tentarem furtar um litro de bebida alcoólica de uma barraca da festa.
Foram realizadas duas apreensões de arma branca, sendo uma faca e um canivete.
Um artefato explosivo, tipo espada, foi apreendido dentro do circuito.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

FILADÉLFIA: SECRETARIA DE SAÚDE GANHA APARELHO DE NEBULIZAÇÃO DOADO POR EMPRESÁRIO BONFINENSE


A Secretaria de Saúde do município de Filadélfia recebeu nesta terça-feira, dia 23, um nebulizador equipamento esse a ser utilizado na Unidade Hospitalar São Sebastião. O equipamento foi doado pelo empresário Paulinho dono da empresa “Forró do Sfrega”, a pedido do prefeito Barbosa Júnior, visto que o empresário, solicitou do município em medida de urgência a liberação de 01(uma) ambulância para que ficasse a disposição para uma eventual necessidade do “Forró do Sfrega” no ultimo sábado e domingo no período da tarde, como medida compensatória o município recebeu um equipamento no valor de R$ 2.200,00, que servirá a população filadelfense.

O município de Filadélfia possui 04(quatro) ambulâncias que serve toda a população e nesse período o município não teve prejuízo algum nem ficou sem ter a cobertura necessária aos serviços de saúde.

Barbosa Júnior avalia que o equipamento dará mais eficiência ao município nas ações de nebulização principalmente as crianças e idosos pois no período de inverno aumenta as demandas do uso desses aparelhos por pessoas portadoras de doenças respiratórias.

Ascom

RELIGIÃO: PARÓQUIAS DO BONFIM E SÃO JOSÉ ESPOSO FARÃO PASSEATA DA FAMÍLIA PRÓXIMO DIA 28


A Paróquia do Senhor do Bonfim e Paróquia São José Esposo convidam a todos os fiéis para participar da Passeata Familiar conduzindo a imagem peregrina que sairá da Paróquia São José Esposo, no dia 28/6, às 10h, passando pelo Bairro Itamaraty, Av. Antônio Laurindo, Praça Nova do Congresso indo em direção à Catedral Diocesana.

PASCOM

BONFIM: PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM ELOGIA ATUAÇÃO DA PM

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito do município de Senhor do Bonfim, Edvaldo Correia, acompanhado de secretários municipais e chefes de gabinetes, se reuniu com os oficias da coordenação de operações do 6º Batalhão de Polícia Militar para realizar um balanço da atuação da PM nos primeiros dias de festa.

Durante o encontro, o prefeito elogiou o emprego da Polícia Militar nos festejos juninos na região. Ele ainda destacou a redução dos índices de ocorrências e ressaltou a qualidade e praticidade do kit lanche distribuído aos policias militares na jornada de trabalho.

Segundo o prefeito Edvaldo, o kit lanche poderá servir de modelo para ser utilizado pelos servidores municipais nos eventos futuros.

O São João em Senhor do Bonfim continua essa noite com apresentações artísticas como Flávio José e atrações locais.

Fonte: Departamento de Comunicação Social da PMBA

ARTIGO: A GUERRA DE ESPADAS E O “QUASE FIM DO MUNDO”


Desde que comecei a me entender como gente, em Senhor do Bonfim, em minhas moradas e estadias pelo Campo do Gado, Bandeira, Pernambuquinho, Costa Pinto e Cotegipe, ao imaginar e ver a “Guerra de Espadas”, sempre me veio à mente o alerta de Jesus Cristo a seus apóstolos, alerta que os deixava com certeza atentos e hesitantes entre o medo e a curiosidade: “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai”.(*Marcos 13:34-37).

Mesmo nos dias de hoie, não há como, no dia 23 de junho, véspera do grande dia da Festa de São João Batista, não retornar a essas palavras de Jesus quando circulo pela Vila Nova da Rainha, sobretudo a partir das quinze horas. Claro que tudo vem desde o nascer do sol, em câmara lenta: desde o esfregar de olhos matinal que a cidade procura esconder o seu nervosismo, comprando milhos em carros e lonas abarrotados; adquirindo amendoim em mil pontos que se multiplicam a cada esquina e a cada metro; entrando nervosamente nos bancos, como se o dinheiro dos caixas eletrônicos estivessem prestes a serem engolidos por alguma força misteriosa. Até mesmo na feira, e nos supermercados, as longas conversas ao pé das bancas e gôndolas quase não existem, as pessoas se apressam como se alguém estivesse a lhes dizer: “já estamos fechando!”. Isto sem falarmos nas sempre novas placas de compensado que protegem vidraças e fachadas de bancos e casas comerciais.

Mas é a partir das quinze e dezesseis horas que a vida corre, escapa rapidamente de pernas e rodas, casas comerciais cerram suas portas, e todo mundo dá a impressão de estar correndo, para suas casas, aliás, para os seus “bunkers”, que passam a ser refúgios e esconderijos até o final da delirante guerra de espadas. Coisa de vinte e duas ou vinte e três horas.

Pedro Amorim e Padre Walter Francisco de Souza, hoje gozando da companhia viva do santo homenageado, não imaginavam que, ao iniciar aquela guerra de ida e vinda de espadas, da parte de cima para a parte de baixo da Praça da Catedral, e vice-versa, estavam instaurando, definitivamente em Senhor do Bonfim, um “frisson”, um “clima”, “uma expectativa” que cresceria em escala geométrica, por herança ou coisa que o valha, até a milésima geração. A partir daquele momento se estava plantando em nossa terra a semente do “nervoso medo”, de uma “guerra inaudita”, acompanhada de delírios e imaginários, que somente os iniciados, os espadeiros, vestidos a caráter, têm o direito de saborear até a exaustão, enquanto nós, os neófitos, espreitamos o espetáculo por gretas e venezianas de nossas casas.

Em minha mente ainda menina, desfilam Salomé com a cabeça de João Batista em uma bandeja, ao som de uma nervosa dança oriental, enquanto as palavras bíblicas recriam o cenário do quase fim de mundo: 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” (Mateus 25, 13).

Ao menos, é claro, até que a Guerra termine, e saiamos catando os bambus jogados a cada esquina, e recuperando ao som e ao ritmo do belo Bloco Caroá, o Paraíso quase perdido...
Paulo Machado
Senhor do Bonfim, 23 de junho de 2015


PAULO BATISTA MACHADO, Ph.D em Educação
Professor universitário - orientação de trabalhos científicos
CV LATTES: : http://lattes.cnpq.br/2875039908932625
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1976), graduação em Teologia pela Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira (1972), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1990) e doutorado em Educação (Ph D) - Université Du Quebec à Montreal (1998). Pos-doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde dezembro de 2013 faz estagio Pos-Doutoral no CRIFPE, da Universidade de Montreal, Canadá. .Aposentou-se em 2009 como professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, Atuou também como professor titular do Instituto Superior de Teologia e Pastoral de Bonfim e prefeito da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim. Fundou e coordenou o Grupo de pesquisa "Representações Sociais, Imaginário e Educação Contemporânea", do Departamento de Educação do Campus VII, Universidade do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim. É líder dos Grupos de Pesquisa certificados junto ao CNPQ chamado GEFASSCE da Universidade de Pernambuco (Petrolina) , Representações Sociais, Imaginário e Educação Contemporânea (GRUNEB) da Universidade do Estado da Bahia (Campus VII – Senhor do Bonfim-Ba) e pesquisador do grupo FORMACCE em aberto da Universidade Federal da Bahia. É consultor da Capes, do CNPQ e do Instituto Mackenzie. . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, escola pública, pesquisa em educação. Orientador de TCCs, Dissertações e Teses, possui experiência em pesquisa e orientação de pesquisa. Exerce o magistério superior na Faculdade Augusto Galvão, Campo Formoso, Bahia, e é Professor Visitante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim, Bahia.

CLÍNICA DOS NOTEBOOKS


Manutenção especializada e completa

Localizada na Av. Dois de julho centro nº 328 ao lado da Academia Apollo – Senhor do Bonfim

A assistência técnica mais próxima de você. Leve seu notebook a quem realmente entende. Estamos a sua disposição, prestando total assistência técnica especializada notebooks e equipamentos de informática, com ótimos preços de mercado preocupando-se sempre ,com seu custo benefício. Mantenha seu computador sempre atualizado com o que há de mais moderno.

CONFIRA NOSSOS SERVIÇOS

Conserto, recuperação de dados em HD, acessórios, troca de cabo flat, fonte, estabilizador, monitor, impressoras, troca do vidro touch de Smartphones ou tablets a pedidos. Peças de reposição para todas as marcas: Sony, Apple, Asus, HP, Acer, Lenovo, Dell, Positivo, CCE, Itautec, Toshiba, etc. Backup Instalação de qualquer Software e Sistema Operacional a escolha do Cliente, cobrimos trocas em peças e serviços. Faça seu Orçamento!

“A nossa satisfação é a confiança do cliente, equipe preparada para oferecer os melhores serviços ”

PROMOÇÃO: Formatação R$ 30,00 DE NOOT E PC.

Telefone: (74) 3541 – 9283 - (74) 9154-1326

ANDORINHA: PREFEITURA DE ANDORINHA DIVULGA GRADE OFICIAL DO SÃO PEDRO


A prefeitura de Andorinha, através da Secretaria de Cultura e Desportos, apresenta a grade oficial dos festejos de São Pedro, no tradicional Arraiá Morro do Gato. Os festejos começam no sábado, 27 de junho, e se encerram no dia 29 de Junho.

Atrações
Sábado 27/06

Atrações Culturais e Regionais
Zé do Eliziário
Flor da Laranjeira
Bond Pisada
Tayrone Cigano
Buzão do Forro
Wanderley do Nordeste

Domingo 28/06

Atrações culturais e Regionais
Cheiro da Flor
Nivaldo do Acordeon
Pega Leve
Acácio
Capitão do Reino
Tinho do Acordeon

Segunda Feira 29/06

Chora Bananeira
Atração Regional
Namoro on-line

ESPAÇO DO LEITOR: MOTORISTA QUESTIONA REGULARIZAÇÃO PARA TAXISTA EM BONFIM E AMEAÇA PROTESTO NO PARQUE DA CIDADE

Nosso blog recebeu na manhã desta quarta-feira (24), um e-mail endereçado como nome de Marcos Loula, que em seu texto descreve situações desconexas, pois mesmo sabendo que seu veículo tem placa de cor cinza, oque não é permitido o serviço de Taxista, questiona a falta de abertura para eu outros motoristas possam conquistar um alvará e exercer a profissão no município.

Segue abaixo o desabafo em forma de indignação.

Lembramos que cabem as partes citadas o direito de resposta neste mesmo veículo de comunicação.

Indignação dos Taxistas‏

"Não somos Marginais!!!! Estamos Servindo a População!!! falo em nome de vários pais de família desempregados como eu, venho através deste prestar minha total indignação com esse Governo e Autoridades incompetentes Que estão impedindo que os taxistas placas cinza faça corridas próximo ao local da festa, nem de longe da festa deixam agente encostar, esse governo sacana, nem gera emprego, não libera alvará para alguns que querem se regularizar!!!, e ainda está multando quem chega perto da festa para ganhar uns trocados!!!! muitos esperam o ano todo na esperança de ganhar um dinheiro no São João de Senhor do Bonfim, é fato que estão regularizes, sei que não estão transitando conforme a lei manda, mas onde está o bom senso, afinal estão são apenas Alguns pais de família lutando para ganhar seu pão, muitos estão extremamente indignados ameaçam fazer protestos para fechar a entrada da praça de eventos, Não sou a favor da violência!!! espero que as autoridades seja mais flexível para que se evite a violência protestos que mancham mais ainda a imagem desse governo incompetente, que com certeza esta fazendo o pior de todos os São João de todos os tempos, esse cara não se elege mais nunca!!!! nem aqui e nem na China.!!!" (texto original, sem correção)

Por: Marcos Loula Guimarães