domingo, 1 de maio de 2016

POLICIAL: AÇÕES DO 6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR EM BONFIM

6º BPM APREENDE ADOLESCENTES APÓS ROUBO DE CELULAR

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam dois adolescentes, de 14 e de 15 anos, após o roubo do celular de uma senhora, nesta sexta-feira (29), às 20 horas, no Bairro Bonfim 2, em Senhor do Bonfim.

Os adolescentes, que estavam com mais dois celulares, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGA


Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes, nesta sexta-feira (29), às 20h30, na Rua João Paulo, Bairro São Jorge, em Senhor do Bonfim.

Após abordagem, os policiais encontraram com Raimundo Neto Maciel de Sá, de 45 anos, dois pacotes totalizando, aproximadamente, 1 Kg de maconha.

O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

6º BPM APREENDE ARMA EM ZONA RURAL DE SENHOR DO BONFIM

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma arma de fogo, no povoado de Lage, na zona rural de Senhor do Bonfim, neste sábado (30), às 20h40.

Os policiais foram até a localidade, após denúncias de que um homem praticava desordem. Com Luciano de Araújo Dias, 34 anos, foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira, um facão e um cano de espingarda.

O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: O ÚLTIMO ADEUS AO EX-PREFEITO E DR. PAULO MACHADO


Sob sol forte na manhã desse domingo (1º de maio), centenas de pessoas deram o último adeus ao Ex-Prefeito, Dr. Professor Paulo Batista Machado, 67 anos.

O cortejo fúnebre saiu da Câmara de Vereadores, onde passou a tarde e noite sendo velado, ao som da Filarmônica e trilha sonora saudosista. Além da família, diversos políticos, amigos e curiosos acompanharam a saída do corpo de Paulo Machado, que foi levado no carro dos Bombeiros, acompanhado de SAMU, DMTRANS e PM.


Aplaudido várias vezes no percurso até o Cemitério de São Lázaro, onde foi sepultado, e acolhido pela Bandinha & Cia, banda instrumental batizada pelo próprio Paulo Machado, já no último momento, Dr. Aurélio (vice-prefeito, na gestão de Paulo), e Carlos Brasileiro (prefeito por dois mandatos junto a Paulo) fizeram uso da palavra.


Paulo Machado faleceu na noite da última sexta-feira (29 de abril), no Hospital Bahia em Salvador, após lutar pela vida, com problemas de saúde.

Maravilha Notícias

POLICIAL: OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE PRF E IBAMA RESGATA QUASE 900 ANIMAIS SILVESTRES NA REGIÃO DE EUCLIDES DA CUNHA


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou, durante os dias 21 a 29 de abril, a Operação Azul Cobalto. Esta Operação teve como principais objetivos coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, promover ações de educação ambiental durante as fiscalizações, resgatar animais silvestres que estejam em condições de maus-tratos, apreender utensílios e apetrechos utilizados na criação ilegal, na caça predatória e no tráfico de animais silvestre na região norte da Bahia, em Euclides da Cunha e cidades vizinhas.

Estudos mostram que o tráfico de animais silvestres é hoje a terceira maior atividade ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

O comércio ilegal de animais silvestres está associado a problemas culturais, de educação, pobreza, falta de opções econômicas, pelo desejo de lucro fácil e rápido, e por status ou satisfação pessoal de manter animais silvestres como se fossem de estimação.

Na região Norte do Estado a criação de animais silvestres ainda é considerada uma prática comum, muitas vezes fazendo parte da cultura local. Aproveitando-se desta cultura ilegal perante à legislação ambiental, muitos traficantes de animais silvestres se instalam na região, onde diversas espécies são retiradas da natureza para alimentar esta rede criminosa, ressaltando-se o comércio ilegal de espécies ameaçadas de extinção, a exemplo da arara-azul-de-lear.

A cada ano a PRF, em conjunto com outros órgãos ambientais e parceiros, vem intensificando as ações de combate a este crime ambiental, tanto com ações repressivas visando coibir o tráfico de animais silvestres e também o cativeiro ilegal de espécimes nativas, como desenvolvendo ações preventivas através de Educação Ambiental.


Ao todo nesta ação, 870 animais silvestres foram resgatados, os quais passarão pela avaliação de especialistas, sendo adotadas as medidas necessárias para cada caso, com objetivo de restabelecerem condições de serem reintegradas à natureza, com devido monitoramento.


Destacamos o resgate de um filhote de arara-azul-de-lear com suspeita de ter sido atingido por disparo de arma de fogo, ele estava com um ferimento e precisou ser removido de Euclides da Cunha/BA para o CEMAFAUNA, em Petrolina/PE, onde passou por avaliações e passa bem. Esta espécie é endêmica na região do Raso da Catarina, mas ainda se encontra ameaçada de extinção pelo seu alto valor comercial na rede de tráfico de animais silvestres. Além disso, muitos agricultores ainda tentam manter as plantações de milho disparando contra as araras.

NUCOM PRF

AO VIVO: ÚLTIMOS MOMENTOS DO VELÓRIO DE PAULO MACHADO DIRETO DA CÂMARA DE VEREADORES

TEMOS NESTE DOMINGO: VATAPÁ, FEIJOADA, MOCOTÓ, GALINHA CAIPIRÃO, VATAPÁ , FRANGO ASSADO E CALABRESA


ÊTA CABRA BOM!


É interessante pensar a fragilidade da vida e a nobreza por trás de um nome. Paulo Batista Machado, Paulo Machado, Machado ou, simplesmente, professor Paulo. Ele que incansavelmente publicava crônicas quando alguém nos deixava, agora parte de forma inesperada deixando-nos um riquíssimo legado cultural. E quem se ousa a ser o cronista da partida surpresa do mestre?

A resposta é simples e direta: não há quem o faça! Sua forma de amarrar as palavras e alinhavar pensamentos era magistral. Bordava textos com cores vivas e desenhava pensamentos com tanta clareza que o produto final era a mais perfeita colcha de retalhos, de invejar ao melhor artesão. Não quero tomar um espaço que não me pertence, e, ainda que quisesse, falta-me a habilidade e a destreza do mestre na arte do bem falar e escrever. Ah! Já sinto saudades da sua escrita tão singela, potente, coerente e coesa.

Simplicidade era sua marca e nunca permitiu que o saber fosse sua soberba. Não o conheci como pessoa, exceto de vista, pois andava pela feira de Senhor do Bonfim com a mesma curiosidade e inquietude de sempre, além de ser homem público de destaque. O conheço muito mais pela escrita, pelo estilo peculiar de expor pensamentos como que adentrando na alma do leitor. Ê Brasil bom de Machados! Como é gostoso ler o Bruxo bonfinense!

Na política não logrou tanto sucesso quanto na academia, pois no intelecto se superou enormemente. Bonfim veste luto hoje não pela perca de um ex-prefeito, um pensador de grosso calibre, um acadêmico de renome, mas de um filho adotivo que, embora nascido por infortúnio num outro município baiano, carregou no peito o orgulho de ser um legítimo, autêntico e verdadeiro bonfinense. A morte tudo traga, mas um bom nome nunca perece: Prof. Dr. Paulo Batista Machado – Êta cabra bom!

Isaac Figueredo de Freitas
Prof. De LIBRAS e Estágio I
Univasf campus Sr. do Bonfim

NOTA DE PESAR DO PTDOB / SENHOR DO BONFIM - FALECIMENTO DO PROF. PAULO BATISTA MACHADO


Externamos, através dessa nota, nossos sentimentos pelo falecimento do Ilustre Prof.Paulo Batista Machado.

Com pesar,

Ricardo Miranda de Aquino
Presidente do PTdoB - Senhor do Bonfim

NOTA DE PESAR: UNEB LAMENTA FALECIMENTO DO PROFESSOR PAULO BATISTA MACHADO


A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem externar o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do professor e ex-prefeito Paulo Batista Machado, na noite de ontem (29), em hospital de Salvador.

O velório está sendo realizado neste sábado, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, e o corpo será sepultado amanhã (1°), às 11 horas, no cemitério da cidade.

Paulo Machado foi diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII, em Senhor do Bonfim, e prefeito desse município no quadriênio 2009-2012. Casado com Neuza Dione, o casal teve seis filhos: Wellington, Wilma, Camila, Carolina, Felipe e Paulo Segundo.

Professor pleno da UNEB, Paulo Machado possuía sólida formação acadêmica: mestrado em Educação pela UFBA, doutorado em Educação pela Université du Québec à Montréal (UQAM/Canadá) e pós-doutorado também em Educação pela UFBA.

Muito estimado pela comunidade acadêmica e bonfinense, Paulo Machado nasceu em 12 de fevereiro de 1949 na região de Itabuna, mas, como dizia, "se eu fosse escolher, teria escolhido para nascer em Senhor do Bonfim".

"Toda a comunidade unebiana e bonfinense está muito entristecida com o falecimento de Paulo Machado. Ele marcou sua trajetória docente e profissional pela competência, idoneidade, ética e grande desprendimento, sempre se dedicando a promover o bem comum da sua coletividade, seja na UNEB, seja no município. Nossa universidade, e em especial o DEDC do Campus VII, só tem a agradecer a dedicação e o trabalho desse inesquecível professor e gestor", destacou o reitor da UNEB, José Bites, que viajou hoje cedo para Senhor do Bonfim para se despedir do velho amigo e prestar solidariedade à família, amigos e à comunidade acadêmica.

O reitor vai participar ainda hoje de uma homenagem do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII ao docente falecido.

Rica biografia

CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DECRETA LUTO


PORTARIA No 013/2016

De 30 de abril de 2016.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM, no uso de
suas atribuições legais, interpretando o sentimento de luto de todos os membros do
Poder Legislativo Municipal bonfinense e, Considerando o falecimento do Dr. PAULO BATISTA MACHADO, ex-sacerdote católico, ex-prefeito do município, escritor, professor aposentado da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus de Senhor do Bonfim, Bahia, onde foi
Diretor, Doutor em Educação e Pós-Doutor;

Considerando que a Municipalidade deverá prestar suas homenagens ao ilustre cidadão pelos inúmeros e inestimáveis serviços prestados à comunidade bonfinense, como homem público, como educador e como cidadão de rara simplicidade;

RESOLVE

Art. 1o - Fica estabelecido luto oficial de três dias, no âmbito do Poder Legislativo
Municipal, contados a partir desta data, com os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal hasteados a meio mastro, em virtude do falecimento do ex Prefeito PAULO BATISTA MACHADO, que exerceu o mandato eletivo no período de 2009 a Art. 3o - Esta portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em Senhor do Bonfim, Bahia, Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, 30 de abril.

LAÉRCIO MUNIZ DE AZEVEDO
Presidente da Câmara Municipal

HOMENAGEM DO SISMUSB A TODOS OS TRABALHADORES PELO SEU DIA


Dia do Trabalho

Nesse dia o mundo deveria dar mais valor
A você que cedo levanta trabalhador
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida
Você! Que trabalha toda uma vida
Mas nesse dia do Trabalhador
continua sem valor!

É quem constrói a Nação
Mas é quem menos tem a receber
É quem dá tudo de si em troca de nada
Trabalhador que planta tem que colher

Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada;
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro.
Mas o mundo não conhece quem trabalha,
Quem passa uma vida fazendo tudo direito!

Mas esse é trabalhador verdadeiro,
Aquele que tudo faz calado, não espalha;
Ah! Trabalhador! Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde
Vai trabalhar que canta, que ri e que chora
Vai comemorar o que nessa hora?

De globalização, de guerra, de desemprego;
Trabalhar onde? Foge da seca e no desapego
Até da família esquece, vai longe trabalhar
Na esperança de um dia tudo melhorar...