EDUCAÇÃO: INSCRIÇÕES DO PARLAMENTO JOVEM BAIANO SÃO PRORROGADAS ATÉ 21 DE OUTUBRO


Os malotes com as 18 milhões de provas vão permanecer guardados em 60 unidades das Forças Armadas até seguirem para os locais da prova, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro

Os primeiros comboios que vão transportar as 18 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaram, na manhã desta quarta-feira (5), o 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco, na Grande São Paulo. O Enem será aplicado em todo País daqui a um mês, nos próximos dias 5 e 6 de novembro.

Sob forte esquema de segurança para garantir a lisura e o sigilo dos exames, os malotes vão permanecer guardados em 60 unidades das Forças Armadas, até seguirem para os locais de provas.

Para essa distribuição, foi assinado um convênio entre os vários órgãos envolvidos com a logística e a segurança do Enem, incluindo os ministérios da Defesa e da Educação; o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

“Com os anos, construímos sofisticados mecanismos para entrega dessa prova, com parceiros muito bem preparados para garantir a continuidade do trabalho iniciado no Inep”, explicou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

Dados do Enem 2016

Do total de 9,3 milhões de inscritos no exame deste ano, 8,6 milhões confirmaram a presença.

Por estado, a maioria vai se submeter aos testes em São Paulo (1.404.362), seguido de Minas Gerais (948.545), Bahia (664.698), Rio de Janeiro (550.179) e Pernambuco (447.315).

O Enem 2016 vai envolver mais de 700 mil pessoas na aplicação das provas, entre coordenadores estaduais e municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes, chefes de salas e aplicadores, e aplicadores especializados.

Além das 18 milhões de provas, são 33 milhões de materiais administrativos, como questionários e atas de presença, entre outros. Isso representa 77 mil malotes. A prova será aplicada em 1.727 municípios e 17 mil locais de prova. Para chegar a tantos pontos, serão 6,1 mil rotas de distribuição percorrendo 309 mil quilômetros.

Nos dias de provas, os portões dos locais indicados aos alunos vão se abrir às 12h e fechar às 13h e, meia depois, às 13h30, terá início o exame com duração de 4h30, no dia 5, e de 5h30, no dia 6.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e Inep
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE