CULTURA: CONSELHO DE CULTURA SERÁ EMPOSSADO NO DIA 1º DE SETEMBRO


A mobilização da sociedade civil e do poder público para recomposição do conselho municipal de cultura, iniciado no mês de março, chegou ao seu ponto máximo com a publicação do decreto de nomeação dos conselheiros componentes do poder público e da sociedade civil no último dia 11 de agosto de 2016.

A mobilização contou com articulação de um grupo composto por lideranças culturais, a criação de um grupo virtual, o diálogo com conselho estadual e com gestores culturais de outros municípios e da secretaria de cultura do estado.

O processo eletivo e indicativo foi dividido em etapas para possibilitar uma maior articulação com os agentes culturais de cada representação estabelecida pela Lei 1137/2009. A primeira etapa foi a indicação via decreto municipal dos representantes do poder público do governo municipal em 15 de julho.

A segunda etapa, realizada no mesmo dia, propôs o preenchimento das vagas da sociedade civil por meio de eleição, onde se preencheu 70% das cadeiras deste segmento. A terceira etapa se deu em 31 de julho com a eleição dos 30% restante das vagas deste segmento.

A última etapa contou com o recebimento das indicações das vagas destinadas a Câmara e as entidades civis representativas das categorias Associação e Universidades.

Com posse marcada para 1º de setembro, às 18 horas no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, o Conselho Municipal de Cultura iniciará suas atividades com a determinação de revisar e melhorar a legislação da cultura no município prioritariamente no que compete a um redesenho do conselho municipal para torna-lo mais exequível e dinâmico.

O evento de posse do conselho contará com o lançamento do livro CELEBRE do escritor baiano de carreira internacional Pedro Cezar, com apresentação da Cia de Dança de Lekinho Merlly, Mcs e exposição de arte visual.

A reativação do conselho municipal de cultura representa um importante momento de mobilização cultural que Senhor do Bonfim vive e impulsionará o desenvolvimento de uma série de ações ligada a todas as linguagens representadas no conselho e colaborará com a gestão pública da cultura.

ASCOM PMSB
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE