ANDORINHA: ANDORINHA REALIZA SEGUNDA ETAPA DO RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA NESTA QUINTA-FEIRA (1º)


Segunda etapa do rastreamento para detectar o câncer de mama, acontece nesta quinta-feira 1º, a partir das 7h, na Unidade Básica de Saúde UBS), ao lado do Samu. A segunda etapa vai atender 33 mulheres que farão ultrassonografia de mama, e caso necessário, o exame de punção mamaria. Todas as pacientes serão atendidas por um médico especialista em mastologia.

A lista com a relação nominal de todas as pacientes convocadas para realizar os exames está disponível na central de marcação e na Secretaria de Saúde de Andorinha.

A primeira etapa do rastreamento foi realizada em outubro. Na ocasião, 840 mulheres fizeram mamografia. O rastreamento tem como objetivo alcançar o maior número de mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de risco para o surgimento do câncer de mama.

O Rastreamento do Câncer de Mama faz parte do Projeto Saúde Sem Fronteiras e é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Sesau, a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e o Ministério da Saúde.

A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia – que, contudo, não deve ser descartada. Importantíssimo para auxiliar a biópsia, ele deve ser feito em alguns casos específicos.


Ascom Andorinha
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE