MAIS UM GRANDE FAXINAÇO CONTRA O MOSQUITO É REALIZADO EM BONFIM


Depender-se de boa vontade e forte apelo, o Aedes aegypti não terá vez em Senhor do Bonfim. Muito menos no distrito de Quicé. Foi lá que, na manhã desta sexta-feira, Os agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde levou para as ruas, verdadeiros “combatentes” para o faxinaço contra o mosquito transmissor da zika vírus, chinkungunya e dengue.

Mais uma vez o faxinaço contou com o total apoio da comunidade. Profissionais do CRAS, USF, Alunos do PROJOVEM, Escola municipal Judite Ferreira de Santana, estiveram presentes com o reforço da turminha da fanfarra, da própria comunidade, com a missão de fazer a motivação na distribuição panfletos, afixar cartazes e dizer aos moradores que não deixem água parada em suas casas e muito menos tanques descobertos.

“Tem muito mosquito em Quicé que faz a gente ficar doente. Por isso, as pessoas não podem deixar que nasçam dentro de casa, nem nas ruas e quintais”, lembra Ana Caroline, de seis anos, que ao lado de sua coleguinha Dete percorreu as ruas do bairro onde mora.

Em paralelo à conscientização de moradores, outras equipes, simultaneamente, em diversas ruas recolhiam lixo em terrenos baldios, embalagens plásticas, alertavam as pessoas e ensinavam como descobrir e eliminar criadouros do mosquito. Também realizaram tratamento nos depósitos de água com aplicação de larvicida, distribuíram panfletos e cartazes, que com desenhos e linguagem simples, mostram como acabar com focos do mosquito.

O Distrito de Quicé foi o sexto faxinaço da cidade de Senhor do Bonfim beneficiado pela mobilização da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito em parceria com profissionais de outros setores e sociedade civil. Embora a maioria das ruas esteja limpa, o distrito não escapou da fúria do Aedes aegypti, pois está entre as áreas que registraram um grande índice de notificações de dengue, chikungunya e zika vírus.

“Na maioria das vezes, o problema está no fundo dos quintais e na forma como moradores armazenam água para consumo diário, sem a responsabilidade de cobrir adequadamente tanques e reservatórios”, justifica a enfermeira da unidade de Saúde, Andréa Nunes. Ela apela para que as famílias colaborem e descartem entulhos e materiais que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento de limpeza urbana.

Combater o mosquito é um dever de todos, Colabore faça sua parte!
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE