JACOBINA: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ALERTA SOBRE O RISCO DE QUEIMADAS E PREJUÍZOS À POPULAÇÃO


A primavera e o verão são estações muito aguardadas, especialmente para quem gosta de sair de casa e curtir a natureza. No entanto, é exatamente nesse período - de setembro a março – que ocorre grande parte dos incêndios/queimadas que também atingem o município de Jacobina.

“O fato é que a temporadas de incêndios já começou e diante desse problema, a importância de conscientizar à população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas se torna ainda mais evidente”, explica Ivan Aquino, secretário de Meio Ambiente do Município de Jacobina.

As causas das queimadas são diversas: baixa umidade do ar, descuido de agricultores que ainda usam práticas rudimentares para o "preparo" do solo, crença popular - queima-se para vir a chuva -, e até atos criminosos.

Nas últimas semanas a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio de brigadistas voluntários, tem atendido chamadas para combater as chamas: Pingadeira, Serra do Monte Tabor, Bananeira, Leader e Cruzeiro são algumas localidades onde já ocorreram incêndios nesta temporada, mas que foram debelados.

“As queimadas são crimes ambientais passíveis de punição. Destroem nossas plantas, matam animais, destroem nascentes e polui o ar. Pedimos que a população evite as queimadas, preservem o meio ambiente para esta e as próximas gerações”, disse o secretário.

Para denúncias e chamadas de combate aos focos de incêndio, a população pode acionar a Guarda Municipal de Jacobina por meio do número 153 ou ainda ligar para a Secretaria de Meio Ambiente no (74) 3621 – 2813.

Ascom PMJ
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE