POLÍTICA: PONTO NOVO TERÁ ONZE VEREADORES A PARTIR DE 2017


Por oito votos contra um, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica de Ponto Novo 001/2016 foi aprovado na noite desta quarta-feira (27), em segundo turno, de forma definitiva, aumentando a partir de 2017 o número de vereadores do município, de nove para onze. Assim como no primeiro turno, apenas o vereador Rodrigo Venâncio foi contrário ao projeto.

A aprovação desse projeto facilita a reeleição dos atuais vereadores, uma vez que diminui o coeficiente eleitoral (número mínimo de votos que um vereador, partido ou coligação precisa para se eleger ou eleger um representante, de imediato), que poderia ficar acima de 1000 votos, caso o projeto fosse rejeitado. Agora, esse coeficiente poderá ficar em torno de 900, tendo como base uns 10.000 votos válidos nas eleições deste ano.

Nos discursos de alguns vereadores, o que se alegou foi que serão mais dois vereadores para ajudar os demais, mesmo que isso enseje redução nos salários dos eleitos/reeleitos em 2017.

O vereador Rodrigo lembrou que ao final 2015, do duodécimo repassado pelo Executivo à Câmara, houve uma pequena sobra de 9 mil reais, que foram devolvidos. Agora, para evitar que as contas fiquem no vermelho, será necessário cortar gastos.

Os gastos a serem cortados podem partir do salário dos vereadores à redução do número de funcionários da Câmara, por exemplo. Resta saber quem vai pagar o pato.

Portal Ponto Novo
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE