quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EDUCAÇÃO: Iª FEIRA DE TRIBUTOS DO CEEPS TANCREDO NEVES EM SENHOR DO BONFIM/BA


“O Brasil tem a maior carga tributária da América Latina e Caribe”, assim iniciou um artigo ECONOMIA da revista EXAME.COM. Um Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos.

Então, foi nessa situação encontrada no Brasil ontem e hoje, que professores e alunos do Curso Técnico em Administração do CEEPS (Colégio Codetan) organizaram na noite de 09 de novembro de 2016 a Primeira Feira de Tributos da instituição com o objetivo de conscientizar alunos, professores e visitantes sobre quanto de tributos pagamos em média por determinados produtos básicos ou não para nossa sobrevivência, com a exposição física de produtos, vídeos, fotos, banners, imagens, entre outros.

Outros países altamente desenvolvidos, como é o caso da Dinamarca, Itália e Suécia, por exemplo, possuem as maiores cargas tributárias do mundo, porém prestam serviços públicos de excelente qualidade sem a necessidade de a população recorrer à iniciativa privada. Segundo a representante da turma, Michelle, aluna do curso Técnico em Administração - modulo 5, Afirma que a indignação quanto a carga tão elevada de tributos no Brasil é precisar ainda continuar a pagar por serviços privados, para poder ter a qualidade quem não encontramos nos serviços públicos.

A titulo de informação, segundo os alunos do curso Técnico em Administração - modulo 2: “Nós brasileiros temos de trabalhar 5 meses do ano somente para custear a cobrança de tributos e mais outros 5 meses para pagar, ao setor privado, os serviços públicos essenciais que o Governo deveria garantir”.

O trabalho das esquipes consistia em mostrar vários itens de consumo normais do brasileiro e expor os mesmos juntamente com placas indicando a carga de tributos de cada item. Como por exemplo, podemos citar Esponja de aço (40,62%); Sabão em pó (40,80%); Cachaça (81,87%); Cerveja (55,60%); Arroz e feijão (17,24%); Açúcar (30,60%); Sal (15,05%); Creme de barbear (57,05%); Fraldas (34,21%); Maquilagem Nacional (51,41%) e importada (69,53%); Cigarros (83,32%); Carro (de 48,2% a 54,8%); Celular (39,80%); Gasolina (56,09%), entre tantos outros. Foi perguntado ao aluno Rodrigo do curso Técnico em Administração - modulo 3, sobre porque a alíquota de tributos sobre cachaça, cerveja, refrigerante, perfumes, cosméticos, chocolate e cigarros era tão elevada frete aos demais? O mesmo respondeu que são produtos que vão de encontro a necessidade do governo, ou seja, quem bebe ou fuma, tem tendência a utilizar mais do que o normal serviços básicos a população, como saúde e assistência, juntamente com um fator também muito relevante, que é a questão dos supérfluos, ou seja, produtos não tão essenciais a sociedade, para o governo.


A turma de Administração 4, ficou encarregada de mostrar, basicamente, produtos que compõem a cesta básica, arroz, açúcar, café, óleo, feijão, entre outros e podemos perceber que segundo explicação dos alunos, as menores cargas tributarias sobre esses alimentos se dá pelo fato de haver redução da alíquota de tributos como PIS, COFINS e ICMS, por exemplo, com o objetivo de baratear produtos essenciais a sobrevivência.


Como podemos constatar na figura acima, possivelmente, chegaremos a 1,7 bilhões de reais em tributos, aproximadamente, ainda nessa próxima semana, segundo o site https://www.impostometro.com.br/ .

Para o Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, a carga tributária brasileira vai continuar a crescer, enquanto não houver a redução das alíquotas dos principais tributos, pois a multiincidência tributária faz com que a arrecadação tributária sempre cresça mais que a evolução do PIB. “Se é para o Brasil ser comparado aos países europeus, que não seja apenas no percentual elevado de sua carga tributária, mas sim e, primordialmente, na qualidade de serviços públicos prestados”, alertou.

Portanto, ao final da feira, o Professor Wilney Benevides parabenizou a participação de todos os envolvidos e falou sobre o sucesso do projeto. “Os objetivos principais da feira foram alcançados, sendo um sucesso em público e produtos, mostrando assim, a grande capacidade dos nossos alunos em realizar tarefas de conscientização e informação para a população em geral, a fim de criar nos indivíduos consciência crítica sobre o atual momento econômico que vive o país.”

por Wilney Benevides - professor

ITIÚBA: ESTUDANTES OCUPAM CÂMARA EM ITIÚBA CONTRA O AUMENTO DE SALÁRIOS DOS VEREADORES


Na manhã desta quinta-feira (10), um grande número de estudantes, em sua maioria da escola Ary Silva, lotaram as dependências da Câmara para protestar contra uma proposta que tramita na casa, onde o projeto visa o aumento dos salários dos vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito para a próxima gestão.

Na sessão ordinária da última terça-feira, boatos davam conta que os vereadores votariam a tal matéria e um grupo de pessoas lotou a casa resultando na suspensão dos trabalhos. O Presidente disse que a suspenção nada teria a ver com o projeto, apesar de tramitar nas comissões.

Na manhã de hoje (10/11), os vereadores iriam se reunir sobre o pretexto de rediscutirem o pedido de crédito suplementar do executivo, mas a população desconfiou que os mesmo pudessem convocar uma sessão extra e votar nas caladas o projeto polêmico de aumento de seus salários, assim, se mobilizaram e compareceram a Câmara, onde mais uma vez os Vereadores suspenderam os trabalhos e a juventude continuam ocupando as dependências da casa.

O Vereador Walmir peixinho em um áudio que circula nas redes sociais, tentou dar explicações, mas não convenceu o grupo.

Por Juju Mangabeira

BONFIM: SISMUSB ADERE PARALISAÇÃO NACIONAL CONTRA PEC 241


COMUNICADO

Comunicamos a todos os Servidores, que nesta sexta feira (11/11/2016) a partir das 07h30min estaremos concentrados na Praça Nova do Congresso, aderindo a Paralisação Nacional, conforme convocação da CUT, CNTE, UGT e outras centrais, em torno das reais mudanças no Brasil e em nossa cidade das propostas de emenda PEC 241 chamada de novo ajuste fiscal.
Iremos à rua em protesto do:

1º Congelamento de investimento público por 20 anos.

a) Na saúde
b) Na educação
c) Congelamento Salarial dos Servidores
d) Limitação do reajuste do salario mínimo á inflação.

2º Reforma da Previdência

a) Idade mínima para aposentadoria 65 ou 70
b) Direito de greve
c) Calculo de periculosidade

• Perdas Sociais – a manutenção do teto fiscal vai exigir um corte monumental tanto das despesas com benefícios sociais e transferência de renda aos setores mais pobres da população.
• O Projeto de lei complementar eliminara alguns dos poucos direitos dos servidores públicos ainda vigente, como por exemplo, a licença premio, a licença sabática, os quinquênios.
• O Impedimento de mudanças nas carreiras dos servidores que impliquem aumento de despesas.
• Qualquer mudança nas regras da PEC só poderá ser feita a partir do décimo ano, e será limitada á alteração dos índices de correção anual.
• A medida poderá causar, como redução nos investimentos em saúde e educação, a perda do poder de compra do salário mínimo, entre outros.

É por Isso que nossa reação e fundamental.
JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!


Raimundo Nonato Rodrigues de Oliveira
Coordenador Geral do Sismusb

BONFIM: BRASILEIRO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO ESTADO EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA BONFIM


Carlos Brasileiro esteve em Salvador nesta terça-feira, 8, visitando órgãos do Estado em busca de investimentos para Senhor do Bonfim. Acompanhado do deputado estadual Bobô e do assessor especial do Governador da Bahia, Benito Brasileiro, o prefeito eleito participou de uma reunião na Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR/BA) com o diretor-presidente Wilson Dias. Na oportunidade foi cobrada a entrega do projeto do novo Mercado Municipal à Caixa Econômica Federal para análise e licitação.

Em seguida, a comitiva se reuniu com o secretário Jorge Hereda, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), onde Brasileiro solicitou estudos para implantação de políticas e projetos nas áreas de indústria e serviços em Senhor do Bonfim. Ciente do comprometimento de Brasileiro em retomar o crescimento do município, algo que segundo o secretário impactará positivamente também em todo o território do Piemonte Norte do Itapicuru, Hereda se comprometeu a viabilizar empreendimentos na área industrial.

“Vamos promover o progresso com geração de emprego e melhoria da renda dos bonfinenses. Por isso se faz necessário a vinda de novos empreendimentos. Conseguimos a sinalização do secretário Wilson para encaminhamento do projeto do nosso Mercado e com o secretário Hereda para a implantação de uma fábrica de calçados e um Call Center. Não vamos medir esforços para recolocar Bonfim em posição de destaque no cenário baiano”, concluiu o prefeito eleito

Ascom/Brasileiro

EDUCAÇÃO: 6º BPM PARTICIPA DE PROJETO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS EM IGARA


Uma noite de muita alegria e descontração, marcou o lançamento do programa “ESCOLHER BEM, UMA ATITUDE QUE LEVA A FELICIDADE”, nesta terça-feira (8), no Distrito de Igara, Município de Senhor do Bonfim.

O evento contou com a presença da Drª. Lara Vasconcelos, Promotora da Infância e Juventude, do Tenente Coronel Soares, Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, professoras das escolas municipais do distrito e do colégio estadual Mariana, alunos, pais e população local.


