SAÚDE: HEMOBA SUPERA METAS E RECEBE MAIS DE 150 MIL CANDIDATOS À DOAÇÃO EM 2016


O ano de 2016 foi próspero para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Com o apoio crescente da sociedade, a Fundação conseguiu superar todas as metas estabelecidas para o ano. O resultado é uma grande conquista para a equipe multidisciplinar da instituição, que buscou de forma incansável cumprir a missão de coordenar a Política de Sangue, assegurando a oferta de hemocomponentes e prestando assistência em hematologia e hemoterapia à população do estado da Bahia.

As campanhas realizadas de janeiro a dezembro de 2016 possibilitaram um crescimento recorde no número de candidatos à doação de sangue e de bolsas coletadas, cerca de 8% em relação a 2015. Ao longo do ano, a Hemoba recebeu mais de 157 mil voluntários e coletou 111.300 bolsas de sangue. Esse resultado significou o aumento de 5% da produção de hemocomponentes - que são os produtos gerados a partir de cada bolsa de sangue coletada – ampliando a cobertura dos serviços transfusionais das unidades de saúde distribuídas nos 417 municípios do estado.

O balanço do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) também foi surpreendente. A Hemoba registrou quase mil cadastros acima do teto anual do estado, estabelecido pelo Ministério da Saúde. Só este ano, foram 20.901 novos cadastros de possíveis doadores, número que hoje se soma aos mais de 4 milhões de doadores cadastrados em todo o país e representa a esperança de 1.320 pacientes que estão em busca de um doador não aparentado no Brasil.

Outro resultado expressivo foi registrado no ambulatório da Fundação, que possui 34.175 pacientes com doenças hematológicas benignas cadastrados. Foram realizados um total de 108.544 procedimentos de saúde, entre atendimentos de enfermagem, consultas médicas, transfusões, atenção farmacêutica, Doppler Transcraniano e atendimentos das áreas de serviço social, psicologia, odontologia e fisioterapia.

Diante disso, a Fundação Hemoba tem motivos de sobra para comemorar mais um ano de melhoria na qualidade dos serviços prestados à população do estado da Bahia. É de suma importância destacar que esta ascensão não seria possível sem o constante apoio da população, de empresas parceiras, de grupos organizados e da imprensa, que se tornaram fundamentais e indispensáveis no desenvolvimento e difusão dos valores pautados pela Fundação. Tais valores permeiam entre a transparência, sustentabilidade, humanização e qualidade em todos os processos desenvolvidos, além da adoção de uma postura ética, fundamentada no respeito aos usuários e colaboradores.

Em 2017, a Hemoba mantém a postura de sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a causa do sangue e, para isso, conta com a participação efetiva de todos, para mais uma vez, alcançar os objetivos e superar todas as expectativas propostas.

Ascom/Hemoba
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE