BAHIA: OPERAÇÃO CONTRA FORNOS CLANDESTINOS É REALIZADA PELO INEMA


Está acontecendo desde o dia 02 de junho, nos municípios de Andorinha, Itiúba e Monte Santo, a operação de combate a fornos de carvão clandestinos. A Unidade Regional Piemonte da Diamantina do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é responsável pela intervenção, que tem a finalidade de frear o desmatamento ilegal que prejudica o Bioma da Caatinga desta região.

A operação tem o objetivo de combater e extinguir todos os fornos clandestinos da região. Somente no mês de maio, mais de 50 fornos foram encontrados e identificados durante as inspeções aéreas nas localidades investigadas.

Segundo o Coordenador Regional do Inema em Senhor do Bonfim, Diogo Amaral, esta fiscalização visa intervir nas irregularidades ambientais já identificadas durante a investigação aérea com ajuda de um helicóptero que foi feita anteriormente. “A atividade de produção ilegal de carvão está provocando um grande desmatamento na região, inclusive com a derrubada de vegetação ao longo do leito dos rios, a conhecida mata ciliar, o que traz graves consequências ao meio ambiente”, disse o coordenador.

Até a tarde dessa terça (07), o número de fornos clandestinos encontrados e destruídos já ultrapassa os 70 e outros já identificados também serão visitados, confirma Marcone Matos, técnico do Inema. Afirma ainda, que após esta etapa a região será monitorada com maior frequência.

Também estão sendo identificados as pessoas que compram e revendem esse carvão ilegal e providências legais estarão sendo tomadas.

A preocupação do Inema em relação às essas atividades é preservar a vegetação o pouco que ainda resta de mata ciliar e frear o desmatamento da Caatinga, considerado um bioma sensível e de fácil destruição.

Fonte: URPD INEMA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE