BONFIM: AGENTES DE ENDEMIAS DE BONFIM REALIZAM AÇÕES CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI


Preocupado com o crescente número de casos de dengue, febre chikungunya e o Zika vírus no país, a prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria municipal de Saúde, realizou na ultima quarta-feira, (18/01), nos bairros Santos do Dumont (Rua Porto Alegre) e Gamboa (chafariz, estação ferroviária), uma grande ação através das equipes do programa dos Agentes de Endemias no combate ao mosquito Aedes Aegypti. As ações continuam nesta quinta-feira (19/01), nos pontos considerados estratégicos para proliferação do mosquito, equipes de agentes de endemias visitarão até o final da tarde as antigas instalações do DERBA, corpo de bombeiros, complexo policial e CIRETRAN.

O coordenador de Endemias - Marlon Reis explicou os procedimentos aplicados nos casos suspeitos da doença causada pelo Aedes Aegypti. “Os casos notificados como suspeitos estão sendo investigados através de busca ativa nos locais onde o paciente frequenta, desencadeando ações de bloqueio no local, no intuito de se impedir uma possível transmissão das doenças causadas pelo Aedes. O trabalho de combate ao mosquito é de grande importância e deve ser uma ação de todos”, explicou.

O trabalho dos agentes de combate a endemias, com as visitas domiciliares, se revela uma verdadeira caça ao mosquito. Em muitas residências e comércios o combate conta com o trabalho eficiente da própria população, em outros, o descuido tem levado as equipes a encontrar criadouros prontos para receber os ovos e muitos focos, por isso, além dos agentes vistoriarem, outra equipe tem feito o bloqueio com aplicação de inseticida em sistema de UBV leve com utilização de bombas costais motorizadas com a finalidade de evitar que o mosquito prolifere e circule pela cidade.

Os agentes vistoriam casas, terrenos e pontos comerciais em busca de focos do mosquito todos os dias, por isso é importante que a população seja receptiva e colabore, permitindo o acesso ao interior dos imóveis. Vale ressaltar que no caso da aparição dos sintomas destas doenças, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber os cuidados e orientações necessários.

ASCOM PMSB
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE