quinta-feira, 2 de junho de 2016

BONFIM: ESPADEIRO CONSCIENTE PLANTA VIDA E PRESERVA O MEIO AMBIENTE


O grupo Espadeiros Bonfinenses em parceria com a Secretária de Meio Ambiente e Controle Urbano do município de Senhor do Bonfim estará realizando mais uma ação. Desta vez a ação é dentro da Semana do Meio Ambiente, quando no dia 04 de Junho (sábado) conjuntamente com a Secretária estarão plantando diversas árvores em locais que precisam melhorar o paisagismo, além de promover o sombreamento visando a melhoria da qualidade de vida e contribuindo com a preservação ambiental.

POLICIAL: PM DE BONFIM COMBATENDO TRÁFICO DE DROGAS

POLICIAIS DO 6º BPM APREENDEM ARMA DE FOGO


Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo, nesta quarta-feira (1º), às 22h40, na Rua do Depósito, Bairro Depósito, em Senhor do Bonfim.

Após abordagem, a guarnição encontrou em poder de Lucas Lima Menezes, de 20 anos, uma pistola de fabricação caseira.

O acusado foi apresentado, juntamente com a arma, na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

6º BPM PRENDE CASAL DE TRAFICANTES


Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam um casal por tráfico de entorpecentes e posse de arma de fogo, nesta quarta-feira (1º), às 23h50, na Rua Engenheiro Buriti, Bairro Vila Nova, em Senhor do Bonfim.

William Gomes de Sá, de 24 anos e Ana Karla da Silva Souza, de 19, foram presos em um ponto de drogas, onde havia uma pistola 635, um carregador com 7 munições intactas, 14 petecas de cocaína, uma balança de precisão, 4 aparelhos de celular, uma porção de maconha, tesoura e linha para confeccionar petecas, além da quantia de R$ 222,00.

Os acusados e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

BONFIM: III SEMINÁRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR DE BONFIM


Aconteceu nesse dia 31 de maio, no auditório da Associação Comercial de Senhor do Bonfim, o III Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador, promovido pelo Fórum Regional de Saúde e Segurança do Trabalhador de Senhor do Bonfim, composto por diversas entidades representantes de trabalhadores e empregadores e órgãos públicos: INSS, SIND+SAÚDE, CDL, ACIASB, SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, SINDICATO DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO, ASPRA, ASSOCIAÇÃO DOS ENFERMEIROS DE SR. DO BONFIM E COOP SAÚDE.


Segundo a avaliação de seus membros vem cumprindo o seu papel de articular os diversos atores sociais na busca pela concretização da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador na região. O III Seminário foi marcado pela intensidade de participação de representação de empresas, sindicatos e Secretarias Municipais de Saúde da região, reunindo 122 pessoas, bem como pela qualidade dos debates realizados. O tema central foi "ARTICULAR PARA PROTEGER" e tiveram vários palestrantes das áreas de previdência, saúde e segurança do trabalho.

Ascom ASPRA

DESABAFO: ACABARAM COM NOSSO SÃO JOÃO


Nota de Repudio

Esse ano vai acontecer em Senhor do Bonfim uma edição do Vila Mix sertanejo, em pleno parque da cidade, durante a data dos festejos “juninos”. Nada contra Bruno e Marrone, Vitor e Léo e Léo Magalhães. Porém, Senhor do Bonfim, cidade a qual tem como título, Capital Baiana do Forró, não condiz com tais atrações. Há quem fale em poucos recursos (dinheiro) o que também serve de argumento para a diminuição dos dias de festa, alegando-se, que, será investido na estrutura da festa. Mas como isso é possível se, hoje, 1 de junho de 2016, faltando exatos vinte e dois dias para o São João, não se vê nenhuma bandeirola na praças, nenhum tipo de ornamentação que indique comemorações juninas nessa cidade???

Em outrora, no mês de dezembro, já falava-se em atrações, na quantidade de dias que seria realizado a festa. Isso acontecia quando existia administração e organização.
São mais de meio milhão de reais em atrações que nada acrescentam e que nada tem a ver com a verdadeira tradição da nossa cidade. Forrozeiros como: Targino Gondim, Adelmario Coelho, Alcimar Monteiro, Santana, Flávio Leandro, Trio Nordestino, Del Feliz, Zelito Miranda... São várias as opções de forró de qualidade que poderiam ser contratadas com um pouco menos de dinheiro.

