sábado, 12 de março de 2016

EDUCAÇÃO: IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM LANÇA EDITAL PARA MATRÍCULAS ESPECIAIS E TRANSFERÊNCIA EXTERNA E INTERNA PARA 2015.2


O IF Baiano Campus Senhor do Bonfim lança edital para matrículas especiais e transferência externa e interna para 2015.2. O Processo Seletivo visa preencher vagas existentes nos Cursos Superiores do Campus (Licenciatura em Ciências da Computação e Licenciatura em Ciências Agrárias). O período de inscrição compreende dos dias 14 a 18 de março de 2016, das 08:00 às 22:00 horas, na Secretaria de Registros Acadêmicos da Instituição. Informações sobre quem pode se candidatar às vagas, documentos necessários, procedimento de inscrição e outras podem ser encontradas no link abaixo:

( Página do IF Baiano campus Senhor do Bonfim no Facebook) https://www.facebook.com/bonfim.if/photos/pcb.687396911398150/687396561398185/?type=3&theater

ASCOM/Senhor do Bonfim

TERRITÓRIO: 2ª CTATER - CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - TIPNI

TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU REALIZOU a 2ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ATER


Aconteceu nos dias 25 e 26 do mês de fevereiro de 2016, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, a 2ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL/ATER - Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru/TIPNI, formado pelos nove municípios, sendo: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Na abertura da mesa dos trabalhos conferencistas, com o tema: “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, com a coordenação do cerimonial a Pedagoga/CRAS - Senhor do Bonfim, Joilma Sandri. Teve a presença de representantes das entidades da sociedade civil, agricultores/as, lideranças dos movimentos sociais, sindicais e políticas, técnicos (as), pesquisadores (as), representantes do poder públicos dos municípios TIPNI, a Coordenação de Desenvolvimento Territorial/CODETER, na pessoa da Coordenadora Territorial representante da sociedade civil, Damiana Duarte/CAAF; o Coordenador Territorial representante do poder público, Vereador Reinaldo Santana/CMV/Senhor do Bonfim; representante da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia/CET - Bahia, Aniceto Queiroz; o Presidente do CONSEA-Bahia, José Moacir; representantes da UNEB/NEDET Professora Drª. Edonilce Barros, presente também, a Professora Me. Ivânia Paula Freitas de Sena; representante do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável/CDS TIPNI e as Prefeituras Municipais, Secretário Executivo Gibson Jean Santos, bem como, representantes do Governo do Estado da Bahia, Superintendente da BAHIATER, Ivan Fontes e o Coordenador do CDA/SDR, Vinicius Vidreira; o Coordenador do PRÓ-SEMIÁRIDO, Ademilson Rocha (Tiziu).

Contamos ainda, com o Coordenador SDR, João Alberto e representantes do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar -, presentes também, José Alberto Galiza/BAHIAPRODUTIVA, Telma Magalhães/BAHIAPRODUTIVA, Orlando Guimarães/CAR e Paulo Martins/CAR.

Os eixos temáticos tiveram enquanto seus respectivos mediadores:

EIXOS GERAIS

EDUCAÇÃO: PROGRAMAÇÃO PARA A PARALISAÇÃO NACIONAL NA EDUCAÇÃO PRÓXIMA SEMANA


ANDORINHA: ANDORINHA VAI REALIZAR EXAMES PREVENTIVOS CONTRA O CÂNCER DE MAMA DE 21 A 28 DE MARÇO


Em mais uma ação, e visando oferecer à comunidade andorinhense um trabalho de prevenção do câncer de mama, atendendo a demanda de exames especializados, a Prefeitura de Andorinha, por meio da Secretaria da Saúde do munícipio em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado - SESAB, irá promover entre os dias 21 e 28 de março, a semana de Rastreamento do Câncer de Mama. No total serão realizados 800 exames de mamografia digital para mulheres com idade de 50 a 69 anos.

Os exames serão realizados na carreta do Programa Saúde Sem Fronteiras, o veiculo é dotado de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e rapidez no atendimento aos pacientes. O agendamento está sendo feito nos postos de saúde da rede municipal e com os agentes comunitários do município. A carreta estará atendendo na praça de eventos.

'' De acordo com a organização mundial de saúde (OMS) o câncer de mama, é o que mais causa óbito entre as mulheres, por isso, todas as mulheres entre 50 e 69 devem procurar o posto de saúde ou agentes comunitários para agendar o atendimento". Destacou o secretário municipal da saúde, Pablo Campos. O RG e Cartão do SUS são essenciais para o agendamento do exame.


Ascom Andorinha

POLICIAL: HOMEM ENCONTRADO MORTO APRESENTANDO MORDIDA DE JEGUE EM FAZENDA DE BONFIM


Foi encontrado sem vida na manhã dessa sexta-feira (11), o corpo do senhor ROMÃO DIAS DA SILVA, de 68 anos, residia na Fazenda Cuiabá, na Barroca de Cima, zona rural de Bonfim. Em seu corpo foram encontradas marcas de mordidas de jegue, bem como ao lado da vítima encontrava-se o animal.

Nosso Repórter Netto Maravilha conversou com José Raimundo, sobrinho do senhor Romão, que nos contou a seguinte situação: “Ele já vinha adoentado, não trabalhava mais, vivia mais deitado, e na última quarta-feira o rapaz que trabalha para ele fez os serviços e disse que não iria trabalhar na quinta-feira, quando foi sexta, ontem o rapaz chegou por volta das 09, 10 horas e já encontrou meu tio morto, apresentando mordidas nos dois braços, e do lado dele estava o jegue que ele sempre teve e cuidava bem”, disse Raimundo.

Questionamos se teria sido mesmo as mordidas do animal que havia levado seu Romão a óbito, Raimundo disse que a família acredita que ele teve um infarto e que as mordidas nos braços poderiam ser numa tentativa do instinto animal do jegue em despertar seu dono daquela situação. Já a Polícia Técnica acredita que tenha sido as mordidas do animal que o levou a óbito.

O corpo de Romão foi levado para necropsia em Juazeiro, deve chegar no inicio da tarde deste sábado de onde a família, por motivo de avançado estado de gigantismo irá levar direto para sepultar no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Alto do Cigano.

Maravilha Notícias