EMPREENDEDORISMO: JACOBINA É FINALISTA ESTADUAL DO PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

Município concorre na categoria Inovação e Sustentabilidade com o Projeto Recicla Jacobina

O município de Jacobina, no Centro-Norte Baiano, é finalista da etapa estadual do 9º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade. O motivo é o "Projeto Recicla Jacobina", de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, com implantação da coleta seletiva e educação ambiental. Esta é a primeira vez que a cidade concorre à premiação.

O prefeito de Jacobina, Rui Macedo, explica que o projeto teve duração de dois anos, tempo suficiente para que a cooperativa fosse equipada e os catadores capacitados. “Após esse período, a Prefeitura contratou a cooperativa para a realização do serviço de coleta seletiva na cidade, dando dignidade aos catadores”, pontua. Destacando ainda que “antes do Recicla Jacobina muitos catadores não tinham documentos e moravam dentro do lixão”.

Esquecida em segundo plano por muitas décadas, a coleta seletiva de materiais recicláveis passou a ter uma atenção especial no município a partir de 2011, quando a Prefeitura iniciou o processo de remediação do lixão e planejamento do aterro sanitário. Com isto, cerca de 45 catadores que atuavam no local perderiam sua fonte de renda. Para evitar o problema foi criada, com apoio da Prefeitura e outras instituições, a cooperativa Recicla Jacobina.

Para o gerente do Sebrae, Geronilson Ferreira, o prêmio é um instrumento que enfatiza temas do desenvolvimento econômico, no qual os gestores que implantaram projetos e ações serão naturalmente reconhecidos. “Prêmio como este é bom para os empreendimentos e excelente para a visibilidade do município, não há receita específica, a integração das partes interessadas é o caminho. Sempre fui a favor do surgimento de incentivos continuados aos pequenos negócios em municípios jurisdicionados ao Sebrae Jacobina e quando percebemos que o gestor vê nas soluções do Sebrae o reflexo para o desenvolvimento local, nos motiva a uma aproximação ainda maior com nosso público alvo”, disse Geronilson.

Cada município pode concorrer com até dois projetos, desde que em categorias diferentes. Centro-Norte Baiano, os municípios de Jacobina, Capim Grosso, Itiúba, Riachão do Jacuípe, Caém, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Mundo Novo, Piritiba e Ourolândia também se inscreveram, mas apenas Jacobina finalizou o processo, o que garantiu vaga na final da premiação. Os vencedores da etapa baiana têm participação garantida na etapa nacional, que acontece em Brasília, com os vencedores de todos os estados do país.

Prêmio Prefeito Empreendedor

Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local. Reconhecendo o trabalho dos prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Tamara Leal
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE