quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

BAHIA: RUI ANUNCIA NOVO CONCURSO COM 2,8 MIL VAGAS PARA PM E BOMBEIROS


Durante o lançamento da Operação Verão, nesta quarta-feira (14), o governador Rui Costa anunciou a realização de concurso público para oficiais e soldados da Polícia Militar e do Corpo Bombeiros Militar em 2017. Nesta quinta-feira (15), será publicada no Diário Oficial do Estado a resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope), autorizando a abertura de licitação para contratação da empresa responsável pela realização da seleção.


O novo concurso vai oferecer 2 mil vagas para soldados e 60 oficiais da PM. Outras 20 vagas serão destinadas a oficiais médicos e dez, para oficiais odontólogos. No caso do Corpo de Bombeiros, serão ofertadas 750 vagas para soldados e 30 para oficiais. “Nossa meta é que, em 2018, já teremos esses novos concursados reforçando o trabalho da PM e dos bombeiros”, disse o governador. Ao todo, serão 2.870 novos policiais para reforçar a segurança pública na capital e no interior do estado a partir de 2018.

Secom - BA

CULTURA: CITEAR APRESENTA ESPETÁCULO INFANTIL PERNA DE PINTO, PERNA DE PATO


O ESPETÁCULO INFANTIL PERNA DE PINTO, PERNA DE PATO. será apresentado no CITEAR 17e18, 24e25 as 16:00.

Entre os arranha-céus de uma grande cidade, Dida, Luci e Pituco discutem se existem ou não existem assombrações e seres misteriosos cuidando das matas, dos bichos, dos rios, das pessoas. O avô de Pituco resolve se disfarçar de um ser lendário para provar às crianças que essas criaturas existem.

Mas, na falta de opções, se disfarça de Papai Noel e sai em sua velha combi, também mal disfarçada de um estranho trenó, para distribuir brinquedos. Lá do alto do Lendolimpo, o céu das lendas, monstros e assombrações, a bruxa Cricri, o Saci Pula-pula, o extraterrestre Gosma Espacial, Boi TaTá, Mula-Sem-Cabeça... planejam pregar uma peça nas crianças descrentes. Quando o Avô de Pituco chega disfarçado de falso Papai Noel, os seres fabulosos o raptam, causando grande confusão e a farsa é descoberta, causando decepção em todos. É aí que, voando pelo céu em seu trenó encantado, o verdadeiro Papai Noel interfere, restituindo a harmonia entre todos.

BRASIL: LEI BENEFICIA SERVIDORES QUE TÊM FAMILIARES COM DEFICIÊNCIA


Medida concede direito a horário especial e não exige a compensação das horas

Lei publicada nesta terça-feira (13) altera dispositivos na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para estender direito a horário especial ao servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência. O texto da Lei nº 13.370/2016 está no Diário Oficial da União desta terça.

A medida não exige a compensação de horário para esse servidor, aplicando-se, entretanto, a regra contida no § 2º da referida lei, ou seja, desde que comprovada a necessidade por junta médica oficial.
Na redação antiga, o direito a horário especial limitava-se aos casos de servidor estudante ou servidor com deficiência. A modificação recaiu sobre o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 1990.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

ECONOMIA: PIS SERÁ LIBERADO NA QUINTA-FEIRA (15) PARA NASCIDOS EM DEZEMBRO


Trabalhadores nascidos em dezembro poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir da próxima quinta-feira (15). Este ano, o valor do benefício será associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior.

Quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário-mínimo. Quem trabalhou dois meses receberá 2/12, e assim por diante. Só receberá o valor total quem tiver trabalhado o ano-base 2015 completo.

O benefício poderá ser retirado nos canais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do Cartão do Cidadão, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa. Para quem tem conta no banco, o dinheiro será depositado nesta terça-feira (13), desde que haja movimentação com saldo positivo e um único titular.

Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 19 para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

Para saber se tem direito a receber o benefício de até um salário-mínimo, o trabalhador pode consultar o site da Caixa ou ligar no telefone 0800 726 0207, opção 1.

O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem, no mínimo, cinco anos de cadastro no PIS/Pasep, recebeu uma média mensal de dois salários-mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2015.
Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2015.

Portal Brasil

COXINHA POR APENAS 1 REAL, SÓ NA SUPER COXINHA NESTA QUARTA-FEIRA


PROMOÇÃO EM CLIMA DE BLACK FRIDAY NA AUTO ESCOLA OBJETIVA


A Auto Escola Objetiva está com uma promoção em clima de Black Friday
É isso mesmo, durante este mês de dezembro você tira sua habilitação AB com preço de Black Friday e ainda faz mudança de categoria.

Para maiores informações visite-nos.


Auto Escola Objetiva, Rua Barão do Cotegipe 295, no Prédio dos Irmãos Pelegrino, telefones 35413306//991164638

MENSAGEM DE NATAL DO COMANDO DA 54ª CIPM DE CAMPO FORMOSO


CULTURA: SENHOR DO BONFIM RECEBE NESTE FINAL DE SEMANA O ESPETÁCULO "ODEMAR"


A Cia Máscaras de Teatro ancora em Senhor do Bonfim com ODEMAR. ESPETÁCULO encenado sobre o poema, todos os poemas, do poeta português Fernando Pessoa - Ode Marítima. Cenário, luz, atuação, direção... tudo colocado a serviço da monumentalidade dessa obra literária.

A ação foi ambientada num espaço preciso: um cenário-palco/um palco-cenário: uma estrutura cenográfica impactante com trapézio, piscina com água, contrapesos, emaranhado de cordas, mastros... uma estrutura simbólica, abstrata, mas precisa que, devido ao seu desenho em... semi-círculo(?), izabelino(?) se estabelece aproximação entre ator-público, pois adentra a platéia como um cais se estende sobre o mar, a quilha de um navio rompe as águas, uma balsa de guerra aporta uma praia.

A Atuação é a mola fundamental do espetáculo. O ator, com sua desenvoltura corporal consegue construir uma poética gestual obediente à precisão da partitura física e presença cênica. 16,17 e 18 Dez.

O infantil é um auto de natal Perna de Pinto, Perna de Pato em Teatro de bonecos dias 17 e 18, 24 e 25

MODA FEMININA: LIZ TURANO INAUGURA SUA LOJA NESTA SEXTA EM BONFIM


Tudo pronto para a GRANDE INAUGURAÇÃO da mais nova LOJA FEMININA da cidade, LIZ TURANO.

Será nesta sexta-feira (16), a partir das 16 horas, as melhores novidades em moda feminina, acessórios, bijuterias e muito mais.

Venha conhecer LIZ TURANO, nesta sexta, Diane e toda sua equipe espera por você.
Rua Rui Barbosa, 103 - C, Centro de Senhor do Bonfim.

Conheça mais em nossas redes sociais:

/Liz.Turano

@LizTuranoModas

BRASIL: SENADO APROVA TEXTO FINAL E PEC 55 DEVERÁ SER PROMULGADA NA QUINTA-FEIRA


O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) o texto final da Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos para os próximos 20 anos no país. Mais cedo, os senadores haviam realizado a votação do texto-base sem os destaques sobre a limitação de despesas obrigatórias, em particular o salário mínimo, e da garantia de um limite mínimo de gastos com saúde e educação. Ambos os destaques foram votados e rejeitados.

O primeiro destaque, sobre a alteração do salário mínimo, foi rejeitado com 52 votos e 20 contra. No segundo destaque, sobre a proposta de manter um limite para a saúde e educação, 52 senadores votaram contrários e 19 favoráveis.

Com a aprovação do texto na íntegra, a PEC deve ser promulgada já na próxima quinta-feira (15), em sessão solene.

Assim como na primeira rodada, os três parlamentares baianos mantiveram os posicionamentos. Lídice da Mata (PSB) disse não à proposta. Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP) votaram a favor do texto-base.

A aprovação veio após uma manhã de discussão. A votação terminou com o placar de 53 a favor e 16 contra.

Metro1

BONFIM: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU É SANCIONADA


A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, aprovou em Sessão Ordinária no dia 01 de Dezembro do decorrente ano o Projeto de Lei do Legislativo de nº: 016/2016, de 23 de Novembro de 2016 de autoria do Vereador Rê do Sindicato, que institui a Feira da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), com sede em Senhor do Bonfim no calendário oficial do município, especificamente no mês de Junho dentro dos Festejos Juninos. A Lei de nº: 1.391/2016 foi sancionada em 07 de dezembro do ano em curso.

Art. 1º. A Feira da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, com sede de sua realização em Senhor do Bonfim-Bahia, é um espaço de formação, produção, comercialização, geração de renda, divulgação, troca de experiência, cultural e turística. A mesma vem sendo realizada desde 2007, onde tem tornado uma das referências para a além do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). Estas ações têm contribuído para o fortalecimento e desenvolvimento da produção e comercialização de alimentos saudáveis com objetivo de garantir a geração de renda e a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiaria direta e indiretamente, e além de fornecer com qualidade a produção aos consumidores e consumidoras.

"Quero compartilhar está conquista com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, da CAAFTIPNI, com as organizações parceiras, com o CODETER, com o Governo do Estado da Bahia, que nestes últimos 04 anos tem patrocinado a realização desta Feira, com os consumidores/as, e, por fim aos Edis: Ivan Barbosa De Castro, Jorge Souza e Silva Filho, Mário Jambeiro de Souza, Gilberto Pires Cirqueira, Edivaldo da Silva Guedes, João Carlos Bernardes Pereira Júnior, Lúcia Cristina Souza Cerqueira da Silva, Gerivaldo Ribeiro Sampaio, Adelson Delfino Pereira das Mercês, Helson de Carvalho, Otávio Xisto de Souza Júnior e Laércio Muniz de Azevedo da Câmara Municipal neste município que aprovou este Projeto de Lei. Nossos agradecimentos". Conclui o Vereador Rê do Sindicato.

"Continuaremos trabalhando por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

ASCOM
Senhor do Bonfim-Bahia, 13 de dezembro de 2016