Uma rede de proteção formada pelo 6º BPM, através da Polícia Comunitária Escolar, Ministério Público, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Núcleo Regional de Educação - NRE 25, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Comunitário de Segurança, além das Igrejas Batista Nova Sião e Presbiteriana Lírio dos Vales desenvolveu o projeto de prevenção às drogas, com palestras, vídeos e dinâmicas, direcionado aos alunos das escolas estaduais e municipais de Senhor do Bonfim.


Polícia Militar da Bahia
6º Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

RELIGIÃO: PROGRAMAÇÃO FESTA CRISTO REI - COMUNIDADE DA GAMBOA


A comunidade da Gamboa dá início nesta quinta-feira (10) com a abertura em preparação a grande festa de CRISTO REI, padroeiro daquela comunidade.

O Novenário tem programação do dia 10 ao dia 20 de novembro de 2016

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


...
Pascom - Bonfim

ENGATOU: CASAL VAI PARAR NO HOSPITAL APÓS FICAR COM PARTES ÍNTIMAS GRUDADAS DURANTE SEXO


Um casal deu o que falar no interior da Bahia neste final de semana após uma transa que não deu muito certo para nenhum dos dois. Durante o sexo anal, o órgão do homem, que não teve a identidade revelada, inchou e os músculos da mulher se contraíram durante a penetração, fazendo com que eles ficassem "grudados".

Eles tiveram que ser submetidos a um procedimento médico no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus para serem separados, segundo informações do site Radar Bahia. De acordo com especialistas, dependendo do modo como a contração acontecer, a vagina ou o ânus podem prender o pênis com tanta força que o homem não consegue tirá-lo de lá.

Via – Metro1

EDUCAÇÃO: IFBA ANUNCIA NOVA DATA DE PROVA DO PROCESSO SELETIVO 2017


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) adiou a prova do Processo Seletivo 2017 para o dia 11 de dezembro de 2016 (domingo). Em virtude de algumas ocupações, a nova data atenderá ao tempo hábil necessário para organização de locais alternativos, já que a confirmação de novos locais exige a reorganização dos dispositivos de segurança da prova, cuja folha de resposta contém o código do candidato, com local da prova, identificação da sala e posição do candidato na respectiva sala.

Os candidatos poderão acessar seus locais de prova a partir do dia 02 de dezembro no site do IFBA ou através do próprio sistema de acompanhamento das inscrições.

O IFBA está orientando os participantes pelo e-mail selecao2017@ifba.edu.br e pelos telefones (71) 2102-0470/0474.

A previsão de divulgação do resultado é a partir de 23 de janeiro.

Portalifba

BPNFIM: ENTREGA DE PRÊMIOS DA LIQUIDA BAHIA CDL


A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SENHOR DO BONFIM, Comunica aos Srs. Comerciantes e Comerciários que no dia 07/11 as 15h00min foi entregue as 02 motos aos ganhadores do Liquida Bahia 2016.

Loja Impacto Calçados: Agneilton Soares da Silva
Loja Calcce: Lenira ypsilon da Silva

Elizeu de Jesus Rios
PRESIDENTE INTERINO

CLÍNICA MEDITRA - MEDICINA DO TRABALHO


EDUCAÇÃO: SERVIDORES FEDERAIS DO IF BAIANO IRÃO ADERIR GREVE NACIONAL


A Representação Sindical do SINASEFE IF BAIANO, em assembleia realizada nessa quarta-feira (09/11), no auditório novo do Campus de Senhor do Bonfim, aprovou adesão a Greve Federal a qual foi deflagrada na Plena 145ª realizada em Brasília no ultimo final de semana (05 e 06). E tará inicio no dia 16/11/2016. Esta informação é para o conhecimento de toda comunidade Bonfinense e região.

Att: Aldeino Guimarães dos Santos
Membro da Direção Provisória do SINASEFE -BAIANO

ENTRETENIMENTO: PROGRAMA DE RÁDIO DO 6º BATALHÃO ESTREIA NA RAINHA FM


O PM & Comunidade, programa de rádio do 6º Batalhão de Polícia Militar/Senhor do Bonfim, estreou nesta terça-feira (8), na Rainha FM (97,3), tendo como primeiro entrevistado o Tenente Coronel Soares, Comandante do Batalhão e idealizador do programa.

Para o Tenente Coronel Soares o programa é a realização de um sonho: “dentro da nossa filosofia de policiamento comunitário a ideia foi criar um programa informativo e interativo, sobre vários assuntos, que nos aproxime mais da comunidade. É muito importante essa interação da PM com a sociedade.”

Tendo como apresentador o Capitão Robston, o PM & Comunidade será quinzenal e o próximo encontro acontecerá dia 22, às 13h30, logo após o Jornal Bonfinense, com o tema: uso da motocicleta “cinquentinha” e outras considerações.

PM & Comunidade na sintonia do bem!


Polícia Militar da Bahia
6º Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social