segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA JÁ ESTÁ EM VIGOR

*Maraísa Santana
Entrou em vigor oficialmente, desde o dia 1º de janeiro deste ano em curso, o ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, firmado entre os oito países que falam essa língua, reunindo Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.

Significa que qualquer manifestação escrita desses países, em língua portuguesa, obrigatoriamente obedecerá as normas firmadas no ACORDO ORTOGRÁFICO, que se encontra aprovado desde o ano de 2009 e que teve o prazo de 6 (seis) anos para a transição, tempo em que a ortografia antiga e a nova foram usadas.

As mudanças mais expressivas dizem respeito ao uso do hífen ( - o tracinho que une duas palavras), a acentuação de verbos e palavras que possuem a mesma grafia, mas de significados diferentes (homógrafas), além da extinção do trema (os dois pontinhos sobre a vogal “u”), e a inclusão de algumas consoantes no alfabeto.

Essas alterações passam a valer para exames e concursos seletivos e aqui no Brasil, apenas 0,8% do total de palavras usadas serão atingidos pelas modificações do acordo, valendo observar que a língua portuguesa, na sua forma escrita, passa a ser a mesma nesses oito países, preservando-se, naturalmente, o sotaque de cada país, na expressão da linguagem falada.

O Brasil já vem utilizando as normas desse acordo ortográfico desde janeiro de 2009, tanto nos livros, como em publicações, registrando-se o uso dessas normas pela maioria dos órgãos de comunicação e pelas editoras, inclusive, nos livros do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
Apesar desse tempo em que o Brasil vem usando as normas do ACORDO ORTOGRÁFICO, ainda se registra muita confusão de pessoas que não conseguem identificar o que efetivamente mudou, verificando-se mais complicações no uso do hífen e no uso da acentuação.

Para o uso do hífen, a regra manda usá-lo quando duas palavras com letras iguais (no final de uma e no início de outra) se juntam. Exemplo: anti inflamantório = anti-inflamantório. Quando é o caso de duas palavras de letras diferentes (no final de uma e no início de outra) a regra manda simplesmente juntá-las. Exemplo: neo liberalismo = neoliberalismo.

Já no caso da acentuação gráfica há alteração nas palavras oxítonas terminadas em “a”, “e”, “o”, “em”, “ém”, e “êns”, tanto no singular, como no plural. Exemplos: “voo”, enjoo”, “leem”, “veem”, enquanto as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes, a exemplo de “eia” e “oia”, não possuem mais acento. Exemplos: bóia = boia; jibóia=jiboia, ideia=ideia; assembléia=assembleia. Tendo sido abolido o trema (dois pontinhos sobre a letra “u”), as palavras frequente e sequestro são escritas sem o trema.

Evidentemente, há quem concorde e há quem discorde desse acordo. Os que defendem o acordo dizem que ele veio para unificar e padronizar a língua e facilitar a comunicação e o intercâmbio entre os oito países que falam o português. Já os que discordam , dizem que o acordo não coordena nada, que só complica mais e que não resolveu problemas de uso de letras ou grupos de letras com a mesma sonorização, a exemplo do uso do “x” e do uso de “ch”, achando que um deveria ser eliminado, mantendo-se o uso único do “x” ou do “ch”.

De qualquer forma, o ACORDO ORTOGRÁFICO que está em vigor desde 1º de janeiro deste ano tem antecedentes de tentativas que vem desde o século passado, registrando-se a primeira tentativa no ano de 1990, “quando Portugal estabeleceu o primeiro modelo ortográfico”, que se tornou obrigatório em publicações oficiais e materiais de ensino.

Na época, tanto a ABL (Academia Brasileira de Letras), quanto a ACL (Academia de Ciências de Lisboa) apresentaram, conjuntamente, a base do tratado ortográfico, com pretensões de entrar em vigor a partir de 1994, o que não ocorreu, porque a proposta não foi confirmada por todos os países-membros e que à época eram apenas sete, já que o Timor-Leste ainda não era independente e nem falava português.

Na verdade, outras iniciativas, objetivando a unificação da língua portuguesa ocorreram entre 1907 e 2004, num total de 18, mas não obtiveram êxito, ressaltando-se apenas duas, até 2009, que se firmaram: a primeira, em 1943, que visava diminuir as divergências ortográficas com Portugal, quando extinguiu-se completamente o uso de consoantes mudas, a exemplo de ‘Egipto”, ou “acção”; e a segunda, em 1971, quando foi abolido o acento diferencial para palavras homógrafas, a exemplo de “êle” (pronome) e “ele” (nome dado à letra “L”).

*Maraísa Santana é advogada, especializada em Direito Público com Habilitação para o Ensino Superior de Direito, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba), Salvador (Ba) e Brasília (DF).

ANDORINHA: PREFEITURA DE ANDORINHA FAZ REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DEFINIR AÇÕES EMERGENCIAIS QUE MINIMIZEM ESTRAGOS DA CHUVA


O prefeito Zé Branco convocou uma reunião extraordinária com os secretários e os técnicos da gestão municipal, na manhã desta segunda-feira (25), para uma avaliação geral dos prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

“É necessário um diagnostico amplo dos estragos causados pela chuvarada para definirmos as próximas medidas a serem tomadas”, salientou Zé Branco.

Uma das medidas tomadas na reunião será a criação de uma comissão especial para atender as necessidades da população afetada pelas chuvas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, desde o início do mês de janeiro , o volume de chuva foi de 457 milímetros. Media muito volumosa e superior ao normal.

Ascom Andorinha

EMPREGO: 17 VAGAS DE EMPREGO PARA BONFIM NESTA SEGUNDA (25)


O SINEBAHIA/SAC – Sr. do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:

 Motorista: 05 vagas

Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses em CTPS;
Habilitação” D”;
Curso Mopp.

 Carregador / Descarregador de Caminhão: 01 vaga

Sexo Masculino;
Ensino médio completo;
Experiência de 06 meses em CTPS.

 Camareira: 01 vaga

Sexo feminino;
Experiência de 06 meses em CTPS..

 Chapista de Lanchonete: 01 vaga

Escolaridade não exigida;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses na área.

 Cirurgião Dentista – Clínico geral: 01 vaga

Ambos os Sexos

 Cirurgião Dentista – Endodontista: 01 vaga

Ambos os Sexos

 Médico: 01 vaga

Experiência na área.

 Fisioterapeuta: 01 vaga

Experiência na área.

 Nutricionista: 01 vaga

Experiência na área.

 Psicólogo: 01 vaga

Experiência na área.

 Fonoaudiólogo: 01 vaga

Experiência na área.

 Massoterapeuta: 01 vaga

Experiência na área.

 Acupunturista: 01 vaga

Experiência na área.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC dás 07 h. às 15:00 hs.

CLIMA: PREVISÃO DO TEMPO PARA BONFIM SEGUNDO SITE CLIMA TEMPO


ECONOMIA: PREVIDÊNCIA DEPOSITA BENEFÍCIOS DA FOLHA DE JANEIRO A PARTIR DE HOJE


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos dos benefícios referentes à folha de janeiro a partir desta segunda-feira (25).

O pagamento começa com os segurados que recebem até um salario mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Esses segurados já vão receber o benefício atualizado com o valor atualizado, de R$ 880,00.

Os segurados que ganham acima do piso terão seus benefícios depositados a partir do dia 1º de fevereiro e também vão receber o benefício ajustado conforme a lei. O pagamento para aqueles que recebem acima do mínimo começa com o depósito para os segurados que possuem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito.

O calendário de pagamentos da folha de janeiro segue até o dia 5 de fevereiro.



Previdência

FLAGRA DO MARAVILHA: BOX NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO SERVE DE DORMITÓRIO NO CENTRO DE BONFIM


Essa é a situação de um Box de nº 32 na Praça de Alimentação, onde um cidadão utiliza o espaço criado para comércio de alimentação, como dormitório.

O "dormitório" fica bem ao lado da sala de administração do empreendimento.
Dentro do box há, Colchões, cadeira, mosqueteiro, entre tantas bagunças.

Será que a administração da cidade tem conhecimento da má utilização do espaço, que a princípio deveria servir para comércio?

Comerciante da Praça de alimentação reclamam também do péssimo funcionamento do banheiro instalado no perímetro e pedem providências.

Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: PROUNI DIVULGA LISTA HOJE E AMANHÃ FIES ABRE INSCRIÇÕES

MEC divulga primeira lista de aprovados do Prouni nesta segunda; confira


A lista dos estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível para consulta no site do programa a partir desta segunda-feira (25). Segundo o Ministério da Educação, até o dia 1º de fevereiro os pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações dadas no momento da inscrição. 203.602 bolsas para 30.931 cursos foram ofertadas nesta primeira edição de 2016.

Os aprovados precisam ficar atentos ao prazo. Se a documentação não for entregue no período determinado o candidato será reprovado. São exigidos o documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 12 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá entrar na lista de espera entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Inscrição para seleção no Fies é aberta nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o primeiro semestre de 2016, começam nesta terça-feira (26). O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29. Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Exame. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

Lista de espera

O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Metro1

POLICIAL: BANDIDOS MASCARADOS ASSALTAM COMERCIANTES E FEIRANTES NO INTERIOR DE IGARA


Há tempos nossa redação vem recebendo reclamações por parte de moradores e comerciantes que residem no interior do distrito de Igara, zona rural de Bonfim e precisam se deslocar até a sede daquele lugar aos domingos para comercializarem seus produtos, os quais vem sofrendo assaltos constantemente.

Não diferente no início da tarde desse domingo (24), um senhor foi vítima da dupla e resolveu registrar queixa na DT de Bonfim.

O senhor relatou que quando passava próximo da localidade de Queimadinha, com sua moto, foi abordado por dois elementos mascarados com camisas nos rostos, e armados, um com arma de cano longo e outro com pistola, lhe derrubaram da moto e ainda lhe agrediram a golpes de facão nas costas, não satisfeitos os bandidos roubaram aproximadamente R$ 230,00, do senhor.

Providências foram solicitadas à Polícia para que venha a por um fim a essa prática que cresce nos finais de semana em Igara.

Maravilha Notícias

EMBASA: ROMPIMENTO DE ADUTORA PREJUDICA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM LOCALIDADES DE SENHOR DO BONFIM E FILADÉLFIA


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, em decorrência de um rompimento de uma adutora de água tratada, o abastecimento foi prejudicado neste final de semana em algumas localidades de Senhor do Bonfim e Filadélfia. Por causa da complexidade do problema e acesso difícil por causa das chuvas, os serviços de reparo devem ser concluídos somente amanhã (26). Após a conclusão dos trabalhos, o fornecimento de água será retomado imediatamente e normalizado de forma gradativa.

Foram afetadas as seguintes comunidades

Senhor do Bonfim: Anacleto, Botequim, Cazumba I e II, Cruzeiro, Lagoa do Cocho, Lagoa da Pedra, Lagoa do Tanque, Lagoinha, Pé do Morro, Quebra Facão, Quicé, Tanquinho, Tijuaçu, Três Morros, Urubu e Várzea do Mulato.
Filadélfia: Alegre, Aguadas, Gavião, Mucunum, Poço d’água e Várzea da Serra.

Att

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

POLICIAL: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, RESGATE DE ILHADOS E MANDADO DE PRISÃO FORAM AS AÇÕES DA PM EM BONFIM E REGIÃO

POLICIAIS DO 6º BPM CUMPREM MANDADO DE PRISÃO

Em Jaguarari, na Rua das Flores, nesta sexta-feira (22), às 11h30, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apresentaram Adenilson Ferreira Cardoso à delegacia de Polícia Civil de Jaguarari, em cumprimento de mandado de prisão.

6º BPM CONDUZ AGRESSOR DE ADOLESCENTE À DELEGACIA

Em Jaguarari, na Marcolino de Barros, nesta sexta-feira (22), às 11h50, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram Raimundo Simões à delegacia de Polícia Civil por agredir um adolescente de 14 anos.

6º BPM RESGATA VÍTIMAS DE ENCHENTE EM QUEIMADAS


Na Cidade de Queimadas, durante toda madrugada deste domingo (24), policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar trabalharam no resgate de moradores em situação de risco, após enchente do Rio Itapicuru que invadiu ruas e casas.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Wilton de Araújo Silva, 27 anos, por agredir a companheira de 35 e expulsá-la de casa, juntamente com seus filhos, na Rua Oscar Freire, Bairro Alto da Maravilha, em Senhor do Bonfim, neste domingo (24), às 9h40.
O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

6º BPM APREENDE VEÍCULO CONDUZIDO POR ADOLESCENTE

No Povoado de Espanta Gado, Município de Queimadas, neste domingo (24), às 23h45, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam a motocicleta Honda CG 150 Fan, licença de Filadélfia, conduzida por um adolescente de 15 anos que praticava direção perigosa e encontrava-se sem capacete.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ENFERMAGEM AGORA NA ANHANGUERA


CHUVAS: MORADORES SÃO RESGATADOS POR HELICÓPTERO DA PM ENTRE QUEIMADAS E NORDESTINA

Moradores ficaram ilhados após cheia do Rio Itapicuru | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz

Seis pessoas que ficaram ilhadas por causa da cheia do Rio Itapicuru-Açu, entre Queimadas e Nordestina, na região sisaleira, foram resgatadas na tarde deste domingo (24) por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

Vista aérea do local onde moradores foram resgatados | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz

Eles moram na fazenda Mãe Chica, nas imediações da localidade conhecida como Barragem. A casa fica localizada às margens do rio, e por causa das chuvas, a água avançou e dificultou o acesso ao local. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Redação Notícias de Santaluz

POLICIAL: GUARNIÇÃO DA 54ª CIPM EVITA SUICÍDIO EM CAMPO FORMOSO


Por volta das 15h00min de sábado (23), quando faziam ronda rotineira, uma Guarnição do PETO da 54ª CIPM, viu uma multidão de moradores no bairro Maria Joana, precisamente no novo condomínio na Rua das Esmeralda no apartamento no 102. Os vizinhos informaram que tinha uma mulher dentro de sua residência dando início a um suicídio, e que a guarnição observou fogo no interior do apartamento.


De imediato houve extrema necessidade de arrombar a porta, para dar início ao salvamento da vítima, sendo que a mesma encontrava-se desacordada. Os componentes da Guarnição puxaram a vitima para uma área de ventilação e em seguida apagaram o fogo. Incontinenti, socorreram-na para o Hospital São Francisco, para que a mesma fosse medicada.

M. M. dos S, de 34 anos de idade, foi apresentada e medicada, ficando em observação.
Populares aplaudiram a ação heroica dos policiais que não mediram esforços em salvar a vida da cidadã, independente da motivação que a levou a tentar contra sua própria vida.

Ascom 54ª CIPM

ESPAÇO DO LEITOR: CASAS ABANDONADAS PREOCUPAM MORADORES DA RUA JOSÉ DIONÍSIO


Prezado Netto,

Um "terreno" localizado na Rua José Dionísio, no Centro de Senhor do Bonfim, próximo à pirâmide, tempos atrás, não havia esse imenso buraco; havia árvores e plantas; o ''barranco'' não oferecia risco visível. Todavia, pessoas que diziam estar na posse dessas terras, vieram, inclusive com retroescavadeiras e fizeram o estrago. Diziam que futuramente iam construir. O que? Não sabemos ao certo. Ficamos indignados com a situação, acreditamos ser uma invasão, já que achávamos que todo esse terreno, patrimônio histórico, era de posse da FCA, portanto, acreditávamos que não deveria ser destruído de uma forma desastrosa, tendo como responsáveis pessoas desconhecidas e que afirmavam ter adquirido as terras através de um leilão. Convocamos, e algumas pessoas da própria empresa vieram, porém, o estrago já estava feito. Pessoas da Prefeitura Municipal também estiveram aqui; hoje, o que se sabe é que a construção foi embargada. O resultado de tudo isso? Bom... Além de ter acabado com algumas belezas naturais da rua, com as fortes chuvas, vemos a cada dia uma destruição ainda maior: tudo está desmoronando aos poucos. Paralelo a isso, há alguns sem tento morando ali. Não sabemos quem são, do que são capazes, enfim... Estamos receosos. O motivo dessa mensagem é mostrar a o que foi feito e as consequências que os moradores estão pagando; dizer do medo de quem mora em frente à bagunça. Sentimento de impunidade. Gostaria de ressaltar também, o perigo que está a Estação. Quase toda semana ocorre ao menos um furto, detalhe: não é à noite. Estamos sendo obrigados a viver com portões trancados e a conviver, calados, com o fedor de maconha ocasionado pelos usuários que vêm consumi-la a qualquer hora do dia.

Thiago S. morador da referida Rua