quarta-feira, 19 de outubro de 2016

BRASIL: APROVADA NA CÂMARA FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER VAQUEJADA


Foi aprovado hoje,na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, a realização de audiência pública para discutir a regulamentação da vaquejada como prática esportiva.No requerimento aprovado,de autoria do deputado federal Arthur Maia, a solicitação baseia-se no fato do Supremo Tribunal Federal julgar inconstitucional uma lei estadual do Ceará que regulamenta a prática.Mesmo referindo-se à uma lei estadual, a determinação da Corte pode ser aplicada a outros estados e ao Distrito Federal, sujeitando os organizadores à punição por crime ambiental de maus tratos a animais.

"Estamos falando de uma atividade que provê mais de 700 mil empregos diretos e indiretos, fonte de renda para peões e suas famílias. A vaquejada é importante para a história, para o cunho econômico e é importante para o povo nordestino. É secular e deve ser preservada”, defendeu Maia.

De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ), são 3 milhões de adeptos dessa prática esportiva. Por ano, são mais de 4 mil provas, um movimento econômico de R$ 700 milhões, que cresce 20% ao ano.

Na Bahia, por exemplo, a lei que regulamentou a vaquejada estabeleceu uma série de normas de realização dos eventos através do controle e prevenção sanitário- ambientais, higiênico- sanitárias e de segurança em geral, além de estipular a doação de 2% do valor da premiação aos fundos beneficentes dos animais.

Dentre as medidas instituídas, também estão a proibição de participação de qualquer animal que possua ferimentos com sangramentos. Regras para o transporte de bovinos também foram estabelecidas, com isso, os animais devem ser conduzidos com garantia de água, sombra e comida em quantidade necessária para a manutenção de saúde dos animais.

O deputado lembra que a vaquejada no Brasil tem evoluído com o passar dos anos e se profissionalizado para garantir o bem-estar de vaqueiros e animais. O protetor de cauda é um dos cuidados com os bovinos para evitar danos à saúde do animal. Trata-se de um rabo artificial feito com uma malha de nylon que é fixado na base do rabo do boi e que reveste a cauda.

“Hoje, o gado que é colocado na vaquejada faz, no máximo, três corridas por competição, sem falar nos aparelhos de proteção que têm se modernizado. O piso da pista deve possuir camada de pelo menos 30 centímetros de colchão de areia, o que diminui o impacto da queda do animal. Além disso, o vaqueiro que maltratar os bichos de forma intencional será desclassificado”, ressalta o parlamentar.

Faroldacidade

POLICIAL: MAIS UM MANDADO DE PRISÃO EXECUTADO PELA POLÍCIA CIVIL DE SENHOR DO BONFIM E PRENDE AGRESSOR EM ANDORINHA


Nessa terça-feira 18 de outubro, Policiais Civis da 19ª Coordenadoria de Policia Civil da cidade Senhor do Bonfim-BA e da Delegacia Territorial de Andorinha-BA, localizaram e prenderam COSME PEIXINHO DE OLIVEIRA, 36 anos, o qual tinha contra si Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juízo Criminal da Comarca de Senhor do Bonfim-BA, após representação da Autoridade Policial, por ser suspeito de ser o autor da prática dos crimes de Tentativa de Homicídio, Ameaça e Causar Incêndio, combinado com a Lei Maria da Penha praticado em desfavor de sua companheira ILDETE BATISTA DE LIMA, fato ocorrido no dia 18.07.2016, por volta das 00h00min, na Rua Pé de Serra, s/n, Bairro Carlos Santana, Andorinha-BA.

O suposto autor conforme consta do inquérito policial nº 041/2016, no dia e hora acima mencionado, após discutir e ameaçar sua companheira de morte, seguiu para residência onde o casal morava, e, após, chamar insistentemente por ILDETE, e não ser correspondido, ateou fogo na casa, queimando todos os bens que guarneciam o imóvel, sendo que a vitima e seus filhos só não morreram, pois a mesma estava com medo, e, minutos antes saiu da residência para dormir na casa de uma amiga.

Posteriormente, no dia 26.07.2016, o Poder Judiciário concedeu Medidas Protetivas de Urgência em favor da vitima, todavia, o autor no dia 17.08.2016, por volta das 14h00min, violou a ordem judicial, adentrando na nova residência da vitima pelo telhado, e, quando mesma chegou do trabalho o autor estava dentro de casa, e se recusou a sair, sendo acionado a Policia Militar, que os conduziram para o Plantão da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim-BA, para adoção de medidas providencias que resultaram na decretação da prisão preventiva do investigado.

Nessa terça-feira Cosme foi preso e encontram-se a disposição da Justiça na carceragem da 1ª DT de Senhor do Bonfim-BA.

Ascom Polícia Civil 1ª DT/Bonfim -19ª Coorpin

HOJE É DIA DE COXINHA POR APENAS 1 REAL NA SUPER COXINHA


BONFIM: PROMOTORIA PÚBLICA E POLÍTICOS DE BONFIM E ANDORINHA FIRMAM TAC PARA TRANSPARÊNCIA DAS VERBAS PÚBLICAS


Na tarde desta terça-feira, o Ministério Público do Estado da Bahia, por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, conduziu uma reunião com os Presidentes das Câmaras de Vereadores e membros do Poder Executivo dos Municípios de Andorinha e Senhor do Bonfim, oportunidade em que o órgão apresentou uma proposta de termo de ajustamento de conduta para disciplinar a adequação dos portais da transparência e assegurar a sua manutenção em futuras gestões dos entes públicos, nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.

Em evento que contou, ainda, com a participação especial de representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, da Educação e também do FUNDEB, o Promotor de Justiça explicou que os portais abrem a possibilidade de qualquer interessado, a partir de simples consulta à rede mundial de computadores, acompanhar, em detalhes, as receitas e despesas do poder público; os procedimentos licitatórios e contratos firmados pela administração pública; os dados sobre o corpo de funcionários e respectivos vencimentos; bem como os planos e relatórios orçamentários, dentre tantas outras informações exigidas por lei, fomentando o pleno exercício da cidadania e um maior controle social da gestão.

Durante o encontro, os representantes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios de Andorinha e Senhor do Bonfim manifestaram inteira adesão aos compromissos propostos e reforçaram a importância do portal da transparência, ressaltando que a divulgação dos dados constitui relevante ferramenta de fiscalização das contas públicas. Ao final, o termo de ajustamento de conduta foi assinado por todos os envolvidos, estipulando-se um prazo de no máximo cinco meses para o cumprimento das metas traçadas.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, que congratulou a todos pela espontânea assunção das obrigações contidas no documento, os entes devem promover, ao menos uma vez por ano, ações de ampla divulgação do portal da transparência e dos mecanismos de acesso à informação, a fim de cultivar o interesse social pela fiscalização das contas publicar e garantir uma maior participação popular nas decisões administrativas.

Missão do MPBA: Defender a sociedade e o regime democrático para garantia da cidadania plena.

ASCOM 5ªPJSB

ESPAÇO DO LEITOR: ALUNOS FICAM SEM TRANSPORTE ESCOLAR EM BONFIM POR FALTA DE SEGURANÇA


A reportagem do blog Maravilha Notícias recebe esta semana várias denúncias a respeito da falta de transporte escolar, principalmente dos estudantes da noite.

Eles alegam que estão sendo amedrontados por baderneiros que se infiltram nos ônibus e tocam terror, até motoristas se sentindo ameaçados deixaram deixam de levar os estudantes a partir desta quarta-feira (19).

Dias atrás em Senhor do Bonfim a PM aprendeu uma arma de fogo dentro de um ônibus escolar nos Conjuntos Habitacionais.

Confira nota

“Nós moradores e estudantes do turno da noite estamos sem ônibus. Por causa de vandalismo que Está demais, seu Zé Alfredo Motorista do ônibus, não leva mais e o outro motorista também não. Eles não querem mais leva por causa de malandragem no ônibus escolares da noite. Conseguimos falar com a secretária Eline que falou que só depende da viatura escolar. Queremos resposta, pois queremos terminar nossos cursos.
fomos informados que só vai volta a ter ônibus assim que tiver uma viatura pra fazer ronda no horário do ônibus dos Conjuntos Habitacionais Brisas do monte e Cidade Nova”.

Maravilha Notícias

VAGA DE EMPREGO PARA PANFLETISTA EM BONFIM


Empresa em Senhor do Bonfim possui 02(duas) vagas para panfletista.
Excelente remuneração + comissão
Sexo : MASCULINO
Dispensamos aventureiros
Apenas pessoas com experiencia na area.
Interessados : 75 991942974 Zap e tel : 87 981247155

POLICIAL: 6º BPM APREENDE ARMA DE FOGO E ARMA BRANCA


Em Itiúba, no Povoado de Rômulo Campos, nesta terça-feira (18), às 10h30, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam armas.

Em ronda, os policiais abordaram dois homens com quem encontram um revólver calibre 32 com 5 munições e uma faca tipo peixeira.

Ambos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, juntamente com as armas, onde foram autuados em flagrante.

Polícia Militar da Bahia
6º Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

EMPREGO: VAGAS DE EMPREGOS EM BONFIM


O SINE – Sistema Nacional de Emprego, da Rede SAC/BAHIA está selecionado profissionais de diversas áreas para atuarem em empresas no comércio de Senhor do Bonfim.

Os interessados deverão comparecer ao SINE no SAC, no Central Shopping – Praça Nova do Congresso, munido de currículo e documentos pessoais.

Horário de atendimento das 07 às 15hs, de segunda a sexta-feira.

Vaga para hoje:

 Balconista de Farmácia

Ensino Médio Completo;
Experiência 06 em CTPS.


 Leiturista – 01 vaga

Ensino Médio Completo
Habilitação “A”
Curso Básico de Informática
Portador de Necessidades Especiais

 Técnico de Edificações – 01 vaga

Ensino Médio completo
Experiência na área

 Auxiliar Administrativo – 01 vaga

Experiência na área
Ensino Médio Completo
Curso Básico de Informática
Portador de Necessidades Especiais

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15h00min.

POLICIAL: POLÍCIA CIVIL PRENDE EM SÃO PAULO AUTOR DA MORTE DO SARGENTO “BIG SOM” DE BARAÚNAS


No início da noite dessa terça-feira (18), CÉSAR JOSÉ DA SILVA foi preso na cidade de Carapicuíba – SP, de acordo coma polícia civil ele é o autor da morte do Sargento, CARLOS ALBERTO SOUZA E SILVA, conhecido como “BIG SOM”, fato ocorrido no dia 03/05/2015, por volta das 18h00min, no Povoado de Baraúnas, zona rural, de Bonfim.

De acordo com a polícia no dia do crime a vitima CARLOS ALBERTO, “BIG SOM” conduzia o seu veiculo sentido distrito de Igara, vindo a colidir com uma motocicleta conduzida pelo acusado, que vinha em sentido contrario, na qual teve sua motocicleta danificada e ao ir cobrar o prejuízo passou a discutir com a vitima, entrando em luta corporal, e como já estava de posse de uma arma branca tipo faca, desferiu quatro golpes em “BIG SOM”, sendo atingido duas vezes no pescoço, uma nas costas e outra no abdômen.


Após crime CÉSAR JOSÉ DA SILVA fugiu do flagrante, porém as investigações não cessaram e ele foi localizado pelos investigadores da 1ª DT/Bonfim, na cidade de Carapicuíba – SP, que em contato e cooperação com a polícia daquela cidade prendeu o autor que permanece custodiado na cidade paulista devendo ser transferido brevemente para Senhor do Bonfim, onde responderá pelo homicídio do Sargento “BIG SOM”.

Maravilha Notícias – com informações da Polícia Civil

EDUCAÇÃO: ESTUDANTES PODERÃO INICIAR A RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA NO FIES A PARTIR DE HOJE


Com a aprovação de recursos extras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Congresso Nacional, o Ministério da Educação (MEC) vai abrir o sistema online para que os estudantes iniciem o processo de renovação das matrículas a partir de hoje (19). "Para adiantar, o MEC vai abrir hoje o sistema para os estudantes iniciarem o pedido de aditamento do Fies", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, pelo Twitter. O Projeto de Lei 8/16, aprovado nessa terça-feira, abre crédito suplementar de R$ 1,1 bilhão em favor do Ministério da Educação (MEC) e de operações oficiais de crédito.

A medida libera R$ 702,5 milhões para o Fies e R$ 400,9 milhões para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Congresso Nacional, após a votação, o ministro disse à imprensa que apressará o Palácio do Planalto para a sanção. "Falarei com o presidente em exercício, Rodrigo Maia, para que possa fazê-lo tão logo chegue ao Palácio do Planalto para sua sanção ou do presidente da República. Ao mesmo tempo a parte burocrática já está sendo feita antecipadamente pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]", reforçou.

Agência Brasil