Triste realidade que, nós, bonfinenses estamos vivendo, vendo a cidade sem qualquer tipo de administração. Em tempos de campanha eleitoral, ostentava-se trinta dias de forró, hoje, são anunciados, três dias. È triste para não dizer (ridículo) ver que os organizadores são bonfinenses que demonstram desconhecer a verdadeira tradição da nossa cidade, desconhecem a força do nosso São João.

Ass: De um Bonfinense que é apaixonado pela cultura da sua cidade - Josellan Santana.

POLICIAL: 54ª CIPM PRENDE ASSALTANTE E RECUPERA MOTO ROUBADA


Por volta das 15h40min dessa quarta-feira (01), A Guarnição juntamente com Oficial de Operações, Comandante do PETO, SME realizou diligência no intuito de capturar os envolvidos em assaltos na BA 220 que liga Poços à TIQUARA, "Campo de Avião", após incursões, localizadas o indivíduo identificado como Evanilton de Jesus Santos 25 anos, vulgo “CHÊCHO”, residente no povoado de Baixa do Umbuzeiro neste município. Continuando com a diligência foi conduzido por estar com uma moto CG Titan 150 de cor Preta, placa JVP 1633 município não identificado, oriundo de assalto envolvendo o celerado CHÊCHO. Ressalto que a tal moto estava com o Senhor Antônio da Silva, 43 anos, residente no mesmo povoado.

Os envolvidos juntamente com a motocicleta foram encaminhados e apresentados à autoridade competente na Delegacia em Campo Formoso, sendo que o Sr. Antônio Carlos da Silva fora ouvido e liberado, já o celerado Evanilton de Jesus Santos ficou recolhido no complexo policial em Campo Formoso à disposição da Justiça.

Ascom 54ª CIPM

BOBÔ: CONVÊNIO GARANTE E REFORÇA CAMPEONATO DE FUTEBOL EM JAGUARARI


A 3ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador e Juvenil de Jaguarari ganhou um reforço importante: o convênio assinado entre a Prefeitura a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renta e Esporte (Setre).

“O apoio do governo tem sido fundamental para realizarmos obras e ações importantes nas áreas da cultura e do esporte. A Prefeitura poderá garantir o campeonato tão esperado por quem gosta do esporte e pela cidade”, afirma o prefeito Antônio Nascimento.

Com o acordo, a competição que ocorre de 12 de junho a 18 de setembro terá apoio financeiro para despesas com premiação, recursos humanos e material esportivo. O valor do convênio é de R$ 32.408,85.

Nesse pleito, Jaguarari contou com o apoio decisivo do deputado estadual Bobô (PCdoB), Presidente da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa. “É nosso papel atuar com os prefeitos junto ao governo para levar políticas públicas, investimentos, obras e convênios como este, que ajudam a desenvolver o esporte e a melhorar a vida das pessoas”, celebra o parlamentar.

A Sudesb acompanhará a organização e o desenvolvimento do torneio através da Coordenação de Apoio ao Esporte (CAPE). “Mesmo com um aperto orçamentário momentâneo, o governador Rui Costa pediu às secretarias e suas autarquias se esforcem para atender as demandas dos municípios”, diz Elias Dourado, diretor geral da Superintendência.

Entre as obrigações do Município está disponibilizar materiais necessários ao desenvolvimento do evento; Cumprir os cronogramas do Plano de Trabalho; Prestar informações para o acompanhamento da SUDESB e fazer a prestação de contas do campeonato demonstrando a aplicação dos recursos recebidos.

O convênio tem vigência de 140 dias, contados a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado. Acompanharam o ato, o chefe de gabinete da Sudesb, Gustavo Miranda, e o Diretor de Operações de Espaços Esportivos, Antônio Marcos Andrade.

ASCOM

FILADÉLFIA: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REALIZOU 2º FORUM DE SAÚDE MENTAL


A Prefeitura Municipal, e Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial João Roque da Silva - CAPS I, realizou nesta terça-feira, 31 de Maio de 2016, o 2° Fórum de Saúde Mental do município, com o tema: "INTEGRALIDE: A construção da rede de cuidados compartilhados". O evento teve como objetivo principal, convocar os profissionais que atuam nas políticas públicas de saúde, educação e assistência social para realizar a avaliação das ações estratégicas traçadas no 1° Fórum em 2015, bem como chamá-los a fortalecer o trabalho em rede, priorizando o cuidado com a pessoa em sofrimento mental.

O evento contou com a presença de representantes das equipes: SEMUS (NASF e ACSs), SEMEC, SEMAS, CRAS, CAPS e dos usuários intensivos do CAPS, que são os maiores beneficiários do serviço.

ASCOM
PREFEITURA MUNICIPAL DE FILADELFIA
GOVERNO SERIEDADE COMPROMISSO E DESENVOLVIMENTO

CULTURA: PROFESSOR WAGNER ROSA PROMOVE OFICINAS DE VIOLÃO E TEATRO NO CAMPUS SENHOR DO BONFIM


Atendendo a Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas, o professor Wagner Rosa, que também é cantor de MPB e música nordestina, instrumentista (violão e sanfona) e compositor, vem promovendo oficinas de violão e teatro no Campus Senhor do Bonfim. As aulas são direcionadas para os estudantes, mas há a proposta de estender as oficinas para servidores e comunidade local.

“A ideia é manter uma regularidade, na realização de oficinas expandi-las para a comunidade externa, criar o grupo de teatro da escola, montar a banda da escola (que já atua em momentos pontuais), e trabalhar nas comunidades internas e externas”, disse o professor Wagner Rosa.

Para o estudante, Pedro Alves, do curso técnico Agrícola, as oficinas proporcionam maior integração. “Além de ser um momento de lazer, de sair da rotina do dia-a-dia da escola, ela permite que a gente desenvolva um pensamento mais crítico, mais sensível, além de ser uma atividade extracurricular quetraz muitos benefícios, e bem estar”.

A oficina de teatro acontece nas segundas e quintas e a de violão, nas terças e sextas, com conteúdos
práticos e teóricos. “Espero com as oficinas proporcionar uma formação inicial básica nas linguagens propostas de forma que, ao final das oficinas, os estudantes possam, com certa desenvoltura, por em prática os conteúdos trabalhados, além de discorrer sobre os temas relacionados”, concluiu Wagner.

Fotos: Laura Andrade - Ascom/IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim

CULTURA: SHOW DE NIELLY CARNEIRO


Agenda de show de Nielly Carneiro/Maikon Renam

Voz e Violão.
Dia: 02.06.2016 (quinta feira)
Local: Bar e Pizzaria MOENDA
Horário: As 20h30min.


ANDORINHA: PREFEITA SE REÚNE COM SERVIDORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA AVALIAR AÇÕES DO CRAS NO MUNICÍPIO


Foi realizado com o objetivo de promover reflexões e avaliações sobre as políticas desenvolvidas nos Centros de Referência Especializadas de Assistência Social (CRAS), uma reunião entre a Prefeita em exercício, professora Dourineide Conceição e os profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam nos espaços socioassistenciais do município.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Durante o encontro, a prefeita falou do empenho da gestão em dar suporte para que haja um trabalho de qualidade para a população. ''Esse encontro proporciona a todos nós a possibilidade de integrar e nivelar ações, aprofundar o fazer e a metodologia com cada nível de proteção aqui envolvido. É muito importante para que a gente conheça melhor o papel de cada um de uma forma integrada''. Destacou a prefeita.



Ascom Andorinha

POLÍTICA: SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL


Senhor do Bonfim sediará o primeiro Seminário de formação política para militantes e simpatizantes, com o tema central desenvolvimento da região norte da Bahia, que acontecerá dia 05 de junho do corrente ano, às 8h, no Colégio Luiz Viana Filho, situado na Praça Simões Filho (Praça da Lagoa), centro.

O evento será gratuito, com inscrições realizadas no local e terá a seguinte programação:

8h - Acolhimento;
8:30h às 10h - Análise de conjuntura;
10h às 12h – O que é Socialismo e o que temos a ver com isso?
12h às 13h – Intervalo para almoço;
13h às 14h – Desenvolvimento socioeconômico e cultural da região norte da Bahia;
14h às 15h – Grupos temáticos (Saúde, Educação e Cultura, Urbanismo e Meio Ambiente, Desenvolvimento agrícola, Comércio e Turismo);
15 às 16h – Síntese dos grupos temáticos.

Venha discutir sobre os principais problemas de nossas cidades e propor intervenções políticas para construção de programas governamentais capazes de viabilizar o desenvolvimento regional com equidade e justiça social.

ASCOM PSOL - BONFIM