sábado, 6 de fevereiro de 2016

JAGUARARI: JAGUARARI TEM NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO


O Prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, anunciou, na última segunda-feira (01/02), o nome de Tatiana Melo como nova Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O prefeito anunciou a mudança após o então secretário, José Antônio, que estava à frente da secretaria desde 2009, pedir sua exoneração.

Para a nova secretária, a intenção da sua gestão é continuar desenvolvendo as políticas educacionais que já estão em andamento. Entre as prioridades, está a melhoria da qualidade de ensino, democratização da gestão e do ensino e a universalização do atendimento escolar.

A nova secretária é formada em serviço social e estava atuando como coordenadora administrativa de um colégio particular no Distrito Pilar. Tatiana agradeceu pelo reconhecimento e confiança. “Só tenho a agradecer pela confiança do prefeito e de sua equipe, por acreditar em meu trabalho. Sei que será um desafio muito grande, mas acredito nos profissionais da educação de Jaguarari. Amo muito a educação e pretendo fazer o máximo possível para realizar um trabalho a contento de todos os jaguararienses”.

O ex-secretário José Antônio agradeceu ao prefeito pela oportunidade e desejou boa sorte à nova secretária. “Gostaria de agradecer muito ao Prefeito Antônio Nascimento e toda a equipe da Secretaria de Educação pela oportunidade e experiência que adquiri durante estes sete anos como Secretário de Educação. Desejo boa sorte à Tatiane. Tenho certeza que fará um brilhante trabalho frente à Secretaria de Educação”, disse.

O prefeito Antônio Nascimento agradeceu o trabalho realizado pelo ex-secretário. "A educação é um dos instrumentos que vem recebendo muitos investimentos em nossa gestão. José Antônio assumiu a pasta em 2009 e realizou um excelente trabalho. Eu, como gestor, só tenho a agradecer a ele pelo empenho. Hoje tive o prazer de apresentar Tatiana Melo. Desejo a ela sorte. Juntos, melhoraremos ainda mais a educação de Jaguarari".

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo: “Minha Terra, Meu Futuro”.

ARTIGO: DIÁRIO DE BORDO DE UM ENFERMO

Não imaginaria que um ano iniciado com abraços, sorrisos, espocar de fogos e cruzamento de taças terminaria em um leito de hospital. Procuro no quarto cinzento, entre gemidos, a Cruz do Senhor Jesus Cristo, não tanto para tentá-lo, mas para que ele me recorde entre lábios, as sete últimas palavras que ele, sofrido, pronunciou no madeiro, em meio à sua Paixão e Morte. E à medida que relembro as suas palavras finais, tentei e tento acrescentar as minhas palavras imperfeitas e também doloridas, neste um mês em que me encontro “gemendo e chorando neste Vale de lágrimas” (“gementes et flentes in hac lacrimarum valle”) como nos consola a bela “Salve Regina” medieval:

(1) Mateus 27:46 nos diz que perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: “Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” No leito do hospital busquei várias vezes o olhar de Jesus, compassivo, de quem experimentara no corpo a dor e a morte, tentado a sentir-me entregue à fraqueza do velho corpo em sensação de silêncio e abandono.

(2) "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Em momentos outros recriminei-me a mim mesmo. Pedi o toque da mão salvífica de Jesus Cristo, e tinha a sensação de não ser fiel à compaixão divina.

(3) "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43). Meu Deus, adia em mim a desesperança e a sensação de que a vida do sofredor está por um fio!

(4) "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). Inúmeras vezes abandonei-me nas mãos de Deus, como aquele que pode dar a última palavra...

(5) "Mulher, eis aí o teu filho!" e "Eis aí tua mãe!" Ai de mim, ai de nós, se não fossem as dedicadas e atenciosas mulheres, santas, esposa, filhas e amigas que não me deixavam desfalecer...

(6) "Tenho sede" (João 19:28). Experimentei vezes incontáveis . buscando saciar a minha sede, a bebida prevista pelo Salmo 69:21: "Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre."

(7) "Está consumado!" (João 19:30). Dificil, muito difícil, viver esta última palavra de Jesus na Cruz: havia sempre a sensação de que a minha fragilidade corporal estava distante, bem distante, da missão que um dia Deus colocou no meu coração, chamando-me à vida...

Uma outra reflexão que nasce da experiência do acamado: Nós, em nosso dia-a-dia, não nos damos conta de pequenos elementos, que nos passam desapercebidos, mas que ganham uma força e uma importância extraordinária ao enfermo: a bolachinha salgada, seca, sem gordura alguma, triturada entre os dentes, com sabor de maná, quando a falta de apetite foge em meio à noite, após a chegada da solitária e interminável madrugada; o imenso bem que fazem uma Televisão desligada, um rádio aposentado, diante da angústia do leito incapacitador; a importância de um sanitário em que ao lado do chuveirinho substituto do antigo bidé se tenha colocado um ralo para o escoamento das águas dos quase-banhos improvisados; a força e a segurança devolvidos por uma engenhoca simplória, um andador de três pés, que com o tempo aprendemos a dirigir entre espaços apertados sem comprometer o joelho incapaz...

Bendito seja o Senhor, nosso Deus, que nos conforta do alto da Cruz, com suas belas e pungentes sete últimas palavras e nos ensina, pela experiência diária, a tornar importantes e necessárias coisas do dia a dia que julgamos, em ignorância, que nada possuem de valor!

Paulo Machado, 05-02-2016
Terminando 2015 nos braços da Cruz e ali permanecendo nos primeiros meses de 2016!

SAÚDE: PACIENTE É DIAGNOSTICADO AO MESMO TEMPO COM ZIKA, DENGUE E CHIKUNGUNYA NO 1º CASO DE INFECÇÃO SIMULTÂNEA


Um paciente foi diagnosticado com dengue, chikungunya e zika em uma infecção simultânea. Este é o primeiro caso em quem uma pessoa é diganosticada com os três tipos de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti .

Segundo grupo de infectologistas colombianos, o homem de 49 anos viajou por diversas regiões do país. Os pesquisadores acreditam que ele ficou exposto aos diferentes tipos de vírus enquanto viajava. Depois de ser submetidos a exames de anticorpos para detectar qual dos três vírus o paciente estava infectado, a equipe médica se surpreendeu quando todos deram positivos.

O paciente procurou o hospital no município de Sincelejo, no norte do país. Em um artigo publicado no início deste mês no "Journal of Infection and Public Health", Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, diz que mesmo sendo um caso preocupante, o homem foi medicado e passa bem.

(Correio)

EDUCAÇÃO: MATRÍCULAS ABERTAS NA CHAPEUZINHO VERMELHO


A Escola Chapeuzinho Vermelho tem a honra de avisar a comunidade Bonfinense que está com as matrículas aberta. Vagas limitadas, você que tem um(a) filho(a), neto(a), com idades de três, quatro e cinco anos venham matriculá-los em uma Escola bem conceituada com ótimas professoras e funcionários.

Atenciosamente:
À DIREÇÃO

SAÚDE: AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM REALIZARÃO OPERAÇÃO CARNAVAL CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI


Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, A Secretaria Municipal de Saúde integrada por agentes, controle de endemias e Vigilância epidemiológica de Senhor do Bonfim realiza uma operação intensiva de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação começou nesta sexta-feira (05), nas visitas mensais aos cemitérios municipais. O objetivo é fazer o acompanhamento da situação, verificar a presença de possíveis criadouros e eliminá-los. Cemitérios são considerados Pontos Estratégicos, que são locais que podem apresentar grande quantidade de recipientes em condições favoráveis a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e por isso devem ser visitados pelo menos uma vez por mês. “Centena de possíveis criadouros de larvas dos mosquitos tem sido encontrada nesses espaços em todas as visitas que realizamos, então é necessário que a população contribua em não colocarem recipientes que possam acumular água tendo em vista a situação que estamos vivenciando no país” disse Edson Silva Agente de endemias.


Mesmo com toda a divulgação feita pelos Agentes de Endemias com apoio dos órgãos de imprensa e a manutenção diária feita nos cemitérios, os Agentes de Controle e Combate à Dengue e outras Endemias continuam encontrando possíveis criadouros no local. Vasos e recipientes com água parada, flores embrulhadas em papel celofone, pratos debaixo dos vasos de plantas são erros básicos que são abordados em todas as ações educativas, seja no casa a casa, em escolas ou empresas. Ainda que as Agentes realizem o controle mecânico eliminando esses possíveis criadouros, a conscientização da população é fundamental para que a situação da dengue continue controlada no município.

OPERAÇÃO CARNAVAL

Para ampliar o cuidado na proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor de dengue, zika e chikungunya, os moradores de Senhor do Bonfim contam com um número de telefone para denúncias. O Disque Dengue recebe informações sobre situações de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – para que as equipes de Agente de Combate a Endemias (ACE) tomem providências. As denúncias também podem ser feitas por mensagem de texto. O serviço funcionará durante todo o período de carnaval e a população deve ligar para o telefone (74) 3541-8270 é informar as residências, terrenos baldios, órgãos públicos que apresentam risco de proliferação do mosquito. Alem de atenderem as denuncias os Agentes estarão dando continuidade aos Bloqueios “fumacê” em residências e localidades que tiveram casos confirmados das doenças.

Combater o mosquito é um dever de todos, colabore faça sua parte.

PROMOÇÃO CLARO TV SEM ASSINATURA


ESTOQUE LIMITADO!

CLARO
Ao lado da policlínica
Praça do acarajé
WhatsApp:
0749 8113-6367

LOTEAMENTO VIVENDAS CAJUI

CHEGOU EM SENHOR DO BONFIM E REGIÃO O LOTEAMENTO "VIVENDAS CAJUI"


Localizado na região serrana do Catuni, região com CACHOEIRAS propicia para esportes radicais.
Lotes a partir de 250 a 6 mil metros quadrados, com infraestrutura e ESCRITURA.

Parcelas fixas partir de R$ 200,00.

Realize um ótimo negócio

Loteamento Vivendas Cajui, informações pelos telefones:
74 - 9106-0003////9945-8202.

CURSO DE ORATÓRIA EM SENHOR DO BONFIM


O curso é raríssimo, principalmente no interior, e tem como público-alvo as pessoas que trabalham ou que desejam trabalhar com o público (políticos, advogados, líderes religiosos, vendedores, palestrantes, professores e estudantes universitários).
Terá duração de dois meses e as aulas/palestras acontecerão em sábados alternados (das 8:00 às 18:00) conforme cronograma:

20 de fevereiro: workshop "A arte de falar em público e persuadir pessoas" com o professor Pedro Barroso
19 de março: a oratória e seus aspectos psicológicos - vencendo o medo de falar em público (ministrado por um psicólogo)
19 de março: a oratória e o uso da voz: entonação, exercícios vocais e respiração (ministrado por uma fonoaudióloga)
23 de abril: O orador e o uso formal da Língua Portuguesa - vícios de linguagem- discurso e persuasão.

Haverá dupla certificação: 1ª Centro de oratória do Brasil/
2ª Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão-FPAG
Local do curso: Sun Valley

Promotora do Evento: "Conceitos: Cursos e Assessoria Pedagógica"

Informações e inscrições:
Em Senhor do Bonfim:
1. Colégio Batista Nova Sião
3. Na Secretaria do Colégio Batista Nova Sião
Contatos:
Prof. André Neves
(74) 99197-2706
(74) 99148-3476 - Whats app

Em Campo Formoso
Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão

Att.,
André Neves