SENHOR DO BONFIM: PSOL REALIZA OFICINA DE FORMAÇÃO POLÍTICA COM PRÉ-CANDIDATOS DA REGIÃO NORTE


Neste domingo (5) o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira Oficina de Formação Política com lideranças e militantes da região Norte da Bahia. A atividade conseguiu envolver militantes e pré-candidatos de Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro e demais cidades. O evento contou com a participação de Cleide Coutinho, da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL, Cris Bantu, representante da Secretaria de Movimentos Sociais, Rafaela Cardoso, responsável pela Secretaria de Formação Política da Executiva Estadual; Jamerson Santos, pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim, e o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos.

No período da manhã foi promovido um debate sobre conjuntura política brasileira, socialismo e a história e processo de fundação do PSOL. Segundo Rafaela Cardoso, da Secretaria de Formação Política, uma das organizadoras da atividade, a oficina ajudou a compartilhar a experiência regional e a promover a integração do partido. A militante salientou que o evento foi extremamente importante para o processo de qualificação da militância que vive no interior baiano. De acordo com a psolista, o debate sobre o socialismo gera muitas confusões e, ao fazer uma discussão desse tipo, o PSOL mostra que faz parte do processo de construção do socialismo no Brasil.

" O PSOL se reafirma como instrumento de luta pela implementação do sistema socialista, na luta por uma sociedade mais justa. Precisamos reafirmar o papel protagonista das pessoas. Elas precisam se enxergar como sujeitos da sua própria história. Precisam entender que não devem ficar esperando pelo surgimento de super-heróis que vão resolver os seus problemas cotidianos!", pontuou Rafaela Cardoso, lembrando ainda que objetivo da oficina foi promover o empoderamento da militância partidária e construir de forma coletiva um programa que envolva toda a sociedade brasileira.

No período da tarde o público foi dividido em grupos que debateram as seguintes pautas: cultura, mulheres, educação, urbanismo, meio ambiente, agricultura, comércio e turismo. Cada grupo escolheu um relator que leu para o público as propostas de intervenção destinadas à região. Uma metodologia utilizada durante a atividade usou o fósforo como elemento para apresentação da plateia. As pessoas presentes tinham que se apresentar de acordo com a chama do fósforo aceso. "O nosso objetivo foi debater as demandas da região norte com intuito de elaborar um programa político que dispute os corações e mentes da população local", frisou a Secretária de Formação Política.

Para o pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim pelo PSOL, Jamerson Santos, a oficina ajudou a discutir pontos que são muito importantes aos moradores da região Norte. Jamerson destacou que o o evento foi uma preparação para construção de uma plataforma partidária que vai ser defendida durante o período eleitoral. "Foi muito interessante porque ajudou a fazer um trabalho de formação dos pré-candidatos a vereadores e às prefeituras da região. Conseguiu discutir temas que são indispensáveis para o desenvolvimento dos Municípios e promoveu um debate democrático com a base da legenda", afirmou o pré-candidato, destacando ainda que a atividade conseguiu aproximar alguns movimentos sociais como o " Movimento Em Defesa da Cultura" e o "Movimento dos Produtores Acampadas (MPA)" .

ASCOM PSOL BA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE